Blog

Lugares para curtir a natureza em Santa Catarina

Lugares-para-curtir-a-natureza-em-santa-catarina
5/5 - (1 vote)

Saber sobre os lugares para curtir a natureza em Santa Catarina é uma boa forma de montar seu próximo roteiro de viagem. Dessa forma, você escolhe as opções que mais se enquadram no seu estilo e faz uma viagem sem dores de cabeça.

Com uma natureza exuberante, Santa Catarina possui ótimas opções para quem quer passar as férias em meio a natureza e renovar as energias. Além de praias exuberantes, o estado de Santa Catarina tem muitas opções para você aproveitar, com cachoeiras, montanhas e uma fauna e flora espetaculares. 

Quer saber um pouco mais sobre os lugares para curtir a natureza em Santa Catarina? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Ascurra

A pequena cidade de Ascurra é considerada como uma das cidades mais charmosas do Vale Europeu. Com aproximadamente 8 mil habitantes, a cidade encanta tanto pela beleza da cidade histórica quanto pela natureza exuberante.

Por isso, se você quer curtir a natureza em Santa Catarina, Ascurra é com certeza uma ótima opção. A principal atração da cidade para quem quer passar o dia em meio a natureza é a Reserva Ecológica Serra da Leoa.

Com mais de 1800 hectares, a Serra da Leoa conta com riachos, cachoeiras, lagoas e muitas opções incríveis de trilhas para você conferir. Além disso, por lá há um mirante com uma vista espetacular para o Vale Europeu, além de uma rampa para a prática de asa-delta.

Dentro da Reserva Ecológica Serra da Leoa fica a Cruz de Pedra, uma formação rochosa com 4o metros de altura e 300 metros de comprimento. Para acessar o local, são em torno de 10 quilômetros de trilha, considerando o trajeto de ida e de volta, mas é um lugar que você com certeza precisa conhecer.

Uma parte da trilha é considerada difícil, por isso, é mais recomendada para quem já está acostumado a fazer trilhas. Vale lembrar também que é sempre bom levar suprimentos no seu passeio, como água e lanches, bem como usar roupas adequadas.

Porto União

A charmosa cidade de Porto União fica localizada no norte de Santa Catarina, muito conhecida por praticantes de rapel, canoagem e trekking. A pequena cidade de aproximadamente 35 mil habitantes conta com inúmeras opções para quem quer curtir em meio a natureza.

Por lá, é possível encontrar em torno de 150 cachoeiras, sendo as mais famosas Salto do Rio dos Pardos e a Cachoeira do Rio Bonito. A primeira possui mais de 70 metros de altura, possuindo uma beleza espetacular.

Já a segunda possui em torno de 30 metros de altura e é a mais procurada para quem quer praticar rapel. Além disso, o Parque Monge João Maria é uma boa opção para quem quer fazer uma caminhada e conhecer mais sobre a natureza e também sobre a história da cidade.

Apiúna

A pequena cidade de aproximadamente 10 mil habitantes faz divisa com a cidade de Ascurra. Um pedaço do Parque Nacional da Serra do Itajaí fica localizado no território da cidade, criando um ambiente perfeito para quem quer curtir a natureza.

Com várias opções de ecoturismo, você pode conferir as lindas cachoeiras da cidade. A cachoeira das Andorinhas é acessada por uma trilha bem fácil, com um trajeto que dura em torno de 10 minutos.

 

+ Leia mais:

 

Com 25 metros de altura, é uma bela cachoeira que com certeza você precisa conhecer e nadar na bela lagoa que se forma abaixo. A cachoeira do Baú também é uma ótima opção para você conferir, mesmo que não dê para tomar banho por lá, só a vista espetacular vale a visita.

Outras opções para você conferir são: cachoeira do Burrichó, cachoeira do Salão, cachoeira dos 3 Dedos, cachoeira dos Perdidos. Além disso, o Morro da Cruz, o Morro do Bicudo e o Morro Dom Bosco são ótimas opções para você fazer trilhas e apreciar a linda fauna e flora da região.

Corupá

A pequena cidade de Corupá é uma parada praticamente obrigatória para quem quer curtir a natureza em Santa Catarina. Com apenas 16 mil habitantes, a cidade fica localizada perto de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina.

Um dos grandes destaques da cidade é a Rota das Cachoeiras, que passa pelas 14 principais cachoeiras. A Rota das Cachoeiras possui uma trilha, conhecida como Passa Águas, que possui 2.950 metros, um percurso ideal para conhecer a fauna e a flora da região.

Além disso, a cidade também é uma ótima opção para quem quer praticar cicloturismo, com vários eventos para você conferir. Entre os principais eventos, o Cicloturismo Circuito das Araucárias e o Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos.

 

Alfredo Wagner

A pequena cidade de Alfredo Wagner possui em torno de 10 mil habitantes, sendo uma ótima opção para quem quer curtir a natureza em Santa Catarina. Um dos grandes destaques é a montanha do Campo dos Padres, que conta com várias opções de trilhas, sendo a principal para a formação rochosa Soldados de Sebold.

Para visitar o local precisa pagar uma taxa, que pode ser obtida no Restaurante Salto das Águas. Além disso, a montanha Pedra Branca proporciona uma visão em 360º de todo o entorno, já que o topo da montanha fica a 1.665 metros de altura.

As cachoeiras do Sítio Alto Paraíso são uma ótima opção se você quer passar o final de semana todo em contato com a natureza. No local, além das 7 cachoeiras, há um espaço destinado a camping, perfeito para quem gosta de acampar.

Com todas essas opções, vai ser difícil não encontrar lugares para curtir a natureza em Santa Catarina. Por isso, você só precisa escolher a melhor opção para você e para o seu tipo preferido de ecoturismo, seja trekking ou até mesmo rapel.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as cidades com ótimas opções para curtir a natureza em Santa Catarina, então só precisa escolher o seu roteiro. Você pode também conferir mais opções de lazer em Santa Catarina no nosso blog e também no nosso Instagram

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?