Melhores bairros de Itapema para morar

Se você está com mudança marcada para Itapema, é preciso começar a procurar os melhores bairros de Itapema. Itapema é uma linda cidade no litoral de Santa Catarina que fica bem próxima a cidades de destaque nacional como Balneário Camboriú e Itajaí.

Além das belezas naturais, com praias de águas cristalinas e reservas de Mata Atlântica de tirar o fôlego, Itapema também atrai visitantes e moradores pela sua cultura. 

Com forte influência na cultura açoriana, a cidade preserva até os dias de hoje os costumes e tradições do povo açoriano. Isso faz com que a cidade seja ainda mais agradável, tanto para turistas como para moradores.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cidade e quais os melhores de Itapema? É só ler até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você.

Lista dos melhores bairros de Itapema

Para escolher o novo lar para você e para a sua família, é preciso conhecer primeiro as melhores opções em bairros de Itapema. Para te ajudar nessa parte, fizemos uma lista com todas as melhores opções em bairros nesta cidade encantadora:

  • Meia Praia
  • Centro
  • Morretes

Mesmo sendo uma cidade pequena, com aproximadamente 68 mil habitantes, é preciso escolher um bom bairro de itapema para viver. Escolher um bairro que seja o mais próximo possível do centro é garantir que você e sua família estejam sempre perto das melhores opções em serviços.

Ter mercados e farmácias por perto é uma questão de necessidade no dia a dia. Além disso, as famílias com crianças precisam escolher os bairros que tenham várias opções de escolas.

Ter mercados e escolas por perto garantem que os deslocamentos diários sejam bem menores, facilitando o dia a dia. Pensar em formas de facilitar o dia a dia é essencial, principalmente em um novo ambiente.

Quer conhecer um pouco mais sobre cada um dos bairros de itapema? Vamos contar as vantagens de cada um para te ajudar na hora de escolher onde vai ser o novo lar da sua família.

Meia Praia

O bairro de Itapema Meia Praia é com toda certeza um dos melhores bairros para morar por:

  • Localização privilegiada perto da orla mais badalada da cidade
  • Ótima infraestrutura pública
  • Várias opções em serviços e comércios
  • Várias escolas
  • Área de grande valorização imobiliária
  • Localização privilegiada com acesso a BR-101

O bairro mais conhecido de Itapema é o Meia Praia. Localizado perto do centro, o Meia Praia é o bairro que possui a praia mais badalada da cidade.

Além da localização privilegiada perto da orla do mar, o bairro é cortado pela BR-101, rodovia que dá acesso a cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.

Considerada uma das praias mais bonitas e com uma das maiores infraestruturas de praia em todo o país, é um local que com toda certeza você deve conhecer. Além da praia, o bairro é cheio de opções para seus moradores, com ótimas opções de lazer.

Conhecido como o bairro mais populoso de Itapema, o Meia Praia é um dos bairros com a maior infraestrutura em serviços. Por lá, você e sua família podem ter acesso a várias opções em comércios para agradar a todos os gostos.

Um dos pontos mais famosos é o Calçadão Praia Shopping, que fica localizado bem em frente ao mar na Meia Praia. São várias opções para fazer compras ou até mesmo reunir os amigos para curtir o happy hour em algum dos bares e restaurantes.

Na Meia Praia você ainda encontra o Shopping Russi & Russi, uma opção tradicional para o lazer e para as compras tanto para moradores quanto para turistas. A localização privilegiada de ambos na avenida Nereu Ramos, bem em frente ao mar, torna o local ainda mais gostoso de visitar.

Se você acha que suas opções de compras são limitadas por ser uma cidade pequena, está muito enganado. Na Meia Praia acontece a Feira Livre, que fica localizada entre a Rua 230 e 232, com várias opções para comprar diretamente dos produtores.

Para aqueles que querem ter uma alimentação mais saudável e ainda contribuir com os produtores da região, a Feira Livre é a melhor opção. A feira funciona toda quarta e sábado, das 6 às 12 horas.

Com vários empreendimentos na área da construção civil, o bairro Meia Praia de Itapema é um dos bairros com maior valorização imobiliária na cidade. Isso garante que você possa escolher entre uma variedade de opções para garantir sempre o melhor conforto para a sua família.

Com toda certeza o bairro Meia Praia é uma das melhores opções para se morar na cidade de Itapema. Além de todas as opções em serviços, a segurança também é um destaque no bairro. 

Para garantir sempre o melhor para os moradores, a polícia militar faz rondas constantes na área. As rondas são feitas durante todo o ano, mas principalmente durante o verão, quando a concentração de visitantes é bem maior.

Se você tem filhos em idade escolar, pode ficar tranquilo, pois a região conta também com várias escolas. No bairro é possível encontrar escolas desde o primário até o ensino médio, com ótimas opções para garantir uma educação de qualidade.

Centro

O centro de Itapema com toda certeza merece um lugar na nossa lista de melhores bairros de Itapema. Entre as vantagens de se morar no centro de Itapema, podemos citar:

  • Ampla infraestrutura pública
  • As melhores opções em serviços e comércios
  • Fácil acesso a Praia Central

O centro de Itapema é um dos locais com a maior infraestrutura em toda a cidade. Com a grande quantidade de serviços essenciais, você pode ter sempre as melhores opções bem perto de você.

Além das opções em serviços, o centro é um dos bairros de Itapema com maior infraestrutura pública, com pontos de ônibus em locais estratégicos. A mobilidade urbana é realmente muito importante, principalmente para facilitar as tarefas do dia a dia.

Os visitantes e moradores também podem encontrar a maior concentração de comércios no centro. Isso faz com que o local seja apropriado para aqueles que gostam da agitação da cidade.

+Leia Mais

 

Com tantas opções em serviços e comércios, você garante um maior conforto e um deslocamento muito menor no dia a dia. Isso é essencial, principalmente para os que vivem sozinhos ou estão começando uma família agora.

Além de todas essas vantagens, o centro ainda possui uma praia com grande infraestrutura para que você possa aproveitar bem os finais de semana. Com todas essas vantagens, não vão faltar motivos para escolher o centro como seu bairro de Itapema favorito.

A praia central, mesmo não sendo tão badalada quanto a orla na Meia Praia, atrai uma quantidade considerável de visitantes na alta temporada. Mas durante o restante do ano, é um local calmo e de beleza inacreditável.

A praia central é um local perfeito para os moradores fazerem uma caminhada de fim de dia, ou até mesmo andar de bike pelo calçadão que segue a orla.

Se você está procurando por um estilo de vida mais saudável, o centro também pode te proporcionar isso. Os produtores da cidade se reúnem na Casa do Produtor, com vários tipos de produtos feitos diariamente para garantir sempre o melhor para sua família.

Em funcionamento de segunda à sexta, a Casa do Produtor é uma boa ideia para quem está procurando por boas opções. Além de comer bem, você ainda incentiva os produtores rurais da região a continuarem com seu ótimo serviço.

Para conferir a Casa do Produtor, é só ir até o Mercado Público Municipal Nelson Santos, na rua 112. Além da Casa do Produtor, o Mercado Público Municipal é uma ótima ideia para conferir o artesanato da região e até mesmo curtir um happy hour com os amigos.

Com iniciativa de incentivar a cultura, o local também conta com vários cursos que são abertos para a população, como dança, pintura e desenho. Se você está pensando em estar perto de tudo que a cidade tem a oferecer e aproveitar toda a agitação da praia, o centro é uma boa opção para você.

Morretes

Agora, se o que você quer mesmo é estar longe da agitação da praia e da região central de Itapema, o bairro Morretes é a opção mais indicada para você. O bairro fica localizado entre o centro e a Meia Praia e é uma ótima opção para aqueles que querem viver em um ambiente mais tranquilo, quase rural.

Por ser um bairro mais antigo, é no bairro Morretes onde fica concentrada a maior parte da população itapemense. Por esse motivo, várias obras de infraestrutura são feitas no local, tornando o bairro um excelente ponto para viver.

Por ser mais afastado da praia, a quantidade de turistas andando pela rua na alta temporada é bem menor, o que garante a tranquilidade dos moradores locais. Mesmo sendo afastado da praia, o bairro tem várias ruas com ótimas opções de serviços e comércios essenciais.

A localização entre os dois principais bairros da cidade fazem com que o Morretes seja uma ótima opção para morar. Do bairro você consegue fácil acesso aos principais pontos da cidade, tanto no centro como na Meia Praia.

Além da tranquilidade do bairro, o Morretes é totalmente rodeado pela Mata Atlântica que envolve a cidade, o que torna o local ainda mais bonito.

No bairro de Itapema, Morretes os moradores ainda contam com um grande incentivo para a prática de esportes, com vários projetos para todas as idades. Um dos destaques do bairro é o projeto destinado especialmente para pessoas da terceira idade.

Com essa preocupação com os moradores, o bairro Morretes merece com toda certeza um lugar na nossa lista com os melhores bairros para morar em Itapema.

Morando em Itapema

Com a nossa lista, você pode ter uma ideia do que é morar em cada um desses bairros de Itapema. Mas Itapema vai muito além do que apenas os melhores bairros para morar.

A cidade conta com várias praias incríveis e as reservas de Mata Atlântica preservadas que parecem saídas de um conto de fadas. Além disso, a cidade conta com uma gastronomia e uma cultura com grande inspiração açoriana, o que deixa tudo ainda mais atrativo.

Natureza exuberante e belas praias

A natureza em Itapema é de tirar o fôlego. A cidade é rodeada pelo mar de um lado e pela Mata Atlântica do outro. Isso faz com que a cidade seja um local perfeito, tanto para os que gostam de ecoturismo, quanto para os que curtem esportes marítimos.

Mas mesmo que você não pratique nenhum dos dois tipos, apenas estar rodeado por essa incrível natureza vale totalmente a pena. 

Gastronomia

Com gastronomia de forte influência açoriana e com grande utilização de frutos do mar, Itapema tem uma culinária única. A cultura pesqueira trazida pelos açorianos permanece até os dias de hoje na vila dos pescadores no Canto da Praia.

Essa tradição pesqueira permanece viva também nos pratos típicos da região, mas Itapema não tem só isso não. Com várias opções de restaurantes e bares, você pode encontrar desde os clássicos da culinária internacional, até os pratos típicos da região.

Cultura

Assim como a gastronomia, a cultura possui uma forte influência açoriana, tanto nas tradições folclóricas como nos artesanatos regionais. Mas além das tradições, os moradores da cidade querem implementar novas tradições para as gerações futuras.

Por meio desse desejo, a cidade conta com vários projetos com incentivo a dança como ballet, pintura e desenho. 

Esse grande incentivo a cultura e também a educação levaram a cidade a alcançar um IDH de 0,796, segundo os dados do IBGE. Esse IDH garantiu que a cidade estivesse entre as 15 melhores cidades para viver no estado de Santa Catarina.

Conhecida também como Capital dos Ultraleves, Itapema têm apresentado um crescimento gigantesco nos últimos 10 anos. Esse crescimento tem sido tanto em população como também em outras áreas como economia e educação.

Todas essas coisas fazem da cidade de Itapema um ótimo local para viver. Agora você já sabe sobre os melhores bairros de Itapema para morar. Com as nossas dicas, com toda certeza você vai encontrar um bairro que seja perfeito para você e para a sua família. 

 

Voltar para o Blog