Blog

Praias com piscinas naturais: O que são e onde há no Brasil

5/5 - (1 vote)

Não há nada melhor do que tirar férias da cidade curtindo o mar, principalmente se for no verão, não é mesmo? E se o seu destino forem praias com piscinas naturais? 

As praias badaladas têm todo o seu glamour, mas se você ainda não foi até uma das praias com piscinas naturais, são tranquilas e paradisíacas.

O Que São Praias com Piscinas Naturais?

  • Praia da Lagoinha – Bombinhas
  • Praia da Sepultura – Bombinhas
  • Praia do Ribeiro – Bombinhas
  • Prainha da Barra da Lagoa – Florianópolis
  • Ilha do Campeche – Florianópolis

Praias com Piscinas Naturais são aquelas onde há uma reserva de algas, plantas aquáticas, peixes, animais marinhos, e microrganismos aquáticos dos quais não conseguimos ver a olho nu, responsáveis pela função que um filtro tem em uma piscina comum de uma casa, por exemplo. 

Ou seja, todos esses seres vivos, juntos, cooperam para a existência do que chamamos de Piscina Natural. Por terem águas mais calmas e cristalinas, é comum que haja nessas praias a prática de snorkel e mergulho. 

A transparência da água do mar é um dos grandes atrativos nessas praias. No Brasil temos uma diversidade de praias com piscina natural, semelhantes ao mar do Caribe espalhadas por toda nossa costa.

As grandes pedras que circundam as praias com piscinas naturais são chamadas de costões. Essas rochas são magmáticas, ou seja, se formaram há milhares de anos, em um momento em que a lava abaixo ou na superfície da crosta terrestre estava em estado de erupção vulcânica e, com o resfriamento do clima, se solidificou.

São rochas que compõem praticamente toda a costa do Brasil, e é entre esses rochedos que se encontram a grande maioria das piscinas naturais, por isso é comum que sempre haja uma trilha para poder acessar essas praias paradisíacas. O litoral sul oferece um clima super agradável para curtir esses destinos.

 

Quem pode praticar snorkel 

Para os “marinheiros de primeira viagem”, o nome snorkel pode assustar. É claro que algumas instruções devem ser seguidas, mas a atividade é bem simples.

Trata-se de uma prática de mergulho de superfície, em que você não precisa utilizar um cilindro de oxigênio, tampouco uma roupa apropriada para mergulho, como se faz em regiões mais profundas do mar. 

O snorkel é uma máscara fácil de ser encontrada em lojas de departamento que vendem artigos esportivos, e com ela é possível ver por debaixo da água com um tubo que funciona como respirador, regulável conforme o modelo.

Alguns modelos têm uma válvula para drenar a água e cortar ondas, assim evitando que entre água dentro do tubo. Dessa forma, o snorkel pode ser praticado tanto por adultos, quanto por crianças com mais de 4 anos.

+ Leia Mais

Praias Com Piscinas Naturais no Sul Brasil

Praia da Lagoinha – Bombinhas – Santa Catarina

A praia da Lagoinha em Santa Catarina tem águas cristalinas, ótima para o snorkel e para as crianças brincarem devido ao mar calmo. Fica próxima à região central de Bombinhas, com faixa de areia mais curta e águas mais quentes.

É muito comum que os visitantes de Bombinhas estejam hospedados em Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí, mas há várias opções também na própria cidade de Bombinhas para quem estiver mais a fim de curtir as praias com piscinas naturais por mais tempo. 

Praia da Sepultura – Bombinhas – Santa Catarina

A praia da Sepultura em Santa Catarina é muito procurada por mergulhadores com equipamentos mais complexos, como cilindros de oxigênio, a fim de ir mais a fundo no mar. 

Entretanto, toda a família é bem-vinda, como as crianças com snorkel, pois assim como as outras praias de que falamos, a da Sepultura também tem águas cristalinas, com vários peixinhos coloridos esperando por você.

Há também na praia uma trilha que dá acesso a uma piscina natural entre os rochedos, fora do mar. Você terá que pegar a Trilha da Praia da Sepultura. O acesso não é difícil, leva aproximadamente 20 minutos de caminhada. 

Ou seja, na praia da Sepultura você tem duas opções de piscinas naturais: na praia e entre as rochas. 

Praia do Ribeiro – Bombinhas – Santa Catarina

Acessível apenas por trilha, mas de fácil acesso, a praia é querida pelos turistas e moradores do bairro de Bombas por ser deserta e oferecer um belo pôr do sol.

Muitos visitantes de Bombinhas deixam de conhecer o local por causa da trilha, mas garantimos que é curta, não oferece riscos e leva no máximo 7 minutinhos. 

As águas são cristalinas, há muitos animais para avistar, entre eles as tartarugas marinhas, e por ser uma praia deserta, é um lugar ideal para relaxar. 

Prainha da Barra da Lagoa – Florianópolis – Santa Catarina

Um paraíso localizado no litoral sul do Brasil que você precisa conhecer. A praia fica ao Leste da ilha, muito visitada pelos turistas que amam apreciar a natureza e, é claro, queridíssima pelos seus moradores.

Se você gosta de tainha, esse é o local para bater um bom papo com os pescadores e fazer uma boa compra de peixes fresquinhos. No inverno é possível ver também alguns pinguins nessa região.

Como as águas também são transparentes, o snorkel é muito praticado. Só é preciso tomar cuidado com a correnteza e com as embarcações.

Mais ao lado você encontrará a Prainha da Barra, levando apenas 5 minutinhos de caminhada para acessar o local e enfim, desfrutar das Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.

Ilha do Campeche – Florianópolis – Santa Catarina

Em 2000, a Ilha do Campeche se tornou Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, tombado pelo o IPHAN – Instituto Histórico e Artístico Nacional. Há no local inscrições rupestres datadas desde 3.500 a.C., portanto a ilha é também um importante sítio arqueológico.

Para acessar as piscinas naturais, é necessário alugar um passeio de barco, com saídas das praias da Armação, da Barra da Lagoa, ou da praia do Campeche. Assim, é importante seguir todas as instruções fornecidas pelos instrutores ao chegar na ilha, como não alimentar os animais, não retirar plantas locais, ou descartar lixo em locais inadequados sujando a praia.

Devido ao recife de coral cor de esmeralda, a piscina natural é uma das que são conhecidas com o apelido de Caribe Brasileiro. A visão é espetacular, não deixe de fazer esse passeio!    

Já pensou em ter uma vida pertinho do mar?

Cientistas afirmam que aqueles que vivem no litoral têm uma vida melhor, você sabia disso?

As condições estão mais próximas do que você imagina.

Então acompanhe nosso blog e veja as novidades que preparamos para você sobre o litoral norte de Santa Catarina.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?