Blog

Qual melhor cidade para emprego em Santa Catarina 2021?

3.7/5 - (3 votes)

Santa Catarina é conhecida por sua economia forte e pela geração de milhares de empregos todos os anos e por belas praias. Porém, muitas cidades do Estado são pequenas e não contam com uma oferta atrativa de empregos. É por isso que descobrir qual a melhor cidade para emprego em Santa Catarina é tão importante.

  1. Florianópolis
  2. Balneário Camboriú
  3. Itajaí
  4. Itapema

Existem verdadeiras potências econômicas escondidas no território catarinense. Prova disso é a cidade Itajaí, a qual abriga o segundo maior porto mercantil do Brasil. Aliás, ela sozinha representa cerca de 0,33% do PIB nacional.

Outra cidade considerada rica é Florianópolis. Embora limitada pela extensão territorial, ela consegue ser um polo tecnológico impressionante. As indústrias de floripa ficam nas vizinhanças da cidade — por falta de espaço.

Balneário Camboriú possui o epíteto de “Dubai brasileira”. Lá o luxo está por toda a parte, e os prédios enormes, incluindo o maior do Brasil (Yachthouse), dão um ar futurista para o município.

Bem ao lado de BC — coladinho mesmo — está a incrível Itajaí e seu incrível complexo portuário (que leva o nome da cidade). Não se engane: ela também abriga prédios de luxo e imóveis espetaculares.

Por fim, não poderíamos deixar de falar de Itapema e sua incrível ascensão econômica dos últimos anos. O turismo é forte por lá, mas sua economia também gira em torno do mercado imobiliário, o qual não para de crescer.

Após essa pequena introdução das melhores cidades para empregos em Santa Catarina, vamos expôr diversos dados relacionados à postos de trabalho nesses municípios. Mas, antes de mais nada, vamos explicar como fizemos a pesquisa.

Vamos lá!

420x230-4.jpg

Como a pesquisa de emprego em Santa Catarina foi feita?

Embora possa parecer simples realizar buscas de emprego na internet, na verdade é uma tarefa bastante desafiadora.

A razão disso é que existem ofertas de trabalho que já foram preenchidas — ou expiraram. Portanto, não basta ir até um site de empregos e procurar pelas vagas: é importante filtrar, analisar cada seção apresentada pelo buscador e, claro, subtrair as propostas repetidas ou que não fazem sentido.

Além disso, outro desafio na hora da aquisição dos dados foi sua precisão. Se você for até o Linkedin, por exemplo, e realizar uma busca, ele vai te retornar X vagas; no catho.com.br, por outro lado, serão Y vagas. 

Qual dos valores é o mais acurado?

Com todos esses problemas em mente, e visando trazer informações de qualidade para nossos leitores, prosseguimos da seguinte maneira:

  • Realizamos buscas nos sites de emprego mais renomados da internet.
  • Removemos todas as vagas que ou não faziam sentido, ou estavam duplicadas.
  • Separamos o resultado em categorias para facilitar o consumo do conteúdo.

Além disso, é importante notar que a pesquisa foi realizada no começo de março de 2021. No entanto, dada as circunstâncias de nosso país, pode-se supor que, no futuro, esses valores tendem a se manter — e até aumentar.

Portanto, os dados apresentados aqui devem ser vistos como uma referência. Ou seja, embora verdadeiros, desenham o cenário empregatício da época em que a pesquisa foi realizada.

Agora que você está ciente disso, vamos explorar as melhores cidades para emprego em Santa Catarina!

Quais são as melhores cidades para emprego em Santa Catarina?

Uma boa fração dos municípios de SC é constituída de cidades pacatas e com poucos habitantes. Aliás, das suas incríveis 295 cidades, apenas 13 possuem mais de 100 mil habitantes. Essa é uma curiosidade sobre o Estado que poucas pessoas sabem.

Isso é um problema quando queremos coletar estatísticas municipais, pois, em sua maioria, são representadas em unidades por 100 mil habitantes. Se a cidade tiver menos pessoas que esse número, as análises estatísticas ficam inviáveis.

No entanto, isso não interfere em quase nada na coleta de informação relacionada à empregos, exceto por um detalhe: deve-se corrigir os valores de acordo com a população local.

Por exemplo, uma cidade com 50 mil habitantes, que ofereça X vagas de trabalho, e outra com 100 mil habitantes, mas com mesma quantidade de vagas de trabalho, não possuem a mesma concorrência, não é verdade? 

Vamos disponibilizar a razão das vagas/população para você ter uma ideia da concorrência. Ela será chamada de “ajustada” nos gráficos deste conteúdo. 

Veja todos os dados coletados durante nossas pesquisas!

 1 – Florianópolis

Florianópolis foi a cidade que mais apresentou empregos durante nossa pesquisa. Por ser um polo tecnológico, possui muitas vagas relacionadas a cargos administrativos e de desenvolvimento de produtos.

No caso, os cargos voltados à administração foram os que mais se sobressaíram. Esse padrão se repetiu em todas as cidades, onde somente a quantidade de vagas foi alterada.

Na área administrativa, os gerentes de vendas e vendedores são os mais almejados pelas empresas. Em seguida, temos os analistas de negócios, compradores e gerentes em geral.

Já na área de vendas — que também tem paralelos na área administrativa —, os vendedores técnicos estão em alta. Essa é a carreira com os melhores salários, fora os cargos de gerência, encontrados por lá.

Os representantes comerciais, assim como profissionais especializados em consultoria e vendedores internos também são bastante requisitados. Os vendedores de loja, por incrível que pareça, quase não aparecem na lista de vagas.

Na saúde, as vagas estão bem distribuídas entre médicos de diversas especializações, nutricionistas, instrutores de academia, biomédicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Em suma, é uma boa área de atuação por lá, contando com bastante campo de atuação.

A área de informática é a mais abrangente de nossa lista, e conta com vagas tais como: marketing digital, desenvolvedor de software, analista de TI, designer gráfico e assim por diante. É uma área de atuação bastante esparsa, contando com poucos cargos em muitas modalidades de serviços.

A educação pode ser resumida como cargos para professores de idioma. Alemão, mandarim, japonês e italiano são alguns dos cargos de professor disponíveis por lá.

Na área de turismo, existem muitos cargos, mas com poucas vagas. Além disso, são vagas que compõe desde o atendimento até a produção de alimentos para hotéis e restaurantes. Cargos na cozinha são os mais abundantes.

2 – Balneário Camboriú

As vagas na área administrativa em Balneário Camboriú prezam pelos cargos de gerência. Portanto, se você possui experiência nessa área, é provável que consiga um ótimo salário por lá.

No entanto, vale lembrar que carreiras como analista, assistente de departamento, fiscal de loja e assistente financeiro também estão em alta. Como a cidade é forte no ramo de construção civil, ter experiência com imóveis, materiais de construção e afins pode ser um diferencial importante.

+Leia Mais sobre Balneário Camboriú

Na área de vendas, os representantes comerciais estão em falta nesse município. Da mesma forma, consultores de venda e representantes comerciais estão escassos por lá.

Espere por vagas em vendas bem específicas e exóticas, como automação de churrasqueiras. Isso acontece pois esses itens são muito empregados em imóveis de luxo, algo em abundância na cidade.

A área da saúde não é muito requisitada, e as vagas ficam quase que exclusivamente para os médicos. No entanto, são áreas especializadas e com poucas vagas. Algumas delas são raras de encontrar profissionais, como Médico Hansenologista.

Os enfermeiros podem conseguir ótimas oportunidades por lá, desde que tenham especializações no currículo. De fato, a maioria das vagas é destinada a centros cirúrgicos. O mesmo vale para auxiliar de enfermagem.

No que tange à informática, existem muitas vagas nessa área, mas elas são abrangentes e requerem especialização no tema de atuação. Existem vagas para analista de marketing digital, especialista em e-commerce, web designer e até analista de dados.

Os desenvolvedores que quiserem um trabalho precisam dominar Java, Delphi e C#. Essas são as tecnologias mais requisitadas pelas empresas em BC.

No turismo, os profissionais que atuam na cozinha são os mais procurados. Já na educação, os professores de faculdade são escassos na cidade em quase todas as áreas do saber.

3 – Itajaí

Como Itajaí fica ao lado de Balneário Camboriú… quer dizer, ao lado é pouco: você está andando em BC e, de repente, está em Itajaí… os mecanismos de busca de vagas de emprego uniram a demanda por profissionais das duas cidades.

Portanto, a lista é bastante parecida e conta com várias propostas iguais. Vamos focar nas vagas “exclusivas” de Itajaí.

+Leia Mais sobre Itajaí

Na área de administração, Itajaí tem muitas vagas “mão-na-massa”, quando comparada com Balneário Camboriú. As vagas estão relacionadas a trabalhos com mais pró-atividade, como promotor de vendas, conferente e assistente comercial.

Lá não existem tantas vagas de gerências quanto em BC.

Já na área de vendas, as ofertas são quase exclusivamente para vendedores, representantes comerciais e vendedores técncos. Vale notar, porém, que as vagas requerem especialização na área.

Na saúde, médicos, enfermeiros, dentistas e nutricionista são os mais procurados. Os técnicos em enfermagem também podem conseguir ótimas oportunidades de trabalho, desde que tenham especialização.

Há vagas para farmacêutico, auxiliar de farmácia e auxiliar de saúde bucal, mas elas são em pequena quantidade.

Já na área de informática, os cargos com os maiores salários ficam para os analistas de BI, marketing digital e gestores de tráfego. Há ótimas oportunidades para programadores, tanto seniors quanto juniors.

Na área de educação, existem oportunidades para professores de ensino superior, instrutores de academia, e instrutores de ferramentas voltadas ao mercado imobiliário, como o Sketchup.

No turismo, as vagas relacionadas com a cozinha dominam na cidade, mas também há boas oportunidades para garçons, gerente de restaurante e camareiro de hotel.

4 – Itapema

Itapema apresenta um mercado de trabalho bastante diversificado e exótico, quando comparada às demais cidades desta lista. Um ótimo exemplo disso são os empregos na área de administração, que aceitam até médicos para a função.

Além dessa vaga, há empregos para auxiliar financeiro, analista de importação, gerente comercial, assessor comercial, consultor de vendas e gerente de loja. Outro ramo que possui muitas vagas é o de RH, o qual requisita assistentes de RH, gerentes de RH e recrutadores.

Na área de vendas, os representantes comerciais são os mais escassos na cidade, assim como os consultores de vendas. Existem ótimas oportunidades para analista de comércio exterior, vendedor técnico e vendedor interno.

Algumas vagas requerem especialização, como é o caso de vendedor de peças automotivas.

+Leia Mais sobre Itapema

Já na saúde, a cidade precisa de médicos especialistas em nefrologia, angiologia, cirurgião geral, nutrologia, cardiologia e dermatologia. Biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas e enfermeiros também são requisitados por lá, mas em menor escala.

Na informática, os programadores e web designer dominam o mercado de trabalho. As tecnologias mais requisitadas são: Java, Javascript, C#, .Net, PHP e Delphi. Os maiores salários ficam para os analistas de TI e engenheiros de software.

Existem oportunidades para especialistas em e-commerce e marketing digital, mas são em menor número.

A educação precisa de coordenadores de cursos, professores de educação física, Arquitetura e Urbanismo, e demais áreas do saber.

No turismo, vemos o mesmo padrão das cidades anteriores: as melhores oportunidades estão dentro das cozinhas dos hotéis e restaurantes. Cargos para gerentes também estão disponíveis, mas são em menor número.

O que podemos concluir com base nos dados apresentados?

Somando todas as ofertas de emprego de cada cidade, temos o gráfico abaixo como resultado.

Como pode ser visto, a maioria das vagas está em Florianópolis. As outras três cidades apresentam quase igual número de cargos disponíveis. 

Um detalhe importante, porém, é que a soma das vagas das categorias ultrapassa o total de vagas para cada cidade. A razão disso é que uma mesma vaga se enquadra em mais de uma categoria. O gráfico acima apresenta o valor total de vagas para cada cidade.

No entanto, como foi dito no início deste conteúdo, a quantidade de vagas, por si só, não significa muita coisa. Para ter algum valor, é interessante calcular a razão vaga/população. Essa informação está apresentada no gráfico abaixo.

Colocando as duas informações lado a lado, e normalizando em relação à Balneário Camboriú, podemos ver claramente que Itapema possui uma alta concentração de vagas por habitantes, sendo a mais recomendada para quem quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

No entanto, é importante levar outras informações em conta, como a área de atuação e faixa salarial. Às vezes compensa conquistar uma vaga com salário melhor, mesmo que mais concorrida.

Gostou das informações? Compartilhe com seus amigos!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?