Blog

7 Melhores pontos turísticos em Bombinhas

5/5 - (1 vote)

Entre praias de beleza espetacular, mirantes com vistas impressionantes e até mesmo museus, são várias as opções para conferir em Bombinhas.

A pequena cidade de aproximadamente 24 mil habitantes fica localizada ao lado de Porto Belo e possui uma beleza natural exuberante. É considerada uma das cidades com as praias mais bonitas de todo o litoral catarinense.

Preparamos esse conteúdo especialmente para você, sobre os melhores pontos turísticos em Bombinhas.

Pontos turísticos em Bombinhas

  • Praia da Lagoinha
  • Praia da Sepultura
  • Praia de Bombinhas
  • Praia de Quatro Ilhas
  • Praia do Ribeiro
  • Morro do Macaco
  • Museu de História Natural Charles Darwin
Prefeitura de Bombinhas

Praia da Lagoinha

Uma das menores e mais bonitas praias em Bombinhas, a Praia da Lagoinha é perfeita para quem quer aproveitar um banho de mar tranquilo. Quase sem ondas e de águas cristalinas, é perfeita para um mergulho ou para brincar com as crianças.

Por causa das pedras que ficam ao redor da praia, o local se tornou uma piscina natural cheia de vida marinha, o que torna ainda mais espetacular. Se você quer ter uma experiência melhor, leve equipamentos de snorkeling para mergulhar e ver os peixinhos de perto.

Com uma faixa de areia de apenas 100 metros de comprimento, é uma praia bem pequena mas que por causa da sua beleza se torna bem movimentada. Principalmente na alta temporada, é preciso chegar bem cedo para poder garantir um espaço na areia. Com um entorno natural repleto de área verde, é o local perfeito para quem quer apenas relaxar em meio a natureza.

Por ter pouca infraestrutura, com apenas um restaurante, aqueles que frequentam a praia da Lagoinha precisam levar os suprimentos necessários. Então, se for passar algum tempo nessa linda praia, lembre de levar suas bebidas e alguns petiscos para tornar sua estadia mais confortável.

Para chegar a praia da Lagoinha é muito simples, basta ir pela Avenida na orla da Praia de Bombinhas e seguir para a Rua Garoupa. Depois ir até o estacionamento que indica a praia da Lagoinha. Há também boas opções de hospedagem caso queira aproveitar por mais tempo.

Praia da Sepultura

Mesmo com um nome inusitado, a Praia da Sepultura é uma das praias de grande beleza natural em Bombinhas. Os moradores dizem que o nome vem desde a época da colonização da cidade.

Segundo os locais, a história conhecida é de que um escravo matou o outro depois de uma briga. Depois disso, o escravo morto teria sido enterrado na praia, e foi então que começaram a chamar o local de Praia da Sepultura.

Mas a princípio se trata apenas de uma lenda, visto que não existe nenhum registro oficial do acontecido. Por isso, não é preciso se preocupar, basta aproveitar a vista espetacular nesse local maravilhoso.

Com águas bem calmas e cristalinas, a praia da Sepultura é um dos melhores pontos turísticos para mergulhar e praticar snorkeling. Por causa das águas calmas, é uma boa praia para quem está viajando com crianças. A dica é sempre levar tudo que sua família precisa para poder aproveitar essa praia de beleza ímpar. 

Também são várias opções de trilhas em meio a mata, para quem quer curtir a natureza.

O acesso é feito pela Rua Garoupa e há um estacionamento no local. Depois do estacionamento, há uma trilha de aproximadamente 200 metros que dá acesso para a faixa de areia.

Praia de Bombinhas

A principal da cidade, a Praia de Bombinhas é a mais famosa e movimentada da cidade. Com uma boa infraestrutura em comércios e serviços, a praia fica localizada na região central da cidade.

É a praia perfeita para aqueles que não abrem mão de ter tudo por perto, com vários bares e restaurantes bem perto da faixa de areia. A infraestrutura do local faz com que a praia seja bastante movimentada, então a dica é sempre chegar cedo ou curtir a praia no início ou no fim da alta temporada.

Com várias atrações para os turistas, é a melhor opção de praia para quem quer conhecer a cidade. Você encontra opções de passeios por todas as praias, bem como guias turísticos e toda uma agitação própria.

No centro da cidade diversas opções de hospedagens e toda a infraestrutura necessária como farmácias, mercados e comércios. Além de lojas de souvenirs da região para poder presentear os familiares e amigos. Praticidade ao seu alcance.

Praia tranquila, considerada uma das preferidas para quem viaja em família. Localizada bem no centro da cidade, pode ser acessada pelas ruas laterais na Avenida Governador Celso Ramos.

Praia de Quatro Ilhas

A praia de Quatro Ilhas foi considerada a segunda melhor praia do sul do Brasil, segundo o Traveler’s Choice Awards. O nome da praia foi dado por causa da proximidade com as ilhas de Bombinhas: Ilha de Macuco, Ilha das Galés, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo.

Essas três últimas fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma área de total preservação da Mata Atlântica. Além disso, na área com mais de 17.600 hectares há várias espécies ameaçadas de extinção, o que torna o local ainda mais importante.

Mesmo que as ilhas não possam ser visitadas, apreciar a beleza delas pela praia de Quatro Ilhas é mais do que suficiente. Além da natureza incrível das ilhas ao longo da costa, o mar agitado atrai surfistas de todo o país.

+ Leia Mais

Ao longo da areia branca da praia, é possível encontrar pequenos cristais de quartzo, o que contribui para que o local pareça ainda mais especial. Para completar, a área de vegetação preservada com várias trilhas é perfeita para curtir a natureza.

Para quem não quer se arriscar no mar agitado, há um ponto no extremo Norte da praia, onde o mar é geralmente mais calmo. Para os mais ousados, na parte Sul você pode optar pelos passeios de helicóptero. 

Além das belezas naturais, a praia de Quatro Ilhas conta com boa infraestrutura, com quiosques na areia. Nos arredores da praia você encontra também várias opções de hospedagens, bem como bares e restaurantes para aproveitar ao máximo a sua estadia.

O acesso para a praia de Quatro Ilhas pode ser feito por uma das ruas laterais na Rua Ilha do Arvoredo.

Praia do Ribeiro

Se você está procurando uma opção de praia praticamente deserta para poder relaxar e curtir com tranquilidade, a Praia do Ribeiro é a escolha certa para você. Com acesso por uma plataforma sobre as pedras, a praia fica localizada entre as praias de Bombas e Bombinhas.

Possui pouco mais de 100 metros de extensão, mas a beleza compensa o pequeno tamanho. Perfeito para quem quer fugir das praias lotadas, é uma boa praia para curtir o dia em meio a natureza.

Por ser bem pequena, a praia não tem nenhum tipo de infraestrutura, então não esqueça de levar água, um lanche e seus itens de praia.

Morro do Macaco

O Morro do Macaco é uma boa opção para quem quer ter uma vista incrível da cidade de Bombinhas, e de toda a orla da cidade. Com trilhas em meio a mata, é possível chegar até o topo do morro e ter uma vista espetacular em 360º do alto do mirante.

Prefeitura de Bombinhas

O morro de 191 metros de altura possui várias trilhas, mas para garantir a sua segurança siga pela trilha principal. O começo da trilha fica no final da Rua Jequitibá, onde tem um estacionamento, caso esteja de carro. 

Depois, é preciso seguir por cerca de 30 metros pela areia até duas grandes pedras que marcam o início da trilha. O trajeto é de cerca de 1,2 quilômetros de extensão e leva de 30 a 40 minutos . Como todo o caminho é subida, algumas partes são bem íngremes.

Para garantir um passeio agradável, é preciso estar preparado com roupas adequadas para esporte, confortáveis, e alguns suprimentos básicos. 

São 3 mirantes para conferir: um que fica voltado para a Praia do Canto Grande, um segundo para a Praia da Conceição, e um terceiro que fica no ponto mais alto do morro, proporciona a melhor vista, com visão em 360º de toda Bombinhas.

Mirante Eco 360º

Quem quer ter uma vista incrível da cidade mas não quer ter que fazer a trilha até o topo do Morro do Macaco, o Mirante Eco 360º é a melhor opção. Fica localizado dentro do Parque Natural do Morro do Macaco, na estrada de acesso para as praias da Tainha e da Conceição.

Da estrada para o mirante, é preciso percorrer uma pequena trilha com grau de dificuldade médio, por aproximadamente 15 minutos. Grande parte da trilha possui uma escadaria de madeira com corrimão, mas na parte final da trilha é preciso subir em algumas pedras que dão acesso ao mirante.

Nessa parte não há nenhum tipo de proteção, mas é fácil o suficiente se você se apoiar nas pedras. De maneira geral é considerado um trajeto fácil. Outra atração no mirante é a tirolesa, uma opção cheia de adrenalina para os aventureiros.

Museu de História Natural Charles Darwin

Localizado perto da entrada da trilha para o Mirante Eco 360º, o Museu de História Natural Charles Darwin é uma boa opção para os curiosos. O local conta com um grande acervo de peças em exposição.

O museu foi criado em 2014 com objetivo de divulgar a teoria da evolução do naturalista britânico Charles Darwin. As seções do acervo podem ser divididas como:

  • Arqueologia Submarina (peças dos naufrágios ocorridos na orla de Bombinhas);
  • Arqueologia (artefatos e esqueletos do Homem do Sambaqui, o hominídeo pré-histórico do litoral brasileiro);
  • Anatomia Animal (com crânios e esqueletos de vários animais);
  • Moluscos (conchas de animais terrestres e aquáticos);
  • Geologia (minerais, rochas e meteoritos);
  • Invertebrados Terrestres (insetos como aranhas, borboletas e escorpiões);
  • Invertebrados Aquáticos (corais, esponjas e crustáceos);
  • Golfinhos e Baleias.

Além de todas as peças em exibição, os visitantes ainda podem ver animais vivos nos 10 aquários em exposição. É o programa ideal para fazer em família e entreter as crianças.

Agora é só fazer uma programação com todos os pontos turísticos e aproveitar as belezas dessa cidade espetacular.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?