Balneário Camboriú a cidade que inspira arte

Cores, sombras, traços e formas embelezam paredes, muros, espaços públicos e privados e se transformam em telas que contam histórias. A arte urbana toma das ruas de Balneário Camboriú revitalizando e embelezando áreas. O movimento cultural fortemente difundido em grandes centros urbanos é representado por diferentes técnicas artísticas, entre os mais conhecidos está o grafite, porém a arte ainda é confundida por muitos como atos de vandalismo.

Open Street Galery expande locais de arte e cultura em Balneário Camboriú

Desmistificar essa preconcepção enraizada e valorizar os produtos artísticos colorindo a cidade é a proposta do artista local Luis Felipe Berejuk (Bere).

Reconhecido pelos belos murais urbanos que emolduram a cidade, além das obras solo, o artista está desenvolvendo um novo projeto em conjunto com outros profissionais e em breve, um dos bairros mais tradicionais da cidade receberá a Open Street Gallery – uma galeria de arte urbana a céu aberto – no total serão 60 pontos ao longo do bairro da Barra, serão estilizados e se transformarão em gifts, que o público poderá adquirir como recordação.

O projeto também terá oficinas orientadas por artistas da região interagindo com muita diversidade cultural. “Um novo ponto turístico transbordando arte está para acontecer na cidade”.

“A nova era da arte já acontece nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. Nós queremos demonstrar que a arte é muito importante tanto para a comunidade, para o comércio e também para o turismo. É uma forma de contato entre as pessoas e a produção artística/cultural de modo acessível em locais de grande visibilidade.

E uma curiosidade é que a maioria dos grafites da cidade não estão em espaços públicos, são espaços privados com autorização concedida pelos proprietários,” destaca Berejuk.

Estrada da Rainha e a beleza das coisas simples

O calor do sol expressados em técnicas de cores e girassóis, a arte a favor da vida. A paisagem já fala por si só e encanta à primeira vista. Assim deixá-la mais acolhedora transformando-a em cenário mais que perfeito de grandes idealizações exigiu estudo, atenção aos detalhes e ajuda extra.

A Estrada da Rainha ganhou um mural para chamar de seu, inspirado em um dos quadros mais famosos do pintor Van Gogh (Os Girassóis). Berejuk, o responsável pela obra de arte, com idealização da Open Street Galery fez uma releitura do trabalho do pintor holandês, com o intuito de sensibilizar a população quanto aos problemas relacionados aos transtornos psíquicos como depressão, ansiedade, esquizofrenia e o suicídio.

Após muito planejar a inspiração surgiu: “vários dias pensando e veio a ideia a partir do setembro amarelo, então porque não usar Van Gogh, que sofreu de diversos transtornos psicológicos. A arte ainda é um trabalho longo, mas o bom é que hoje ela vem cumprindo o papel de não apenas embelezar, mas também conscientizar e engajar a comunidade”, pontua Berejuk.    

Para confeccionar o painel o artista e os produtores da ação contaram com apoio de incentivadores que realizaram doações de diversos materiais, contribuições financeiras, rifas e campanhas.

A Imobille é entusiasta de projetos de incentivo à cultura e desde o primeiro contato com os idealizadores vem buscando alternativas de apoiar e disseminar o projeto “Apoiar um projeto tão bem estruturado como o Open Street Galery é um combo de oportunidades pois ele dissemina a cultura na região, revitaliza ambientes e conecta as pessoas.

Balneário Camboriú tem vocação para ser uma cidade modelo, tanto de qualidade de vida quanto de educação e cultura.

Conheça um pouco mais sobre a Open Street Galery

A proposta de unir arte, experiências e pessoas. Acesse: https://www.openstreet.gallery/

Segue lá! Artista: @berejuk

Simplifique a sua busca, assista o vídeo e encomende seu imóvel!

O jeito mais fácil de encontrar o seu imóvel em Balneário Camboriú e Praia Brava.