Melhores Praias de Bombinhas: Conheça Suas Praias Naturais

Para você que está visitando o litoral norte de Santa Catarina, ou até mesmo pensa em se mudar para esse paraíso da natureza, precisa conhecer a fundo as Praias de Bombinhas, uma região rica pelas suas praias naturais.

O meio ambiente é sempre bem-vindo, não é? 

Mas quando esse meio ambiente são praias naturais, o assunto é outro, porque estamos falando de algo maior, que alinha o nosso “eu” com tudo o que existe ao redor de nós, a “natureza”.

É por isso que é tão importante haver um equilíbrio entre o lugar onde vivemos e a vida que levamos, para que assim nosso cotidiano seja algo bom, algo saudável, e não algo que acabe nos prejudicando.

Preparamos este artigo pensando em apresentar um pedacinho dos tantos paraísos que existem nesse imenso e lindo Brasil, que tem essa costa que oferece para a gente uma praia mais linda do que a outra.

Você vai se encantar com o que vai conhecer! 

Continue lendo, e conheça as melhores praias de Bombinhas. Você se encantar!!!  

Você Precisa Conhecer as Praias de Bombinhas! 

  • Praia de Zimbros
  • Praia da Lagoinha
  • Praia da Sepultura
  • Praia do Ribeiro

Praia de Zimbros – Praia Extensa e Bucólica

A Praia de Zimbros é uma das preferidas pelos turistas e para quem quer largar tudo e fugir para a praia. O mar é calmo e suas águas cristalinas. Outro atrativo são os quase 2 quilômetros de extensão. A areia é branquinha e em baixa temporada costuma ficar deserta. 

Para quem gosta de dar uma boa caminhada na orla da praia longe de prédios, o clima bucólico de Zimbros é bem convidativo.

A praia também é ideal para quem gosta de correr à beira-mar, curtindo o nascer ou o pôr do sol.

Também tem trilha para fazer

Para quem vai visitar as Praias de Bombinhas também há a opção de fazer a Trilha do Morro do Macaco. Lá de cima, pode se ter uma visão de 360° da península. 

Não é incrível?

Além disso, ao fazer a trilha você conhece vários elementos da flora da nossa mata atlântica que nem faz ideia. 

Se você é amante de fotografia, leve sua câmera, pois não vai faltar o que registrar!

É claro que esse é um passeio para os aventureiros. Então você já sabe, não é? Água, bolacha, bananas não muito maduras e uma boa dose de energia. 

Calcule o horário para pegar o pôr do sol lá de cima, suas fotos ficarão nota 1.000! 

São só de 45 minutos a 1 hora de trilha. Para quem vai ficar mais de um dia em Bombinhas vale muito a pena o programa.

Aproveite Também as Outras Trilhas da Região

Quando voltar de Bombinhas para Balneário Camboriú, desfrute também das outras trilhas da região. 

Você fará fotos fantásticas de flores, animais, e do mais variado tipo de vegetação da mata atlântica. Se é um programa com a sua cara, então não o deixe para trás.

Visite os links a seguir e confira o que há para curtir: 

Que tal mergulhar?

Se você está à procura de um lugar para passear e fazer um mergulho ecológico, as Praias de Bombinhas é o local certo, uma vez que é considerada a capital do mergulho. 

Com águas calmas e cristalinas o mergulho é uma prática muito comum nas belíssimas praias naturais que compõem a região.

Além do mergulho há o snorkel, um mergulho de superfície, mais comum e muito praticado na Praia da Sepultura.

Para quem quiser, também há outras atividades, como surfe, caiaque, natação e travessias.

A reserva preserva tartarugas marinhas, arraias, garoupas, e, durante o snorkel, é possível ver vários peixinhos e senti-los no corpo.

É de uma emoção sem tamanho estar em contato com a natureza marítima assim!

O Que é Uma Praia Natural?

Alguns chamam de praia natural, outros já chamam de piscina natural, mas vamos lá, saber de fato o que realmente é essa paisagem estupenda que a natureza nos deu de presente e que devemos conservar com o máximo de amor e carinho que temos. 

Afinal de contas, também somos parte integrante de todo ecossistema. Logo, devemos cuidar de tudo que está ao nosso redor. 

Uma praia ou piscina natural é uma porção de água doce ou salgada, com sistema de higienização e filtro feitos pelos peixes e pelas algas que vivem ali. A purificação da água também fica por conta das algas, contribuindo na oxidação, ou seja, na oxigenação do espaço. 

Esse trabalho não é restrito apenas às algas. Em uma praia natural existem muitos microrganismos, os quais são imperceptíveis aos nossos olhos. 

Quando colocamos o nosso snorkel não vemos, tampouco imaginamos a quantidade de seres vivos que habitam o espaço onde estamos nadando.  

Você sabia que há cada vez mais pessoas e construtoras estão nvestindo na elaboração de piscinas naturais?

Sim. São as biopiscinas

Assim como as piscinas das praias, elas são construídas pelo homem, mas são as plantas que se responsabilizam funcionando como uma espécie de filtro aquático. O cloro também é dispensado e o ambiente fica muito mais próximo de um cenário natural. 

Praias de Bombinhas: Conheça suas praias naturais

Praia da Lagoinha

A Praia da Lagoinha é uma das muitas praias naturais procuradas pelos turistas que visitam as Praias de Bombinhas em busca de mergulho e snorkel.

Ela fica bem próxima ao centro, mas isso não faz dela menos encantadora. Mesmo próxima ao centro a prática de mergulho e snorkel é comum, devido às águas cristalinas e muito tranquilas. 

A praia tem uma faixa de areia curta, as águas são quentes e, por isso, costumam ser procuradas por animais aquáticos.

Um lugar onde a família gosta de se encontrar para almoços depois de passeios por outras praias, justamente por estar perto da região central. 

Uma praia aconchegante e, como as águas são calmas, é ideal para as crianças brincarem. 

Praia da Sepultura

Águas calmas e cristalinas com peixinhos coloridos à sua espera.

Uma praia natural para você entrar e ainda se ver lá dentro, tamanha transparência das águas.  

Leve o seu snorkel ou alugue um no local. Não deixe de mostrar às crianças esse espetáculo da natureza!

As crianças se entreterão com a infinidade de peixinhos coloridos na sua frente e batendo pelos seus corpos. Será uma aventura incrível para elas! 

A depender da faixa etária, pense no sol. Por isso, leve muitos brinquedos e camisas de malha leves, de manga longa. 

Os brinquedos serão para elas ficarem entretidas. As camisas de malha serão para a proteção do sol. Principalmente se forem bebês. E capriche no protetor solar para aproveitar o dia todo, pois vale a pena! 

Já para aqueles que gostam mesmo é de mergulhar, a praia é a mais recomendada da região, então devem conhecer a Reserva da Marinha.

Os mergulhadores que chegam mais ao fundo podem ver a obra do artista plástico Pita Camargo “Bio Vida-III”. Olha que legal poder ter essa oportunidade!

Piscinas Naturais da Praia da Sepultura 

Se bateu a curiosidade de ir além e conhecer mais uma Piscina Natural da Praia da Sepultura, saiba que ainda tem mais espetáculo.

Você vai ter que pegar uma trilha!

É isso mesmo! Há uma piscina natural no meio da trilha que é espetacular, pois ela fica entre os rochedos com uma vista incrível para o mar azul. 

Para chegar é preciso apenas estar na Praia da Sepultura e pegar a trilha das Piscinas Naturais da Praia da Sepultura, que leva até uma piscina natural.

Chegando lá, você poderá dar um mergulho incrível desfrutando da visão do mar.

Praia do Ribeiro   

A Praia do Ribeiro fica entre as Praias de Bombas e de Bombinhas, também tem águas transparentes, é deserta, acessível apenas por trilha. 

Há também um deck saindo da Praia de Bombas que rende uma boa caminhada. De lá de cima é possível enxergar as tartarugas nadando no mar transparente.

Aproveite a orla. São apenas 120 metros, e não deixe de explorá-la de ponta a ponta. 

O lugar também é ideal para mergulho e snorkel. 

O acesso para a trilha, que é bastante simples, é bem fácil. Basta atravessar o Rio Barra, que fica no costão direito da Praia de Bombas. 

Você vai demorar no máximo 7 minutos na trilha. Vale muito a pena andar 7 minutinhos na mata para conhecer a praia deserta.  

Como chegar às Praias de Bombinhas

Saindo de Balneário Camboriú

Se estiver de carro em Balneário Camboriú você está com sorte, porque uma cidade é bem pertinho da outra. 

Inclusive, se estiver passeando em Balneário Camboriú, não deixe de visitar Bombinhas, pois as praias de Bombinhas são incríveis.

A entrada de Bombinhas é pela BR-101. Você deverá pegar o acesso pelo centro de Porto Belo, depois, seguir na SC-412. 

É um percurso de apenas 14 Km, vai ser bem rapidinho, prestando bastante atenção no trajeto, logo você chega e pode aproveitar o dia todo em Bombinhas à vontade. 

Acesso Marítimo

A menos de 5 km de Bombinhas, em Porto Belo, desembarcam alguns cruzeiros, então alguns turistas aproveitam essa parada em Porto Belo para descer em Bombinhas e ficarem por ali mesmo.

Se você pensa que fazer um cruzeiro se restringe a ficar preso dentro de um barco sem se aventurar nas águas cristalinas do mar, não é o que os turistas que visitam as belíssimas Praias de Bombinhas nos mostram.

Alguns descem na areia da praia, mas outros não resistem à beleza das águas e caem no mergulho mesmo bem antes de descerem na areia. 

Aeroporto

O que fazer quando você quer ir direto às Praias de Bombinhas sem parar em outras cidades, mas chegou no aeroporto em Santa Catarina? 

A maneira mais indicada é contratar um transfer. Faça isso antes de aterrissar, de preferência. Ou melhor, antes mesmo de embarcar. É melhor que o serviço de transfer esteja à sua espera quando você desembarcar.  

É a única maneira de evitar dores de cabeça, pois não há serviços de transporte para Bombinhas com os quais contar chegando em Balneário Camboriú. 

Os táxis podem não ter estrutura para comportar malas, e os ônibus talvez não sejam a melhor opção, justamente pela má acomodação das bagagens e condições de conforto.

+ Leia Mais

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é um espaço de mata atlântica e espécies marinhas sob proteção federal. 

Trata-se de uma área de conservação federal, que possui 17.600 hectares de superfície e, em seu interior, você encontra as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro mais a grande área marinha que circunda o arquipélago.  

É importante saber que a entrada é permitida apenas para pesquisadores ou visitantes cujo intuito é a educação ambiental.

Assim, no processo de preservação do arquipélago não há interferência humana.

O que é feito é um trabalho de preservação das espécies desenvolvido pelos pesquisadores, necessário porque muitas delas já se encontram em extinção. 

Quando falamos em espécies em extinção, estamos somando fauna e flora.

Dessa maneira, os pesquisadores que trabalham na reserva buscam ao máximo reconstituir a fauna do litoral norte de Santa Catarina.  

O ambiente favorece a reprodução de uma grande variedade de espécies de peixes e aves, a fim de que animais prejudicados pela extinção possam ser recuperados.

É claro que esse ambiente também é favorável para animais que não estejam extintos, mas com o avanço do desmatamento, hoje, os bichinhos estão ficando cada vez mais sem lar. 

Com isso, acabam se abrigando em reservas naturais sob proteção federal, logo eles vêm aproveitar os bons ares da reserva também.

Nos passeios feitos pelos turistas às Praias de Bombinhas, talvez não lhes passe pela mente que aquela infinidade de peixinhos coloridos um dia possa deixar de existir. E o culpado disso é o próprio homem.

Conheça também o Parque Natural Municipal da Galheta

O Lugar é uma área de conservação da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal da Galheta.

Sua localização é fácil, no costão esquerdo da Praia de Bombas, fazendo limite com Porto Belo.

Se a mata atlântica lhe fascina, não deixe de fazer uma visita ao parque, já que a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é restrita a pesquisadores.

Além da mata atlântica, você se deparará com cursos de água corrente que valem muito a pena, rochedos que compõem cenários incríveis e, é claro, chegará à Praia da Galheta.

São 105 metros de extensão e não precisa repetir o que você encontrará por lá, não é mesmo?

Águas transparentes, cristalinas, mar calmo, simplesmente uma delícia!

Há quem ache a trilha de grau médio a pesado, então já avisamos de antemão. Você levará de 3 a 5 horas entre ida e volta, a depender da sua agilidade. Existem trechos em que você precisará escalar algumas rochas, então é um percurso ideal para aventureiros de plantão. Recomendamos a presença de um guia.

Quem visita as Praias de Bombinhas está indo conhecer um verdadeiro paraíso natural. Muitas pessoas Hospedadas em Balneário Camboriú deixam Bombinhas para apenas um dia de visita, mas recomendamos mais.

Veja também em nosso blog as praias de Itapema e Itajaí, conheça as nossas dicas sobre o litoral norte de Santa Catarina e, quem sabe, você não acabe fazendo um investimento na praia? 

A ideia é boa, não acha?

Um grande abraço e até o próximo post!  

 

Voltar para o Blog