Blog

Por que morar em Itajaí?

5/5 - (1 vote)

O Estado de Santa Catarina é reconhecidamente um dos melhores do Brasil. Por causa disso, muitas pessoas optam por viver na região, e morar em Itajaí é uma das melhores opções.

Itajaí, embora também dependa bastante do turismo, não vive apenas disso. A economia gira em torno do mercado náutico, da pesca e das indústrias. É um mercado forte e que gera muitos empregos.

Quer descobrir mais algumas coisas interessantes sobre como é morar em Itajaí? Não deixe de ler até o final!

Qual é o tamanho de Itajaí?

Itajaí é uma cidade enquadrada na categoria “grande” para os parâmetros de Santa Catarina. É a quarta cidade mais populosa do estado, com mais de 290 mil habitantes, segundo a prévia do último Censo (2022). Sua área territorial é de quase 290 quilômetros quadrados. Porém, a cidade em si é restrita a uma pequena porção dessa área; a maioria ainda está inabitada.

Morar em Itajaí: por que é vantajoso?

Morar no Estado de Santa Catarina, de forma geral, é uma vantagem. O Estado é bem organizado, possui boa infraestrutura e contém muitas riquezas. Itajaí não é diferente, e listamos algumas características dessa cidade:

  • Economia;
  • Educação;
  • Localização da cidade;
  • Mercado imobiliário;
  • Pontos turísticos.

Vamos lá!

Prefeitura de Itajaí

Economia forte

Ao contrário da maioria das cidades litorâneas, a economia de Itajaí não depende exclusivamente do turismo. Ele é sim um elemento importante, mas, em geral, a cidade possui várias atividades que também pesam em seu PIB (Produto Interno Bruto).

Falando em PIB, Itajaí possui o segundo maior PIB de Santa Catarina. No âmbito nacional, isso significa incríveis 0,33% da economia brasileira, o que a coloca como a 28ª cidade com maior economia do Brasil. Além disso, foi a cidade que mais arrecadou em turismo no estado, ficando a frente da capital Florianópolis, e de Balneário Camboriú.

Ou seja, morar em Itajaí é uma ótima escolha, pois, por contar com bastante dinheiro circulando por lá, há muitos investimentos no município. 

Excelente educação

A educação em Itajaí é muito boa quando comparada às demais cidades. De fato, levando em conta a média da cidade do ENEM, ela fica acima da média para o Estado de Santa Catarina.

Além disso, a taxa de alfabetização de jovens é bastante alta: quase 100% das crianças e adolescentes são alfabetizados. Existem escolas conceito na cidade, e até ensino bilíngue pode ser uma opção para seus filhos. Incluindo boas escolas também na rede pública de ensino.

Da mesma forma, faculdades de renome atuam tanto na cidade quanto nas vizinhas. Portanto, seus filhos podem ter todas as instruções, desde a creche até a pós-graduação, na própria cidade e nos arredores.

Fácil acesso a cidades importantes de SC

Itajaí fica próxima das “cidades potência” de Santa Catarina, como Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, etc., ou seja, há muitas estruturas interessantes bem próximas.

A maioria dessas cidades estão ligadas pela BR-101. Todas podem ser acessadas com pouco tempo de viagem de carro, como a capital Florianópolis que fica a cerca de 1h30.

Ótima valorização de imóveis

Um padrão encontrado no litoral catarinense é a valorização dos imóveis. Morar em Itajaí, além de muito confortável, também oferece ganho de capital pela valorização da moradia em si. Segundo pesquisa divulgada pela Fipe Zap em 2022, Itajaí é a 7ª cidade com metro mais caro do Brasil.

Além disso, essa cidade, assim como Balneário Camboriú, está na mira de grupos de investidores e turistas. Devido a alta procura durante a temporada, em alguns casos, pode-se cobrar mais de R$ 1.000 por diária em um apartamento.

É um mercado em plena expansão, e que também aproveita o enorme movimento das cidades vizinhas para se alavancar.

Muitos lugares interessantes para passear

Morar em Itajaí é uma excelente escolha se você quer aproveitar momentos inesquecíveis com sua família.

Por ser uma cidade turística, conta com estruturas nas praias, assim como uma excelente oferta de restaurantes e atrações.

Do lado de Itajaí fica Penha e o incrível Beto Carrero World e com certeza vale a pena visitar. Já na vizinha Balneário Camboriú, há o Parque Unipraias, um complexo de entretenimento muito atraente. É lá que você pode passear de bondinho com sua família.

Também vale dar uma passadinha no Morro do Careca. Há saltos de parapentes e trilhas gostosas te esperando.

O que tem para fazer em Itajaí?

420x230-4.jpg

A cidade é rica em belezas naturais e estruturas construídas pelo homem. São praias maravilhosas, mirantes magníficos e vários restaurantes de qualidade. Veja o que Itajaí tem de melhor:

  • As praias de Itajaí;
  • Os esportes mais praticados na cidade;
  • Os principais restaurantes;
  • Pontos turísticos indispensáveis.

Não deixe de ler tudo!

Praias incríveis

A qualidade das praias de Itajaí é excelente, e são consideradas as melhores de Santa Catarina. Além das belezas naturais a infraestrutura é completa.

+Leia Mais

As praias mais recomendadas para visitação são: Praia Brava, Cabeçudas e Praia dos Amores. 

Ótimas opções de esportes

Um dos pontos-forte de Itajaí é sua grande oferta de esportes, o que inclui até os radicais.

A cidade possui excelentes trilhas para você aproveitar, e uma bastante especial é a Trilha Praia da Saudade.

Se você prefere caminhar no asfalto, com certeza vai gostar do Molhe de Itajaí. É uma extensão da cidade que vai em direção ao mar; conta com pavimentação e uma vista muito bonita no final do trajeto, tanto para caminhada quanto para o pedal.

Outro local ideal para caminhar é o Parque do Atalaia. De lá você pode ir até o Mirante do Atalaia e Pico do Atalaia, ambas atrações com vistas espetaculares.

Enorme variedade de restaurantes

São diversas opções de restaurantes de qualidade na região, principalmente na conhecida via gastronômica Beira Rio e na Praia Brava.

Temos um post especial no blog com as principais opções da cidade. Faça sua escolha e leve a família para conhecer esses atrativos.

Principais pontos turísticos

Passar por Itajaí sem visitar as praias é quase impossível. A Praia Brava e a Praia Cabeçudas são praias referência na localidade, sendo excelentes para passar o dia com a família, com toda estrutura necessária. O mesmo vale para a Praia do Atalaia.

A Paróquia Santíssimo Sacramento, e o Museu Histórico também são dois pontos turísticos interessantes. Prédios históricos que formam uma linda paisagem no Centro da cidade. Assim como o Mercado Público, com peças do artesanato local, restaurante, peixe fresquinho, e música ao vivo.

Quais são os principais bairros de Itajaí?

Uma das particularidades de Itajaí é sua distribuição urbana ao longo de sua área habitável. Ao contrário das cidades convencionais, ela não foi construída em blocos retangulares. É como se a cidade saísse do mar e invadisse o território de Santa Catarina.

Dessa forma, existem bairros que ficam próximos ao mar, enquanto outros estão imersos no interior da área. São lugares para todos os gostos, desde os mais tranquilos, até os mais urbanos. São diversas opções, mas os principais são:

  • Bairro Centro;
  • Bairro Fazenda;
  • Bairro Cabeçudas;
  • Bairro Ressacada
  • Bairro Praia Brava.

Aproveite para conferir algumas particularidades dos principais bairros da cidade AQUI! 

Gostou da cidade? Acesse nosso site e conheça as oportunidades de imóveis para viver ou investir em Itajaí!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?