Blog

Desenvolvimento urbano sustentável: Saiba o que é o Masterplan Balneário Camboriú

Avalie este post

De olho no futuro a administração municipal assinou na última semana o contrato com o renomado escritório de arquitetura Jaime Lerner Arquitetos Associados de Curitiba PR, para execução do projeto de crescimento da cidade para os próximos anos.

Nortear o destino de expansão do município estrategicamente é uma das premissas do plano que prevê entre as intervenções a implantação de um parque tecnológico no bairro Nova Esperança, mais um estímulo para economia local, além da “definição de potenciais construtivos, valorização das margens do Rio Camboriú, avaliação do potencial da paisagem cultural e criação de marcos urbanísticos para toda cidade”, conforme pontuado pelo prefeito Fabrício Oliveira.

Crescimento ordenado em todas as regiões priorizando aspectos ambientais, adensamento populacional, valorização imobiliária para os bairros, requalificação de áreas e criação de novos atrativos.  O investimento contratado para elaboração do Masterplan foi de R$ 1,3 milhão. As margens do Rio Camboriú são o foco das primeiras etapas do projeto com estimativa de duração de sete meses. 

A importância do Masterplan

Foto: JC Drones

As cidades estão em processos acelerados de constante crescimento e assegurar o desenvolvimento urbano sustentável é imprescindível para que haja um projeto de expansão ordenada.

Em linhas gerais Masterplan é um traçado de diretrizes que estabelecem intervenções e orientações globais para ocupação futura em vários aspectos, econômicos, sociais, culturais, urbanísticos, arquitetônicos e paisagísticos. Desenvolver, planejar e reorganizar áreas em grande escala integrando-as às já existentes criando frentes de expansão.

O desafio de implementar grandes mudanças

Foto: JC Drones

Mudar é transformador e necessário para crescer com qualidade. Referência em arquitetura sustentável Jaime Lerner é considerado um mago da modernização e infraestrutura das cidades com inovação, tecnologia e renome internacional.

Ganhador de vários prêmios de excelência como: “Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA e Prêmio “Volvo Environment Prize 2004”.

Jaime já foi prefeito de Curitiba, por três vezes, governador em dois mandatos e atualmente é consultor de assuntos de urbanismo das Nações Unidas. As inovações de mobilidade urbana sustentável implantadas em Curitiba tornaram-se modelos a ser seguidos em grandes centros. 

+Leia Mais

 

Com a proposta de oferecer “novas visões e projetos estratégicos para as cidades, tanto para o poder público como para a iniciativa privada, a Jaime e Lerner Arquitetos Associados estará à frente da reorientação de desenvolvimento urbanístico sustentável de Balneário Camboriú, certeza de futuro construtivo e socioeconômico promissor.

Na ocasião de assinatura do contrato do MasterplanBC, o escritório foi representado pela sócia de Jaime Lerner, a arquiteta e urbanista Valéria Bechara, que pontuou – “o desafio de trabalhar com um território bastante ocupado como o da cidade, com a finalidade de encontrar novas fronteiras de ocupação”. Devido know-how do escritório e arquitetos no setor, a contratação não houve exigibilidade de processo licitatório. 

Com passos largos rumo ao futuro #PRAVIVERBC em todos os detalhes. E é nossa satisfação compartilhar com você as novidades, tendências e dicas de tudo que acontece em nossa região. 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?