Você sabe quais são as maiores cidades de Santa Catarina?

Um estado conhecido pelas suas riquezas naturais, pelos lugares belíssimos a serem visitados, com pontos turísticos, tanto no litoral, quanto na serra catarinense. 

Por isso, organizamos uma lista com as maiores cidades de Santa Catarina, para que você possa saber um pouco mais a respeito desse paraíso brasileiro.

Serão apresentadas 11 cidades e a referência para cálculo de seu tamanho será o número de sua população, conforme censo.

Ao se medir o tamanho de uma cidade a fim de apresentar informações, tais como, sua qualidade de vida, taxa de empregabilidade, empreendedorismo, entre outras informações sobre o seu desenvolvimento, não se leva em consideração o espaço territorial, mas o número de habitantes da região.

Sobre o estado de Santa Catarina, este tem se destacado no cenário nacional, principalmente durante o período de pandemia, com crescimento de seu PIB (Produto Interno Bruto), mostrando desenvolvimento ascendente nos seguintes setores:

  • industrial 
  • tecnológico
  • agropecuário
  • construção civil
  • mercado imobiliário 

Além disso, houve um aumento populacional em Santa Catarina, chegando a atingir a marca de 7,3 milhões de habitantes, conforme projeção calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O momento de pandemia levou as pessoas ao isolamento social, deixando-as literalmente trancadas dentro de suas próprias casas. 

Estar o tempo todo em casa gerou um aumento considerável de acessos à internet, em que muitos aproveitaram para ler mais artigos online, descobrindo, dessa forma, a existência de outros lugares para se viver, com ofertas de trabalho mais rentáveis e melhor qualidade de vida.

Essa é uma das respostas para explicar o porquê de tantas mudanças que pessoas fizeram, indo morar em outros lugares. 

As imobiliárias continuaram seu trabalho oferecendo um serviço online de visitas virtuais a imóveis. Então, de seus próprios lares, as pessoas passaram a visitar casas e apartamentos, tanto para alugar, quanto para vender. 

Inclusive, houve muitos que resolveram sair de seus apartamentos para começar a morar em casas, em busca de mais espaço, como quintais para poder criar animais, receber mais luz solar, ter onde deixar os filhos brincando ao ar livre com segurança, entre uma série de fatores, os quais variam de pessoa para pessoa.

Veja agora a lista das 11 maiores cidades de Santa Catarina e confira as características que elas têm a oferecer.  

  1. Joinville
  2. Florianópolis
  3. Blumenau
  4. São José
  5. Chapecó
  6. Itajaí
  7. Criciúma
  8. Jaraguá do Sul
  9. Palhoça
  10. Lages
  11. Balneário Camboriú

As maiores cidades de Santa Catarina: saiba quais são

Um estado que não para de crescer.

Do interior até o belíssimo litoral, conheça quais são as maiores cidades de Santa Catarina, e aproveite para descobrir coisas novas sobre cada uma delas que você nem imaginava saber.

1. Joinville

Das maiores cidades de Santa Catarina, Joinville está no topo da lista com 604.708 habitantes, conforme consta no último censo. 

A cidade também apresenta uma excelente qualidade de vida, com boa infraestrutura, portanto, destacando-se não só quantitativamente, mas também qualitativamente.

Um dado interessante a ser observado é o fato de a cidade de Joinville ultrapassar a capital, Florianópolis, em número de habitantes. 

É uma cidade histórica, e, além disso, uma das mais ricas do Brasil. Seu polo industrial favorece a taxa de empregabilidade, pois está em terceiro lugar na região Sul.

Fica localizada no Nordeste do estado e é conhecida como a “cidade das flores”.

Uma observação importante: é a única cidade fora da Rússia com uma Escola de Teatro Bolshoi.

2. Florianópolis

Florianópolis está em segundo lugar entre as maiores cidades de Santa Catarina, ocupando essa posição mesmo sendo a capital do estado.

A cidade é turística, pois é litorânea, apreciada por muitos brasileiros e estrangeiros, por isso, recebe visitas que lotam o município em épocas de alta temporada. 

Parte da cidade está no continente do estado e o restante está na Ilha de Santa Catarina, grande ponto turístico da capital devido às suas belíssimas praias, tanto badaladas, como mais desertas.

Hoje, conforme censo, tem uma população de 516.524 habitantes, destacando-se economicamente nos setores de comércio e serviços. Além disso, na capital catarinense estão se estabelecendo cada vez mais sedes de startups e multinacionais da área de tecnologia. 

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é excelente, oferecendo ótimos recursos aos seus moradores, além do bem-estar pelo fato de se morar junto à natureza.

3. Blumenau

Localizada no Vale do Itajaí, a cidade é muito conhecida em todo o Brasil por ser a sede da maior festa da cerveja do país, a Oktoberfest. 

Das maiores cidades de Santa Catarina, Blumenau também se destaca por ser um grande polo da indústria têxtil no Brasil. 

A cidade é turística, atraindo um grande número de pessoas, não só pela grande festa que celebra a cerveja no mês de outubro, mas também porque lá está localizada a Vila Germânica, que é, inclusive, onde a Oktoberfest é realizada. 

A arquitetura das casas lhe rende o apelido de “pequena Alemanha”, uma vez que a cidade se desenvolveu à medida em que muitos imigrantes europeus vinham para o Brasil, e em Blumenau se destacou a imigração alemã. 

Sua população é de 361.855 habitantes, conforme censo, e a cidade também é bastante desenvolvida nos setores de metalurgia, mecânica e informática. 

4. São José

São José é um município que integra a região metropolitana de Florianópolis, com uma economia admirável devido ao setor industrial, além do seu próspero comércio. 

A população é de 250.181 habitantes, conforme censo, com moradores muito satisfeitos com a notável qualidade de vida que têm em seu cotidiano.

Uma curiosidade sobre São José é o fato de ela ser uma cidade-dormitório. 

Você sabe o que é uma cidade-dormitório?

É onde uma pessoa mora, mas seu local de trabalho fica na cidade vizinha. Assim, muitos moradores de São José trabalham na capital, Florianópolis. 

Das maiores cidades de Santa Catarina, São José também é bem-sucedida em razão da maricultura, da pesca artesanal, da cerâmica utilitária e da agropecuária.

5. Chapecó

Chapecó tem sua economia, em maior parte, baseada no agronegócio, por isso sendo a cidade mais importante nesse setor na região. 

A cidade está localizada no Oeste de Santa Catarina, onde também fica a bacia do Rio Uruguai, que delineia a fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.

A população da cidade é de 224.013 habitantes, conforme censo, dispondo de um importante centro industrial, o que é benéfico para o PIB do município.

Sua qualidade de vida se destaca devido a bons serviços nas áreas da Saúde e da Educação, além da significativa geração de empregos. São pontos positivos que agregam à cidade um excelente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando muitos empreendedores a investirem na região.

O clima da cidade é muito bom, com estações bem definidas. No verão não há dias extremamente quentes, e, no inverno, as temperaturas não são extremamente baixas a ponto de você morrer de frio.

Além de tudo, das maiores cidades de Santa Catarina, o lazer é garantido com atrativos muito cativantes, como as cachoeiras, as trilhas, e as águas termais que Chapecó oferece tanto aos moradores, quanto aos visitantes.

+ Leia Mais

6. Itajaí

Cidade litorânea catarinense, é um dos melhores lugares para se viver no Brasil. 

Entre as maiores cidades de Santa Catarina, Itajaí é um município que possui fatores importantes, os quais contribuem para o seu elevado PIB no estado catarinense. Um desses fatores está na exportação, em que se destacam as vendas internacionais de carne e tabaco.   

Localizada entre as cidades de Navegantes e Balneário Camboriú, possui uma população de 223.112 habitantes, conforme censo. 

Tem como atrativos lindas praias, com águas claras, o que atrai muitos turistas à cidade, ficando lotada em épocas de alta temporada.

Pelo fato de as praias serem um grande atrativo, e ter alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), houve um significativo crescimento nos setores da construção civil e do mercado imobiliário. Isso se explica devido à grande demanda de vendas, tanto de casas, quanto de apartamentos de luxo na cidade.

Além das praias, a excelente qualidade de vida e a infraestrutura consistente são motivos que devem ser levados em consideração na hora de explicar o porquê da grande procura por imóveis em Itajaí.  

7. Criciúma

A cidade de Criciúma é conhecida como a capital brasileira do carvão, devido ao destaque que tem na extração de carvão mineral.

Localizada na região Sul do estado, sua população é de 217.311 habitantes, conforme censo. Também é de grande relevância na indústria química e de plásticos. 

A indústria de cerâmica apresenta um desenvolvimento de alta qualidade, sendo esse um fator que contribui consideravelmente na sua economia, destacando-se por ser um grande polo mundial nessa área.

O setor vestuário é outro ramo bem-sucedido em Criciúma, pois é um grande polo do jeans no Brasil, além de deter uma acentuada indústria de descartáveis plásticos, também maior do país.

8. Jaraguá do Sul

O município de Jaraguá do Sul fica no vale do Rio Itapocu. Sua população é de 181.173 habitantes, conforme censo, e é um dos principais polos econômicos do Norte de Santa Catarina.

Grandes empresas de confecções e de metal mecânico têm sede na cidade, o que favorece a sua economia e traz empregabilidade para a região.

Um dos lugares que Jaraguá do Sul oferece para o lazer aos moradores e visitantes é o Parque Malwee, com entrada gratuita, localizado na Barra do Rio Cerro. 

No local há trilhas, pedalinhos e pista para andar de bike. Além disso, o parque tem uma lagoa, onde em determinadas épocas do ano se pode praticar a pesca. 

No Parque Malwee estão mais de 35 mil árvores, muitas delas nativas da nossa mata atlântica. 

O local possui infraestrutura com quiosques e restaurantes, sendo assim um bom lugar para fazer um almoço diferente com a família ou com os amigos. 

9. Palhoça

Entre as maiores cidades de Santa Catarina está Palhoça, localizada no litoral central do estado e muito próxima à capital, Florianópolis, fazendo parte de sua região metropolitana. 

Sua população é de 175.272 habitantes, conforme censo, e as praias são muito prazerosas, atraindo turistas do Brasil e do exterior para visitá-las.

O comércio é próspero, gerando empregos diretos e indiretos em toda a cidade. Além disso, o setor de tecnologia tem crescido cada vez mais em Palhoça, o que faz com que sua economia tenha destaque no estado. 

Uma de suas praias, a Guarda do Embaú, é muito famosa, conhecida no mundo todo, devido aos seus campeonatos de surfe, tanto que ganhou o título de Reserva Mundial de Surfe.

Com um excelente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre as maiores cidades de Santa Catarina, Palhoça apresenta uma ótima qualidade de vida, unindo boa infraestrutura urbana e belezas naturais em um só lugar.

10. Lages  

Além de estar entre as maiores cidades de Santa Catarina, Lages possui a maior extensão territorial catarinense. É sede da Mesorregião Serrana do estado e sua população é de 157.349 habitantes, conforme censo.

A agricultura e a agropecuária são a base de sua economia, o que a leva a ser uma região de excelente PIB no estado.

É conhecida como “Princesa da Serra”, pois tem lindas paisagens serranas, atraindo muitos turistas, principalmente na época do inverno.

Há um grande investimento em infraestrutura na cidade, o que eleva a qualidade de vida dos moradores, com oferta de boas creches, de escolas públicas, além de apresentar bons postos de saúde e hospitais.

11. Balneário Camboriú

A cidade litorânea de Balneário Camboriú, entre as maiores cidades de Santa Catarina, é muito escolhida por turistas de todo Brasil e do mundo na hora de viajar. 

O que mais atrai na cidade é a mistura entre os prédios altíssimos junto à praia, compondo uma paisagem exótica, o que lhe rende o apelido de Dubai brasileira

São muitos os estudantes de todo o Brasil que escolhem Balneário Camboriú para fazerem sua viagem de formatura, pois a cidade também é bastante badalada, o que é um grande atrativo para os jovens.

Casais em lua de mel também decidem viajar para Balneário Camboriú, pois suas atrações turísticas são muitas. 

Os bares, restaurantes e hotéis da cidade têm excelente infraestrutura, o que proporciona ótimos momentos românticos. Além disso, o casal pode desfrutar de praias com águas limpas, ideais para banhos de mar, rodeadas pela incrível mata atlântica.

No setor econômico, o negócio que mais cresce é o ramo da construção civil, pois a procura por imóveis de luxo na cidade tem aumentado cada vez mais, o que dá destaque também à ascensão do mercado imobiliário.

O investimento em apartamentos e casas na cidade mostra que houve uma mudança de comportamento dos brasileiros durante o isolamento social provocado pela pandemia, fazendo com que pensassem em suas vidas nas grandes cidades, decidindo ir morar na praia em busca de qualidade de vida. 

A redução da taxa de juros e facilidade de crédito também foram fatores que contribuíram para que muitos investissem na compra de imóveis. 

Também houve um grande número de pessoas que adquiriu um novo imóvel, não como moradia, mas para alugar para outras pessoas, assim criando para si mais uma fonte de renda. Além do mais, imóveis são cada vez mais valorizados com o passar do tempo.

Você já pensou em morar na praia?

Você acabou de ler no artigo que preparamos para você que entre as maiores cidades de Santa Catarina, muitas delas estão no litoral e apresentam excelente qualidade de vida.

Nossas sugestões são Itajaí e Balneário Camboriú, com praias belíssimas e um desenvolvimento urbano com alta infraestrutura. 

Acesse os outros posts do nosso blog e conheça melhor o Litoral Norte Catarinense.

Quem sabe você não se inspira e acaba se mudando para a praia.

Um grande abraço, e até mais!

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar para o Blog