Blog

Conheça as 6 Melhores Trilhas em Itajaí

5/5 - (1 vote)

Se você está pensando em fazer trilhas em Itajaí, primeiro você precisa saber quais lugares você deve visitar. 

Para isso, você precisa de um roteiro para não ter nenhum imprevisto de última hora. Outra dica importante é estar atento aos suprimentos que você deve levar para cada trajeto.

É sempre bom estar atento às condições climáticas, dessa forma você pode apreciar o seu passeio sem imprevistos.

Com o roteiro pronto, basta aproveitar seu trajeto e curtir muito as trilhas nessa cidade maravilhosa.

Separamos as trilhas em Itajaí para facilitar na sua escolha de qual delas visitar primeiro:

    • Trilha do Parque do Atalaia
    • Trilha do Molhe do Atalaia
    • Trilha Costa Verde e Mar
    • Trilha da Praia da Solidão
    • Trilha do Morro da Cruz
    • Trilha do Morro do Careca

Quer conhecer um pouco mais sobre as trilhas em Itajaí, conhecer sobre a cidade e como é morar na cidade? É só continuar lendo até o final que vamos explicar tudo que você precisa saber antes de curtir essa cidade incrível.

trilhas-em-itajai

1 – Trilha do Parque do Atalaia

O Parque Natural Municipal do Atalaia se localiza na Rua Lila Heusi, no bairro Fazenda, na cidade de Itajaí. 

O parque conta com uma reserva de Mata Atlântica e tem uma área total de 19 alqueires. O acesso ao parque é gratuito e tem horário de funcionamento de quarta a domingo, das 8 às 18 horas.

Com as obras de revitalização, o parque se tornou um local ainda mais agradável para curtir um dia em meio a natureza.

Se você está pensando em curtir um dia tranquilo com a família, fazer um piquenique ou somente apreciar a vista espetacular, esse é o lugar certo. 

Entre as trilhas, as duas principais são a Estrada das Antenas e a Estrada do Mirante Ar. 

Seguindo a trilha na Estrada das Antenas, você chegará até o mirante da água, de onde é possível ter uma vista incrível de todo o entorno. De lá é possível ter até mesmo um vislumbre dos arranha-céus em Balneário Camboriú.

Já a Estrada do Mirante Ar te guiará para o Pico do Atalaia. O local proporciona uma vista incrível, tanto da mata, quanto da cidade. 

No Mirante Ar há também uma equipe que realiza voos de parapente, então é uma boa ideia conferir se quiser ter uma vista ainda mais espetacular da cidade. 

Além disso, de lá é possível ter uma vista impressionante do mar ao fundo, e pelos binóculos de observação a experiência fica ainda melhor.

Há várias pequenas trilhas que passam pela mata, mas por questões de segurança, é recomendado utilizar somente as que são sinalizadas.

O local conta ainda com um pequeno playground, sendo um bom local para visitar em família.

2 – Trilha do Molhe do Atalaia

A trilha do Molhe do Atalaia é perfeita para aqueles que estão querendo curtir uma caminhada depois de um dia na praia.

Toda a extensão da praia conta com um calçadão de onde é possível caminhar olhando para o mar bem ao lado. Em alguns pontos do trajeto, a vista do mar é substituída por um entorno arborizado dos remanescentes da Mata Atlântica que cercam a cidade.

A vista é realmente incrível e depois do final do calçadão você ainda pode estender sua caminhada até o Farol do Molhe de Itajaí.

No farol, é possível ver os navios cargueiros e cruzeiros indo em direção ao porto, é um local que com certeza vai te render boas fotos, principalmente ao pôr do sol.

Se você está de bicicleta, não é um problema, pois toda a extensão é pavimentada e própria para ciclistas.

Se estiver conferindo a trilha do Molhe do Atalaia, vale a pena continuar até o final, onde se localiza o Bico do Papagaio. 

A rocha de mais de 4 metros de altura é um dos cartões postais da cidade, um local perfeito para te render boas fotos. 

A rocha com formato de ave com bico bem detalhado foi o resultado das implosões de rochas para abrir as estradas para ligar o centro da cidade até o bairro de Cabeçudas.

Com toda a certeza o Bico do Papagaio é um local perfeito para visitar no fim de tarde, a vista do deck de observação é de tirar o fôlego.

3 – Trilhas Costa Verde e Mar

As Trilhas Costa Verde e Mar são uma boa opção se você está planejando ficar algum tempo na região. 

Costa Verde e Mar é uma iniciativa que promove o turismo na região norte do estado de Santa Catarina.

A iniciativa abrange 10 cidades na região norte: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Itapema, Ilhota, Navegantes, Penha e Porto Belo. 

São mais de 10 opções de trilhas entre as cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Penha e Itapema.

Agora, se você prefere o cicloturismo, o roteiro completo conta com mais de 210 quilômetros de percursos que estão disponíveis em todas as 10 cidades da região.

Com os mais variados tipos de percursos e trilhas para todos os gostos, você com certeza vai encontrar um trajeto ideal para curtir a região.

4 – Trilha da Praia da Solidão

A trilha da praia da Solidão se inicia no norte da Praia Brava em Itajaí. A Praia da Solidão ganhou esse nome por só poder ser acessada pela trilha em meio à mata.

A trilha em meio a mata é sinalizada e há cordas para auxiliar na subida e na descida, então é só aproveitar o trajeto e se curtir bela praia no final do caminho. 

Uma outra forma de poder acessar a Praia da Solidão é caminhar até o norte da Praia Brava e seguir o caminho até o fim. Porém, esse percurso só pode ser realizado em dias de maré baixa, quando a maré sobe o mar toma conta de todo o caminho, impedindo a travessia.

A vista nesse trajeto é muito bonita, e vale a pena percorrer todo o caminho até a praia por ele. Só é preciso ficar atento ao nível da maré e no trajeto em si, pois há várias partes bem escorregadias e íngremes. 

Ambas as trilhas se iniciam no extremo norte da Praia Brava, de lá é possível ver um deck com a sinalização indicando o início das trilhas. 

A praia da Solidão também é conhecida como Praia do Morcego, por causa de uma caverna que se formou no local e abriga inúmeros morcegos. 

Por ser de difícil acesso, a praia da Solidão é totalmente preservada e é um local que com toda a certeza vale a pena conhecer. 

5 – Morro da Cruz

O Morro da Cruz é sem sombra de dúvida um local que você deve conhecer. Mesmo que a subida possa ser feita de carro, uma boa ideia é percorrer o trajeto a pé, aproveitando o entorno arborizado. 

É um trajeto bem tranquilo e que pode ser feito com a família. O Morro da Cruz é o ponto mais alto na cidade de Itajaí, o que contribui para a vista espetacular que se pode ter lá de cima.

Além da vista incrível no deck de observação, o local pode ser visitado tanto durante o dia, como a noite. A vista noturna também é muito bonita, com todas as luzes acesas na cidade lá embaixo. 

O morro ganhou esse nome por causa de uma cruz enorme que foi instalada no local, no ano de 1980.

O acesso ao Morro da Cruz se dá pela Rua Uruguai, bem perto do Terminal de Ônibus de Itajaí. 

6 – Morro do Careca

420x230-4.jpg

O Morro do Careca, mesmo que se localize na cidade vizinha, Balneário Camboriú, é um local que com toda a certeza vale a pena visitar se estiver em Itajaí. Conheça também as 8 melhores trilhas de Balneário Camboriú

O Morro do Careca fica bem próximo à Praia Brava, no extremo sul da mesma. Com trilhas suaves e agradáveis em meio à mata, é um local que vai proporcionar vistas incríveis, tanto de Itajaí, como de Balneário Camboriú.

A vista é maravilhosa e permite ver a Praia Brava em Itajaí de um lado, e a Praia Central em Balneário Camboriú do outro.

No local há também a possibilidade de realizar voos de parapente com um instrutor. O voo dura em torno de 15 minutos e o pouso acontece na praia.  

Conheça outras trilhas na região:

Conheça Itajaí

Se você está em busca de uma boa qualidade de vida, combinada à uma natureza exuberante e uma das maiores economias do estado, Itajaí é o lugar certo para você.

Itajaí fica a aproximadamente a 94 quilômetros da capital do estado de Santa Catarina, bem ao lado de Balneário Camboriú.

Em Itajaí há uma grande reserva de Mata Atlântica praticamente intocada, o que torna a cidade um lugar perfeito. A cidade se torna ainda mais atrativa por ter tantas áreas preservadas bem na área central da cidade.

Além das reservas naturais, a cidade conta com belas praias que contribuíram para que a cidade servisse como parada durante o evento Volvo Ocean Race. 


+ Leia Mais

Itajaí foi a única cidade na América Latina a servir como parada para as regatas participantes da competição, em três eventos. Os eventos foram realizados na cidade nos anos de 2012,2015 e 2018. Foi confirmado que o evento será realizado mais uma vez na cidade, no ano de 2022.

Outro destaque na cidade é o segmento da pesca industrial. A cidade é responsável por 55% de todo o mercado nacional de pesca, segundo o governo da cidade.

São cerca de 40 indústrias de pescados congelados e aproximadamente 20 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente no setor.

O porto da cidade é o segundo maior porto do país em movimentação de cargas de contêineres. Além disso, é o maior exportador de carnes congeladas do Brasil e conta com a sede internacional de uma das maiores companhias de enlatados do mundo.

Itajaí é também uma cidade universitária, que conta com uma das maiores universidades do país, com mais de 60 cursos superiores. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) possui em torno de 24 mil alunos no seu campus.

Outro destaque da cidade é a preservação da história e da cultura. Espalhados pela cidade há várias estruturas que parecem saídos de um livro de história. Além disso, há vários programas sendo realizados para manter a cultura folclórica do Boi de Mamão.

Em vários pontos da cidade, são criados grupos pela iniciativa Arte nos Bairros, com intuito de ensinar música, dança, teatro, pintura e várias outras diversas áreas. 

A ideia é ensinar, de forma gratuita, de modo a preservar a cultura da região e também de criar novos costumes.

Praias super badaladas, uma economia muito promissora, natureza incrível bem perto do centro urbano, e uma cultura e história bem presentes. 

Morando em Itajaí

Está pensando em morar na cidade de Itajaí? A cidade é incrível e com todos os atrativos que ela possui, fica até difícil não querer se mudar agora mesmo.

Com várias opções de moradia, desde casas mais afastadas do centro até apartamentos na beira do mar, é uma cidade onde você pode encontrar de tudo.

Itajaí é realmente uma cidade espetacular e se quiser viver de perto de tudo isso, podemos encontrar o imóvel perfeito para você. 

Se você quer viver bem no centro de Itajaí, perto de tudo que a cidade tem para oferecer, você pode se interessar por um apartamento no Edifício Alfredo Volpi Residencial

Um lançamento bem perto da marina do Itajaí, o edifício residencial conta com uma infraestrutura completa para o seu dia a dia e lazer:

  • Piscina com deck e raia
  • Solarium
  • Academia
  • Playground
  • Espaço gourmet
  • Salão de festas gourmet
  • Brinquedoteca
  • Sala de jogos
  • Piscina com deck molhado
  • Hall de entrada
  • Portões eletrônicos 
  • Elevadores

Além disso, o empreendimento fica em um local privilegiado, com uma vista de tirar o fôlego bem no coração da cidade.

Se você está procurando por uma ótima qualidade de vida em uma cidade impressionante, Itajaí é a escolha certa para você.

Se você está procurando pela casa dos seus sonhos, podemos encontrá-la para você. Marque uma visita ou entre em contato com a nossa equipe, vamos ficar muito felizes em achar o imóvel perfeito para você e sua família.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?