Blog

Conheça as 4 melhores praias de Itajaí

5/5 - (1 vote)

Saber quais são as melhores praias de Itajaí é uma tarefa fácil, porque cada uma das praias são incríveis e com certeza vale a pena visitar todas elas.

Itajaí é uma cidade no litoral norte de Santa Catarina, a 94 quilômetros da capital Florianópolis e bem ao lado de Balneário Camboriú. Destaque em economia, cultura e belezas naturais, Itajaí combina tudo que você está procurando em um único lugar.

Se você está pensando em visitar a cidade, é essencial saber quais locais você quer conhecer.

Fizemos uma lista com todas as melhores praias de Itajaí, para te ajudar na hora de escolher:

  1. Praia Brava
  2. Praia de Cabeçudas
  3. Praia do Atalaia
  4. Praia do Morcego

Ficou curioso para saber mais sobre as melhores praias de Itajaí? Continue lendo que vamos mostrar o que você precisa saber sobre cada uma delas.

Prefeitura de Itajaí

 1 – Praia Brava  

A praia Brava em Itajaí se localiza no bairro de mesmo nome. Uma das praias mais badaladas da cidade, você irá encontrar toda a infraestrutura necessária para curtir a sua estadia. A região é equipada com farmácias, postos de combustível e mercados. 

Se está planejando ficar durante toda a sua estadia na cidade perto da praia Brava, motivos não vão faltar. O bairro conta com vários hotéis, restaurantes e bares para agradar a todos os gostos.

Na praia Brava você pode encontrar restaurantes veganos e vegetarianos, então opções não vão faltar. Mas se você está procurando por frutos do mar de qualidade, os restaurantes na região irão te agradar. 

Se você gosta de caminhar, é mais um motivo para escolher a praia Brava. Toda a extensão da praia conta com um calçadão bem na beirada da areia, um local perfeito para caminhadas de fim de tarde ou de começo de manhã. 

Os ciclistas também podem aproveitar o local pois o calçadão é bem extenso e percorrer todo o local de bicicleta vai te dar uma perspectiva totalmente diferente da praia. A Praia Brava com certeza é uma das melhores praias de Itajaí. 

A praia já foi palco de várias competições de surfe e jet ski por causa do mar agitado. Se você gosta de surfar, vai encontrar várias lojas com venda e aluguel de equipamentos. 

Além das várias lojas, você ainda pode conferir o shopping ali perto se precisar de qualquer coisa.

O local também conta com vários locais onde é possível praticar esportes na areia, como vôlei, beach tennis e futevôlei. 

Se você acha que a diversão na praia Brava acaba assim que o sol se põe, está muito enganado. 

Com o clima gostoso e os vários bares e restaurantes da região, é um lugar perfeito para curtir a vida noturna. 

Com vários restaurantes com música ao vivo, você vai poder apreciar boa comida e boa música em um só lugar. 

Há ainda várias casas noturnas para você curtir uma boa música eletrônica. Eleita a casa noturna com melhor música eletrônica do Brasil, a Warung Beach Club se localiza bem perto da orla da praia. 

Uma continuação da praia Brava, a praia dos Amores fica bem na divisa com Balneário Camboriú. Com uma ampla infraestrutura, mas menos movimentada, é uma boa opção para tirar um dia relaxando na areia.

Mas se estiver a fim de um pouco de aventura, pode até mesmo fazer uma trilha para subir o morro do Careca, que fica na cidade vizinha. De lá, você vai ter uma vista incrível da área ao redor. 

Outra atração no Morro do Careca são os voos de parapente, então vale a pena conhecer o local se estiver procurando por alguma coisa mais radical. Mas se a ideia for só fazer a trilha e apreciar a linda paisagem, não vai se arrepender nem por um segundo.

2 – Praia de Cabeçudas

A praia de Cabeçudas em Itajaí se destaca entre as melhores por se tratar de um local tranquilo para curtir com a família. Ela é a praia queridinha daqueles que estão viajando com crianças, pois o mar ali é bem limpo e tranquilo.

A praia fica localizada no bairro de mesmo nome e conta com uma boa infraestrutura, com bares, restaurantes e hotéis. Como a faixa de areia é bem grande, você pode ver várias pessoas praticando esportes por ali.

No local também existe uma calçada arborizada ao lado da orla, perfeita para fazer uma caminhada de fim de tarde e aproveitar o pôr do sol. 

+ Leia mais:

Na lateral direita da praia há ainda um pequeno playground onde você pode levar as crianças e aproveitar para relaxar na sombra em um dos bancos da praça.

Na praia de Cabeçudas também há o Farol de Cabeçudas, onde é possível fazer trilhas e chegar até a Ponta das Cabeçudas. 

Mas para visitar é necessário pedir informações nas redondezas, porque o local é gerenciado pela marinha brasileira e é necessário perguntar se há outras trilhas para chegar até o local.

3 – Praia do Atalaia

Uma das praias mais frequentadas por surfistas, a praia do Atalaia fica bem próximo dos Molhes da Barra em Itajaí. 

A praia recebeu esse nome por estar bem próxima ao parque Natural do Atalaia. Atalaia significa um local elevado de onde se observa ou se vigia, e o nome foi escolhido porque o parque está em um dos pontos mais altos da cidade.

Além de toda a extensão do calçadão que segue a praia, você ainda pode aproveitar para caminhar até o farol do Molhe de Itajaí. Além disso, o caminho do até o farol é um local perfeito para andar de bicicleta.

Por toda a praia é possível ver os navios indo em direção ao porto, mas a vista do Molhe é impressionante. O contraste do mar com os grandes navios cargueiros é de tirar o fôlego. Está não poderia faltar na nossa lista de melhores praias de Itajaí. 

Além dos bares que servem frutos do mar, é possível encontrar barraquinhas que vendem pastel e caldo de cana. 

Uma das atrações mais famosas na praia do Atalaia é o Bico do Papagaio, uma rocha de aproximadamente 4 metros e meio de altura. 

Quando fizeram a estrada que faz a ligação do centro de Itajaí até o bairro de Cabeçudas, tiveram que implodir rochas. O Bico do Papagaio é resultado de um desses procedimentos e se tornou um dos símbolos da cidade. 

A rocha ganhou esse nome pois seu formato lembra muito o corpo de uma ave com um bico pontudo. É um bom local para levar a família para tirar fotos, pois a combinação da rocha com o mar e o céu ao fundo, com certeza vão te render boas memórias.

No Bico do Papagaio há um mirante de onde é possível ter uma bela vista do entorno, que se torna ainda mais bonito ao pôr do sol.

Para aqueles que estiverem buscando por um maior contato com a natureza, os arredores da praia do Atalaia podem ser uma boa opção. 

Existem trilhas em meio a mata que levam até o Parque Natural do Atalaia. Dentro do parque, há duas estradas, uma para a direita e outra para a esquerda. A da direita leva para o Mirante da Água e a da esquerda para o Pico do Atalaia.

Para chegar ao mirante da Água basta pegar a Estrada das Antenas e seguir até o final. O local conta com uma vista impressionante dos arredores e é um local que pode ser frequentado por toda a família.

No Pico do Atalaia é possível ter uma vista incrível da cidade e do mar. Para chegar lá é só pegar a Estrada do Mirante Ar e seguir até o fim. O local ainda conta com um local especializado para voos de parapente, um prato cheio para os amantes dos esportes radicais.

Um outro ponto que vale a pena conhecer se estiver na praia do Atalaia é a pequena praia do Geremias. Localizada bem após o Bico do Papagaio, a pequena praia de águas mais tranquilas é um local perfeito para levar as crianças.

4 – Praia do Morcego

A praia do Morcego não poderia faltar na nossa lista de melhores praias de Itajaí, fica localizada perto do farol de Cabeçudas. Acessível somente por trilhas ou quando a maré está baixa, a praia começou a ser conhecida por outro nome: praia da Solidão.

O nome praia do Morcego se originou por causa do Canto do Morcego: uma caverna na base do Morro do Farol que se tornou habitat da espécie. A caverna foi formada ao longo do tempo naturalmente pela ação das ondas, e têm aproximadamente 50 metros de profundidade e 4 metros de largura. 

Se a maré estiver baixa, basta seguir ao norte da praia Brava e caminhar em direção à praia do Morcego. A vista é linda e vale a pena tomar esse caminho se puder, mas é preciso ficar atento pois algumas partes do trajeto são bem íngremes e escorregadias. 

Em dias de maré cheia, a única forma de acessar a praia é seguindo a trilha da praia da Solidão. A trilha se inicia no morro ao norte da praia Brava e segue até a praia em meio a mata. Mesmo que a vista não seja tão bonita, é muito gostoso andar pelo meio das árvores e respirar o ar puro.

Por ser um local praticamente intocado, a paisagem é realmente exuberante. É um lugar que realmente vale a pena conhecer. Se você quer se desligar totalmente do clima urbano e curtir um dia inteiro no meio da natureza, esse é o destino certo para você.

A areia branca e o mar praticamente cristalino, fazem valer a pena todo o esforço necessário para chegar até lá.

É bom ficar atento que no local não há nenhum tipo de infraestrutura, então lembre-se de levar suprimentos e de recolher o lixo antes de voltar para a praia Brava.

Vantagens de morar à beira mar em Itajaí

São inúmeras vantagens para quem escolhe morar à beira da praia em Itajaí. A primeira delas é a vista, acordar todos os dias e poder ver da sua janela um mar incrível e um horizonte de tirar o fôlego. 

Outra vantagem de morar à beira da praia é, sem sombra de dúvidas, poder aproveitar a brisa salgada e ouvir as ondas batendo nas rochas. Mas se você ainda não se deu por vencido, pense em toda a infraestrutura que morar à beira da praia irá te proporcionar. 

Há várias opções impressionantes de apartamentos com frente para o mar que com certeza vão fazer você se apaixonar pela cidade ainda mais.

Se você está planejando morar em Itajaí mas ainda tem tempo até a sua mudança, que tal investir em um apartamento na planta? Com várias lindas opções, um dos queridinhos do momento é o Edifício Residencial Marechiaro em Itajaí. 

Bem perto do centro da cidade e com uma vista incrível da foz do rio Itajaí-açu, você vai encontrar toda a infraestrutura e qualidade de vida que você precisa.

Mas se você ainda acha que não é o ideal para o seu estilo de vida, que tal investir em algo um pouco mais para o lado do continente? 

Há vários condomínios residenciais que são perto das praias, mas reservados o suficiente para que você possa relaxar no fim do dia sem se preocupar com mais nada.

Muito além das lindas praias e das áreas de mata Atlântica preservadas, Itajaí também é destaque na economia. A cidade foi eleita a 2º cidade no estado de Santa Catarina com o maior PIB. No ranking nacional, a cidade está entre as 36 cidades mais ricas do país.

A cidade também conta com o principal porto do estado de Santa Catarina, além de ser o maior polo de exportação de carnes congeladas do país. 

Várias das maiores empresas do Brasil e também multinacionais, como a JBS, Votorantim, Brasil Foods, Seara e Petrobrás estão localizadas na cidade.

Isso torna Itajaí um local perfeito, tanto por causa das belezas naturais quanto pela questão econômica. Se você está pensando em investir no estado de Santa Catarina, Itajaí pode ser uma boa opção. 

Se estiver procurando por boas opções de apartamentos ou casas em condomínio, entre em contato com a gente. Pode ter certeza que iremos encontrar o imóvel perfeito para o seu estilo de vida.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?