Blog

Morar na praia: Realize o seu sonho

5/5 - (2 votes)

Viver na praia pode ser um sonho. A vida passa tão rápido e, sem perceber, deixamos de fazer muita coisa que está ao nosso alcance por não nos encorajarmos. 

Portanto, se você sonha em se mudar para o litoral, vamos dar algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

A nossa sugestão são quatro cidades litorâneas catarinenses, que além das riquezas da mata atlântica e belas praias, têm elevado padrão de educação e infraestrutura de alta qualidade.

São elas: 

Continue lendo este artigo para se inspirar e saber quais passos deve dar:

Fugir da cidade grande

É comum encontrar um morador de uma metrópole sonhando em morar na praia. As viagens às cidades litorâneas possibilitam o contato do corpo com a areia e com o mar, dando sensação de prazer, liberdade e de uma vida mais saudável. Consequentemente, nasce a vontade de voltar.

Em Santa Catarina, Florianópolis também passou a ser metrópole em 2020, mas a cidade está longe de ter o mesmo clima caótico provocado pelo trânsito, aglomeração de pessoas e transporte público das ruas de São Paulo, por exemplo. 

A capital catarinense é considerada uma das melhores do país no que diz respeito a desenvolvimento humano e qualidade de vida, garantindo uma saúde melhor e tranquilidade à população, ainda mais com a natureza em volta.

Se você sonha em morar na praia, mas ainda não tomou a decisão de tornar realidade, vamos te dar alguns motivos a mais para isso.

No litoral você encontra a qualidade de vida que tanto procura, com o mar à sua disposição. No seu dia a dia poderá praticar esportes aquáticos, esportes na areia da praia, fazer caminhadas, aproveitar o nascer e pôr do sol em um lugar paradisíaco.

O sonho de sair da cidade para morar na praia existe, mas tomar uma decisão e começar a materializá-lo parece ser algo impossível de ser concebido.

Tomar uma decisão é uma ação fundamental para que se dê um passo à frente, lembrando-se de que não há resultado sem ação.

Não tenha medo de falhar     

420x230-4.jpg

Fazer um investimento imobiliário em um outro lugar que você não conheça bem, mudar de trabalho, deslocar a família, transformar a rotina, se afastar de parentes e amigos, enfim, a lista de considerações é grande. Mas com certeza tem a parte boa.

O fato é que se você tem mesmo tanta vontade de ver seu sonho realizado, é preciso abandonar o medo, olhar para frente e acreditar que mudanças existem para nos tornar mais fortes e mais experientes.

Informe-se

A melhor maneira de começar é agir. Então, inicie com uma busca de informações sobre as cidades litorâneas onde você gostaria de viver. 

Estude as ofertas de trabalho, os serviços de saúde que cobrem a região, as escolas, as opções de lazer além da praia, enfim, informe-se sobre todo tipo de serviço essencial e as necessidades da família que você gostaria de encontrar na cidade de seu destino.  

+ Leia Mais

O trabalho

Nas cidades litorâneas o desenvolvimento urbano é crescente e especialmente em Santa Catarina a economia é bastante forte e consistente. Isso faz com que hajam cargos em diversos setores, de todos os níveis. 

Itajaí, por exemplo, foi a 4ª cidade que mais gerou empregos em todo o Brasil, com mais de 35 vagas para cada mil habitantes

Outro exemplo, é Balneário Camboriú, uma cidade cuja economia se baseia na construção civil e no turismo. O município tem um excelente índice de qualidade de vida, em que se destaca a longevidade.

São muitos os que investem em Balneário Camboriú, principalmente em imóveis de alto padrão, buscando não só ter um espaço junto à natureza para estar com a família, como também a obter lucros, uma vez que as casas e os apartamentos se valorizam cada vez mais.

Isso porque propicia à população com mais de 60 anos benefícios como a prática de esportes, uma vida ligada à natureza e mais tranquilidade no dia a dia.  

Considere novas funções

Caso você tenha que deixar o trabalho na atual cidade em que vive, não veja como inconveniente dar início à procura em classificados. Além do mais, hoje as agências de emprego dispõem, em suas páginas na internet, vagas oferecidas por diversas empresas. Assim, antes mesmo de você sair do seu atual trabalho você já pode estudar o que há disponível na cidade em que pretende morar.

Procure não se limitar a apenas uma área de trabalho. Pense nos seus estudos e na sua carreira, percebendo, dessa forma, que você tem habilidades que vão além do que imagina. Isso levará você a encontrar mais oportunidades, e até possíveis ofertas com remuneração mais vantajosas. 

Mantenha o trabalho 

É muito comum haver pessoas que se mudam para o litoral, mas mantêm o seu trabalho da cidade de origem. Isso ocorre quando a cidade litorânea escolhida para morar tem rodovias com acesso fácil. Podemos citar como exemplo Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí

Enfim, seja o ponto partida uma grande cidade ou o interior, se você escolher se mudar para uma cidade litorânea, e entre sua cidade atual e sua futura morada houver uma rodovia com acesso viabilizado, o atual trabalho pode ser mantido. 

As pessoas que vão morar no litoral, mas permanecem no trabalho de sua cidade de origem, buscam aproveitar a praia nos finais de semana e feriados prolongados. Há também o fato de se sentirem mais seguras em manterem sua fonte de renda ao tomar a decisão de fazer a mudança.

Trabalhe de casa

Você também pode trabalhar em sua própria casa nova. Isso é muito comum entre profissionais que prestam serviços de TI a uma ou mais empresas, por exemplo. No setor de informática, o trabalho remoto já é comum há anos. Programadores, analistas de sistemas, entre outros colaboradores trabalham de forma remota, ou seja, a partir de casa, cafés, ou qualquer outro ambiente.

Essa abordagem infere que não há necessidade de um profissional estar na empresa se as funções que exerce não necessitam de uma operação de serviço presencial todos os dias.

Outros profissionais que trabalham a partir de casa são artistas, arquitetos, designers, profissionais autônomos, enfim, hoje é muito comum vermos profissionais de diversas áreas operando sua especialidade dentro de seu próprio lar.

Se você se enquadra nessa forma de trabalho, sua mudança para a praia está muito mais fácil, pois não precisará se preocupar em procurar uma nova fonte de renda.  

Como Se Planejar

Uma dica para dar início à efetivação dos nossos sonhos é escrever uma lista de desejos.

É isso mesmo! Faça uma lista das coisas que você tem vontade de fazer, assim poderá visualizar os sonhos de forma mais precisa. Depois vá elaborando etapas para realiza-los. Aos poucos vá riscando na lista o os objetivo que foram atingidos.

Visualizar esse processo é importante para saber onde quer chegar, e acompanhar a jornada com mais foco.

Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário varia muito de uma região ou cidade para outra. Então pesquise com relação aos valores de compra e aluguel, balanceado com a qualidade de vida do lugar, para fazer a melhor escolha.

Escola 

Você está realizando o seu sonho e seus filhos o acompanharão, então é preciso pensar também no calendário escolar.

É necessário respeitar o ambiente dos filhos, e pensar que eles estão sendo separados dos amigos e da rotina com a qual estão acostumados. Então procure compreender essa mudança traz muitas novidades para eles também.

Ao escolher o novo colégio, busque por um ambiente que se assemelhe ao estabelecimento de ensino anterior, não só no que diz respeito ao espaço físico, como também ao conteúdo educacional e aplicação de avaliações. 

Impostos locais

Para não ter surpresas desagradáveis, informe-se antecipadamente sobre os impostos e taxas locais. 

Embora morar na praia traga uma infinidade de benefícios à sua vida, há municípios em que existem regras diferentes.

Visitas aos imóveis

São muitos detalhes e critérios a levar em consideração na hora de escolher um novo imóvel, e uma visita presencial é essencial. Mas caso a sua mudança seja de uma longa distância, existe o tour virtual, e até as chamadas em vídeo, para deixar mais prático o processo.

Hoje existem softwares específicos utilizados pelas imobiliárias que disponibilizam na internet a localização do imóvel e a visualização de todos os seus cômodos em 360°. Você pode fazer a sua visita virtual tanto pelo computador quanto pelo celular.

O desgaste será reduzido uma vez que você consiga antecipar as primeiras visitas para o online, evitando deslocamento. Assim escolher um novo lugar para morar, vai ser mais fácil.

Demos aqui algumas dicas e motivos para viver na praia. Mas são infinitas as possibilidades.

A Imobille está preparada para ajudar você a realizar seu sonho! Entre em contato conosco!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?