Blog

Conheça as Cidades mais seguras de Santa Catarina

4.1/5 - (43 votes)

Você conhece as cidades mais seguras de Santa Catarina? O estado é conhecido pela sua riqueza tanto de recursos quanto de belezas naturais e as mais belas praias, mas será que é seguro para morar? Essa é uma dúvida que assombra quem pensa em se mudar para lá.

Santa Catarina é um estado completo: é repleta de polos tecnológicos, industriais, comerciais, possui cidades maravilhosas para o turismo, é rica em cultura e recursos, além de apresentar ótimos índices de qualidade de vida.

No entanto, mesmo que haja uma correlação entre alto IDH — o qual é muito alto em SC, diga-se de passagem — e baixo índice de homicídios, algumas cidades desse estado não seguem muito bem esse padrão. Um dos motivos disso pode ser a enorme quantidade de turistas que esse estado recebe.

Preparamos uma pesquisa completa para você que quer descobrir quais são as cidades mais seguras de Santa Catarina. Antes de apresentarmos a lista em si, fizemos algumas ponderações importantes sobre os dados pesquisados.

  1. Jaraguá do Sul
  2. Brusque
  3. Tubarão
  4. Lages
  5. Criciúma
  6. Balneário Camboriú
  7. Blumenau
  8. Chapecó
  9. São José
  10. Florianópolis

Boa leitura!

Detalhes importantes sobre a pesquisa realizada

Encontrar as cidades mais seguras de SC trouxe diversos desafios inesperados, e o mais grave foi a falta de informações disponíveis. Embora tenhamos fontes seguras e confiáveis como IBGE e IPEA, os dados de lá nem sempre estão atualizados — e isso pesou bastante nesta pesquisa.

Só para exemplificar, os dados sobre IDHM, que fala sobre o IDH municipal, foram atualizados em 2010. Além disso, nossa principal fonte consultada foi o Atlas da Violência de 2019 por município. Detalhe: os dados de lá são de 2017.

Frente a isto, tomamos os dados de 2017 e utilizamos a taxa de homicídio por 100 mil habitantes como base para ordenar nossa lista… daí surgiu outro problema: das 293 cidades de Santa Catarina, apenas 13 delas possuem mais de 100 mil habitantes, ou seja, puderam participar da mensuração dessa taxa.

Em suma, fizemos o melhor que podíamos com os dados encontrados, e até algumas notícias recentes entraram em nossa pesquisa. Porém, mantivemos a lista em ordem crescente de taxa de homicídio por 100 mil habitantes, de acordo com os dados de 2017.

Agora que você está ciente dessas informações, vamos a lista!

Lista das cidades mais seguras de Santa Catarina

420x230-4.jpg

Embora algumas cidades tenham apresentado um elevado índice de taxas de homicídio em 2017, foram tomadas medidas para amenizar esse problema. Nesse sentido, a maioria das cidades recebeu investimentos milionários na área da segurança, como foi o caso de Florianópolis.

Outras cidades, por outro lado, apostaram na prevenção de crimes pela integração entre agentes de segurança e a própria população.

Veja a lista das 10 cidades mais seguras de Santa Catarina — já considerando esses investimentos.

1. Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul apresenta 5,5 homicídios por 100 mil habitantes, e isso coloca essa cidade entre as mais seguras de nosso país. Em 2017, por exemplo, ficou em 4ª colocação no ranking nacional de segurança, perdendo apenas para 3 cidades paulistas.

Segundo o tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, a segurança na cidade é feita de maneira integrada. Dessa forma, existe o lado operacional, onde entra o trabalho dos policiais, e o lado preventivo, onde a população atua no combate à criminalidade.

Além disso, um dos fatores prováveis para essa pequena taxa de homicídios é a qualidade da educação encontrada por lá. De fato, o Ideb — uma forma de mensurar a qualidade do ensino — é muito superior ao encontrado no restante do país.

Há também como relacionar a forte geração de empregos com a taxa de homicídio: enquanto o Brasil como um todo retraiu na porcentagem de contratação, Jaraguá teve um excelente 2017 para o fomento de novos postos de trabalho.

2. Brusque

Em 2017, Brusque surpreendeu a todos com sua incrível taxa de 5,8 homicídios por 100 mil habitantes. No entanto, ela conseguiu se superar em 2020: de janeiro até junho deste ano, nenhum homicídio foi contabilizado.

Além disso, ela é a única cidade do Brasil que, mesmo acima de 100 mil habitantes (contém mais de 134 mil), não contabilizou nenhum óbito por crime violento.

O Comando da Polícia Militar de lá ressaltou que Brusque possui uma população trabalhadora, profissionais éticos, boas relações entre justiça e segurança pública; o trabalho de cada agente de segurança também é um dos fatores fundamentais para esse resultado.

Brusque apresenta o maior IDH de SC, de acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Abril, em 2014. Além disso, conta com uma economia forte, principalmente no ramo têxtil. Foi de lá que marcas famosas surgiram, como Havan e Colcci.

A qualidade do ensino também é impecável, tanto no público quanto no privado. Há várias escolas técnicas, assim como ótimas instituições de ensino superior na cidade.

3. Tubarão

Contando com uma taxa de homicídios de 8,1, Tubarão fica na terceira colocação de nossa lista, representando uma das cidades mais seguras de Santa Catarina.

A razão disso é que, no ano da pesquisa do IPEA, a prefeitura de Tubarão decidiu reatar iniciativas de segurança pública. Dessa forma, vários investimentos foram realizados por lá, tais como: rádio patrulha, compra de armas, renovação de alvarás para as Polícias Militar e Cívil, e etc.

Uma das atividades resgatadas foi a da Guarda Municipal, com o detalhe de que, ao contrário do que ocorria desde 2014, os agentes agora podiam portar armas.

A cidade contou com diversos investimentos para chegar ao patamar apresentado pelo Atlas da Violência de 2019. Ao todo, são mais de R$ 1 milhão gastos anualmente com segurança por lá.

4. Lages

Em 2017, Lages apresentou uma das menores taxas de homicídios do país, ficando com apenas 8,8 por 100 mil habitantes. No entanto, isso é fruto de uma gama de benefícios oferecidos pela cidade, como a economia forte.

A cidade é conhecida por ter uma pecuária, indústria madeireira e agricultura bastante poderosa. Aliás, também trabalha com turismo rural, o qual permite um contato maior com a natureza.

Fora isso, o município conta com uma excelente qualidade no que tange à saúde. De fato, possui um dos melhores centros clínicos de SC. Ela atende uma boa parte do estado; conta com 5 hospitais, 30 unidades do SUS, 1 pronto-atendimento e 1 policlínica.

No que diz respeito à educação, a cidade recebe alunos do Brasil inteiro, principalmente para o ensino superior. Porém, também atende bem os alunos das demais modalidades, contando com SENAI, SENAC e outras ótimas instituições de ensino.

5. Criciúma

Criciúma, por causa de sua taxa de homicídios de 11,3, representa uma divisora de águas em nossa lista. Diz-se que a partir da taxa de homicídio de 10 estamos lidando com “violência epidêmica”.

Ou seja, a violência passa a ser vista como um problema de saúde pública, pois, além de atrapalhar a vida da população, já apresenta bases que a sustentam, as quais permitem sua propagação.

No entanto, quando estamos falando do Brasil, taxas de homicídio próximas à 30 são consideradas medianas. Em 2017, o país registrou, por inteiro, uma taxa de 31,6.

Falando um pouquinho mais sobre Criciúma, ela é uma referência em educação, possuindo ótimos colégios privados e públicos. Aliás, o ensino superior também é de qualidade. Ou seja, nada de viajar para conseguir uma ótima formação.

A cidade também conta com um ótimo planejamento urbano, e isso se reflete no transporte público. Lá você pode ir para qualquer ponto da cidade utilizando um dos três terminais de ônibus.

6. Balneário Camboriú

A famosa Dubai brasileira apresenta uma taxa de homicídio de 14, mas possui uma excelente porcentagem de resolução de crimes. Essa cidade, assim como algumas mais abaixo, não está em seu ranqueamento adequado.

Em 2019, Balneário Camboriú, sob a gestão do prefeito Fabrício Oliveira, viu uma integração entre todos os órgãos de segurança. Dessa forma, as Polícias Civil e Militar, assim como o Corpo de Bombeiros e o IGP, foram mobilizados.

Outro ponto importante foram os investimentos em segurança indireta, como iluminação pública e coisas do gênero. Lá em 2018 também houve a instalação de totens de segurança por toda a cidade.

Portanto, é provável que ela esteja em um patamar muito melhor do que o mensurado em 2017. Aliás, um estudo realizado em 2018 diz que a taxa de homicídio na cidade caiu para 8,35 por 100 mil habitantes.

7. Blumenau

Em 2017, Blumenau registrou uma taxa de homicídios de 14,1 por 100 mil habitantes. No entanto, devido aos investimentos em segurança pública, já em 2018 esse número caiu bastante.

Ao longo de 2018, mais de 26 mil ocorrências foram atendidas na cidade, resultando em 212 prisões. Além disso, a polícia conseguiu apreender mais armas que no ano anterior, diminuindo a incidência de homicídios.

Sobre os roubos, houve uma queda de 597 para 366 em apenas um ano. Já os furtos diminuíram quase 20%.

8. Chapecó

Chapecó fica na oitava colocação, com uma taxa de homicídios de 18 por 100 mil habitantes. Embora esse valor esteja bastante abaixo da média nacional, Chapecó ainda recebeu um forte investimento em segurança em 2020.

Ao todo, a quantia ultrapassou os R$ 1 milhão, onde a maior parte foi destinada para aquisição de viaturas para a Polícia da cidade. Além disso, as fronteiras ficarão mais seguras a partir deste ano, por causa dos investimentos em aeropoliciamento.

Chapecó é conhecida principalmente por ser bastante limpa e organizada. Além disso, possui diversas instituições de ensino de qualidade, como a Udesc.

No que tange à saúde, a cidade não deixa a desejar: possui dois ótimos hospitais, um público e outro privado, que passaram por ampliações recentes, o que dobrou suas capacidades.

9. São José

A taxa de homicídios em São José ficou em 19,6, para a mensuração de 2017, a qual consta no Atlas da Violência de 2019. No entanto, assim como a maioria das cidades com taxas acima de 10, ela também apresentou investimentos nessa área.

No início do ano de 2020, a prefeitura local investiu pesado em segurança, somando quase R$ 1 milhão. Porém, a cidade também recebeu investimentos milionários para a segurança, os quais ficaram em torno de 1,3 milhões.

Um dos maiores destaques de lá é a Guarda Municipal, que conta com 113 agentes. Além de proteger a cidade, essa instituição também promove ações sociais; a Guarda atendeu quase 8 mil crianças e adultos em 2019.

Em uma campanha chamada Guarda por ELAS, agentes de segurança ensinaram mulheres a se defender de possíveis agressores. O curso compreendeu técnicas de luta, legislação e empoderamento feminino.

Os agentes passam por capacitação continua, e um reflexo disso foram os 33 cursos de aprimoramento realizados em 2019. O foco dos agentes é instalar uma cultura de paz na cidade, principalmente pela justiça restaurativa, um conceito que objetiva a construção de relacionamentos saudáveis entre as pessoas.

10. Florianópolis

A “Ilha da magia”, um dos apelidos carinhosos da grandiosa Florianópolis, não impediu a última colocação nesta lista. Afinal de contas, ter 30 homicídios por 100 mil habitantes jogou essa cidade aqui para o fundo.

Será que ela é tão ruim assim? A resposta é: Não! (Com exclamação mesmo!)

Devemos lembrar que os dados utilizados para compor esta lista com as cidades mais seguras de Santa Catarina são de 2017 — publicados em 2019. Portanto, estamos falando de dados bastante antigos, ou seja, não contabilizam as ações do governo para combater o elevado índice de violência na cidade.

Em dezembro de 2019, por exemplo, Florianópolis recebeu incríveis 41,1 milhões em investimento no setor de segurança. Além disso, mais de 9 mil agentes foram colocados nas ruas, numa operação chamada “Verão Santa Catarina”.

Outro ponto importante é que, no primeiro semestre de 2019, quase 150 ações para combate à violência foram colocadas em execução. Por causa do alinhamento dessas atividades com os interesses do governo federal, a capital de SC facilitou a entrada de recursos.

No entanto, mesmo com essas informações animadoras, não temos como afirmar com certeza o desfecho dessas ações na cidade. É provável que as novas pesquisas só saiam lá para 2022 ou 2023 — e há uma enorme chance de serem positivas.

E aí, o que achou da nossa lista com as cidades mais seguras de Santa Catarina? Esperamos que tenha sido bastante informativa para você!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?