Blog

Conheça 14 Pontos turísticos de Itapema

5/5 - (1 vote)

Você quer conhecer os pontos turísticos de Itapema, mas não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar!

Itapema é uma cidade charmosa no litoral de Santa Catarina, a aproximadamente 15 quilômetros de distância de Balneário Camboriú. São vários pontos turísticos para você curtir com a família.

Com uma natureza exuberante, Itapema é um lugar perfeito para aproveitar. A pequena cidade de pouco mais de 75 mil habitantes atrai visitantes por causa das suas belas praias e das reservas de mata Atlântica.

 pontos-turisticos-itapema

Conheça os melhores pontos turísticos de Itapema:

  • Ponte do Suspiro
  • Parque das Capivaras
  • Mirante do Encanto
  • Mercado Público
  • Morada de Nossa Senhora dos Navegantes
  • Capela São João Batista
  • Praia do Canto
  • Praia do Centro
  • Meia Praia
  • Praia Grossa
  • Paróquia Santo Antônio
  • Praia da Ilhota
  • Cachoeira do Sertão
  • Cachoeira do São Paulinho

Ponte do Suspiro

A Ponte do Suspiro em Itapema está sobre o rio Bela Cruz, bem na junção do rio com o mar.

Considerada um dos pontos mais românticos da cidade, a ponte sempre foi um ponto de encontro para os casais apaixonados. Nas pedras é possível encontrar vários nomes escritos, feitos como uma declaração de amor dos casais que passaram por ali.

Em formato de arco, o teto da ponte dá uma aparência ainda mais romântica para o local. É um local que vale a pena conhecer, tanto por causa da beleza da ponte quanto da vista que você pode ter do mar e do rio.

Se você estiver na praia do Canto, basta seguir pela orla em direção à praia do Centro. A ponte dos Suspiros faz a junção das duas praias e é um lugar bem fácil de encontrar.

Agora, se você estiver na praia do Centro é só ir para a esquerda, seguindo a orla na direção da Praça da Paz.

A vista da ponte é bonita em todos os horários, mas no fim de tarde e início de noite a vista fica ainda mais bonita. É um local perfeito para tirar fotos com aquela pessoa que você ama.

Parque das Capivaras

O Parque das Capivaras foi criado com o objetivo de proteger os mamíferos roedores em seu habitat natural. É um local onde os visitantes podem ter contato com a natureza e ainda observar os animais vivendo livremente pelo parque.

Várias excursões são realizadas no local, levando os alunos das escolas da região para aprender em loco sobre os animais e a vegetação. A iniciativa foi criada para, além de preservar a mata e os animais, ensinar a importância da preservação ambiental.

Saiba como é viver em Itapema:

Com vegetação característica de restinga e mangue, os visitantes podem contar com um tour guiado para conhecer um pouco mais sobre esses ecossistemas.

Mesmo que o tour só esteja disponível durante o verão, o parque está aberto ao público durante o ano todo e a entrada é gratuita. O acesso ao parque pode ser feito pela Avenida Nereu Ramos, e a entrada é bem em frente a rua 305.

Mirante do Encanto

Se você quer ter uma vista espetacular da cidade de Itapema e do mar, você precisa ir até o Mirante do Encanto. Do alto do mirante, que tem 26 metros de altura, é possível ver toda a cidade de Itapema, o mar e a mata.

O mirante está localizado no topo do morro do Cabeço e fica aberto todos os dias. Com acesso gratuito, o mirante pode ser visitado todos os dias, das 9h às 19h.

A uma altura de 156 metros acima do nível do mar, é possível ter uma visão em 360 graus de todo o entorno. É um local que com toda certeza vale a pena conhecer e ser presenteado com uma vista incrivelmente bonita.

Mercado Público

O Mercado Público Municipal Nelson Santos é um excelente ponto turístico em Itapema, é uma boa opção para aqueles que estão querendo curtir a cultura da cidade.

No local é possível curtir o happy hour nos bares e apreciar as lojinhas de artesanato. Com várias opções de gastronomia, curtir um happy hour no local vai te deixar em contato com a rica cultura da região.

+Leia Mais

O mercado público serve também como centro cultural, onde são ministradas aulas de ballet, desenho e pintura.

Morada de Nossa Senhora dos Navegantes

A Morada de Nossa Senhora dos Navegantes está situada no encontro do rio Perequê com o mar.

A gruta fica localizada na Meia Praia como símbolo da padroeira da cidade. Todos os anos, em fevereiro, é realizada uma festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes.

A festa atrai moradores e turistas que desejam pedir proteção para os pescadores da região.

Quando a maré está cheia, o local fica bem movimentado e é possível fazer passeios de lancha e jet ski no canal que serve de acesso ao mar.

Capela São João Batista

A capela São João Batista fica localizada no bairro Sertão do Trombudo e é um dos destinos no roteiro Costa Verde & Mar.

A capela foi construída na década de 1940 por orientação da tradicional família Tomio. Uma conhecida família de construtores de descendência italiana, os Tomio foram responsáveis pela construção da capela.

É relatado que as telhas e tijolos utilizados na construção foram feitas no local, com a ajuda dos moradores da região. A arquitetura da capela segue o mesmo modelo existente em Canelinha, cidade ao lado de Camboriú.

Todos os anos no mês de junho, a capela realiza a tradicional festa em homenagem a São João Batista. A capela está aberta aos domingos pela manhã, dias em que são realizadas as missas.

Praia do Canto

A Praia do Canto é uma praia é um lindo ponto turístico em Itapema e que abriga uma vila de pescadores no extremo norte da Praia do Centro. A praia conta com várias opções de restaurantes que vendem frutos do mar e é um local onde é possível conhecer a cultura da cidade.

Na praia do Canto existe uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da cidade. A imagem foi colocada ali para proteger os pescadores da região e abençoar a população com fartura de peixes.

No local você ainda pode encontrar o píer Porto das Águias, onde é possível fazer um passeio de barco por toda a orla da cidade.

Depois de percorrer a orla de Itapema, o barco segue para a enseada de Porto Belo. Na enseada, o barco faz uma pausa para os visitantes se banharem na praia Caixa D’aço.

O barco se parece com um barco pirata e é uma atração para toda a família. O passeio dura em torno de 2 horas e meia e tem toda estrutura necessária.

Se está pensando em se hospedar bem pertinho da Praia do Canto, o local conta com algumas boas opções de hotéis e pousadas.

Praia do Centro

A praia do Centro em Itapema é um local para curtir muito com a família. Com infraestrutura completa, você pode encontrar vários bares e restaurantes para aproveitar sua estadia.

Com várias opções de hotéis, você pode se hospedar bem pertinho da praia e aproveitar tudo que o centro da cidade tem para oferecer.

A praia recebeu um calçadão bem na beira da areia, onde é possível caminhar e andar de bicicleta. 

Com 2,3 quilômetros de extensão, a praia do Centro é menor que a Meia Praia, e mais tranquila também.

O monumento O Caminhante também fica na praia do Centro. O monumento foi construído em homenagem ao empresário João Amadeu Russi. Com certeza é um local que vale a pena visitar se estiver por perto. Você ainda pode tirar fotos, que vão se tornar lembranças da sua visita à cidade.

Meia Praia

A Meia Praia é a praia mais famosa de Itapema. Com 5 quilômetros de extensão, a praia concentra toda infraestrutura para que você possa aproveitar tudo que há de melhor na cidade.

Com várias opções de bares, restaurantes e serviços em geral, você também vai encontrar boas opções de hospedagem.

É uma das praias mais visitadas da cidade e atrai visitantes mesmo fora da temporada. Com várias opções de lazer, você pode aproveitar e curtir tudo que a Meia Praia tem a oferecer.

Assim como na Praia do Centro, a Meia Praia também possui um calçadão bem ao lado da orla. No calçadão, você pode aproveitar para caminhar entre as duas praias, apreciando a linda vista para o mar.

Praia Grossa

De difícil acesso, a Praia Grossa só é acessada por meio de trilhas que partem da Praia do Canto. 

Com uma grande área verde como entorno, a praia Grossa é a praia de beleza mais impressionante da cidade. 

Por se tratar de uma praia selvagem, não há infraestrutura no local, portanto é bom levar suprimentos caso deseje passar algum tempo por lá.

O mar é agitado, mais indicado para a prática de esportes aquáticos como o surfe. A praia fica a mais ou menos 2 quilômetros de distância da Praia do Canto e as trilhas são bem sinalizadas.

Paróquia Santo Antônio

A paróquia de Santo Antônio fica localizada na rua Governador Celso Ramos, 701, no centro de Itapema. De arquitetura contemporânea, a igreja atrai olhares por não se parecer com uma igreja comum.

Geralmente aberta ao público, é possível visitar o interior da igreja e ver o bonito vitral fica em frente a entrada principal. É uma atração tanto para religiosos quanto para turistas para conferir a construção diferenciada.

Praia da Ilhota

A Praia da Ilhota fica localizada a 4 quilômetros do centro da cidade e é outro excelente ponto turístico em Itapema. Dividida em duas partes, uma mais urbanizada e uma mais tranquila, a praia da Ilhota conta com uma infraestrutura moderada, com alguns serviços disponíveis.

Se a ideia é relaxar em uma praia praticamente deserta e aproveitar para repor as energias, você pode se hospedar no Itapema Beach Resorts.

Com a infraestrutura do hotel, você pode aproveitar a praia sem precisar se preocupar com mais nada. A sua única preocupação vai ser deixar todo esse paraíso quando voltar de viagem.

Na praia da Ilhota há algumas partes de mar calmo e outras partes de mar bem agitado. É bom ficar atento pois em alguns pontos o mar fica tão agitado que é indicado para a prática de surfe.

Algumas partes do mar na praia da Ilhota são bem calmos, ideal para curtir com a família e aproveitar o sol. Em dias de maré baixa, se formam piscinas naturais no local, onde é possível brincar entre as pedras e praticar snorkel.

Cachoeira do Sertão

A cachoeira do Sertão fica localizada no bairro de mesmo nome, no morro do Feijó. Localizada a 8 quilômetros do centro da cidade, é uma cachoeira bonita de água bem clara que fica cercada pela Mata Atlântica.

Com clima bem agradável em meio a natureza, o acesso pode ser feito pela estrada de terra que se inicia no trevo do bairro Meia Praia.

Para caminhar até a cachoeira, você precisa passar por alguns obstáculos, como pedras e partes escorregadias. Para facilitar o percurso, é bom utilizar roupas e sapatos apropriados e levar suprimentos para aproveitar esse lugar tão bonito.

Cachoeira do São Paulinho

A cachoeira do São Paulino fica a apenas 3 quilômetros do centro da cidade, sendo muito mais frequentada que a cachoeira do Sertão.

O acesso a essa cachoeira pode ser feito indo até o final da rua 716 no bairro Várzea, e de lá o acesso é feito por meio de trilhas. É um ótimo local para curtir um dia de sol em família.

Morando em Itapema

A cidade de Itapema foi colonizada por portugueses no início do século XIX e mantém até hoje uma grande influência açoriana na sua cultura.

Cultura essa que se reflete em toda a tradição e modo de viver das pessoas da cidade. O objetivo é manter a história, os hábitos e costumes açorianos vivos. A gastronomia também é muito influenciada por essa mesma cultura, com destaque para os pratos com frutos do mar. Você precisa conhecer!

E se você está pensando em mudar ou já está com sua mudança marcada para a cidade, nós podemos te ajudar.

Escolher o imóvel ideal para o seu estilo de vida é essencial para ter uma boa qualidade de vida. Seja na beira do mar ou no interior, temos diversas opções.

Acesse o nosso site e entre em contato conosco!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?