Blog

Conheça os 5 melhores bairros de Itajaí

3.7/5 - (4 votes)

Itajaí é uma cidade que possui um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e belezas naturais incríveis. É líder em arrecadação turística em Santa Catarina, e possui o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado, sendo a 28ª maior economia do Brasil. Todos esses números garantem a cidade uma excelente qualidade de vida. Além disso, fica ao lado de Balneário Camboriú, um dos destinos mais procurados.

Vale a pena morar em Itajaí? O Estado de Santa Catarina é conhecido por suas cidades prósperas, com excelente desenvolvimento tecnológico e alta oferta de emprego. Da mesma forma, possui algumas das praias mais bonitas do Brasil, assim como os maiores prédios.

A grande maioria das cidades litorâneas são dependentes do turismo. Porém, Itajaí não segue esse padrão. Sua economia é forte o ano todo, baseada principalmente na atividade náutica, portuária e também industrial.

Neste post você vai conhecer as dimensões da cidade, o que ela tem a oferecer, sua economia e os melhores bairros tanto para morar quanto para investir.

Quais os melhores bairros de Itajaí?

Os principais e melhores bairros de Itajaí são:

  • Bairro Centro;
  • Bairro Fazenda;
  • Bairro Cabeçudas;
  • Bairro Ressacada
  • Bairro Praia Brava.

Saiba a seguir, o que cada um deles tem de especial, e escolha o melhor para morar ou investir: 

Prefeitura de Itajaí

Centro

O Centro de Itajaí é o bairro que concentra muitos estabelecimentos e serviços essenciais. São mais de dez instituições de ensino, hospital e várias clínicas de saúde, supermercados e lojas diversas, assim como alguns pontos turísticos como a belíssima Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Museu Histórico.

Algumas instituições de ensino que valem destaque são:

  • CEI Nossa Senhora das Graças;
  • EEF Francisco de Paula;
  • EEB Professor Pedro Paulo;
  • Colégio Adventista;
  • Colégio Salesiano
  • Escola de Ensino Médio Victor Meirelles
  • Escola de música Arte Sonora;
  • Colégio São José;
  • Escola Elites;
  • Colégio Energia;

Do comércio em geral, os seguintes:

  • Itajaí Shopping;
  • Fort Atacadista;
  • Milium Tem de Tudo;
  • Supermercado Angeloni Itajaí;
  • Farmácia Preço Popular;
  • Droga Raia;
  • Mercado Público de Itajaí.

Bairro Fazenda

O bairro Fazenda em Itajaí é um dos melhores locais para se viver no litoral catarinense. Possui uma infraestrutura exemplar, com todo comércio e serviços, localizado atrás do bairro Cabeçudas, e faz divisa com o Centro. 

SONY DSC

+Leia Mais

Possui a conhecida Beira Rio, principal via gastronômica da cidade com várias opções de restaurantes e bares. Por sua proximidade de Cabeçudas e Praia Brava, proporciona aos moradores aproveitar as melhores praias da cidade. Além de ser o bairro próximo a Balneário Camboriú, dando acesso rápido aos benefícios da cidade vizinha também.

Cabeçudas 

Cabeçudas é ideal para quem quer morar perto da praia, um bairro residencial, tranquilo e seguro. Possui duas das principais praias do município: Praia do Atalaia e Praia de Cabeçudas. Uma sugestão para conhecê-lo, é percorrer o Caminho de Cabeçudas, fazendo uma caminhada, ou até mesmo de bicicleta, apreciando as belas paisagens.

Como se trata de um local especializado em turismo, ou seja, não possui tantos serviços essenciais. No entanto, oferece bares e restaurantes a beira mar, e a necessidade de instituições de ensino e serviços é suprida pelos bairros vizinhos próximos.

Uma estrutura que chama bastante a atenção é o Molhe presente na parte Norte do bairro. A Rua Caminho de Xinxiang vai desde a Praia do Farol e percorre toda a extensão do Molhe. No caminho de Cabeçudas há também o Bico de Papagaio e o Pico do Atalaia.

O Bico do Papagaio é uma formação rochosa natural que se assemelha a um papagaio. Ele está localizado ao Norte da Praia do Geremias. Já o Pico do Atalaia fica mais ao fundo do bairro, bem longe do mar. Ele fornece uma visão ampla e magnífica de suas redondezas. 

Ressacada

Em suma, é um bairro novo que tem como objetivo ser dedicado a imóveis de alto padrão. Portanto, ainda não há muitos estabelecimentos comerciais por lá, mas sua proximidade com o Centro e o bairro Fazenda supre a demanda.

No bairro em si existem algumas opções de mercados pequenos, e estabelecimentos gastronômicos, assim como alguns serviços. É um local de fácil acesso, através da Avenida Vereador Abrahão João Francisco, uma das principais entradas da cidade.

Por ser um bairro novo e com muito potencial de valorização, comprar um imóvel em Ressacada pode ser visto como um ótimo investimento financeiro.

Praia Brava

Um dos bairros mais procurados do litoral Sul, com a praia mais badalada, focado no turismo e na vida contemplando as atividades ao ar livre. Oferece uma variedade de opções gastronômicas e de entretenimento noturno. A praia com sua vasta extensão de areia e boas ondas, atrai surfistas e amantes da vida no litoral.

O bairro Praia Brava fica logo abaixo de Cabeçudas, e faz divisa com Fazenda e bairro das Nações (Balneário Camboriú). Está em crescimento exponencial, e próximo de tudo que você precisa.

O melhor bairro de Itajaí é…

A escolha do melhor bairro de Itajaí é pessoal e varia de acordo com as necessidades da família. No entanto, devidos aos estabelecimentos e serviços próximos, o Centro é considerado um dos melhores bairros de Itajaí para morar. Além disso, vale lembrar que ele faz ligação com todos os outros bairros do município, portanto, a mobilidade a partir dele é muito grande.

Praia Brava ou Cabeçudas, em suma, estão mais “longe de tudo” e são mais utilizados por visitantes. Se seu objetivo for um imóvel para passar as férias, ou investir, com certeza esses são os bairros mais indicados.

Qual o tamanho de Itajaí?

Itajaí é uma cidade considerada de porte médio-grande para o padrão de Santa Catarina e de acordo com o último censo (IBGE 2022), Itajaí apresenta mais de 290 mil habitantes. A cidade fica ao lado de Balneário Camboriú, fazendo divisa com Brusque, Camboriú, Navegantes e Ilhota.

Algo que surpreende bastante é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que numa escala de 0 a 1, Itajaí atinge 0,795 sendo considerado um valor muito alto para o Brasil. 

O que Itajaí tem a oferecer?

Morar em uma cidade cheia de praias encantadoras e completa em todos os aspectos!

Vamos destacar alguns pontos, sendo eles

  • Economia forte e estável;
  • Ótima localização no Estado;
  • Alta qualidade dos serviços públicos;
  • Belezas naturais.

Economia forte

A maioria das cidades turísticas só ganha vida em épocas de temporada. No entanto, Itajaí tem alguns diferenciais. Por causa do porto, da atividade de pesca e do turismo, vários outros serviços são alavancados, como é o caso da gastronomia, construção civil e assim por diante.

Assim, há sempre demanda por mão-de-obra, fazendo com que sua economia gire com avidez. Possui o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina, e é a 28ª maior economia do Brasil, atraindo investidores de todo o país.

Ótima localização no Estado

Itajaí possui uma localização bastante privilegiada dentro do Estado de Santa Catarina: além de ficar próxima à capital (98 km), faz divisa com cidades importantes de SC.

Da mesma forma, diversos pólos econômicos e industriais estão logo ao lado, como é o caso de Brusque, Balneário Camboriú, Blumenau, etc. 

Aliás, é fácil chegar a cidades de Estados vizinhos, como Curitiba.

Essa facilidade logística ajuda no translado de cargas tanto para embarque quanto para desembarque dos navios atracados no Porto de Itajaí.

Para os moradores, essa facilidade significa aproveitar todas as atrações das cidades próximas, como o Parque Unipraias de BC, o Beto Carrero World e assim por diante.

Alta qualidade nos serviços públicos

A máquina pública é conhecida por sua ineficiência operacional, e isso implica diversos problemas estruturais na maioria das cidades, no entanto, alguns municípios o contornam isso de maneira exemplar, e Itajaí é um belo exemplo disso. 

A Fecomércio/SC elaborou um ranking das melhores cidades de Santa Catarina de acordo com o serviço público prestado e a cidade ficou em segundo lugar nesse ranking. A métrica mensurada foi a percepção dos eleitores quanto à segurança, preservação ambiental, limpeza da cidade, educação, lazer e cultura, etc, o que comprova sua competência.

A taxa de escolarização local também é altíssima. As escolas públicas, são consideradas ótimas quando comparadas às demais encontradas em Santa Catarina.

Belezas naturais

Por ser uma cidade litorânea, a cidade conta com praias maravilhosas e interligadas pelo famoso Caminho das Cabeçudas.

As principais praias do município são:

  • Praia de Cabeçudas;
  • Praia do Geremias;
  • Praia da Atalaia;
  • Praia do Molhe;
  • Praia Brava.

Outro ponto positivo é sua proximidade com Balneário Camboriú, permitindo que as belezas naturais de lá também estejam acessíveis. Confira as melhores praias de Itajaí

Entre em contato agora com a Imobille e conheça as opções de imóveis disponíveis nessa região!

Compartilhe com seus amigos e familiares! 

Imagens: Prefeitura de Itajaí

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?