Blog

O que fazer em Itajaí nos dias de chuva

5/5 - (1 vote)

Será que tem algo para fazer nos dias de chuva em Itajaí? Essa pergunta é natural, dado que estamos falando de uma cidade litorânea, cujo ponto forte são as praias. 

Para encurtar a resposta, sim, Itajaí é muito mais do que apenas praias: ela é uma cidade de cultura forte e distinta, cheia de locais interessantes para visitar.

A maioria dos pontos turísticos em Itajaí são cobertos, o que permite visitação mesmo em dias de chuva. Além disso, o município abriga restaurantes excelentes, dos quais vamos apontar os melhores para você.

Quem diria que uma cidade turística poderia ser tão atraente até mesmo em dias de chuva, não é verdade? Vamos aos detalhes!

Locais cobertos para ir nos dias de chuva em Itajaí

o-que-fazer-dias-chuva-itajai

Itajaí é um município bastante antigo, sendo fundado em 1833, mas emancipado em 1850. Portanto, é esperado que tenha muitas obras e pontos turísticos interessantes. E Itajaí tem mesmo!

Aliás, algumas obras são anteriores à própria cidade, como é o caso da Igreja Imaculada Conceição, erigida em 1824. 

O povo local preserva sua cultura, a qual inclui histórias portuguesas e diversas lendas sobre o mar. Há muitas histórias interessantes que vieram dos povos indígenas e que sobreviveram em meio à população.

Então, espere por bastante coisa legal para fazer na cidade, até mesmo durante dias de chuva. 

Veja alguns locais legais para conhecer!

Museu Histórico de Itajaí

O Museu Histórico de Itajaí é, sem dúvida, um local obrigatório para todos que estão de passagem pela cidade. A beleza é apresentada na própria obra do museu, a qual tinha como objetivo primário abrigar os três poderes.

Sua arquitetura remonta às obras do século 19, principalmente os palacetes e construções da nobreza. De fato, ele traz um senso de realeza para a cidade, com vitrais em arcos e detalhes em sua composição.

Porém, assim como os demais museus, sua beleza está mais no interior que no exterior: ele abriga uma boa parte da história da cidade, contendo peças de uso cotidiano, fotografias, diversos materiais de interesse histórico e assim por diante.

Casa da Cultura Dide Brandão

O magnífico José Bonifácio Brandão, que assinava como J. Brandão, e era conhecido na cidade de Itajaí como Dide Brandão, foi o mais renomado artista que a cidade já teve. Ao longo de sua brilhante carreira, recebeu muitos prêmios por seu trabalho, conquistando seu lugar na história.

Por causa de seu brilhantismo, a Casa da Cultura, local onde cursos de artes ocorrem, assim como a exposição de diversas obras, recebeu seu nome.

O intuito principal da Casa da Cultura é disseminar as artes pela cidade. Dessa forma, todos os estilos de artes são ensinados por lá, desde música até pintura à óleo. A estrutura conta com um pequeno teatro para os ensinos de artes cênicas.

Portanto, é um lugar mágico para os apreciadores de arte!

Teatro Municipal de Itajaí

O Teatro Municipal de Itajaí é um dos teatros mais renomados de Santa Catarina, e já foi palco de incríveis peças, tanto nacionais quanto internacionais.

Para a sorte dos moradores de lá, o teatro é bastante ativo: praticamente todos os finais de semana são recheados de peças teatrais. Em sua maioria, elas ocorrem à noite e, por ser um local coberto, pode ser frequentado mesmo em dias de chuva.

Vale a pena conhecer o teatro. Não deixe de conferir a programação de peças no site da instituição.

Igreja Imaculada Conceição

Um dos pontos mais queridos pelos moradores de Itajaí é a Igreja Imaculada Conceição, a qual está no mesmo lugar desde antes da emancipação política da cidade.

No início, lá em 1824, era uma simples capela feita de paus e pedras. No entanto, ela foi se expandindo junto com a cidade. Passou por diversas reformas ao longo da história, e uma das mais recentes foi em 2018. Foram quase R$ 3 milhões gastos na última reforma, ao todo.

Vale notar que, mesmo ao passar por diversas restaurações e expansões, muito do que se via em 1820 ainda está presente.

Ela consegue acomodar até 150 fiéis, sendo perfeita para casamentos tradicionais.

Mercado Público de Itajaí

420x230-4.jpg

O Mercado Público de Itajaí é um dos pontos mais importantes para quem quer ver a cultura do município de perto. Aliás, se você está procurando por produtos, principalmente artesanais, está no lugar certo.

Bem próximo ao Mercado Público se encontra o Mercado de Peixe, local onde você pode comprar pescados diretamente dos pescadores. Portanto, é uma referência de qualidade, quando o assunto são frutos do mar.

Vale lembrar que você pode comprar o peixe e pedir para ser preparado no mesmo local. Assim você também leva para casa um pouco das técnicas culinárias do povo local.

Marina de Itajaí

Um lugar gostoso para passear em dias de chuva em Itajaí é na Marina de Itajaí. Calma, sabemos que parece uma loucura passear em uma marina, mas você pensa assim porque não conhece a de Itajaí!

Ela é considerada uma das melhores marinas do Brasil, e conta com muito luxo e glamour em sua arquitetura. Aliás, tem um toque futurista sem igual, e até mesmo um “complexo culinário” faz parte dela.

Um dos grandes atrativos é o salão náutico, o qual comporta diversos eventos interessantes, desde atrações de lazer e cultura, até a exposição de iates e acessórios náuticos.

+leia Mais

Há uma área destinada ao lazer na Marina de Itajaí, a qual sempre está disponível para visitação.

Itajaí Shopping

O Itajaí Shopping é um local muito refinado e que abarca uma imensa quantidade de atrações. No caso, quase todas as grandes marcas nacionais e internacionais têm lojas por lá, tornando a oferta de produtos imensa.

Da mesma forma, há um cinema muito bom, o qual oferece uma ótima seleção de filmes. No que tange à gastronomia, os fast foods dominam o shopping.

Há ofertas de diversos serviços tais como depilação, banco 24h, academia e muito mais. Até mesmo uma unidade da Polícia Federal faz parte de sua estrutura.

Bravamall

O Bravamall é um shopping de alto padrão, e isso pode ser notado por causa de sua arquitetura moderna, que une concreto aparente e vidro.

Uma das coisas que mais chamam a atenção nele é sua imensa quantidade de lojas, principalmente de artigos importados. São roupas, brinquedos, acessórios e até comestíveis de diversas partes do mundo.

Assim como acontece com o Itajaí Shopping, o Bravamall possui um cinema de altíssima qualidade. Dessa forma, assistir um filme em família pode ser uma ótima ideia para um dia de chuva em Itajaí.

O Shopping se preocupa muito com a comodidade de seus visitantes, de modo a oferecer acessibilidade, estacionamento e até espaço pet-friendly.

Centreventos Itajaí

O Centreventos é uma construção de proporções magnânimas, capaz de comportar uma enorme quantidade de visitantes ao mesmo tempo. Portanto, é o local ideal para grandes shows e apresentações.

Cantores famosos, como a dupla Bruno e Marrone, já fizeram shows por lá. Até mesmo um planetário faz parte do Centreventos de Itajaí. 

É comum que a festa Marejada, uma celebração Portuguesa, seja realizada por lá. Essa festa é tradicional da cidade, e conta com contação de histórias e até apreciação do idioma Português de Portugal, onde pode-se ouvir nativos do idioma.

Melhores restaurantes de Itajaí para ir em dias de chuva

Nos dias de chuva, nada melhor do que aproveitar deliciosos pratos, não é verdade? Para nossa sorte, Itajaí possui dezenas de locais excelentes para quem quer aproveitar o melhor da gastronomia.

No caso, os restaurantes não se limitam a um estilo gastronômico apenas: você vai encontrar de tudo, desde comida brasileira até japonesa — com menção honrosa aos pratos de frutos do mar.

Portanto, os dias de chuva em Itajaí podem ser bastante saborosos, ainda mais se você for em um dos melhores restaurantes da cidade. Veja alguns deles a seguir!

Zephyr Seafood & Nikkei

Se você aprecia a culinária japonesa, com certeza precisa visitar o Zephyr & Nikkei de Itajaí. Lá você vai encontrar pratos deliciosos e em uma faixa de preço bastante em conta.

Além das delícias culinárias, a vista também é muito bonita: você terá uma visão privilegiada da Marina de Itajaí. Da mesma forma, o atendimento é nota 10, sempre com máxima atenção e zelo para com os clientes do estabelecimento.

O que impressiona é a grande variedade do cardápio — e a qualidade da comida que chega à mesa.

É um local perfeito para a família toda, e as crianças também são muito bem acolhidas. O restaurante é todo equipado para os pequenos!

Restaurante Drummond

O Restaurante Drummond é um dos melhores de Itajaí, estando em quinta colocação dos mais de 460 estabelecimentos da cidade. Seu cardápio é bastante variado, e serve pratos brasileiros, frutos do mar e até culinária internacional.

Em resumo, possui uma faixa de preço média-alta, mas com certeza vale cada centavo.

A excelência do restaurante está em todos os detalhes: nos talheres, no posicionamento das mesas, na forma de atendimento e até nas palavras utilizadas pelos atendentes. Portanto, é uma experiência completa para você e sua família aproveitarem em dias de chuva.

Os pratos são maravilhosos em todos os sentidos, desde o sabor até a apresentação!

Bistrô Dal Molin

O Bistrô Dal Molin é considerado, pelo Tripadvisor — que é um reflexo das notas de quem frequentou o local — o melhor restaurante da cidade. Portanto, espere tudo de melhor e em nível de excelência.

O restaurante apresenta três especialidades culinárias: italiana, francesa e contemporânea. Além disso, ele também trabalha com ofertas de pratos vegetarianos.

Uma das limitações desse estabelecimento é que só atua no horário do jantar. Outro ponto negativo é a faixa de preço no estabelecimento, considerada bastante alta.

Segundo a maioria das avaliações dos clientes, há um consenso de que “tudo neste restaurante é perfeito”.

Com certeza vale a pena conferir!

A Feirinha Tapiocaria

Se você está procurando um restaurante legal, com pratos leves e uma boa variedade de alimentos saudáveis, com certeza esse é o lugar certo.

A ideia do restaurante é a seguinte: entregar lanches saudáveis, mas sem perder o sabor. Além disso, eles são mestres no que diz respeito a preços baixos; mas, em contrapartida, o prato ou delivery pode demorar bastante — já que é muito visado.

Os pratos são realmente apetitosos, como é o caso de um lanche de tapioca, com queijo, frango, brócolis e catupiry. Existem diversas opções de sobremesa, das quais o açaí com granola e morango se destaca. 

O melhor de tudo é a faixa de preço: a maioria dos pratos fica entre R$ 5 e R$ 30!

Brava Sushi

O restaurante Brava Sushi é conhecido por seus pratos japoneses deliciosos. Aliás, um cliente cometeu que o Brava Sushi possui “o melhor sushi que já comeu na vida”.

Fora os pratos deliciosos, a vista também é maravilhosa: o restaurante fica de frente para o mar, proporcionando uma experiência única.

Além disso, o restaurante se preocupa muito com o atendimento dos clientes; a equipe é treinada para um atendimento humanizado e caloroso, fazendo com que os visitantes se sintam em casa.

Como está sempre cheio, pode haver demora para a entrega dos pratos. Da mesma forma, a faixa de preços fica entre R$ 25 e R$ 280, sendo considerada média-alta.

Por tudo que esse restaurante entrega, com certeza vale cada centavo!

Santo Grill Restaurante e Choperia

Para encerrar esta lista com chave de ouro, temos o Santo Grill, um restaurante especializado em churrasco — também conhecido como steakhouse.

Se você é um apreciador de carnes, não pode deixar passar a oportunidade de conhecer o Santo Grill. Lá o pessoal entende de verdade a maneira correta de se tratar uma peça nobre — e quem ganha é seu paladar.

O preço dos pratos é um pouco alto, mas vale lembrar que, em sua maioria, é para 2 ou mais pessoas. Ou seja, basta um prato para que toda a família coma muito bem.

Além de pratos saborosos, o restaurante preza pela estética, o que é um diferencial enorme. O próprio design do restaurante é fabuloso!

Esperamos que você tenha ótimas ideias para passar os dias de chuva em Itajaí. Afinal, programas bons não faltam na cidade!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?