Blog

A história de Itapema

A-historia-de-itapema
4.9/5 - (16 votes)

Uma boa forma de entender mais sobre essa cidade incrível é conhecer mais sobre a história de Itapema. A cidade de Itapema é a quinta cidade mais populosa da microrregião de Itajaí e possui aproximadamente 66 mil habitantes segundo os dados do IBGE de 2019.

Itapema fica localizada no litoral norte de Santa Catarina, e faz divisa com Balneário Camboriú, uma das cidades mais famosas do estado catarinense. É uma cidade com várias belezas naturais, o que tem atraído cada vez mais turistas em suas praias de beleza espetacular.

Mas Itapema é muito mais que isso, a cidade também está se tornando cada vez mais atrativa para pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida. 

Quer saber um pouco mais sobre a história de Itapema e como a cidade se tornou o que é hoje? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.

A colonização

A colonização da cidade de Itapema teve início ainda no século XVIII, com os povos açorianos que chegavam ao litoral catarinense pela baía de Porto Belo. Em 1852 é estimado que 980 pessoas já tinham estabelecido moradia na área de Itapema, descendentes de açorianos e portugueses.

Mas foi apenas no início do século XIX que a região realmente começou a ser povoada. No dia 30 de dezembro de 1914, foi criada a primeira estrutura administrativa em Itapema, um distrito policial. 

Essa iniciativa veio dos descendentes dos povos açorianos que tinham se estabelecido em Porto Belo a quase um século atrás. A economia era baseada apenas na subsistência, com a pesca e o plantio de mandioca, milho, feijão, café e arroz como as principais atividades.

Antes de receber o nome Itapema, a região era conhecida como Vila de Santo Antônio de Lisboa ou Tapera, relacionado com o tipo de moradia da população. Até o final do século XIX, o desenvolvimento de Itapema foi bastante lento, até que mais imigrantes chegaram ao local.

Esses imigrantes, de origem alemã, espanhola e italiana, tiveram pouca influência na cultura local, que permanece até os dias de hoje com as tradições açorianas.

Algumas das tradições açorianas que são mantidas até os dias de hoje em Itapema são:

  • Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade;
  • As brincadeiras do Boi de Mamão e a Farra do Boi;
  • Festas do Divino;
  • Festa do Terno de Reis.

A criação do município e o desenvolvimento

Em 1912, os moradores do então arraial de Tapera pediram que o local fosse chamado de Itapema, e assim foi feito. Mas até que Itapema se tornasse uma cidade, muito tempo se passou.

De 1923 a 1925, Itapema foi distrito da cidade de Camboriú, mas durante todo o século XX, estava passando por uma fase de crescimento. Esse crescimento permitiu que a cidade estivesse dentro das condições para se tornar um município, e foi em 13 de janeiro de 1962 que a Itapema se tornou uma cidade. 

+ Leia Mais:

O desenvolvimento de Itapema se deu em grande parte por causa de moradores de outras cidades do estado que escolhiam Itapema por causa de suas praias. Dessa forma, foram se formando os primeiros empreendimentos na orla da cidade, que serviam de casa de veraneio para famílias de cidades vizinhas.

Além disso, foi também nessa época que começou a ser criada uma infraestrutura na cidade, para receber um número cada vez maior de turistas. Durante a década de 1980, todo o Brasil passou por um aumento significativo no setor da construção civil e Itapema também apresentou uma expansão no setor.

Por isso, a Itapema que vemos atualmente, com grandes edifícios perto da orla e uma infraestrutura bastante consistente, é tudo resultado de décadas de desenvolvimento.

O turismo

A cidade é conhecida como a Capital dos Ultraleves, por ser o município com maior quantidade de horas de voo em toda Santa Catarina. Mas o turismo na cidade vai muito além dos ultraleves. A cidade possui 7 quilômetros de litoral, com várias praias que vão agradar até mesmo os mais exigentes.

As principais praias de Itapema são:

  • Meia Praia, a maior e mais badalada praia de Itapema;
  • Praia do Centro, ótima infraestrutura e preferida dos surfistas;
  • Praia do Canto, o reduto de pescadores e praia ideal para famílias.

Além disso, o ecoturismo também é uma ótima opção em Itapema, com morros, cachoeiras e riachos para quem não abre mão de curtir em meio a natureza. 

A qualidade de vida

A qualidade de vida é um dos principais motivos pelo qual Itapema é uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina. Por isso, se você está procurando um lugar para viver com muita qualidade de vida, Itapema é uma das melhores opções para você.

Tamanha qualidade de vida se dá tanto pela ampla infraestrutura que pode ser vista por toda a cidade, como também por suas inúmeras belezas naturais. Além disso, a cidade possui um alto valor no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e uma educação e saúde excelentes.

A infraestrutura da cidade é consistente e passa sempre por renovações, criando um ambiente ideal tanto para turistas quanto para moradores. As praias possuem ampla infraestrutura que a deixaram no ranking das melhores infraestruturas de praias do país.

Tudo isso faz com que a cidade seja ainda mais atrativa, não só para moradores em busca de qualidade de vida, mas também dos investidores de imóveis. Por isso, há um crescimento constante no mercado imobiliário da cidade, com opções variadas para agradar a todos os gostos.

A economia de Itapema é movida principalmente pelo turismo, mas a pesca e o mercado imobiliário são atividades que contribuem bastante para a economia. Por isso, seja para morar, investir ou mesmo para fazer turismo, Itapema é com toda certeza uma opção muito boa.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a história de Itapema e como essa cidade se tornou um dos grandes destaques do estado de Santa Catarina. Agora você só precisa começar a planejar sua visita nessa cidade incrível e aproveitar tudo que Itapema tem a oferecer de melhor.

Você pode conferir mais novidades sobre Itapema também pelo nosso blog ou pelo nosso Instagram

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?