Blog

Diretrizes do futuro: Masterplan BC e alargamento da faixa de areia

Avalie este post

As obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central de BC iniciaram. O Balneário mais visitado de Santa Catarina, em breve estará de cara nova. O projeto há tempo anunciado começou a ganhar tubos e formas, tamanha a sua importância para cidade que foi desenvolvido um site exclusivo para acompanhamento ao vivo das obras e você pode conhecer é só clicar aqui.

Como bons entusiastas de grandes obras, contamos todas as curiosidades que envolvem  cada etapa do projeto, saiba tudo sobre o aumento da faixa de areia de BC e as demais novidades que estão por vir para o futuro da cidade, ao longo deste artigo.

A extensão da faixa de areia em números

Desde a década de 70 se discute o aumento da faixa de areia com foco no crescimento econômico, porém por questões de tecnologia os planejamentos não avançaram. O tema voltou para pauta nos anos 80 e os primeiros estudos de viabilidades começaram a ser esboçados a partir de 1990, mas somente a partir de 2011, que o projeto emplacou e as primeiras licitações iniciaram. Já ficou curioso para saber como tudo começou, então acessa aqui a linha do tempo e acompanha a evolução.

Em 2017, o projeto foi apresentado ao Governo Estadual, bem como dado início aos pedidos de Licenças Ambientais e em 2019, o Edital de recuperação da faixa de areia é lançado. O projeto prevê triplicar a faixa de areia passando dos atuais 25 metros para 75 metros, com investimentos estimados de R$66,8 milhões.

Serão mais de 2 milhões de metros cúbicos de areia, retirados de uma jazida da mesma granulometria que a areia atual localizada a 15km da Praia Central. As soldagem dos tubos já começaram e serão efetuados de dois em dois, depois estendidos ao longo da praia por máquinas até interligar de forma única 1,5 km de tubulação, que será empurrada para  o mar na altura da Ilha das Cabras, formando assim o duto principal subaquático que vai trazer a areia nova da draga até a praia. A previsão desta operação é de cerca de três meses.

 

+ Leia Mais:

 

Reconhecida como um dos principais polos turísticos do país Balneário Camboriú atrai cada vez mais visitantes, cerca de 1 milhão por ano, sendo 800 mil somente na temporada e o alargamento da faixa de areia, além de assegurar mais conforto tanto para quem visita a cidade quanto aos moradores irá consolidar BC como o metro quadrado mais caro do Brasil. Com valorização acima de 20% somente nos imóveis localizados na orla.

Muito além de metros quadrados a cidade investe em qualidade de vida e o alargamento da faixa de areia da Praia Central é apenas uma das inúmeras melhorias que irão acontecer na Maravilha do Atlântico, viabilizadas pelo Plano de Diretrizes de Macro Estruturação Urbana.

Visão de futuro

Assinado desde janeiro de 2020, o Masterplan BC é um projeto abrangente de desenvolvimento sustentável envolvendo diversos setores da cidade que vão desde mobilidade urbana, políticas públicas, paisagismo e arquitetura. O escritório responsável pela elaboração do Masterplan BC é o renomado Jaime Lerner Arquitetos e Associados; referência internacional em soluções estratégicas integradas de crescimento urbano ordenado.

Contemplam o Masterplan, além das obras de alargamento da faixa de areia da Praia Central obras de macrodrenagem e recuperação da vegetação de restinga,  revitalização de passeios, com ciclovias, quiosques para o comércio e serviços de segurança e academias ao ar livre, uma das mais desafiadoras também envolve a BR – 101. 

De acordo com a  arquiteta e urbanista Valéria Bechara, sócia-fundadora do Jaime Lerner Arquitetos Associados, o Masterplan foi  desenvolvido “ a partir de duas principais vertentes. A primeira delas diz respeito à macroestruturação urbana e engloba questões relacionadas ao ordenamento territorial, conectividade, meio ambiente e identidade e a segunda apresenta projetos estratégicos específicos, a nível conceitual, que valorizam o meio ambiente, aspectos históricos e culturais para a construção de um sentido de pertencimento e consolidação de uma identidade para seus moradores”.

Fechamento e reestruturação de novas vias

Como já diz um dito popular – uma porta se fecha, e uma janela se abre, assim novos caminhos serão construídos. Seguindo o modelo aplicado na Rua XV de Novembro, na capital paranaense Curitiba, estão previstos o fechamento de sete vias para o trânsito de veículos motorizados. “Serão os Caminhos do Mar. No sentido transversal às avenidas, estas ruas irão incluir e integrar os territórios a partir da paisagem urbana, conectando desde os bairros até o mar com calçadas compartilhadas, desenho urbano exclusivo e comércio pujante”, conforme explica Valéria.

Integração entre bairros

A BR 101, também é um dos focos no grande reestruturamento urbano. Planeja-se transformar a rodovia em um grande eixo de interligação entre a orla e os bairros, transformando-a em uma avenida Interpraias, encurtando distâncias, além da construção de um anel de contorno na rodovia, previsto para 2030.

A revitalização e preservação de áreas, como as das margens do Rio Camboriú, igualmente será uma prioridade, bem como a criação do Distrito de Inovação no bairro Nova Esperança e o parque público na região das Lagoas da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), sem esquecer claro das atividades de turismo sustentável previstas para as praias agrestes da região Estaleirinho, Praia do Pinho, Laranjeiras, Taquaras e Taquarinhas, que contará com uma reserva natural com estrutura de apoio aos visitantes.

Muitas melhorias estão acontecendo para deixar BC ainda melhor para todos. Uma cidade em constante crescimento com foco no futuro investindo cada vez mais em infraestrutura e qualidade de vida. Mais do que morar é viver BC em cada detalhe.

E aí gostou das novidades e o que está por vir? Deixa seu comentário para gente, sua participação é fundamental e buscando as melhores oportunidades da cidade e região nos chama em nossas redes sociais ficaremos muito felizes em atender você.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?