Blog

Hospitalidade de Cidades Turísticas

5/5 - (1 vote)

Na hora de pegar a estrada, ou embarcar em um voo rumo a uma das inúmeras cidades turísticas brasileiras já vem à cabeça uma certa tranquilidade, pois você sabe que haverá hospitalidade na recepção.

Isso acontece em todos os lugares, nos bares beira-mar, shoppings, centros de lazer, parques de reservas naturais, restaurantes, hotéis, pousadas, sem contar os moradores, sempre muito bem-dispostos a dar informações sobre localizações, horários de funcionamento de estabelecimentos, havendo ainda casos em que cedem suas próprias casas para turistas que acabaram perdendo vagas em hotéis.

Isso tudo não só é hospitalidade, como também é sinônimo de acolhimento. 

Em uma cidade grande como São Paulo dificilmente você vê ações como essas. Muito pelo contrário. O que se presencia são vizinhos que moram há anos um ao lado do outro, no mesmo apartamento, mas sequer estabelecem diálogo entre si. 

É claro que há lugares como o Bixiga, onde se pode presenciar eventos que celebram a união do bairro. Entretanto, chegar no Bixiga e ter a querida recepção típica de quando se chega a cidades turísticas é uma coisa que está bem longe de acontecer. 

E olha que o bairro do Bixiga é considerado turístico, mas apesar disso, faz parte de São Paulo e está bem próximo do centro da cidade e da Avenida Paulista, o que o torna um espaço predominado pela indiferença e anonimato pessoal.

Cordialidade dos Moradores na Praia

Pense na areia debaixo dos seus pés descalços, você caminhando sossegadamente, já tendo resolvido todas as pendências do trabalho, está só, apreciando o pôr do sol durante o seu passeio.

Agora imagine fazer isso na cidade grande com o incômodo de buzinas mal-educadas e estressadas. Porque vamos falar a verdade: não há coisa mais desagradável do que a sinfonia de buzinas pós-trabalho, com todo mundo morrendo de pressa para chegar em casa, como se fosse possível dar asas aos carros e sobrevoar avenidas, rodovias, viadutos, e daí por diante.  

A cordialidade dos moradores em cidades turísticas vem do seu modo de vida, que é mais sereno e contempla mais a natureza. Lá não há sinfonia de buzinas estressantes, por exemplo.

Então, quando um morador lhe recebe com uma calma que você acaba achando excessiva, na verdade ele está apenas reagindo ao ambiente em que vive.

É por isso que muitas pessoas estão investindo em praias, pois estão em busca de qualidade de vida.

Vou citar como exemplo a cidade de Itajaí. Fica no litoral norte de Santa Catarina junto à foz do Rio Itajaí. 

Só os morros cobertos pela mata atlântica que circundam a cidade já trazem aos moradores grande paz e harmonia com a natureza. Coisas que faltam muito para quem vive em grandes cidades. 

Desse modo, a hospitalidade dos moradores de cidades litorâneas é um hábito de vida, uma vez que o estresse conturbado das grandes metrópoles não faz parte de seu cotidiano.

Sendo assim, tratar quem chega com carinho, respeito, afeição, não é um modus operandi comercial para atrair turistas e clientes, mas são elementos que compõem o seu caráter, o seu jeito real de ser e agir.

Veja como é bom viver em Itajaí. A cidade, por exemplo, não se restringe a praias, mas é também rica em infraestrutura para quem busca conciliar natureza e vida urbana. Com alto IDH, a qualidade de vida aumenta cada vez mais, por isso não é à toa que os investimentos em imóveis de alto padrão não param de crescer nesta região.

Além do mais, você pode se unir à boa companhia dos moradores para desfrutar das trilhas, seja na caminhada, ou de bike, curtindo bem de pertinho as belezas da mata atlântica.

Saiba Quais São as Trilhas:

  • Trilha do Parque do Atalaia
  • Trilha do Molhe do Atalaia
  • Trilha Costa Verde e Mar
  • Trilha da Praia da Solidão
  • Trilha do Morro da Cruz
  • Trilha do Morro do Careca

Aproveitar um passeio desses sendo orientado por alguém que conhece a região desde que nasceu vale ouro. É como poder ter a chance de nascer para uma vida nova, na qual há várias descobertas, coisas inimagináveis. E mais! Dentro de seu próprio país! 

Não jogue essa oportunidade fora!

O Medo de Não Haver Hospitalidade em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está entre as mais visitadas cidades turísticas do Brasil. Isso começa desde as viagens de formatura das escolas de todo Brasil. A cidade litorânea é uma das preferidas pelos jovens para comemorar o fim do ciclo escolar, seja do Ensino Fundamental II, seja do Ensino Médio. 

Além dos jovens, há os pombinhos em Lua de Mel, que em busca de conhecer a Dubai Brasileira não pensam duas vezes em visitar Balneário Camboriú.

Entretanto, os altíssimos edifícios da cidade litorânea transmitem a muitos a impressão de que Balneário Camboriú não tem a hospitalidade que se costuma encontrar em demais cidades turísticas. 

Só para se ter uma ideia, em Balneário Camboriú está construído o edifício mais alto do Brasil, o Yachthouse by Pininfarina, também a edificação mais alta da América Latina. Um prédio de 281 metros de altura e 81 andares. Inclusive, esse empreendimento recebeu o Prêmio de Arquitetura Americana The American Architecture Award, prêmio esse reconhecedor de edificações nos Estados Unidos e no exterior.

Trata-se de mais um dos tantos imóveis de alto padrão que compõem Balneário Camboriú e áreas da faixa beira-mar.

O alto nível social dos moradores faz com que muitos turistas suspeitem de sua hospitalidade, atribuindo-lhes por diversas vezes o caráter da impessoalidade que se vê em São Paulo.

Contudo há de se levar em consideração, sobretudo, a paz e a qualidade de vida que um cotidiano junto à natureza traz aos indivíduos, independente de sua classe social, morem eles em luxuosos apartamentos, ou em vilas de pescadores.

Apesar disso, o tempo de moradia que cada indivíduo tem no litoral é um fator importante. Um caiçara nascido e criado junto ao mar será, com certeza, muito mais hospitaleiro do que alguém que tenha se mudado para a praia há um ou dois anos, por exemplo. 

No demais, assim como Itajaí, Balneário Camboriú está cercada pela mata atlântica, oferece praias limpas, uma gastronomia a ser apreciada para ninguém botar defeito, e mais, é uma das cidades turísticas mais famosas do país. Com certeza você receberá não só uma excelente recepção, como também um acolhimento muito querido, com o carinho praiano merecido.    

Duas Incríveis Cidades Turísticas do Brasil 

Ouro Preto

As cidades turísticas de nosso país são muitas, e não se restringem só às praias. Basta citar Ouro Preto, em Minas Gerais, famosa por conservar a sua arquitetura portuguesa, que começou a se edificar em meados do século XVII, quando bandeirantes seguiam rumo ao interior do país em busca de ouro. 

A cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade, e garantimos que há hospitalidade mineira de sobra para receber os visitantes. É claro que não podemos nos esquecer da natureza, dos morros, da incrível paz das regiões que circundam o centro histórico, e localidades altas onde,
à noite, é possível ver as estrelas sem a interferência da luz urbana. 

Para quem topar, há a trilha de subida ao Pico do Itacolomi, que possui 1.772 metros. Um convite de passeio rumo à serenidade. 

Com tanta natureza assim, os moradores só podem esbanjar cordialidade. 

Petar

Já para quem gosta de cavernas e grutas, a cidade de Iporanga na região do Vale do Ribeira também é uma boa opção de passeio. Lá está o Petar, o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira. 

No parque há mais de 300 cavernas e você não pode deixar de conhecer a mais famosa de todas: a Caverna do Diabo. A reserva possui a maior porção de mata atlântica do Brasil e é Patrimônio da Humanidade. 

Assim como nas demais cidades turísticas do país, a hospitalidade dos moradores está fortemente presente. O clima no acolhimento estará desanuviado. Pode solicitar informações à vontade, os passeios serão agradáveis, as idas aos restaurantes tranquilas, e não poderia ser diferente, pois a região é profundamente ligada à natureza.

 +Leia Mais

Conheça Cidades Litorâneas Fantásticas Para Visitar no País

A costa brasileira é vasta de belezas infinitas. Por isso que tem gente que decide ir morar no litoral.

Há pessoas que acabam se acostumando a passar suas férias e feriados prolongados sempre na mesma cidade litorânea. No entanto, um lugar é completamente diferente do outro, principalmente devido à geografia das serras e praias. Vale a pena diversificar.

Listamos 4 destinos bastante procurados por turistas. Elegemos as praias a nosso rigor, conforme a beleza e natureza dos lugares. 

1. Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

A areia é soltíssima, fininha e branquíssima. Quem visita a cidade do Rio de Janeiro e não vai além do Leblon, Copacabana, Ipanema, Botafogo, enfim, além das praias mais badaladas, não sabe o que está perdendo ao pegar a estrada e descobrir o paraíso natural que é o Arraial do Cabo.

Pode deixar a tranquilidade fluir porque a hospitalidade dos moradores estará lá para lhe receber. 

Suas águas são cristalinas e o mar está longe de ser agitado. É ideal para levar crianças, nadar com calma, e mais: também encontramos muitos casais que escolhem o destino por considerá-lo romântico.

2.  Ilha Grande – Angra dos Reis – Rio de Janeiro

No meio do arquipélago que compõe o paraíso geográfico de Angra dos Reis, destacamos a Ilha Grande e a Praia do Abraão, que recepciona os turistas que acabam de chegar.

A cidade de Angra dos Reis não é necessariamente uma das cidades turísticas mais visitadas se considerarmos suas praias, mas se pensarmos na Ilha Grande, trata-se de um lugar muito procurado, principalmente por estrangeiros.

O mais interessante da Ilha Grande é que lá não há circulação de carros, ou seja, a ilha é ideal para quem quer fugir de tudo que lembre a cidade.

Mas tranquilize-se, há infraestrutura com pousadas à beira-mar, restaurantes, bares, só não há casas noturnas super badaladas, pois o objetivo é preservar a tranquilidade na ilha.

Além da Praia do Abraão que recepciona os turistas que chegam, há as outras praias ao redor da ilha, algumas também com bares e pousadas. Para acessá-las, basta alugar um barco ou escuna. Apesar disso, há aqueles que preferem encarar as aventuras das trilhas pela mata atlântica para acessar as praias vizinhas.  

As águas são limpíssimas, o mar é quente e calmo. Já a Praia Brava tem ondas mais fortes, isso por ter uma abertura maior para o oceano. Então, há até alguns surfistas se aventurando por lá.

E para quem ama trilhas mais desafiadoras, há a subida até o Pico do Papagaio, considerada a trilha mais difícil da ilha. Pode ser árdua, entretanto, quando se chega ao pico, a vista não tem preço. 

No meio do passeio pela mata atlântica, durante a subida, você ainda pode encontrar animais silvestres, tamanha é a conservação da natureza do local.

Com tanto contato com a natureza assim, hospitalidade e cordialidade são, certamente, características dos caiçaras da ilha, seja nas pousadas, nos bares, ou mesmo nos passeios de escuna.    

3. Lençóis Maranhenses – Barreirinhas – Maranhão

Um paraíso natural de dunas e praias. Há quem diga que até parece que você está em outro mundo. Um destino escolhido por curiosos, inclusive, devido à singularidade geográfica do local, pois em meio às dunas ainda há lagoas, o que transmite a impressão de miragens.

A região fica no noroeste do estado do Maranhão. Lá você deverá chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O acesso ao parque pode ser feito pela cidade de Barreirinhas ou por Santo Amaro do Maranhão. É você quem escolherá. Recorra à cordialidade dos moradores da região para pedir informações sobre por onde ir, e aproveite para conhecer um pouco mais sobre a cidade onde tiver escolhido se hospedar.

Você também tem a opção de alugar um transfer 4×4 saindo de São Luís. O mais legal dessa ideia é que você faz um passeio de maior duração, por isso acaba aproveitando mais a exótica natureza maranhense. 

4. Itapema – Santa Catarina

Das cidades turísticas de Santa Catarina, Itapema está em terceiro lugar na escolha dos turistas. 

A praia é um bom ponto de parada, pois tem fácil acesso à rodovia e fica entre Florianópolis e Balneário Camboriú. Então, para os amantes em pegar a estrada rumo à praia de carro, fazer o circuito Florianópolis, Itapema, e Balneário Camboriú é uma boa ideia. 

Há muitos prédios na cidade, e a construção civil cresce cada vez mais, dado que os investimentos imobiliários na região têm aumentado consideravelmente. 

A urbanização, o grande comércio e as amplas edificações não afetam a cordialidade dos moradores, pois devemos nos lembrar de que há uma vida cotidiana junto à natureza, o que consequentemente traz aos indivíduos qualidade de vida. 

Alguém que tem uma qualidade de vida melhor, espontaneamente trata o seu próximo de forma mais afável.

Para aqueles que quiserem se afastar da vida urbana de Itapema, indicamos a Praia Grossa, considerada selvagem e rodeada pela mata atlântica. Basta encarar uma trilha para chegar até lá.

As Praias São Os Melhores Lugares Para Morar

Esperamos que com este artigo você tenha conhecido um pouco mais algumas cidades turísticas do Brasil, e quem sabe até mesmo se encorajado a investir em um apartamento na praia.

Que tal uma cidade com um excelente IDH como Itajaí?

Acompanhe o nosso blog, garanto que você vai gostar de conhecer mais a respeito do litoral norte de Santa Catarina.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?