Conheça o Viva Park Porto Belo

O Viva Park Porto Belo veio para revolucionar o conceito de habitação urbana. O bairro integra muito bem a natureza às modernas estruturas de habitação, fazendo com que as casas e os prédios convivam com o meio ambiente.

Além disso, as próprias construções ajudam a preservar a rica vegetação do litoral catarinense, por causa de seu conceito diferenciado de arquitetura.

O Viva Park será um bairro na cidade de Porto Belo, localizado em Santa Catarina. A cidade fica próxima de municípios importantes do estado, como Balneário Camboriú, Itajaí, Florianópolis, Itapema e Navegantes.

Quer conhecer um pouco mais do Viva Park Porto Belo? Preparamos um material explicando tudinho o que ele tem a oferecer!

Como será o Viva Park Porto Belo?

Se fosse necessário resumir o Viva Park Porto Belo em uma só palavra, sem dúvidas ela seria “integração”. Esse bairro é excelente nessa tarefa, unindo a natureza às atividades humanas.

No entanto, essa união não é representada por um local ou outro no bairro: pode-se dizer que todos os pontos em sua extensão fazem menção à união natureza-humanidade.

O concreto das estruturas contrasta muito bem com o verde da vegetação. Porém, eles não estão separados: há verde por toda a parte dentro do Viva Park, inclusive no topo das construções — e nos arredores.

Impressionante, não é verdade? Mas isso não é tudo que queremos dizer sobre esse bairro.

Demos uma espiadinha no projeto, e vamos te passar todas as informações que conseguimos!

Um bairro sem cabos de energia

A primeira coisa que se nota no Viva Park Porto Belo é a ausência de cabos de energia — algo muito comum nas cidades brasileiras.

Aliás, para quem nunca experimentou esse conceito de fiação, a primeira impressão é magnífica: podemos  notar logo na entrada do bairro o contraste entre postes antigos e modernos.

De um lado, vemos o poste convencional, com seu transformador enorme e diversos cabos de energia e internet saindo para todos os lados. Do outro, temos o poste de iluminação do Viva Park Porto Belo, sem nenhum fio sequer.

Toda a fiação é transportada debaixo da terra, evitando aquela poluição visual que estamos acostumados. O poste, portanto, é apenas uma estrutura de metal com uma lâmpada LED potente.

A beleza dessa simplicidade é maravilhosa!

O mobiliário vai unir o tradicional ao moderno

Em muitas cidades pequenas do Brasil, há bancos de madeiras nas praças. A maioria das pessoas conhece esses bancos por causa do programa A Praça é Nossa, de Manuel de Nóbrega, que passa na televisão.

Todo o mobiliário do Viva Park Porto Belo vai unir o tradicional ao moderno.

No caso dos bancos, eles são de madeira, retangulares e de aspecto tradicional. Porém, quando analisamos a peça mais de perto, notamos algo impressionante: ele possui uma entrada USB em sua lateral.

Da mesma forma, o balanço está presente nas praças, mas, é claro, em estilo moderno e requintado. A peça em questão foi feita de metal e apresenta um aspecto de balança de uma só bandeja.

Vale notar que serve para todas as idades, devido à sua estrutura poderosa.

Espaço para pedestres e ciclistas

O bairro promove a conscientização quanto a poluição que causamos no dia a dia. Porém, seu design não oferece sermãos ou reprimentos: ele estimula, por meio de estruturas, o cultivo de hábitos menos poluentes.

Muitas cidades do Brasil, sobretudo as grandes áreas urbanas, estão preocupadas com o excesso de poluição causado pelo trânsito intenso. Em São Paulo, por exemplo, vários quilômetros de ciclofaixa foram implementados visando diminuir esse problema.

O Viva Park Porto Belo, por outro lado, tomou o cuidado de possuir essas estruturas desde o início. No caso, a calçada vai contar com uma parte destinada a pedestres, e outra aos ciclistas.

A calçada é mais larga que as comuns, e conseguem abrigar esse conceito com facilidade.

Localização que favorece a mobilidade

Outro ponto importante do Viva Park Porto Belo é sua incrível localização.

Já dissemos que está localizado na cidade de Porto Belo, mas não mencionamos onde, exatamente. Em resumo, ele fica logo na entrada da cidade, estando conectado diretamente à BR-101.

Além disso, é fácil transitar pelas ruas desse bairro, assim como adentrar nos demais bairros da cidade. Que dizer, das cidades, pois Bombinhas também fica próximo do Viva Park, assim como Morretes.

Vale lembrar que a BR-101 corta o litoral brasileiro quase de norte a sul. Dessa forma, é fácil transitar entre as cidades de vários estados localizados no litoral, saindo do Viva Park Porto Belo.

Um pouco acima do bairro, temos Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema. Já na parte de baixo, Florianópolis e Bombinhas estão bastante próximas.

Monitoramento e segurança

As casas desse bairro vão seguir o modelo norte-americano: um terreno grande, com a casa ao centro, cercada por grama e sem muros. Esse modelo é o mais encontrado em condomínios fechados, mas o Viva Park Porto Belo será aberto.

De acordo com as informações que recebemos em fevereiro de 2021, as instalações serão de uso público. Portanto, é livre para serem utilizadas por pessoas que não moram no bairro.

Então, como manter a segurança dos moradores? Simples: apelando para tecnologias de ponta!

O bairro inteiro terá câmeras de segurança e vigilância para manter os moradores seguros. Mas não são câmeras convencionais: elas conseguem identificar rostos e placas de veículos.

Portanto, o bairro será uma área perfeitamente controlada e vigiada, oferecendo o máximo de segurança aos moradores.

Vale notar que Porto Belo é uma cidade bastante pequena, ou seja, é segura por natureza.

Diversas áreas de preservação

O maior destaque do Viva Park é sua enorme área de preservação ambiental, que está por todos os lados no projeto apresentado pela Vokkan.

A empresa não economizou na hora de colocar espaços verdes nesse bairro: há uma coexistência entre a natureza e o ser humano muito forte no projeto. Aliás, o verde também diminui o impacto do concreto, pois as casas terão teto-jardim.

Da mesma forma, os edifícios do bairro vão possuir plantas em suas estruturas.

Para todos os lados em que se olhe, vemos árvores e bosques. A construtora teve o cuidado de integrar essas áreas ao lazer, construindo trilhas pelas áreas preservadas.

Open shopping logo na entrada do Viva Park Porto Belo

Ao invés de montar um edifício apenas para o shopping do bairro, o design do projeto, que leva a assinatura de Jaime Lerner, foi além do comum em todos os sentidos.

O bairro terá um open shopping, ou seja, os andares do shopping, ao invés de estarem um sobre o outro, serão distribuídos no bairro, bem na entrada do Viva Park Porto Belo.

Ao todo, são oito instalações, de acordo com o projeto que nos foi apresentado, contendo diversas lojas e áreas de serviço. As instalações estão dispostas em blocos retangulares, que também carregam o teto-jardim como marca.

Apartamentos e casas no mesmo bairro

O design dos edifícios residenciais é algo que chama muito atenção.

Alguns deles são predinhos que variam de 3 a 6 andares. No entanto, os mais chamativos são os prédios que beiram os 10 andares — que vamos falar na próxima seção.

As casas seguem o modelo norte-americano, mas com gramado também no teto. A arquitetura das residências segue o padrão moderno, abusando do concreto aparente e tons suaves.

O Viva Park terá prédios com conceito únicos

O design foi inspirado nas pirâmides maias e astecas, ou seja, com vários quadrados se sobrepondo, diminuindo de tamanho conforme mais alto se fica.

No entanto, o projeto vai um pouco além: ao invés de seguir o modelo de pirâmide à risca, foi fixada uma largura ao longo do prédio, mas um “V” separa o edifício ao meio. Dentro desse vão, há uma pequena praça para relaxar e aproveitar a vista.

Essa arquitetura dá uma sensação futurista aos visitantes. Ao entrar no bairro, vemos o casamento perfeito entre a natureza, o antigo e o mundo moderno. Os prédios sobem aos céus de maneira peculiar, passando a sensação de imponência e luxo.

Excelência em educação e ensino

Para encerrar o projeto com chave de ouro, a construtora, visando o máximo conforto aos moradores, fez questão de inserir uma escola e uma universidade no Viva Park Porto Belo.

E não pense que foram instituições de ensino genéricas: o bairro terá um polo da Uniavan e também abrigará o Colégio Bom Jesus, ambas instituições de ensino com reconhecimento nacional.

O Colégio Bom Jesus tem mais de 120 anos de atuação no mercado educacional, e é mantido pela Associação Franciscana. Ele trabalha com um conceito moderno de ensino, trazendo novas propostas pedagógicas, imersão no mundo digital e até iniciação científica.

Já a Uniavan foi fundada em 2002, oferecendo ensino nas modalidades licenciatura, bacharelado, pós-graduação e até MBA. Suas notas MEC, para presencial e EAD, são 5, ou seja, ela é uma das melhores instituições de ensino do país.

Seus filhos com certeza vão ter uma boa educação no Viva Park Porto Belo!

O que Porto Belo tem a oferecer?

A cidade de Porto Belo tem tudo que sua família precisa: tranquilidade, aconchego, vários pontos turísticos e de lazer.

Nesta parte do conteúdo, vamos apresentar alguns dados interessantes sobre a cidade. Mais a frente, vamos apontar alguns motivos para querer morar no litoral catarinense.

Temos certeza que você vai se impressionar, portanto, não deixe de ler tudo!

A cidade em números

No último censo, foram registradas apenas 21.388 habitantes em Porto Belo, tornando-a uma típica cidade de Santa Catarina, dado que, em geral, as cidades desse estado são pequenas.

O município possui cerca de 95 quilômetros quadrados de área, resultando em uma densidade populacional de 223 habitantes por quilômetro quadrado.

Sua economia gira em torno das indústrias, agropecuária e prestação de serviços. Seu PIB está na casa dos R$ 400 milhões.

Em resumo, é uma cidade aconchegante e de economia próspera, para seu porte.

Boa localização em Santa Catarina

Sem dúvidas, o que mais chama a atenção de Porto Belo é sua excelente localização em Santa Catarina. Embora seja pequena, suas vizinhas são enormes, e podem suprir, com facilidade, qualquer demanda de seus moradores.

Florianópolis, a capital do estado, está a menos de 50 km de Porto Belo. Da mesma forma, economias poderosas, como a de Itajaí e de Balneário Camboriú, distam na casa dos 20 km do município.

Brusque, a cidade que entrou no ranking dos melhores municípios do Brasil, pode ser alcançada viajando apenas de carro.

Todas essas ligações que mencionamos têm um impacto positivo para a cidade. Afinal, são 3 aeroportos, 2 deles internacionais, e um complexo portuário ao alcance dos moradores de Porto Belo.

Excelentes opções de lazer e turismo

O litoral catarinense se destaca, principalmente, pela enorme quantidade de pontos turísticos que possui. A própria Porto Belo abriga praias excelentes para passar o dia com a família.

No entanto, Bombinhas, uma das vizinhas de Porto Belo, também contém atrações impressionantes. Florianópolis possui mais de 100 praias, de acordo com dados não oficiais.

Se você quer conhecer Miami, mas não pretende sair do Brasil, basta dar um pulinho em Balneário Camboriú. Os prédios de luxo e as praias movimentadas com certeza vão agradar.

Para encerrar, não poderíamos deixar de mencionar o magnífico Beto Carrero World, um dos melhores parques temáticos do Brasil. Ele fica logo acima de Navegantes, ao norte de Porto Belo. Dá para visitar de carro, pela rodovia BR-101.

Por que morar no litoral catarinense é bom?

O Brasil é um país rico em litoral. No entanto, o litoral catarinense tem algo que a maioria dos demais não possui: uma economia forte e em plena expansão.

No caso de cidades como Balneário Camboriú e Itajaí, por exemplo, o mercado imobiliário é enorme. São milhões de reais investidos em infraestrutura, imóveis de alto padrão e atrações na cidade.

Além disso, há o Porto de Itajaí, de renome internacional. Por causa dessa instalação, dezenas de empresas atuam nessa região, fazendo com que a economia esteja em alta o ano todo.

Portanto, as cidades não ficam desertas na baixa temporada: há sempre atividade por lá.

Gostou das informações sobre o Viva Park Porto Belo? Compartilhe com seus amigos!

 

Simplifique a sua busca, assista o vídeo e encomende seu imóvel!

O jeito mais fácil de encontrar o seu imóvel em Balneário Camboriú e Praia Brava.