Blog

Molhe Pontal Norte Balneário Camboriú – Em Breve Novo Ponto Turístico

Avalie este post

Iniciaram as obras de recuperação, prolongamento e implantação do Molhe Pontal Norte Balneário Camboriú que se estende 300 metros da foz do Rio Marambaia, no Pontal Norte. Serão necessários 28.000,00 (vinte e oito mil) metros cúbicos de pedras para construção da estrutura e a matéria-prima é importada da cidade vizinha Penha.

A estruturação está prevista para término em quatro meses, com estimativa de gastos de R$1.994 milhão. O molhe Norte terá padrão semelhante ao já consagrado ponto turístico da cidade o Molhe Sul.

Molhe Pontal Norte Balneário Camboriú trará maior visibilidade a região norte da cidade.

As obras seguem a todo vapor das 7h às 20h, de segunda a sábado é possível acompanhamento em tempo real pela população de modo online, via câmera de monitoramento com sinal aberto. As imagens podem ser acessadas via link.

Finalizada as obras do molhe inicia a fase de licitação do projeto relacionado à urbanização da área com a entrega de mais atrativos aos moradores e incentivo ao turismo do município. A previsão para esta fase é de mais seis meses e o poder público pretende entregar a obra concluída antes da temporada de verão, visto o molhe da Barra Norte ser integrante da decoração natalina deste ano.

nascer-do-sol

O molhe é um dos primeiros passos do complexo de obras de revitalização da Praia Central, e também servirá de contenção às operações de alargamento da faixa de areia previsto para início ainda em 2019. Para a referida obra a prefeitura já garantiu empréstimo de R$85 milhões.

O implantação do molhe irá contribuir com a melhoria da balneabilidade do Pontal Norte. Em pesquisas recentes realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que coletou amostras de água no local os índices apresentam bons resultados em virtude de a obra reduzir a contaminação do mar no Pontal Norte.

Confira o vídeo onde nosso convidado deu uma caminhada no Deck do pontal Norte

 

Antes do início da implantação do molhe, a prefeitura apresentou a pedido da Comissão Central de Licenciamento Ambiental (CCLA) do IMA, um Termo de Compromisso para obra estar condicionada à despoluição do Rio Marambaia. Passível de sanções em caso de descumprimento do acordado.

Ações que visam contribuir com a qualidade da água estão em andamento, por exemplo, o uso de nanobolhas, que auxiliam na oxigenação da água do rio e depois descem para o fundo iniciando o consumo de material orgânico. Uma parceria entre a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) prevê o desenvolvimento de jardins filtrantes para o Rio Marambaia, que usam plantas que se alimentam de material orgânico.

+Leia Mais

O projeto ainda passará pela autorização do IMA, com projeções para ocorrer em agosto. Além de contribuir com a limpeza os jardins irão auxiliar no paisagismo dos trechos não canalizados do rio.

Em decorrência da grande movimentação do canteiro de obras e de modo a priorizar a segurança dos transeuntes o trânsito foi modificado, recebendo devida sinalização.

Pedestres e ciclistas deverão transitar pelo lado oposto da via e faixa de areia, no trecho entre a faixa de pedestres em frente ao Hotel Candeias até a subida da estrada da Rainha. Agentes de trânsito acompanham as obras assegurando a fluidez do tráfego.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?