Blog

Qual a melhor cidade do litoral catarinense para morar?

5/5 - (2 votes)

Santa Catarina é conhecida por suas cidades de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado, qualidade de vida, além pontos turísticos naturais e alto desenvolvimento tecnológico. Então, é difícil sugerir a melhor cidade.

Mas vamos deixar uma pequena lista com as 4 melhores do litoral catarinense, para você fazer uma boa escolha.

Separamos os detalhes mais importantes para você. Acompanhe esse conteúdo até o final!

As melhores cidades do litoral de Santa Catarina são:

1. Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é uma das cidades mais verticalizadas do país, assim como uma das mais luxuosas também.

A cidade leva o apelido de Dubai brasileira por causa dos prédios gigantes e sofisticados, de sua vida noturna agitada, e praias estonteantes.

Embora seja uma cidade turística, possui uma ótima seleção de produtos e serviços para os moradores. Há ótimas escolas e faculdades, mas o lazer é seu ponto-forte.

Possui uma valorização de imóveis alta, com o metro quadrado mais caro do Brasil, e esse fato atrai investidores.

Economia

A economia da cidade gira em torno da construção civil e do turismo. Aliás, vale notar que as empreiteiras que atuam em BC são excelentes no que fazem. Os edifícios da cidade são impecáveis, e trazem todo o conforto que sua família merece.

O turismo é o que movimenta a cidade, e é responsável por uma grande fatia desse setor no estado de Santa Catarina

No ramo da construção civil, por causa da imensa quantidade de turistas todos os anos na cidade, hotéis, imóveis para alugar e pousadas são muito requisitados. Além disso, vale lembrar que a valorização anual de um imóvel de luxo nessa cidade beira a casa dos 20%.

Educação

No que tange à educação, Balneário Camboriú tem ótimos índices em todas as séries, e ainda oferece ensino bilígue em algumas escolas. 

Existem boas escolas atuando na cidade, como é o caso da Escola Construindo o Saber, que foi premiada em 2017, 2018 e 2019 como a melhor escola dessa categoria no Brasil.

Outra escola que chama a atenção é a Maple Bear, uma instituição de ensino no estilo canadense, onde os alunos aprendem inglês e francês. Sem falar das ótimas universidades.

Infraestrutura

Balneário Camboriú é considerada a melhor cidade do litoral catarinense quando o assunto é infraestrutura. A razão disso, como já foi dito, é sua imensa quantidade de turistas na alta temporada.

O investimento em estruturas adequadas é muito alto, e isso proporciona tecnologias de ponta.

Só para exemplificar, existe uma reforma em andamento na cidade, onde a ideia é tornar todos os fios “invisíveis”. Essa tecnologia é vista apenas em países de primeiro mundo.

Lazer

O lazer em Balneário Camboriú é impecável: existem muitos pontos turísticos interessantes para conhecer, vários restaurantes para ir e praias maravilhosas para visitar. Tem o parque Unipraias, a roda gigante, o aquário e muitas outras atrações.

Além disso, uma atração obrigatória é o Morro do Careca e incrível salto de parapente. Você também pode aproveitar ótimas caminhadas ao ar livre e aproveitar a natureza.

Segurança

No Ranking Connected Smart Cities, Balneário Camboriú é a cidade mais segura de todo o Brasil.

Para montar esse ranking, foi levado em conta o monitoramento das áreas urbanas, investimento em segurança, mortes no trânsito, assassinatos e a razão policial/cidadão. 

2. Itapema

Em resumo, podemos dizer que Itapema é uma Balneário Camboriú um pouco menor.

Ao passo que Balneário Camboriú possui cerca de 140 mil habitantes, Itapema conta com pouco mais de 65 mil. No entanto, isso pode ser visto como uma vantagem, a depender do que você almeja para sua família.

Por ser menor, os problemas de “cidade grande” de Floripa e BC não existem em Itapema. Dessa forma, é uma cidade voltada para quem quer paz, sossego e praias com vistas espetaculares.

Economia

A economia de Itapema segue a mesma linha da de Balneário Camboriú: turismo e construção civil.

Algumas personalidades como o jogador Neymar e a família do jogador Diego Tardelli possuem imóveis na cidade.

No entanto, os investimentos na cidade ainda não são tão grandes. Foi apenas nos últimos anos que os imóveis de alto padrão começaram a aparecer.

Em 2017, Itapema foi eleita uma das cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina. Isso aconteceu graças ao mercado imobiliário.

Educação

Itapema possui ótimas escolas desde a creche até o ensino médio técnico. Embora a cidade seja pequena, a quantidade de instituições de ensino é alta.

O que mais chama a atenção é a quantidade de escolas públicas na cidade, somando as estaduais e municipais, são maioria. E com educação de qualidade.

Já quanto às faculdades, há uma ótima seleção de instituições dessa categoria, tais como UNINTER, Faculdade Fael Itapema, etc. 

Infraestrutura

A infraestrutura é de altíssima qualidade, contando com ruas asfaltadas, iluminação de qualidade e estruturas para turistas.

Assim como nas demais cidades mencionadas nesta lista, os investimentos para mantê-la assim são altos e constantes. A cidade está sempre em transformação para melhor.

Lazer

Itapema está longe de ter a mesma quantidade de praias que Florianópolis (100 no total), mas as que possui são de excelente qualidade.

Ao todo, são 7 praias para você e sua família aproveitar, das quais vale destacar 5:

  • Costão;
  • Praia da Costa;
  • Canto da Praia;
  • Praia do Cabaço;
  • Praia da Ilhota.

Fora as belezas naturais, existem estruturas interessantes para visitar, como o Mirante do Encanto. São quase 30 metros de altura, com mais de 130 metros acima do mar. De lá você pode ver Costa Esmeralda por inteiro, Bombinhas e Porto Belo.

Segurança

A segurança em Itapema é tida como moderada-alta. 

Em geral, a cidade segue o mesmo padrão da maioria das cidades pequenas: pacata, sem grandes acontecimentos e com baixo índice de violência.

No caso, como as informações são disponibilizadas no formato “por 100 mil habitantes”, a maioria delas não foi mensurada, dado que Itapema tem menos de 70 mil habitantes.

3. Itajaí

Itajaí fica ao lado de Balneário Camboriú, e a menos de 100 km da capital (Florianópolis). É conhecida como polo náutico do país, por estar diretamente ligada a várias atividades relacionadas com o mar, como o porto, os estaleiros, a pesca e competições esportivas como a The Ocean Race.

Itajaí é bastante privilegiada: possui serviços de qualidade, tanto públicos quanto privados, fica próxima de cidades desenvolvidas, possui várias riquezas naturais e apresenta exímia qualidade de vida.

Ela forma o combo perfeito para quem quer morar no litoral catarinense.

Economia

Essa cidade tem um diferencial muito interessante, pois abriga um dos portos mais movimentados do país. Itajaí é a segunda maior economia de Santa Catarina, ficando atrás apenas de Joinville, e é a 28ª maior economia do Brasil.

A economia de Itajaí tem 4 pilares: 

  • Movimentações portuárias;
  • Turismo;
  • Construção civil;
  • Pesca.

Itajaí se destaca pelo seu PIB (Produto Interno Bruto) forte e crescente. Além de ser uma grande geradora de empregos. Qualidade de vida não falta! 

Educação

Itajaí apresenta ótimas escolas, incluindo as públicas, dando destaque para as seguintes:

  • Colégio Salesiano Itajaí (616);
  • Colégio de Aplicação da Univali (597);
  • Colégio Unificado (595).

Os números ao lado do nome da escola representam sua nota média no ENEM de 2019.

Quanto às universidades, há uma ótima seleção de instituições de ensinos, tais como Univali, Estácio, UniSociesc e muitas outras.

Infraestrutura

Os bairros são bem estruturados e a mobilidade urbana foi bem planejada, ao contrário de algumas cidades de mesmo porte.

Além disso, a prefeitura faz sua parte da história: Itajaí foi eleita a segunda melhor cidade de SC no que tange aos serviços públicos. Para elaborar o ranking, foram levados em conta a limpeza da cidade, lazer, segurança e educação.

A cidade apresenta uma alta urbanização e é considerada um dos municípios mais populosos de SC.

Lazer

Em Itajaí há o Mercado Público de Itajaí e sua enorme seleção de produtos. Além da arquitetura, artesanato local e música ao vivo nos fins de semana, oferece muito pescado no mercado do peixe. A beleza da Paróquia Santíssimo Sacramento, e até o Museu Histórico de Itajaí também ficam por perto, no Centro.

Além disso, existem passeios naturais, e ótimas praias na cidade, com destaque para Praia Brava reconhecida internacionalmente como um point de surf, além de toda infraestrutura de bons bares e restaurantes. 

Segurança

Em um levantamento feito pela Urban Systems, Itajaí ficou na 16ª colocação quando avaliada de forma geral, ou seja, levando-se em conta sua qualidade de vida, segurança, educação e assim por diante.

No entanto, ela se destaca na categoria Governança, ficando na 5ª colocação do país. Isso mostra o quão bem a cidade é gerida. Vale destacar o efetivo excelente da Polícia Militar na cidade, além da Guarda Municipal.

4. Florianópolis

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e possui o apelido de “Ilha da Magia” por causa de seu rico folclore. A cidade é cercada por mitos e lendas que atraem a atenção dos turistas.

Da mesma forma, seu IDH é um dos melhores do país, há ótimas escolas, os pontos turísticos são excelentes e as praias perfeitas. Além disso, é considerada um polo tecnológico da região.

Economia de Florianópolis

No passado, havia um mercado interessante de pescaria artesanal; mas, lá por 1990, a pesca foi alvo de avanços tecnológicos, restando algumas pequenas vilas.

O destaque se dá ao turismo, já que são esperados mais de 500 mil turistas todos os anos na cidade. Além disso, Floripa conta com ótimas opções de hotéis e estruturas para competições esportivas, recebendo eventos do mundo todo.

Um dos pontos-forte da capital é seu desenvolvimento tecnológico. Embora o território não permita centros industriais gigantes, há muitas instalações recentes nessa área, e em constante crescimento.

Educação

Existem ótimas escolas, e suas qualidades podem ser mensuradas através da nota média dos alunos no ENEM.

No exame de 2019, o destaque foi para o Colégio Energia e sua incrível nota de 673 pontos no ENEM. Só para exemplificar, os cursos de Medicina ficam na faixa dos 700. O COC conseguiu pontuar 662, que também é considerada uma nota bastante alta.

Já no quesito faculdade, a cidade abriga a Universidade Federal e a UNISUL, uma das melhores do país. 

Infraestrutura

É uma cidade grande e no início de 2020, o Informe Floripa publicou uma matéria sobre um orçamento de R$ 316 milhões voltado apenas à manutenção da cidade. Ou seja, infraestrutura sempre recebendo recursos para melhorar a Ilha da Magia

Lazer

Em Florianópolis, você pode fazer de tudo: curtir suas 100 praias, realizar corridas na orla, praticar surf, kind surf e assim por diante. Além de muitas trilhas para conhecer as paisagens incríveis como a Lagoinha do Leste, ou a Ilha do Campeche. 

Além disso diversas opções gastronômicas e culturais são oferecidas para o lazer e entretenimento tanto dos visitantes quanto dos moradores da cidade.

Segurança

A cidade possui agentes de seguranças treinados e experientes, além de bem equipados. Da mesma forma, há patrulha constante de prevenção. É considerada a 7ª mais segura do país.

Gostou de saber sobre as melhores cidades do litoral catarinense? Você e sua família vão adorar conhecer!

Para saber as novidades do litoral norte catarinense acompanhe nossas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?