Blog

Vale a pena investir em Itajaí?

5/5 - (3 votes)

Itajaí é uma cidade realmente fantástica, e continua crescendo rapidamente ano após ano. Localizada em Santa Catarina, no litoral do estado, é uma referência em muitos aspectos.

No que tange aos investimentos, há diversas obras em andamento, tanto para melhorar a infraestrutura quanto de novos imóveis. Podemos dizer que é um mundo de possibilidades para quem gosta de lucrar com imóveis.

Neste conteúdo, vamos discorrer sobre se vale ou não investir em Itajaí. Acompanhe!

Por que é uma boa ideia investir em Itajaí?

Itajaí é considerada uma cidade de médio porte, mas se tornando uma potência. Conta com aproximadamente 290 mil habitantes, um número é considerado razoavelmente alto, quando pensamos apenas nas cidades de Santa Catarina, onde mais de 95% dos municípios não passam dos 100 mil.

Além disso, fica no litoral catarinense, um dos destinos mais desejados. Essa localização é excelente, pois une a riqueza do estado às riquezas naturais do local.

Vamos apresentar alguns tópicos, sobre a cidade, de relevância para você.

Cidade com economia forte

Itajaí tem uma economia extremamente consolidada, com destaque nacional. É a 28ª maior economia do Brasil, e a segunda maior de Santa Catarina. Um dos motivos disso é o Porto de Itajaí, o qual possui reconhecimento internacional. Dessa forma, há grandes empresas nacionais e internacionais investindo na cidade.

O setor náutico com os estaleiros e a indústria naval são potentes, assim como o setor pesqueiro, que geram números importantes. As belas paisagens e praias também atraem inúmeros visitantes, tornando a cidade com a maior arrecadação turística do estado.

É destaque também na empregabilidade, e foi a 4ª cidade no ranking de geração de empregos do Brasil em pesquisa recente.

Ótimo mercado imobiliário de luxo

Itajaí possui 3 características atrativas: praias deliciosas, cultura rica e plural, e imóveis de alto padrão.

Hoje, Itajaí está entre as 10 cidades com o metro quadrado mais valorizado do Brasil, e próxima da realidade de Balneário Camboriú, sua vizinha, que se destaca pelos edifícios de luxo. Ambas oferecem oportunidades sofisticadas, não só em imóveis, mas também em infraestrutura e entretenimento local como os inúmeros restaurantes, por exemplo.

O futuro de Itajaí

Um dos motivos para investir em Itajaí é, justamente, por ser um momento certo. Existem vários projetos em andamento, neste instante, na cidade. Dessa forma, você pode aproveitar imóveis ainda na planta e ver seu dinheiro render até pegar as chaves. Vale lembrar que a valorização de um imóvel de luxo, no litoral catarinense, pode chegar com facilidade aos 20% anuais.

O Calçadão da Hercílio Luz e o Morro da Cruz, são pontos que estão sendo revitalizados, para um melhor aproveitamento turístico. Além disso o binário da Praia Brava já está em andamento, e deve facilitar o acesso a praia mais procurada do litoral norte.

Conta ainda com o binário da avenida Osvaldo Reis, que promete duplicar a capacidade viária da região de Itajaí e Balneário Camboriú, impulsionando ainda mais os investimentos na região. Além disso, um projeto inovador para um túnel subaquático ligando Itajaí a Navegantes, que ainda está no papel, deve revolucionar a mobilidade urbana local.

Quais são os melhores bairros para se investir em Itajaí?

420x230-4.jpg

Como foi mencionado nas seções anteriores, Itajaí é uma cidade em plena expansão. A qualidade de vida é excepcional na cidade inteira, mas alguns bairros se destacam. Portando vamos apresentar uma sugestão dos melhores bairros para investir em Itajaí. 

Centro

O Centro de Itajaí fica um pouco longe das praias da cidade, mas, ao mesmo tempo, possui uma vasta quantidade de estabelecimentos comerciais. Além de lojas, supermercados, farmácias, há também instituições de ensino de qualidade, hospitais, e muitos restaurantes. Tendo a disposição por perto, todos os serviços essenciais, e inúmeras opções de lazer.

Portanto, é uma ótima localização quando falamos em morar. Ou seja, investir nesse bairro com certeza vai acarretar um excelente retorno financeiro no futuro, pois sempre haverá pessoas interessadas em morar nessa área.

Fazenda

A Fazenda é um bairro em excelente localização, no limite da cidade, entre Itajaí e Balneário Camboriú, com possibilidade de usufruir tudo de bom que as duas cidades tem a oferecer. Além da proximidade com as melhores praias da região, incluindo a Praia Brava.

Uma das localidades com maior crescimento nos últimos tempos, tem infraestrutura completa, com comércios, supermercados, escolas e diversas opções de entretenimento.

Cabeçudas

Ao contrário dos dois bairros anteriores, Cabeçudas conta com praias em sua extensão: a Praia do Atalaia e a Praia de Cabeçudas. Ambas excelentes principalmente para curtir em família.

Apesar de ser em grande parte de frente para o mar, é um bairro residencial e tranquilo, que apresenta todo sossego de viver na praia.

+Leia Mais

Além disso tem sido muito procurado por novos empreendimentos, levando a região a ser mais valorizada.

São Vicente

O bairro São Vicente segue o mesmo estilo do Centro, com muitos estabelecimentos comerciais e completo em infraestrutura, sendo, portanto, ideal para construir prédios e casas residenciais.

É o bairro mais populoso de Itajaí, ainda com ótimos terrenos nessa área, podendo ser um ótimo investimento para o futuro. Apesar de ficar mais distante das praias, é uma região de fácil acesso, segura e de muito conforto.

Praia Brava

A Praia Brava é um dos melhores locais para investir em Itajaí. Possui uma das praias mais procuradas do litoral catarinense, desejada por surfistas e oferece entretenimento para todos os gostos. É um bairro que também fica perto de Balneário Camboriú, podendo usufruir da cidade vizinha.

Devido a alta procura, tem sido um dos locais mais valorizados da região e atrai altos investimentos também. O mercado imobiliário merece destaque na Praia Brava, com muitos empreendimentos sendo lançados atualmente, com sofisticação e requinte.

Como investir em Itajaí?

Assim como qualquer investimento imobiliário, investir em Itajaí requer uma estratégia clara e sólida. Existem muitos métodos interessantes para lucrar com imóveis, e Itajaí é uma potência de oportunidades nessa área.

Em resumo, existem três opções de investimento em imóveis:

  1. Investir para revender;
  2. investimento que visam a valorização;
  3. Investir para locação.

Vamos explorar essas três estratégias logo a seguir!

Terrenos com boa localização

Um método indiscutível para ter rentabilidade, é comprar terrenos com boa localização. Dessa forma, você possui algumas opções interessantes: pode construir algo ou revender para pessoas interessadas;

A primeira situação é mais prática, pois, em resumo, os benefícios do investimento chegam mais rápido. Só para exemplificar, você pode comprar um terreno em uma região nobre e montar um pequeno edifício comercial. Portanto, o lucro virá tanto dos aluguéis, quanto da valorização natural do imóvel.

Aproveitar os imóveis ainda na planta

Quem está no ramo de investimento imobiliário já sabe: os imóveis na planta são verdadeiras joias para lucrar. 

Ao investir em um imóvel na planta, as condições de pagamento costumam ser mais flexíveis, e o preço é o do mercado atual. Quando o empreendimento fica pronto, após alguns anos, com reajuste do mercado, o valor aumenta, e há uma boa valorização no preço. 

Imóveis usados

Há ainda uma terceira alternativa, com os imóveis usados. Na hora de aplicar essa estratégia, é bom atentar-se a localização e as condições do imóvel com relação ao valor envolvido.

E dependendo da sua necessidade pessoa, analise bem antes de investir dessa forma.

Usar a estratégia de revenda

A estratégia de revenda consiste em duas etapas: comprar um imóvel usado, reformar, e vendê-lo; ou comprar um imóvel na planta, receber e vendê-lo. 

Outra maneira de fazer isso é comprar um terreno ou imóvel em local estratégico, e esperar até que uma empreiteira queira construir ali. Quando isso acontecer, você vai dominar a negociação com os benefícios a seu favor.

Ganhar dinheiro por meio de locação

Neste caso, quanto mais imóveis você tiver, maior será o retorno. Além disso, esse retorno vai suplantar o investimento, fazendo com que, a uma certa altura, todos os imóveis comprados tenham saído, de certa forma, a custo zero.

Para que essa estratégia dê certo, é fundamental adquirir imóveis em bom estado, para evitar transtornos, ou gastos com obras. Casas e estabelecimentos próximos ao mar também são ótimas escolhas, pela alta procura dos turistas.

O que Itajaí tem a oferecer?

Com localização privilegiada, economia vibrante e qualidade de vida espetacular. Possui como ponto forte o mercado náutico e marítimo, a pesca e também o turismo. Itajaí se destaca por paisagens espetaculares e infraestrutura de ponta.

A cultura de Itajaí é bastante influenciada por causa da colonização feita por portugueses e açorianos, e as tradições permanecem fortes até hoje. Um dos grandes exemplos dessa herança é a Marejada, maior festa portuguesa e do pescado do Brasil que acontece todos os anos na cidade.

Tem como pontos turísticos os casarões históricos preservados, principalmente no Centro, como a Casa da Cultura Dide Brandão de 1913, o Mercado Público de 1917, e o Museu Histórico de 1982. A Igreja Matriz Santíssimo Sacramento também é um importante cartão postal de Itajaí. Construída em estilo neogótico e românico e inaugurada em 1955, recebe muitos visitantes o ano inteiro.

Apesar de carregar as tradições, oferece também diversos restaurantes modernos e bares conhecidos na região, além de casas noturnas que embalam a diversão. O Mercado Público é uma sugestão de onde se encontra comida típica, música local ao vivo e muita cultura.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?