Blog

Melhores Praias de Bombinhas: Conheça as Praias Naturais

5/5 - (1 vote)

Para você que está visitando o litoral norte de Santa Catarina, ou até mesmo pensa em se mudar para esse paraíso da natureza, precisa conhecer a fundo as Praias de Bombinhas, uma região rica pela beleza indescritível.

Preparamos este artigo pensando em apresentar um pedacinho dos tantos paraísos que existem nosso estado, que possui essa costa linda, com praias para todos os gostos. As praias de Bombinhas em especial são conhecidas por suas águas cristalinas, ideais para mergulho.

Você vai se encantar com o que vai conhecer! 

Continue lendo, e conheça as melhores praias de Bombinhas. 

Você Precisa Conhecer as Praias de Bombinhas! 

  • Praia de Zimbros
  • Praia da Lagoinha
  • Praia da Sepultura
  • Praia do Ribeiro

Praia de Zimbros

A Praia de Zimbros é uma das preferidas pelos turistas e para quem quer largar tudo e fugir para a praia. O mar é calmo e suas águas cristalinas. Com quase 2 quilômetros de extensão, a areia é branquinha e em baixa temporada costuma ficar deserta. 

Para quem gosta de dar uma boa caminhada na orla da praia longe de prédios, o clima bucólico de Zimbros é bem convidativo. Correr à beira-mar, curtindo o nascer ou o pôr do sol também é uma boa ideia. 

Também tem trilha para fazer

Para quem vai visitar as Praias de Bombinhas também há a opção de fazer a Trilha do Morro do Macaco. Lá de cima, pode se ter uma visão de 360° da península. 

Além disso, ao fazer a trilha você conhece vários elementos da flora da nossa mata atlântica. Se você é amante de fotografia, leve sua câmera. Você verá paisagens dignas de um quadro, impossível não registrar.

Prefeitura de Bombinhas

É claro que esse é um passeio para os aventureiros. Leve água, um lanche leve, algumas frutas e uma boa dose de energia. 

São só de 45 minutos a 1 hora de trilha. Para quem vai ficar mais de um dia em Bombinhas vale muito a pena o programa.

Aproveite Também as Outras Trilhas da Região

Quando voltar de Bombinhas para Balneário Camboriú, desfrute também das outras trilhas da região. 

Você fará fotos fantásticas de flores, animais, e do mais variado tipo de vegetação da mata atlântica. Se é um programa com a sua cara, então não o deixe para trás.

Visite os links a seguir e confira o que há para curtir: 

Que tal mergulhar?

Se você está à procura de um lugar para passear e fazer um mergulho ecológico, Bombinhas é o local certo, uma vez que é considerada a capital do mergulho. 

Com águas calmas e cristalinas o mergulho é uma prática muito comum nas belíssimas praias naturais que compõem a região. Além do mergulho, há o snorkel, um mergulho de superfície, mais comum e muito praticado na Praia da Sepultura.

Para quem quiser, também há outras atividades, como surfe, caiaque, natação e travessias. A reserva preserva tartarugas marinhas, arraias, garoupas, e, durante o snorkel, é possível ver vários peixinhos.

É de uma emoção sem tamanho estar em contato com a natureza marítima assim!

O Que é Uma Praia Natural?

Alguns chamam de praia natural, outros já chamam de piscina natural, mas vamos lá, saber de fato o que realmente é essa paisagem estupenda que a natureza nos deu de presente e que devemos conservar com o máximo de amor e carinho que temos. 

Afinal de contas, também somos parte integrante de todo ecossistema. Logo, devemos cuidar de tudo que está ao nosso redor. 

Uma praia ou piscina natural é uma porção de água doce ou salgada, com sistema de higienização e filtro feitos pelos peixes e pelas algas que vivem ali. A purificação da água também fica por conta das algas, contribuindo na oxidação, ou seja, na oxigenação do espaço. 

Esse trabalho não é restrito apenas às algas. Em uma praia natural existem muitos microrganismos, os quais são imperceptíveis aos nossos olhos. Quando colocamos o snorkel não vemos, tampouco imaginamos a quantidade de seres vivos que habitam o espaço onde estamos nadando.  

Você sabia que há cada vez mais pessoas e construtoras estão investindo na elaboração de piscinas naturais? Sim. São as biopiscinas

Assim como as piscinas das praias, elas são construídas pelo homem, mas são as plantas que se responsabilizam funcionando como uma espécie de filtro aquático. O cloro também é dispensado e o ambiente fica muito mais próximo de um cenário natural. 

Conheça as praias naturais

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha é uma das muitas praias naturais procuradas pelos turistas que visitam as Praias de Bombinhas em busca de mergulho e snorkel.

Ela fica bem próxima ao Centro, mas isso não faz dela menos encantadora. Mesmo próxima ao centro a prática de mergulho e snorkel é comum, devido às águas cristalinas e muito tranquilas. 

A praia tem uma faixa de areia curta, as águas são quentes e, por isso, costumam ser procuradas por animais aquáticos.

Um lugar onde a família gosta de se encontrar para o almoço e depois de passear por outras praias, justamente por estar perto da região central. Uma praia aconchegante e com águas calmas, ideal para as crianças brincarem. 

Praia da Sepultura

Águas calmas e cristalinas com peixinhos coloridos à sua espera.  Leve o seu snorkel ou alugue um no local. Não deixe de mostrar às crianças esse espetáculo da natureza!

A infinidade de peixinhos coloridos vai ser uma aventura incrível para os pequenos. Leve muitos brinquedos e não esqueça da proteção para o sol. 

É a praia mais recomendada da região para o mergulho, então devem conhecer a Reserva da Marinha. Os mergulhadores que chegam mais ao fundo podem ver a obra do artista plástico Pita Camargo “Bio Vida-III”.  São diversas opções de companhias certificadas para fazer mergulho na região, você não pode perder!

Piscinas Naturais da Praia da Sepultura 

Se bateu a curiosidade de ir além e conhecer mais uma Piscina Natural da Praia da Sepultura, saiba que ainda tem mais espetáculo. Você vai ter que pegar uma trilha.

Para chegar é preciso apenas estar na Praia da Sepultura e pegar a trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura, que leva até uma piscina natural. É pura tranquilidade.

Chegando lá, você poderá dar um mergulho incrível desfrutando da visão do mar.

Praia do Ribeiro

A Praia do Ribeiro fica entre as Praias de Bombas e de Bombinhas, também tem águas transparentes, é deserta, acessível apenas por trilha. 

Há também um deck saindo da Praia de Bombas que rende uma boa caminhada. De lá de cima é possível enxergar as tartarugas nadando no mar transparente.

Prefeitura de Bombinhas

Aproveite a orla. São apenas 120 metros, e não deixe de explorá-la de ponta a ponta. O lugar também é ideal para mergulho e snorkel. 

O acesso para a trilha, é bastante simples e fácil. Basta atravessar o Rio Barra, que fica no costão direito da Praia de Bombas. Você vai demorar no máximo 7 minutos na trilha, para ter uma visão incrível. 

Como chegar às Praias de Bombinhas

Através da BR-101

A entrada de Bombinhas é pela BR-101 no km 154. Você deverá pegar o acesso pelo Centro de Porto Belo, depois, seguir na SC-412. É um percurso de apenas 14km, bem rápido, prestando bastante atenção no trajeto, para as placas de acesso a Bombinhas.

Se estiver de carro em Balneário Camboriú a cidade é bem pertinho, e vale a pena a visita. 

Acesso Marítimo

A menos de 5km de Bombinhas, em Porto Belo, desembarcam alguns cruzeiros, então alguns turistas aproveitam essa parada em Porto Belo para descer em Bombinhas e ficarem por ali mesmo.

Se você pensa que fazer um cruzeiro se restringe a ficar preso dentro de um barco sem se aventurar nas águas cristalinas do mar, não é o que os turistas que visitam as belíssimas Praias de Bombinhas nos mostram.

Alguns descem na areia da praia, mas outros não resistem à beleza das águas e caem no mergulho mesmo bem antes de descerem na areia. 

Aeroporto

O que fazer quando você quer ir direto às Praias de Bombinhas sem parar em outras cidades, mas chegou no aeroporto em Santa Catarina? 

A maneira mais indicada é contratar um transfer. Faça isso antes de aterrissar, de preferência. Ou melhor, antes mesmo de embarcar. É melhor que o serviço de transfer esteja à sua espera quando você desembarcar, para evitar qualquer transtorno.  

+ Leia Mais

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é um espaço de mata atlântica e espécies marinhas sob proteção federal. 

Trata-se de uma área de conservação federal, que possui 17.600 hectares de superfície e, em seu interior, você encontra as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro mais a grande área marinha que circunda o arquipélago.  

É importante saber que a entrada é permitida apenas para pesquisadores ou visitantes cujo intuito é a educação ambiental. Assim, no processo de preservação do arquipélago não há interferência humana.

É feito um trabalho de preservação das espécies desenvolvido pelos pesquisadores, necessário porque muitas delas já se encontram em extinção.  

O ambiente favorece a reprodução de uma grande variedade de espécies de peixes e aves, a fim de que esses animais prejudicados possam ser recuperados. Com isso, acabam se abrigando em reservas naturais sob proteção federal, logo eles vêm aproveitar os bons ares da reserva também.

Conheça também o Parque Natural Municipal da Galheta

O Lugar é uma área de conservação da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal da Galheta. Sua localização é fácil, no costão esquerdo da Praia de Bombas, fazendo limite com Porto Belo.

Além da mata atlântica, você se deparará com cursos de água corrente que valem muito a pena, rochedos que compõem cenários incríveis e, é claro, chegará à Praia da Galheta.

São 105 metros de extensão, também com águas transparentes, cristalinas, mar calmo, simplesmente uma delícia!

Há quem ache a trilha de grau médio a pesado. São de 3 a 5 horas entre ida e volta, a depender da sua agilidade. Existem trechos em que você precisará escalar algumas rochas, então é um percurso ideal para aventureiros de plantão. Recomendamos a presença de um guia.

Quem visita as Praias de Bombinhas está indo conhecer um verdadeiro paraíso natural. 

Veja também em nosso blog as praias de Itapema e Itajaí, conheça as nossas dicas sobre o litoral norte de Santa Catarina e, quem sabe, você não fique por aqui? Saiba como fazer um investimento em Santa Catarina.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?