Blog

Conheça a história de Santa Catarina

Qual-a-historia-de-santa-catarina
5/5 - (2 votes)

Saber qual a história de Santa Catarina é uma ótima forma de entender mais sobre esse estado encantador que atrai cada vez mais a atenção dos brasileiros. Com suas lindas praias, natureza exuberante e uma economia que é referência nacional, é difícil não se apaixonar pelo estado.

Com cidades de alta qualidade de vida, Santa Catarina é um dos melhores estados para se viver no país. Por isso, se você quer morar ou até mesmo investir no estado, conheça a história e algumas curiosidades nesse conteúdo que preparamos especialmente para você.

historia-santa-catarina
Conheça a história de Santa Catarina

O início da história de Santa Catarina

A história de Santa Catarina se inicia ainda no século XVI, com a vinda dos portugueses e espanhóis para a costa brasileira. A região que atualmente conhecemos como Santa Catarina era povoada pelos índios carijós, uma tribo do grupo indígena tupi-guarani.

Foi em 1526, que Santa Catarina foi descoberta pelos europeus, quando Sebastião Caboto avistou a chamada Ilha dos Patos. Essa Ilha dos Patos ganhou o nome então de Santa Catarina, e atualmente essa ilha é conhecida como Ilha da Magia, a cidade de Florianópolis.

Devido a ausência de metais preciosos e outras riquezas, e também pelo clima mais frio, demorou para se tornar uma terra interessante aos olhos europeus. Apenas na metade do século XVII que os portugueses começaram a se interessar pela região. E no ano de 1658 que se deu início ao povoado mais antigo do estado, que atualmente corresponde a cidade de São Francisco do Sul.

Em 1675 Francisco Dias Velho criou o povoado de Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis. Um ano depois, em 1676, deu-se início ao povoado de Laguna por Domingos de Brito Peixoto.

Sobre a motivação do nome há duas possibilidades: nomeada em homenagem à santa cristã Catarina de Alexandria ou por causa da esposa de Sebastião Caboto, Catarina Medrano. Mesmo sem comprovação, a Santa Catarina de Alexandria é a santa padroeira do estado.

O desenvolvimento do estado de Santa Catarina

Mesmo após a proclamação da república e tendo recebido o título de província, Santa Catarina ainda teve um longo caminho até se tornar o que é hoje. Foi só em meados do século XIX que realmente começou o desenvolvimento do estado para o que vemos atualmente.

Com a chegada dos imigrantes europeus, principalmente alemães, foi dado início a várias colônias:

  • Colônia de Dona Francisca em 1850, a atual Joinville;
  • Colônia de Blumenau em 1852;
  • Colônia de Brusque em 1860.

E só na década de 1950 que realmente aconteceu um crescimento significativo do estado. Nessa época que foi criado um estímulo para que colonos ítalo-brasileiros do Rio Grande do Sul povoassem a região oeste do estado.

+ Leia Mais:

A Universidade Federal de Santa Catarina foi fundada em 1960 e a Universidade do Estado de Santa Catarina foi criada em 1965. Com isso, foi dado início também ao crescimento educacional da população do estado.

Curiosidades históricas sobre o estado de Santa Catarina

Além da história de Santa Catarina, e das suas já conhecidas praias e paisagens encantadoras, há algumas curiosidades que poucos sabem sobre o estado. Por isso, preparamos uma lista com 4 curiosidades sobre a história de Santa Catarina que você precisa saber:

1 – Ilha dos Patos

Em 1514, os portugueses Nuno Manuel e Cristóvão de Haro avistaram pela primeira vez a Ilha de Santa Catarina e deram a ela o nome de Ilha dos Patos. Mas foi apenas no mapa-múndi Diego Ribeiro, em 1529, que o nome Santa Catarina foi mencionado pela primeira vez.

2 – Baía dos Perdidos

A primeira grande expedição de reconhecimento da área de Santa Catarina foi feita em 1515, pelo navegador português Juan Dias Solis. As águas entre o continente e a Ilha de Santa Catarina ganharam o nome de Baía dos Perdidos por causa de um naufrágio que ocorreu no local.

3 – Primeiros municípios do estado

420x230-4.jpg

A primeira ocupação oficial no estado de Santa Catarina, dando origem às primeiras cidades, ocorreu em 1660. Com o nome de Vila de Nossa Senhora da Graça, foi dado início ao que hoje corresponde à cidade de São Francisco do Sul.

Em 1675 teve início a cidade de Florianópolis, até então conhecida como o povoado de Nossa Senhora do Desterro. Um ano depois, em 1676 deu-se início ao povoado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, a atual cidade de Laguna.

4 – Festas tradicionais

Em Santa Catarina acontecem muitas festas tradicionais que foram inspiradas das diversas culturas que deram origem à cultura do estado. São festas como: Oktoberfest, Fenarreco, Bierfest, Kegelfest, Marejada, Festa do Pinhão, Festa da Tainha, e muitas outras. Além disso, o folclore também foi bastante influenciado, como as histórias e cantoria sobre o boi de mamão.

Agora você já conhece mais sobre a história de Santa Catarina, pode conhecer de perto o estado! 

Você pode conferir mais sobre Santa Catarina no nosso blog e também no nosso Instagram.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?