20 Pontos turísticos de Balneário Camboriú

Os pontos turísticos de Balneário Camboriú são realmente incríveis, tanto pelo local em si quanto pelos arredores. 

BC é conhecida por suas belas praias e edifícios luxuosos, mas ela também guarda obras antigas e tradicionais. Ademais, é uma cidade rica em cultura, e isso é confirmado por sua exímia quantidade de restaurantes.

Com cerca de 150 mil habitantes, ela está próxima de cidades interessantes de Santa Catarina, como Itajaí, Navegantes e Florianópolis. Além disso, o parque Beto Carrero World fica pertinho de Balneário Camboriú, mas ele não está incluso em nossa lista, dado que nos limitamos às atrações da cidade.

Separamos 20 pontos turísticos de Balneário Camboriú que você não pode perder!

  1. Parque Unipraias Camboriú
  2. Morro do Careca
  3. Passeio San Miguel
  4. Praia das Laranjeiras
  5. Cristo Luz
  6. Molhe – Barra Sul
  7. Praia Central
  8. Deck do Pontal Norte
  9. Morro da Aguada
  10. Passarela Estaiada da Barra
  11. Camelódromo Balneário Camboriú
  12. Igreja de Santa Inês
  13. Atlântico Shopping
  14. Complexo Ambiental Cyro Gevaerd
  15. Praça Almirante Tamandaré
  16. Capela de Santo Amaro
  17. Museu da Imagem e do Som
  18. Acervo Ayrton Senna
  19. Arquivo Histórico Municipal
  20. Oceanic Aquarium

1. Parque Unipraias Camboriú

Um dos pontos turísticos de Balneário Camboriú mais aclamados é o Parque Unipraias. Em resumo, é um complexo turístico muito gostoso para aproveitar com toda a família.

As atrações do parque incluem mirantes majestosos, parque escola e até passeio de bondinho. No caso, a estação do bondinho é uma atração à parte, pois conta com diversas artes espetaculares.

Uma das atrações que as crianças adoram é a Fantástica Floresta. Nela, um carrinho entra na floresta, onde há fadas, duendes e diversos outros personagens de livros de fantasia. 

O parque também atende aos radicais, com atrações como Ziprider e Yuohoo.

2. Morro do Careca

O Morro do Careca em Balneário Camboriú é um ponto turístico que atrai diversos turistas todos os anos. A razão disso é sua versatilidade em entregar diversão.

Você e sua família podem subir o morro para realizar um piquenique durante a tarde. Ou então, sobrevoar a incrível Balneário Camboriú de parapente. 

Os voos são ofertados por profissionais certificados e com muita experiência na função. Portanto, pode ficar tranquilo quanto à segurança do passeio.

O morro fica na divisa entre BC e Itajaí, e também está próximo da Praia Central e da Praia Brava.

3. Passeio San Miguel

O Passeio San Miguel é um dos pontos turísticos mais agradáveis de Balneário Camboriú. Afinal, quando foi idealizado pela construtora sulina, era esse o objetivo final.

Durante o trajeto, existem diversas atrações interessantes, e o que mais chama atenção é a enorme variedade de opções culinárias.

Além disso, há exposição de artes ao longo do passeio, assim como música ao vivo em alguns pontos. O local é pet friendly, possui estacionamento próprio, oferece festivais artísticos e tem até lojas de moda.

Com certeza vale a pena conhecer!

4. Praia das Laranjeiras

A Praia das Laranjeiras é um local muito especial, por isso foi incluída em nossa lista. 

Embora de pequena extensão, há restaurantes deliciosos para aproveitar, e os mais badalados são o Restaurante Trapiche e o Quarta Estação.

A praia também oferece aventuras náuticas, e a mais interessante é a tirolesa, que chega a quase 1 km de altura (sim, isso é muito, mas muito alto mesmo).

Para finalizar, se visitar BC no inverno e for até a Praia das Laranjeiras, é possível que você contemple algo raro no Brasil: pinguins! 

5. Cristo Luz

Se você está de passagem por BC, não pode perder o Cristo Luz, mesmo que não seja muito religioso. 

A estátua de Cristo tem incríveis 33 metros de altura, foi construída à mão em argamassa, e fica em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, a 150 metros acima do nível do mar.

Aproveite para ver todas as cores da estátua, pois ela muda todos os dias, de acordo com o dia da semana. Não se esqueça de aproveitar os restaurantes que ficam próximos do ponto turístico!

6. Molhe – Barra Sul

A ideia do molhe era ser apenas um quebra-mar, mas, após várias obras de paisagismo e iluminação, acabou se tornando um dos pontos turísticos de Balneário Camboriú.

São mais de 6 mil metros quadrados, que abrigam um parquinho infantil e obras de arte dos artistas da cidade.

O melhor horário para visitar o molhe é no entardecer. Os visitantes dizem que o molhe apresenta o melhor pôr do sol que existe no litoral catarinense.

7. Praia Central

Embora seja uma praia maravilhosa, ela é imprópria para banho — mas isso não afeta sua popularidade.

A Praia Central é conhecida por ser um dos locais mais movimentados de BC, pois, em resumo, ela concentra um pouco de tudo que a cidade tem a oferecer. Em outras palavras, é o point do município.

Há pessoas se exercitando no calçadão, tomando sol, comendo em barraquinhas e realizando diversas outras atividades. Ou seja, lá é um lugar para apreciar o alto astral, não para curtir mergulhos. 

8. Deck do Pontal Norte

Se você gosta de caminhadas prazerosas, com certeza vai amar o Deck do Pontal Norte. Lá é um local onde podemos desacelerar e curtir o momento.

O deck oferece uma vista maravilhosa da orla principal da cidade, ficando próximo à Praia Central. O caminho fica cercado por árvores, rochas e areia. De lá você pode aproveitar uma bela vista do mar, ao passo que respira um pouco de ar puro.

Há também a possibilidade de apreciar a paisagem enquanto relaxa em uma cadeira no deck.

É um ótimo lugar para tirar fotos maravilhosas — e nem precisa se esforçar muito!

9. Morro da Aguada

Dizem que o Morro da Aguada é uma parada obrigatória para quem quer visitar Balneário Camboriú, devido às suas diversas atrações.

Uma das maneiras de chegar ao morro é através dos bondinhos da cidade. Uma vez lá em cima, você pode desfrutar de belos mirantes, que permitem uma nova perspectiva da cidade e do horizonte além-mar.

O morro também conta com serviços diversos, e até com atividades lúdicas, como tirolesa e trilhas. Os trajetos podem ser feitos com bicicleta ou a pé, mas espere um desafio entre moderado e alto.

Aproveite para tirar belas fotos nesse ponto turístico!

10. Passarela Estaiada da Barra

A Passarela Estaiada da Barra foi construída com dois propósitos em mente: realizar a passagem de pessoas através do Rio Camboriú e servir como ponto turístico. A construção leva um design futurista, daqueles que vemos em filmes de ficção.

O nome da passarela é Manoel Firmino Rocha, o mesmo que do primeiro balseiro da cidade, que realizou o trabalho de travessia entre 1950 e 1980.

Ela possui 190 metros de comprimento, quase 60 metros de altura e 114 metros de vão livre. Ligando a Barra Sul ao Bairro da Lagoa, ela atende pedestres e ciclistas que queiram fazer a travessia.

11. Camelódromo Balneário Camboriú

O Camelódromo de Balneário Camboriú é um daqueles locais que não foram desenhados para serem pontos turísticos, mas acabaram se tornando um.

Um dos pontos que chamam a atenção por lá é a exímia estrutura do local. Tudo foi pensado visando o fluxo de pessoas, conforto e variedade de opções — de qualquer coisa, mesmo.

Lá você encontra praticamente qualquer produto de seu interesse. Relógios, óculos, bijuterias e até produtos importados de luxo são ofertados no camelódromo.

Ele fica localizado na área central da cidade, ao lado da Igreja de Santa Inês, nosso próximo ponto turístico!

12. Igreja de Santa Inês

A Igreja de Santa Inês une o tradicional ao moderno, ou seja, é o encontro entre dois mundos distintos, mas que se complementam muito bem.

A igreja é considerada um dos melhores pontos turísticos de Balneário Camboriú devido a sua história, estrutura e ambientação. Até mesmo quem não é muito religioso vai adorar contemplar a beleza dessa igreja.

Ela possui um formato cônico, bastante diferente das igrejas comuns. No interior, a missa é celebrada no centro, enquanto os fiéis ficam à volta do altar, em círculos de raio crescentes.

Vale a pena conferir esse local!

13. Atlântico Shopping

O Atlântico Shopping é considerado um estabelecimento tradicional na cidade de Balneário Camboriú. Erigido em 1997, fica próximo da Praia Central, contendo, no total, 110 lojas.

Sua praça de alimentação é muito interessante devido à imensa variedade de produtos disponíveis para consumo. 

O shopping também abriga um cinema de altíssima qualidade, praça de eventos e locais para serviços variados, como lotérica, casa de câmbio e clínica médica.

A decoração é fenomenal, unindo concreto com vidro e metal. Há jardins maravilhosos no interior do shopping, com bancos para sentar e relaxar.

14. Complexo Ambiental Cyro Gevaerd 

O Complexo Ambiental Cyro Gevaerd é um lugar mágico para os amantes da natureza. Lá você vai encontrar diversos animais, todos bem cuidados, saudáveis e felizes. O pessoal do complexo faz um trabalho fenomenal!

Há um aquário enorme dentro do complexo, onde os visitantes podem conhecer desde peixes de pequeno porte até de grande porte. São vários tanques de água, que contém até espécies de peixe japonesas.

O estabelecimento também abriga várias espécies de aves, répteis, serpentes e mamíferos. Até mesmo um berçário animal faz parte da instalação.

15. Praça Almirante Tamandaré

A Praça Almirante Tamandaré é bem pequenina, mas com certeza vale a visita. Ela está localizada na Avenida Atlântica, e é um tributo ao patrono da marinha brasileira — Almirante Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa.

É, sem dúvida, um local que visa relembrar a história brasileira, impedindo que percamos nossas raízes.

A praça tem um busto do Almirante, conta com policiamento e serve como lazer para diversas famílias.

Há vários locais para se alimentar, além de diversas outras opções de lazer por lá.

16. Capela de Santo Amaro

Um dos pontos turísticos de Balneário Camboriú é a Capela de Santo Amaro. O que ela tem de interessante? Em resumo, é a capela mais antiga da cidade, sendo construída em meados de 1850.

Ela está localizada logo à frente da Praça do Pescador, possui uma arquitetura colonial, naquele modelo “tímido” de construção. É simples, mas muito elegante.

Sua estrutura inicial foi feita com pedras, argamassa e óleo de baleia.

17. Museu da Imagem e do Som

Se você é um amante da sétima arte, com certeza precisa visitar o Museu da Imagem e do Som, em Balneário Camboriú. Lá você vai viajar no tempo, contemplando os diversos equipamentos utilizados ao longo da história do cinema.

O MISBC possui um acervo enorme de aparelhos de som e imagem, assim como dezenas de arquivos relacionados à história do cinema mundial. 

Há uma coletânea de curiosidades sobre a sétima arte, e você pode conferir esse material direto no site do museu.

18. Acervo Ayrton Senna 

Ayrton Senna foi um dos heróis nacionais mais importantes da história do Brasil. O piloto de fórmula 1 era capaz de realizar manobras impressionantes nas piscas — as quais surpreendiam seus adversários.

O Acervo Ayrton Senna é um tributo ao tricampeão brasileiro, onde são expostos diversos itens de uso pessoal do piloto.

O acervo é um trabalho realizado pela família Kadiz, fica localizado em uma quadra de futebol, e tem acesso gratuito ao público.

Se você é fã do grande Ayrton Senna, com certeza vale a pena visitar seu acervo.

19. Arquivo Histórico Municipal

O Arquivo Histórico Municipal é um local que visa manter todos os registros da cidade, desde tempos remotos até o momento atual. Ela tem como principal objetivo a preservação e produção de conhecimento histórico relacionados ao município.

Além de oferecer serviços de consulta ao acervo, existem duas exposições permanentes: o tempo da notícia, onde o visitante pode ler jornais antigos da cidade; e a exposição que mostra o desenvolvimento do município.

Há belíssimas peças culturais, assim como diversos registros sobre a economia, turismo e social de BC.  

Se você gosta desse tipo de atração, com certeza vai amar o Arquivo Histórico Municipal — ainda mais levando-se em conta a riqueza cultural da cidade!

20. Oceanic Aquarium

Para encerrar com chave de ouro, o Oceanic Aquarium é um excelente ponto turístico de Balneário Camboriú, ainda mais se você gosta das profundezas do mar e seus mistérios.

Ao todo, são 25 recintos com mais de 130 espécies de animais, tanto de água doce quanto de salgada.

O compromisso da instalação é preservar e cuidar da vida marinha. Lá eles também ajudam na reabilitação de diversos animais.

É um passeio para conhecer o quanto o mar é rico em vida!

Gostou da nossa seleção de pontos turísticos de Balneário Camboriú? Se estiver de passagem, não deixe de visitar alguns deles! 

 

 

Voltar para o Blog