Blog

Horta em apartamento: Como fazer e o que plantar

5/5 - (1 vote)

Se você está pensando em ter uma horta no seu apartamento mas não sabe o que fazer e nem o que plantar, nós podemos te ajudar. Com algumas dicas simples você vai ter sempre ervas e verduras fresquinhas para deixar suas receitas ainda mais saborosas.

Algumas empresas nacionais já perceberam essa necessidade de poder plantar até mesmo em espaços pequenos. Elas prometem tornar a tarefa de plantar e cuidar das plantas muito mais fácil, permitindo que as pessoas possam plantar mesmo em espaços reduzidos.

Você quer conferir algumas dicas sobre como fazer e o que plantar dentro do seu apartamento? É só conferir até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você.

Como fazer uma horta em apartamento

Com algumas dicas muito simples você pode fazer a sua horta em apartamento sem grandes problemas. Com uma horta você garante ter sempre temperos e hortaliças fresquinhas para incrementar suas refeições.

Com a crescente preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, as empresas no ramo da construção civil estão tomando certas medidas. Entre essas medidas está a preocupação em tornar os edifícios residenciais e comerciais em construções sustentáveis.

Essa preocupação tem levado a um aumento considerável dos edifícios que possuem um espaço dedicado especificamente para servir como horta comunitária. O problema é que os edifícios mais antigos não contam com uma opção como essa.

Então se você quer ter uma horta em apartamento, é preciso pensar em meios de plantar dentro do apartamento. Se você tem uma sacada, isso é ótimo, pois você pode usar esse espaço para a sua horta.

Caso você não tenha uma sacada disponível, também é possível ter a sua horta em apartamento, e vamos te ensinar tudo que você precisa saber em cada uma das opções.

Como montar uma horta na sacada do apartamento?

Montar uma horta na sacada do apartamento é a opção mais fácil para poder ter sempre algo verde para incrementar suas refeições. Por ser aberta, não vai faltar luz solar para suas plantas crescerem fortes e saudáveis.

Além do sol, a vantagem é que a sacada é um local que pode ser molhado sem problemas. Então você pode irrigar as plantas sem se preocupar em molhar o chão, podendo escolher vasos com furos para drenar o excesso de água.

Dependendo do tamanho da sua sacada, você pode até mesmo plantar várias coisas diferentes, como temperos, frutos e hortaliças.

Como montar uma horta em apartamento sem sacada?

Para montar uma horta em apartamento sem sacada alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro cuidado é escolher vasos que tenham um pratinho para armazenar o excesso de água. Também é essencial não deixar essa água se acumular nos pratinhos para não se tornar um criadouro de mosquitos.

Algumas empresas oferecem opções muito boas para essas hortas em apartamento sem sacada. Como por exemplo, há empresas que fazem vasos que possuem um sistema automático de rega.

Com esses vasos, tudo que você precisa fazer é colocar a sua muda e lembrar de encher o dispenser de água toda vez que ele estiver quase vazio. Esse tipo de vaso, mesmo que custe mais do que um vaso comum, é muito mais simples de manter.

Com esses vasos você pode ter suas plantas sempre bonitas e ainda não precisar passar tanto tempo cuidando delas. Duas empresas que oferecem esse tipo de vaso que possuem sistema inteligente de rega são: Brota Company e a Yes, We Grow.

Ambas as empresas possuem opções de vasos autoirrigáveis que facilitam muito a vida de quem quer plantar uma horta em um apartamento.

Com opções de kits variados, sua horta em apartamento vai estar sempre com muita variedade e cheia de vida.

O que plantar em uma horta em apartamento

  • Hortelã
  • Salsinha
  • Cebolinha
  • Alecrim
  • Orégano
  • Manjericão
  • Tomilho
  • Tomate cereja
  • Morangos
  • Couve
  • Espinafre
  • Agrião
  • Alface

Se você não sabe o que plantar em uma horta em apartamento, nós podemos te ajudar. Você pode escolher entre temperos, frutos e hortaliças ou até mesmo os três dependendo do espaço que você tem disponível.

Entre os temperos temos:

Hortelã

O hortelã é uma erva que se espalha facilmente, é preciso usar um vaso específico só para ela. O hortelã gosta de um ambiente sem luz direta e água em abundância.

Salsinha 

A salsinha é uma erva que também deve ser plantada em um vaso separado. A salsinha precisa de pelo menos horas de sol, portanto é perfeita para deixar em um canto da sacada que não pegue luz solar durante o dia todo.

Cebolinha 

Assim como a salsinha, a cebolinha também é uma erva que continua crescendo mesmo depois de cortada. Para isso é só cortar na base de cada uma, deixando um espaço para que elas possam se desenvolver. 

A cebolinha precisa de bastante luz solar e de rega constante para garantir seu crescimento.

Alecrim

O alecrim também é uma erva que deve ser cortada deixando um espaço para que o restante se desenvolva. O alecrim não precisa de muita água (em torno de 2 ou 3 vezes por semana) e prefere solos arenosos e argilosos para se desenvolver.

Orégano

O orégano é uma boa opção para se ter na sua horta em apartamento, em um local com boa luminosidade. O orégano também precisa de rega frequente para se desenvolver, na fase adulta a erva prefere estar em uma terra não tão molhada.

Manjericão

O manjericão precisa de pelo menos 3 horas de luz solar e não lida bem com o frio ou o vento. Por isso, é melhor deixar o seu plantado na janela da cozinha ou em um ponto mais fechado na sacada. 

O manjericão também precisa de irrigação constante evitando pegar na planta, regue apenas a terra para evitar o apodrecimento da planta.

Tomilho

O tomilho pode ser plantado até mesmo em vasos pequenos, e é preciso ficar atento para não regar demais, pois a planta prefere terrenos mais secos. O tomilho é ideal para locais com bastante luminosidade, com pelo menos 4 horas de luz solar.

Depois de escolher seus temperos favoritos, você pode optar por plantar alguns frutos como:

Tomate cereja

O tomate cereja é sempre uma boa opção para cultivar na sua horta, já que conferem muito mais cor e sabor para as suas saladas do dia a dia. 

A rega precisa ser diária e os vasos precisam ter um tamanho considerável para permitir o crescimento da planta. A água deve ser sempre colocada na terra e em dias muito secos é recomendado regar no início da manhã e no final da tarde. 

Para ter um desenvolvimento completo, o tomateiro precisa de uma quantidade considerável de luz, com aproximadamente 5 horas diárias de luminosidade.

Morangos

Os morangos precisam de bastante luminosidade, com pelo menos 6 horas diárias de luz solar. A rega deve ser feita diariamente, mas sem tocar na planta, a água deve ser colocada diretamente na terra.

Além dos temperos e dos frutos, você pode até mesmo plantar hortaliças em vasos. São várias opções, como:

Couve

A couve é uma ótima opção para se ter em vasos pois é uma hortaliça que produz da mesma planta durante bastante tempo. Por ser algo saboroso que pode ser utilizado em várias receitas como suco detox, sopas, refogados e saladas, é uma boa opção para ser cultivada em sua horta em apartamento.

A couve precisa de bastante luz solar direta e a irrigação deve ser constante, mas sem deixar o solo encharcado. Para colher a sua couve basta tirar as folhas do caule e esperar o crescimento de novas folhas. 

Para manter sua planta sempre bonita, é sempre bom deixar pelo menos as 5 folhas mais novas para garantir a sobrevivência da planta.

Espinafre

O espinafre também é uma boa opção para se ter em vasos por continuar crescendo da mesma planta por algum tempo. 

O espinafre precisa de luz solar direta, mas é essencial proteger a sua planta da luz nos períodos mais quentes do dia. O solo ideal para plantar seu espinafre é um solo bem fértil e a irrigação deve ser feita diariamente.

Você pode realizar a colheita do seu espinafre de duas formas:

  • Folha a folha, deixando sempre as mais novas para se desenvolver;
  • Cortando a planta inteira a aproximadamente 2,5cm acima do solo, assim o restante começa a brotar e produzir novamente.

Agrião

O agrião é uma planta que precisa de luminosidade, mas não pode ficar exposto ao sol por longos períodos. Portanto, para o seu agrião se desenvolver da melhor forma, ele pode ser colocado em um ponto onde a luminosidade seja menos intensa.

O agrião precisa de rega constante, para que suas raízes estejam sempre molhadas. Mas vale tomar cuidado para que o vaso possua a drenagem necessária para não encharcar a planta.

Para colher o agrião você pode fazer da mesma forma que o espinafre, colhendo as folhas mais velhas e deixando as mais novas para brotar.

A outra opção é cortar o caule principal a uns 2 centímetros do solo para que o agrião possa brotar novamente.

Alface

O maior queridinho nas saladas são os alfaces. Para plantar alface em vaso o primeiro passo é escolher qual tipo você prefere.

Depois de escolher qual alface você quer cultivar, o primeiro passo é escolher um local com luminosidade em boa parte do dia. A sacada do apartamento ou até mesmo uma janela com bastante luminosidade podem ser o ambiente ideal para plantar seu alface.

A rega do seu alface deve ser diária, de preferência no final da tarde. Na fase do desenvolvimento inicial do seu alface é indicado fazer a rega duas vezes ao dia, evitando os períodos mais quentes do dia.

Dicas para manter suas plantas sempre bonitas

Independente de qual planta for, é essencial evitar regá-las nos períodos mais quentes do dia. A água fresca em contato com a superfície quente das folhas pode queimar a planta.

O contrário também pode acontecer, se você deixou o regador ou a mangueira no sol, a água pode ficar quente o suficiente para danificar as folhas das suas plantas.

Outra dica para manter suas plantas sempre bonitas é estar atento ao tipo de solo que a planta prefere. Para facilitar essa tarefa, algumas empresas vendem o solo específico para cada tipo de planta.

Caso não queira pagar a mais por isso, o saquinho da semente informa qual tipo de solo aquela planta prefere, aí é só comprar o tipo certo na floricultura.

+ Leia Mais

 

A quantidade de água também é essencial para manter suas plantas sempre bem bonitas. Estar atento para que o solo não esteja seco ou molhado demais é essencial para a sobrevivência das suas plantinhas.

Você pode fazer a adubação das suas plantas de forma totalmente natural, com cascas de ovos, borra de café, cascas de batata e banana também são ótimos adubos.

Para fazer seu adubo natural, você pode misturar as cascas dos alimentos e a casca de ovos e bater tudo no liquidificador. Depois é só por uma pequena quantidade sobre a terra em cada um dos seus vasinhos e pronto!

No caso da borra do café, é só esperar ele estar totalmente seco e espalhar um pouco sobre a terra.

Até mesmo o restinho de leite que sobra na caixinha pode ser utilizado como adubo! Para isso, basta lavar a caixinha de leite e usar essa água para irrigar suas plantas. Os tomateiros são uma das plantas que mais retiram benefícios da água rica em cálcio.

Para evitar e combater ácaros e pulgões, uma solução bem natural é bater talos de coentro com água. Essa solução pode ser colocada em um spray e ser jogado diretamente nas plantas, dando fim às pragas.

Caso você veja joaninhas nas suas plantas, deixe as pequenininhas por lá. Além de ajudar na polinização, elas ainda comem os pulgões, ajudando no controle de pragas.

Benefícios de se ter plantas em apartamento

São muitos os benefícios de se ter plantas em apartamento. Ter plantas como temperos, hortaliças e frutos sempre disponíveis deixa a sua alimentação mais saudável e variada.

Além disso, as plantas podem ser aliadas para melhorar a qualidade do ar dentro do seu apartamento, deixando o ambiente mais fresco e agradável.

As plantas também são ótimas peças decorativas, que podem ser colocadas em todos os cantinhos com um pouco de luminosidade natural.

Um outro benefício de se ter uma horta no apartamento é poder educar as crianças sobre a importância das plantas. Mostrar cada uma das plantas e ensinar o cultivo é muito benéfico para as crianças que não têm muito contato com a natureza.

Agora você já sabe tudo sobre como e o que plantar na sua horta em apartamento. Então tudo que você precisa agora é comprar os vasinhos e começar a sua própria horta.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?