Blog

Quais são as melhores praias do Paraná

Avalie este post

É difícil definir quais são as melhores praias do Paraná: a maioria delas é excelente, sem contar a personalidade que cada uma possui.

Outro detalhe que pode ser levado em conta é a proximidade do Paraná com Santa Catarina. Se você também quiser desfrutar das praias de Santa Catarina — que ficam próximas das do Paraná —, a Imobille possui ótimos imóveis em Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí.

Se estiver de passagem pelo Paraná, aproveite para conhecer a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba. Lá você pode aproveitar a natureza e até entrar em contato com a cultura nativa.

Preparamos uma seleção das melhores 15 praias do Paraná. Tenha em mente que o ranqueamento foi arbitrário, ou seja, não é da melhor para a pior ou vice-versa.

Vamos lá!

1. Ilha do Superagui 

Cercada por um povoado pequeno, a Ilha do Superagui fica a menos de 30 minutos da Ilha do Mel, e é tão boa quanto ela. No entanto, ela não teve tanto sucesso como a segunda, e isso impacta na tranquilidade dessa ilha.

Embora seja um local maravilhoso, a infraestrutura não é das melhores: existe apenas o básico para os turistas.

No entanto, as belezas aparecem quando chegamos na areia: há muitos botos vivendo por lá, e costumam ficar próximos da praia.

Fora isso, por causa de sua rica biosfera, ela foi eleita pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade. Uma das provas de sua riqueza são os botos cinzas, os quais vivem em locais de transição entre águas doces e salgadas.

Os animais da ilha, mesmo os ameaçados de extinção, convivem bem com os moradores e visitantes.

Se você quer privacidade, aproveite para passar um tempo na Praia Deserta. Com certeza vai contemplar a natureza sem perturbações.

2. Praia da Fortaleza 

A Praia da Fortaleza fica na Ilha do Mel, e é um dos locais mais movimentados do Paraná. Ela pode ser acessada através da Nova Brasília, a partir do Pontal Sul. O melhor de tudo é aproveitar o trajeto. Leva uma hora de caminhada para chegar lá.

A Praia da Fortaleza é bastante inusitada: existe uma fortaleza de verdade nela, que se chama Nossa Senhora dos Prazeres.

Logo ao chegar no local, a cena é bastante chamativa: são muralhas antigas, com canhões enormes e portas altas. É um museu a céu aberto; algo realmente impressionante de ser contemplado.

 A praia apresenta ótima estrutura para turistas: existem banheiros bem cuidados e há excelentes opções de restaurantes e pousadas na ilha.

Quanto à vista para o mar, é considerada paradisíaca pelos turistas que já frequentaram o local. 

É realmente um excelente passeio!

3. Praia do Limoeiro 

A Praia do Limoeiro emenda na Praia de Brasília, onde ocorre o desembarque dos turistas na Ilha do Mel. Sim, uma boa quantidade das melhores praias do Paraná fica na Ilha do Mel.

É uma praia bastante limpa e bem movimentada aos finais de semana. Embora não tenha estrutura para turistas, há muitas pousadas e restaurantes próximos.

Há muitas embarcações por lá, e há um consenso entre os turistas de que é o melhor pôr do sol da ilha. O mar aberto e as embarcações facilitam na hora de tirar belas fotos.

Por fim, vale dar uma passadinha no trapiche de Nova Brasília, o qual também fica na Praia do Limoeiro.

4. Prainha 

Ainda na Ilha do Mel — é sério, você precisa visitar essa ilha —, fica a maravilhosa Prainha que, como o nome indica, é pequenina em comparação com as demais.

No entanto, ela é pequena somente em extensão, mas não em beleza. 

Ela está localizada na Vila Encantadas, entre a Praia de Caraguatá e a Pontinha. Lá está instalado o pier que recebe os barcos vindos de Paranaguá, no Pontal Sul. 

Não falta nada para ela: possui coqueiros altos e bonitos, sua areia contrasta bastante com o mar escuro e, em sua extensão, faz uma meia-lua bastante elegante.

Fora as belezas naturais, os restaurantes também são fenomenais. 

Se for fazer uma refeição por lá, aproveite para experimentar o prato surf: arroz com sardinha ou camarão, e uma porção de batata frita. Ele leva esse nome pois é o favorito dos atletas locais.

5. Balneário Atami

O Balneário Atami contém uma das melhores praias do Paraná. Ele está situado entre Shangri-la e o Pontal do Sul.

Uma de suas características mais marcantes é a harmonia entre o homem e a natureza. Tudo isso deriva do esforço para manter esse local organizado e bem cuidado. As entradas contam com câmeras, guardas e até portarias.

O que mais chama a atenção nesse balneário é a enorme quantidade de areia na restinga, que acarreta uma sensação de praia deserta, em algumas localidades.

Como não é permitido construir edifícios por lá, os espaços são preenchidos com áreas de lazer, como: playgrounds, pistas de skate, quadras de futebol, etc. Portanto, coisas para fazer não vão faltar.

Há mercados e sorveterias no próprio Atami; outras instalações ficam próximas do local.

6. Balneário Ipanema

O Balneário Ipanema é um dos mais urbanizados do Paraná. Ele fica ao lado da praia Ipanema, no Pontal Sul, e é um dos destinos mais procurados por turistas.

O mar é agitado, e a praia conta com uma faixa de areia bastante larga. Assim, pode-se tomar um delicioso banho de mar, praticar esportes na areia ou simplesmente relaxar e contemplar a natureza.

A maioria dos turistas que comentaram sobre essa praia diz ser impossível olhar para o mar cristalino e não sentir vontade de mergulhar.

Aliás, as ondas espaçadas são propícias para a prática do surf e outros esportes náuticos. 

Em resumo, é um ótimo lugar para um dia na praia com os amigos e família.

7. Praia de Monções

A Praia de Monções é considerada uma das melhores praias do Paraná. Um dos motivos que tornam essa praia excelente é sua democracia em relação ao público: qualquer faixa-etária pode aproveitar esse local.

Assim como algumas praias já citadas, ela apresenta uma extensa faixa de areia. Isso é ótimo porque permite jogar futebol e até vôlei por lá.

Um dos pontos positivos, fora as belezas naturais, é a simpatia do povo. Os moradores são bastante receptivos para com os turistas, o que passa uma sensação de aconchego.

 

+Leia Mais

 

O mar é límpido, de água cristalina, e a areia é dourada e muito bela.

Em geral, não é muito movimentada, exceto durante a alta temporada. No restante do ano, apenas a população local e pescadores são vistos por lá.

8. Praia Brava de Caiobá

A Praia Brava de Caiobá não possui ondas fortes, sendo propícia para todos os públicos. Sua extensão de areia também é bastante grande, mas praticar esportes pode ser complicado, pois ela costuma ser movimentada.

Um ponto negativo chamativo são as águas vivas. Em algumas épocas do ano, pode ser perigoso se aventurar no mar por lá; a chance de um acidente envolvendo esses animais é alta.

A infraestrutura para turistas é bem aconchegante, e existem bares, quiosques e vendedores ambulantes. Vale lembrar que atrás da praia está uma área residencial, contando com supermercados, pousadas e até escolas.

Há também ciclovia na orla, e uma ótima avenida, próxima à praia, para caminhar.

9. Praia dos Amores

É difícil chegar em Matinhos e encontrar a Praia dos Amores. O motivo disso é que ela possui mais dois nomes: Praia Bela e Praia do Farol.

O ponto forte dessa praia é a beleza natural em seus arredores, incluindo uma pequena ilha chamada de Ilha das Tartarugas. A Ilha do Farol está conectada à Ilha das Tartarugas por um amontoado de pedras naturais.

No mesmo local, é possível praticar esportes radicais, como escalada, parapente e rapel. Isso se dá por causa do Morro do Boi, um monte com quase 160 metros de altura.

Além disso, pode-se apreciar um pouco da cultura local, pois, defronte para o Morro do Boi está uma pequena vila que era habitada por pescadores.

10. Praia de Brejatuba

Essa praia é perfeita para quem quer descansar com a família. Sua grande extensão de areia também permite práticas esportivas, mas o mais gostoso, segundo os turistas, é caminhar pela orla.

No entanto, por ser muito grande, a disponibilidade de alimentos e bebidas varia de acordo com sua localização. Em alguns casos, há bastante opções; já em outros, poucos ou nenhum vendedor ambulante sequer passa perto de você.

Então, o ideal é levar um cooler com seus mantimentos.

Na mesma área que a praia, há um ponto turístico bastante atraente: o Morro do Cristo. É um mirante que permite vistas estonteantes tanto na praia quanto da cidade.

11. Barra do Saí

A Barra do Saí possui um fenômeno bastante interessante: ela apresenta a junção do rio com o mar. Isso é ótimo pois pode-se aproveitar o melhor das duas águas em um só lugar.

No ponto de encontro, forma-se um lago excelente para banho. Os turistas costumam pescar em alguns pontos do rio, assim como tomar banho de mar. É legal fazer isso no mesmo dia!

Antes de mais nada, um alerta: existe uma correnteza perigosa para o lado de SC, e não é aconselhado chegar perto desse local. Fora isso, há um espaço amplo de tranquilidade por lá, e nada mais com que se preocupar.

Por fim, a paisagem merece destaque: podemos ver a junção dos manguezais com o início do mar.

É preciso ir com seus equipamentos para aproveitar melhor o dia, dado que a infraestrutura não é das melhores.

12. Praia Central de Guaratuba

Um dos pontos-positivos mais chamativos dessa praia é a união entre grande movimento e conforto. Isso é bastante raro, pois, quando o local é movimentado, normalmente nos sentimos “asfixiados”.

Outro ponto importante é sua consideração por todos os públicos: não importa se estamos falando de crianças, jovens, adultos ou idosos; há espaço para todos eles.

A Praia Central de Guaratuba é considerada bastante urbanizada, e é um dos destinos mais aclamados pelos turistas na alta temporada.

O mar não é muito agitado, sendo propício para o kitesurf.

Há muitos bares e restaurantes por lá, assim como locais para caminhada e ciclovia.

É um lugar ideal para passar o dia, tomar banhos relaxantes de mar e curtir um momento em família.

13. Praia Mansa de Caiobá

A Praia Mansa de Caiobá apresenta os mesmos benefícios que as demais praias nessa localidade: ótima infraestrutura para turistas, belas paisagens, várias pousadas e hotéis.

No entanto, o que mais chama a atenção por lá é seu mar calmo e a quantidade de quiosques. Se em algumas praias do Paraná faltam restaurantes e quiosques, é porque estão todos na Praia Mansa.

Além de muito bonita, ela também é silenciosa, levando os turistas a contemplarem o momento presente em profundidade.

A quantidade de banhistas varia de acordo com a época do ano. Em geral, o fluxo é baixo, exceto na alta temporada.

14. Praia Grande de Matinhos

Muito agitada na alta temporada e deserta nas demais épocas do ano, a marca registrada da Praia Grande são os ventos fortes e o mar moderado.

Ela é ótima para relaxar e tomar refúgio dos grandes centros urbanos.

No entanto, por não contar com movimento ao longo do ano, ela não possui infraestrutura para turistas. Dessa forma, não se esqueça de levar alimentos e equipamentos para passar o dia.

Por causa de seus ventos, é um local perfeito para praticar kitesurf. O mar límpido e cristalino é um convite para banhos refrescantes.

15. Praia de Leste

A Praia de Leste é uma das melhores praias do Paraná para descansar com a família e amigos. No entanto, ela não conta com boa infraestrutura na praia em si, como quiosques e serviços na areia.

Porém, há supermercados por perto, assim como ótimos restaurantes, pousadas e hotéis de qualidade. Além disso, é considerada uma praia tranquila e segura, ideal para todas as idades. Há salva-vidas na praia.

O mar é calmo, sendo perfeito para banhos. Em suma, a palavra “descanso” resume muito bem essa praia.

E aí, gostou da nossa seleção das  melhores praias do Paraná? Não deixe de compartilhar com seus amigos!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?