Blog

Balneário Camboriú ou Florianópolis: Qual a melhor cidade para viver?

4.2/5 - (4 votes)

Está interessado em comprar um imóvel na praia, mas não sabe exatamente onde? Duas ótimas opções no Sul do Brasil são Florianópolis e Balneário Camboriú. E a distância entre elas é de apenas 80 km.

A região onde ficam localizadas é favorecida por diversos fatores. Além das belezas naturais, ambas são muito desenvolvidas e contam com várias atrações. Ficar em dúvida sobre em qual das duas cidades morar mostra que você está em busca dos melhores lugares do Brasil para viver.

Embora sejam ótimas alternativas, cada uma tem suas características próprias. Uma é grande e voltada à tecnologia e empreendimentos, enquanto a outra tem uma extensão territorial pequena, foca no turismo e nos imóveis de luxo.

Quer conhecer um pouco mais sobre essas cidades? Aproveite para ler este artigo. Selecionamos informações importantes sobre cada uma delas!

Explorando Florianópolis

Florianópolis é a perfeita união entre beleza e desenvolvimento. De fato, além de possuir várias praias lindas em sua extensão, conta também com universidades de renome — tanto particulares quanto públicas.

Não é à toa que Florianópolis é chamada de “Ilha da Magia”. É dividida em um território continental e uma ilha, a qual é chamada de Ilha de Santa Catarina. É possível transitar facilmente entre as partes, pois são ligadas por pontes.

Boa parte da cultura local vem do mar. Dessa forma, pratos e festivais estão intimamente ligados ao mar. Florianópolis conta com mais de 570 mil habitantes, segundo o último levantamento do IBGE.

Números importantes de Florianópolis

Florianópolis é uma cidade bonita e cheia de riquezas, algo que chama bastante atenção é o salário médio da população, que em 2017 chegou a quase 5 salários mínimos. Esse valor é muito alto quando comparamos com cidades ricas como São Paulo.

Além disso, outra coisa interessante é a quantidade de pessoas empregadas. O IBGE contabilizou que quase 65% da população local estava ativa no ano de 2017. Embora seja um número um pouco baixo, o salário alto pode ser um dos motivos para isso.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal tem um ótimo nível, estando na casa dos 0,850 — 0,847 em 2017. A cidade conta com quase 680 km² de extensão, com muitas praias, paisagens exuberantes.

A escolarização e o PIB per capto também aprensentam níveis excelentes.

Explorando Balneário Camboriú

É difícil conhecer alguém que mora na América do Sul e nunca tenha ouvido falar em Balneário Camboriú. A cidade é uma das atrações principais do Brasil. Turistas tanto da América do Sul quanto de outras partes do mundo adoram passar as férias nesse lugar.

Balneário foi completamente desenvolvida com um único objetivo: proporcionar o máximo de conforto possível. Acredite, essa cidade consegue fazer isso muito bem! A palavra-chave da cidade é luxo. Seus arranha-céus são impressionantes, assim como sua beleza natural.

Além disso possui atrativos como a roda gigante e o aquário, e existem ótimas universidades e escolas na cidade, dando mais qualidade de vida.

Se Florianópolis conhecida como Ilha da Magia, Balneário Camboriú é conhecida como Dubai brasileira — às vezes referida como Miami brasileira também, por conta dos edifícios gigantes a beira mar. 

Números importantes de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é uma cidade pequena. De fato, segundo o IBGE, ela possui aproximadamente 140 mil habitantes (2022). Além disso, o território conta com 45,212 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 2.3337,67 habitantes por quilômetro quadrado. Resultado da altíssima verticalização.

Em 2017, foi constatado que o salário médio dos trabalhadores de Balneário estava em torno de 2,4 salários mínimos. E cerca de 93 mil veículos circulam pela cidade.

Além disso, o PIB per capto ficou na marca dos 42.613.60 no ano (2020). Revelando uma das melhores economias de Santa Catarina.

Pontos fortes e fracos de cada cidade

https://info.imobillenegocios.com.br/viver-na-praia

Balneário vence a grande Florianópolis no setor segurança. O motivo disso é que sua Guarda Civil consegue atuar bem na cidade, já comprovado recentemente que Balneário Camboriú tem os melhores índices de segurança do país.

No quesito custo de vida, ambas são caras. De fato, apresentam a cesta básica mais cara do país, e o custo de vida oscila ao longo do ano. Isso é comum em muitos lugares, mas pode compensar devido aos bons salários e ótimo índice de empregabilidade.

Sobre o trânsito, em alguns momentos do dia, como é normal em toda cidade movimentada, há engarrafamentos e é claro que no verão o trânsito nas cidades litorâneas é mais intenso. Porém, Balneário por ser menor, é fácil transitar e chegar ao seu destino sem transtornos, muitas vezes até a pé.

A melhor cidade é…

A melhor cidade depende do seu caso. Se quer se mudar para ficar mais próximo do trabalho em Florianópolis, por exemplo, naturalmente é melhor morar nessa cidade.

Porém, se seu objetivo é morar em uma cidade dos sonhos, sem ficar preocupado com trânsito ou violência, Balneário é a cidade ideal para você. 

Em Balneário Camboriú, além de apreciar belas paisagens e poder morar em residências de luxo, perto do mar, você ainda conta com a mobilidade urbana. Com certeza é uma ótima opção para morar com sua família.

Para conseguir preços acessíveis em Balneário Cambori procure comprar imóveis na planta. Os valores são menores e você conta com ótimas condições de pagamento. A Imobille tem ótimas opções, entre em contato!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?