Blog

Conheça as 5 melhores Trilhas em Itapema

5/5 - (1 vote)

Itapema é uma cidade de muitos encantos. Além das belas praias, a cidade também atrai muitos visitantes que gostam de praticar ecoturismo. Continue a leitura e conheça as melhores trilhas de Itapema. 

Com várias opções de trilhas, a pequena cidade no litoral de Santa Catarina tem tudo para aqueles que gostam de curtir atividades ao ar livre.

Se você está pensando em curtir as trilhas em Itapema, mas não sabe por onde começar, nós vamos te ajudar. Fizemos uma lista com todas as opções de trilhas para te ajudar a escolher qual você quer visitar primeiro.

As trilhas mais conhecidas na cidade de Itapema são:

  • Trilha do Costão
  • Trilha da Praia Grossa
  • Trilha de São Paulinho
  • Trilha da Ilha do Pirata
  • Trilha da Pedra da Cadeia

Quer conhecer um pouco mais sobre as trilhas em Itapema? É só conferir a lista que separamos para você.

Trilha do Costão

A trilha do Costão fica localizada no Canto da Praia, em Itapema. Perfeita para aqueles que querem curtir um dia em meio a natureza, a trilha ainda proporciona uma linda vista do mar.

No final da trilha fica a praia do Cabeço, com mar agitado e uma beleza exuberante, é a recompensa perfeita depois de uma caminhada no meio da mata.

Por ser isolada, a praia não conta com nenhuma infraestrutura, então é bom estar prevenido e levar suprimentos no passeio.

A trilha é tranquila, mas mesmo assim é bom utilizar sapatos apropriados e estar sempre atento ao entorno. Por estar bem no meio da mata, é bem comum encontrar animais silvestres, principalmente no verão.

Saiba como é viver em Itapema:

A praia é cercada por pedras e tem um mar bastante agitado e muito bonito. O lugar não é muito recomendado para o banho, então é bom estar atento se você não souber nadar.

Mas mesmo sem entrar na água, o lugar possui uma beleza incrível que compensa toda a caminhada. Perfeito para tirar fotos nas pedras e fazer um piquenique, é com certeza um passeio para curtir com a família. 

Trilha da Praia Grossa

A trilha da Praia Grossa se inicia junto com a trilha do Costão. Com uma trilha bem sinalizada em meio a mata, a recompensa é uma praia selvagem e exuberante.

A praia Grossa, assim como a praia do Cabeço, não possui nenhuma infraestrutura, mas a beleza selvagem da praia compensa todo o resto.

Se estiver pensando em curtir a trilha e a praia Grossa, é bom levar suprimentos como água e alguns alimentos. Utilizar roupas e sapatos apropriados também irão facilitar o trajeto e passar repelente é uma boa ideia para afastar os insetos.

+ Leia Mais:

Fazer o passeio em família ou amigos vai deixar a experiência ainda mais agradável, você pode até mesmo acampar no local.

A trilha no meio da mata é perfeita para curtir um dia em meio a natureza e aproveitar o ar puro.

Muitos surfistas frequentam a praia grossa por causa do mar agitado, então é bom ficar atento se o mar estiver muito agitado durante a sua visita.

Em dias de maré mais baixa se formam várias piscinas naturais que podem ser utilizadas para praticar snorkel.

É um local que com toda a certeza vale a pena conhecer em Itapema.

Trilha de São Paulinho

420x230-4.jpg

A trilha de São Paulinho fica localizada no bairro Várzea, dentro da unidade de conservação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema. 

A trilha que leva para a cachoeira do Sertão é um programa para curtir em família. Por ser de fácil acesso em meio a mata, a trilha e a cachoeira são um bom passeio para curtir no início do dia.

De pequeno porte e pouca profundidade, é um local gostoso para curtir com as crianças e fazer um piquenique no meio da mata. Só é importante lembrar de recolher tudo antes de voltar para a cidade.

A unidade de conservação conta com uma área de mais de 2.600 hectares e cobre metade da área da cidade.

Dentro da unidade de conservação estão as nascentes dos rios Areal, Perequê, São Paulinho e Ilhota. Esses rios são os responsáveis pelo abastecimento de água para as cidades de Itapema, Bombinhas, Porto Belo e parte da cidade de Balneário Camboriú. 

As nascentes em si não podem ser utilizadas para banho, portanto é bom estar atento às sinalizações. Com a sinalização indicando quais pontos não podem ser usados para banho, é só seguir para a cachoeira e aproveitar um dia gostoso em meio a natureza.

Trilha da Ilha do Pirata

A trilha da Ilha do Pirata fica em Ilhota, Itapema e é uma daquelas trilhas que te recompensam com uma vista incrível no final.

Com toda certeza vale a pena caminhar até o final dela e curtir o mar. Para estar bem pertinho da trilha e das praias praticamente desertas, você pode se hospedar no Hotel Plaza e aproveitar toda a infraestrutura do local.

A infraestrutura do hotel está disponível apenas para os hóspedes. Portanto, se for aproveitar a trilha e as pequenas praias lembre-se de levar suprimentos e estar com roupas e sapatos apropriados.

A trilha da Ilha do Pirata é um local perfeito para curtir um dia tranquilo em família e tirar fotos da paisagem exuberante.

Trilha Pedra da Cadeia

A trilha Pedra da Cadeia também fica localizada dentro da área de preservação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema.

Ideal para quem está procurando uma aventura, no local é possível praticar rapel e a vista no alto da Pedra da Cadeia é de tirar o fôlego.

No início da trilha fica o Pesque e Pague Luau da Barra, onde você pode encontrar toda a infraestrutura necessária para curtir a trilha.

No Lual da Barra, além da comida maravilhosa, você ainda pode contar com a equipe se estiver precisando de qualquer informação sobre a trilha.

A trilha da Pedra da Cadeia é um passeio que com toda certeza você deve conferir em Itapema. Além da natureza exuberante, a vista impressionante é algo que você deve conferir para saber o quão bonito é o local.

Fazer o trajeto na parte da tarde ainda vai garantir que você veja o pôr do sol maravilhoso, emoldurando o mar e deixando a paisagem ainda mais bonita.

Conheça outras trilhas na região:

Conheça Itapema

A pequena cidade de Itapema, com pouco mais de 67 mil habitantes, fica no litoral de Santa Catarina, bem próxima a Balneário Camboriú.

A cidade de Itapema também é muito jovem, a primeira estrutura administrativa da cidade foi inaugurada em 1914. Essa primeira estrutura foi o distrito policial da cidade de Itapema, mas a cidade em si só seria fundada décadas depois, em 1962.

Ainda hoje, no bairro Canto da Praia, onde se iniciou a cidade, é possível ver a tradição açoriana das primeiras famílias que povoaram a cidade.

Essa tradição é mantida até os dias de hoje, com a cultura, a gastronomia e o folclore tipicamente açorianos.

Itapema é a cidade com a maior infraestrutura nas suas praias, em um estudo feito pelo Jornal de Santa Catarina em todas as praias do estado.

Outro periódico que realizou um estudo sobre as melhores infraestruturas em praias foi o Diário Catarinense. O jornal elegeu as três melhores infraestruturas de praias, sendo:

  • 1º lugar: Jurerê Internacional, Florianópolis;
  • 2º lugar: Meia Praia, Itapema;
  • 3º lugar: Praia Central, Balneário Camboriú.

Se a ideia é aproveitar suas férias sem se preocupar, Itapema é a cidade certa para curtir. Além das praias, a natureza de Itapema encanta os apaixonados por ecoturismo, com várias opções para se fazer a pé ou de bicicleta.

Além de todas as opções já citadas, Itapema é conhecida como a capital dos ultraleves. A cidade conta com o maior número de horas de voos de ultraleve em todo o estado.

Todos os anos, é realizado na cidade o Encontro de Ultraleves, que atrai milhares de turistas apaixonados pela aviação.

No evento, a Associação de Pilotos de Itapema prepara várias surpresas para os visitantes, como exposições e sorteios. 

Morar em Itapema

Com tantas coisas legais, dá para ficar com vontade de morar em Itapema, não é mesmo? São tantas belezas naturais, com as reservas de Mata Atlântica e as lindas praias, que é impossível não querer se mudar para um paraíso desses.

Mas Itapema é uma cidade que vai muito além das belezas naturais, a cidade conta também com um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Esse fato contribui para que a cidade esteja sempre na lista de melhores cidades para morar no estado de Santa Catarina. Além disso, Itapema é destaque no mercado imobiliário e é uma das cidades que mais crescem no estado.

Destaque também em qualidade de vida, Itapema conta com toda a infraestrutura necessária para moradores e visitantes. Tudo isso é aliado ao fato de que o governo da cidade mantém as orlas sempre bonitas e atrativas, o que movimenta ainda mais a economia da região.

A cultura também é levada a sério em Itapema, de forma a manter as tradições açorianas vivas. Mas muito além de apenas manter as tradições vivas, a população de Itapema se empenha em criar novas tradições, em uma evolução constante.

A localização da cidade também é um fato que a torna ainda mais atrativa. Itapema fica a apenas 15 quilômetros de Balneário Camboriú, uma das cidades mais importantes da região.

Além da proximidade com Balneário Camboriú, Itapema também fica próxima de Florianópolis, a pouco mais de 70 quilômetros de distância.

Essa localização privilegiada contribui ainda mais para o desenvolvimento da cidade, o que a torna um lugar ainda mais interessante para viver.

Melhores bairros para morar em Itapema

Para te ajudar na hora de escolher um imóvel perfeito, fizemos uma lista com os melhores bairros para morar em Itapema.

Morando na cidade, você pode estar perto de todas as belezas naturais que Itapema tem a oferecer, e ainda ter uma ótima qualidade de vida.

Os melhores bairros para morar em Itapema são:

  • Meia Praia
  • Centro
  • Morretes

Quer conhecer um pouco mais sobre cada um deles? Só conferir a lista abaixo, contando o que cada um deles tem de melhor.

Meia Praia

O bairro Meia Praia é o mais famoso da cidade de Itapema. Com uma grande infraestrutura, é o bairro com a praia mais conhecida da cidade e que carrega o nome do bairro onde é localizada.

Além da bela praia, o bairro Meia Praia é destaque no mercado imobiliário da cidade, sendo o mais valorizado. É também o bairro mais populoso e urbanizado, com tudo que você precisa para ter uma ótima qualidade de vida.

Para aqueles que gostam de mais agitação, o bairro Meia Praia é o local perfeito, por contar com várias opções de serviços e de lazer.

Centro

O centro da cidade de Itapema também é um dos melhores bairros para se morar. Com tudo que você precisa para viver bem, o centro da cidade conta ainda com a Praia do Centro, a segunda praia mais movimentada da cidade.

O centro é o bairro com a maior quantidade de serviços disponíveis, com tudo que você precisa bem perto.

Uma vantagem do centro da cidade é ter tudo bem perto de onde você mora, mas isso significa viver bem no meio da agitação da cidade.

Se você está procurando por uma vida cheia de agitação, com todos os serviços bem perto de você, o centro de Itapema é a escolha certa.

Morretes

Se você está procurando por um bairro onde possa ter uma maior tranquilidade, o bairro Morretes é a opção certa para você.

Localizado entre o centro e a Meia Praia, é ideal para quem não dispensa bons serviços mas que gosta de levar a vida com tranquilidade.

Principal bairro residencial da cidade, no Morretes você vai encontrar tudo para ter uma ótima qualidade de vida. O bairro conta com grande incentivo ao esporte e outros tipos de serviços destinados a melhorar a vida dos moradores.

Com a infraestrutura necessária no bairro e com os dois bairros mais movimentados bem ao lado, não vão faltar opções de serviços.

Agora você já sabe tudo que precisa saber para curtir essa cidade incrível e pode aproveitar as trilhas para decidir se mudar de vez para esse paraíso.

Precisa de ajuda para escolher o imóvel ideal? É só entrar em contato com a gente, vamos ficar muito felizes em te atender.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?