Blog

Razões científicas para morar na praia

Razoes-para-passar-o-verao-em-SC
5/5 - (1 vote)

Como é morar na praia?

Sentir a brisa no rosto, admirar o nascer do sol, passear com o pet na praia, são momentos realmente prazerosos. Por isso, listamos nesse conteúdo, razões científicas para morar na praia, que comprovam os benefícios.

Viver na praia pode ser um sonho para muita gente, e aquela história de “se eu for à praia todos os dias, vou enjoar” não é verdade para quem ama o mar! 

Quem opta por morar no litoral, mesmo já tendo visitado dezenas de praias antes, comenta que é uma experiência completamente nova. Portanto, se sua ideia é morar na praia, tenha certeza de que será uma vivência única.

Alguns estudos realizados em diversas parte do mundo já comprovaram que vale a pena morar na praia, e inclusive é benéfico a saúde estar perto do mar. Listamos aqui algumas razões positivas já comprovadas cientificamente para você viver perto da praia, acompanhe:

  • Saúde mental
  • Melhora do sono
  • Melhora da pressão
  • Vitamina D
  • Prática de exercício físico
  • Reduz sintomas de doenças respiratórias

Morar perto da praia melhora a saúde mental

O som vindo do mar traz uma sensação de bem-estar, e não é a toa. Um estudo realizado no Reino Unido pela Universidade Exeter aponta que o barulho do mar ativa o córtex pré frontal do cérebro. Essa região é associada as emoções e autoreflexão, que geram automaticamente alterações moleculares, trazendo sensação de tranquilidade, bem-estar e equilíbrio.

O estudo que analisou mais de 26mil entrevistados, comparou a saúde mental de pessoas que moram a até 1km da praia ao de pessoas que vivem a mais de 50km. Concluiu então, que os que moram mais perto do mar tem menos sintomas de distúrbios como ansiedade e depressão.

Viver perto do mar melhora o sono

Das razões científicas para morar na praia, a melhora do sono não poderia ficar de fora, afinal, quem não gosta de tirar um cochilo ao som das ondas do mar?

A praia realmente pode trazer benefícios também para quem tem problemas na hora de dormir, pois o ar oceânico possui íons de hidrogênio carregados negativamente, que ajudam a absorver oxigênio e equilibrar os níveis de serotonina, substância química que atua na regulação do nosso humor, sono, apetite, entre outros. Isso resulta em mais energia para o corpo, diminuindo sintomas de depressão, e melhorando o sono.

Morar na praia é bom para quem tem pressão alta

A edição 216 da Revista Pesquisa, da FAPESP, apontou que morar na praia é bom para quem tem pressão alta. No entanto, a razão disso não é a praia em si, mas sim o sol.

A pressão sanguínea varia ao longo do ano, sendo mais alta no inverno e mais baixa no verão. Seguindo essa linha de raciocínio, uma pesquisa da Universidade de Southampton conseguiu provar que os banhos de sol diminuem a pressão sanguínea.

Como morar na praia significa, invariavelmente, tomar mais sol, essa escolha vai trazer o benefício de equilibrar os níveis de pressão sanguínea para melhorar a sua saúde.

Aumenta a Vitamina D

420x230-4.jpg

A exposição ao sol aumenta os níveis de Vitamina D, e como viver no litoral é estar mais exposto aos raios solares, consequentemente os níveis de Vitamina D podem ficar melhores. Esta vitamina melhora a saúde óssea, o sistema imunológico, e reduz o risco de alguns tipos de câncer.

Também aumenta a circulação sanguínea e melhora hidratação da pele. Além disso, eleva os níveis de endorfina, o conhecido hormônio da felicidade e do prazer, que auxilia também na prevenção das doenças mentais como a depressão.

Motivação para prática de exercícios

Algumas pesquisas indicam que viver perto da praia motiva também a prática de atividade física. É natural que, morando perto da praia você veja com mais frequência, pessoas fazendo exercícios ou praticando algum esporte, seja na areia ou no calçadão.

Isso se torna um motivador e pode te contagiar a fazer mais atividade física do que o comum, e por tabela melhorar sua saúde física e mental. Pode ser uma caminhada na praia, uma partida de vôlei ou até surfar nas ondas da Praia Brava, são diversas opções para praticar.

Viver perto da praia diminui sintomas de asma e bronquite

Viver perto do mar também reduz os sintomas de doenças respiratórias, explicada cientificamente como desintoxicação osmótica. Como se fosse uma limpeza em nossas vias nasais, o respirar próximo do mar, a brisa auxilia na limpeza do aparelho respiratório. Isso proporciona uma melhora na respiração e consequentemente, diminui os sintomas de asma, bronquite e alergias respiratórias, por exemplo.

As vantagens de morar perto da praia são infinitas, desde a qualidade de vida até a diminuição do estresse. Se essa ideia animou você, confira algumas cidades com praia para viver em Santa Catarina. Confira também o nosso site com diversos imóveis na região do litoral norte catarinense!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?