Blog

Você sabe o que é Frescobol?

O-que-e-Frescobol.
5/5 - (1 vote)

O frescobol é um esporte de praia totalmente brasileiro, que se originou em Copacabana, no Rio de Janeiro. O frescobol pode ser resumido como um esporte de raquete, que é jogado em duas pessoas e tem objetivo de manter uma bolinha no ar.

O responsável pela criação do frescobol foi o paraense Lian Pontes de Carvalho, no ano de 1945. A partir de então, o esporte foi se espalhando pelos mais de 7 mil quilômetros de litoral do Brasil, ganhando muitos adeptos.

É um esporte bastante simples, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, basta duas raquetes e uma bolinha.

Quer saber um pouco mais sobre o frescobol, as regras e os benefícios desse esporte brasileiro? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O frescobol

O frescobol é um jogo bastante simples, onde os equipamentos necessários são:

  • Raquete: a raquete de frescobol são feitas geralmente de madeira ou fibra, pesando entre 250g e 450g;
  • Bola: as bolas de frescobol são impermeáveis, feitas com borracha lisa e sem pressão interna. As marcas mais comuns são das marcas Ektelon e Penn.

Não há exatamente uma regra para as roupas que você precisa utilizar para jogar frescobol, principalmente se for apenas por diversão na areia da praia. Por isso, você só precisa se preocupar em passar protetor solar e, assim como os criadores do esporte, utilizar uma área mais fresca na areia.

Ou seja, é um esporte que requer muitos equipamentos, sendo bastante acessível para todas as idades. Além disso, é um equipamento facilmente encontrado em lojas esportivas e também na internet, sendo uma ótima opção para se divertir com a família na praia.

O nome do esporte é devido aos primeiros adeptos do jogo, que iam para as orlas da cidade do Rio de Janeiro para praticar. Como eles sempre escolhiam a parte mais próxima da água, onde a areia é úmida e fresca, acabou que o nome do esporte se tornou frescobol.

 

+ Leia Mais:

 

Além do esporte que pode ser praticado por todo mundo na praia, há também o frescobol competitivo, que existe desde a década de 90. Já nos anos 2000, foi feito um congresso, com o objetivo de unificar as regras para o esporte competitivo.

Mas como o Brasil é um país muito grande, praticantes amadores do esporte possuem suas próprias regras, que mudam conforme a região. 

As regras do frescobol

O principal objetivo do frescobol é o de manter a bola no ar, e a bola é rebatida entre os dois jogadores. Ou seja, os dois jogadores colaboram entre si, para que a bola não toque o chão, sendo um jogo dinâmico, sem pontuação.

Mas mesmo sem competição, há várias regras no esporte, sendo as principais:

  • Um jogo de frescobol pode ser formado por dois jogadores, um na frente do outro, ou por três, onde o terceiro se posiciona entre os outros dois jogadores, formando assim um triângulo;
  • A distância mínima entre um jogador e outro deve ser em torno de 8 metros, mas caso seja um jogo com crianças, a distância pode ser menor.

Além disso, os jogadores podem escolher entre os 4 tipos de jogo:

  • Estilo livre: que consiste em manter a bola no ar pelo maior tempo possível;
  • Estilo veloz: jogo consiste em realizar o maior número de batidas em um minuto;
  • Estilo radical: uma junção do estilo livre e veloz, onde os movimentos precisam ser potentes e precisos;
  • Estilo especialista: consiste em definir um atacante e um defensor, onde o objetivo é manter a bola no ar, mas com precisão e potência nos ataques.

Benefícios do frescobol

O frescobol é um esporte com vários benefícios, assim como todos os esportes. Mas por ser praticado principalmente na areia da praia, o frescobol pode deixar de ser apenas um esporte e se tornar uma ótima atividade para fazer com a família.

Entre os benefícios do frescobol, podemos citar:

  • Ajuda a desenvolver habilidades como tolerância e empatia, já que se trata de um jogo colaborativo, onde não há pontuação ou um vencedor;
  • Ajuda a melhorar a coordenação motora, bem como a lateralidade, o equilíbrio e a agilidade;
  • Ajuda a diminuir o stress pois a prática de atividades físicas estimula a produção de dopamina, que é diretamente ligada à sensação de bem-estar;
  • Favorece na criação de hábitos saudáveis por ser um esporte acessível que pode ser praticado por todas as idades;
  • É um esporte com aprendizagem simples, que pode ser feito por todos como uma brincadeira de praia.

Por ter vários benefícios, o frescobol pode ser o esporte que você estava procurando para praticar na praia. Por isso, basta aprender as regras básicas do jogo, comprar as raquetes e as bolinhas e chamar toda a família para se divertir.

Curiosidades sobre o frescobol

Por ser um esporte bastante acessível, tanto pelo seu baixo custo quanto por ser um esporte fácil que pode ser praticado por todos, o frescobol tem ganho muita fama. Por isso, preparamos algumas curiosidades desse esporte de praia brasileiro para você conhecer um pouco mais sobre ele:

  • Até o ano de 1976, o frescobol era praticado usando uma bola de tênis, que tem um peso maior que as bolas atuais do esporte;
  • As bolas de tênis eram raspadas no asfalto para retirar a camada de tecido, evitando assim que elas ficassem encharcadas ao cair na água;
  • Embora seja um esporte tipicamente praiano, é possível praticar frescobol em quadras e até mesmo em campos;
  • O primeiro Mundial de Frescobol foi realizado em Playa del Carmen, no México, em março de 2015, que contou com ampla cobertura da imprensa para promover o esporte.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é frescobol, bem como os equipamentos necessários para jogar e os benefícios desse esporte. Por isso, você só precisa aprender um pouco mais sobre os tipos de tacadas e escolher a praia mais perto de você para jogar esse esporte tão interessante.

Você pode conferir mais esportes de praia no nosso blog e conferir muitas outras novidades também no nosso Instagram

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?