Blog

Lançado Edital de alargamento da faixa de areia da Praia central de Balneário Camboriú

Avalie este post

Umas das obras mais aguardadas de Balneário Camboriú, está cada vez mais próxima de iniciar. Foi assinado no dia 18/12, às 17h, em evento com transmissão ao vivo da Barras Sul, a assinatura do Edital da Obra de Revitalização da Faixa de Areia da Praia Central.

Estima-se o início das obras em março de 2020, com previsão de nove meses de execução e valor de referência de R$85 milhões, de acordo com o edital. A Prefeitura ainda aguarda a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que está em processo de liberação pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Um dos primeiros passos para concretização do projeto foi a construção do Molhe do Pontal Norte e a reurbanização da área.

O projeto de revitalização da Praia Central está em tramitação há alguns anos, foram necessárias readequações e o município precisou cumprir mais de 42 condicionamentos de exigência do IMA. Uma Comissão de Licenciamento Ambiental foi formada para avaliar as etapas do projeto entre eles análise documental, jurídica, audiência pública e estudos ambientais, aspectos técnicos dos meios físicos, biótico e socioeconômico.

Plano básico ambiental

As obras serão acompanhadas por uma empresa responsável pela implantação de um plano básico ambiental, de modo a assegurar a redução de impactos da vizinhança e meio ambiente. O edital será lançado em conjunto com o processo licitatório da revitalização.

+Leia Mais

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), realizados pelas empresas Aquaplan e Prosul, foram analisados pelo IMA, juntamente com a Licença Ambiental Prévia (LAP).

Como ficará a orla

O projeto prevê o engordamento da faixa de areia em toda sua extensão que passará a ter 55 metros. O material para aterramento da faixa de areia está localizado em uma jazida com granulação compatível no fundo do mar, a 15 km de distância e será transportada por uma draga, cerca de 2.155.000m³ de areia. Com auxílio de softwares dos últimos de última geração foram simuladas as correntes marítimas dos últimos 40 anos com projeções para os próximos 100 anos.

Reurbanização da Avenida Atlântica

Praia Central de Balneário Camboriú (foto: Fabiano Correia)

A Avenida Atlântica será reurbanizada por completo, ganhará equipamentos urbanos de lazer, 232.000 m² de espaços públicos, faixa exclusiva para transporte público, ciclovia mais ampla e segura, investimentos em mobilidade e acessibilidade. As obras de melhorias da infraestrutura urbana visam promover ainda mais qualidade de vida aos moradores e visitantes, incrementando o turismo da região e a valorização imobiliária.

Confira aqui todos os benefícios que o alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú irá trazer para a cidade.

Quer saber mais sobre os melhores empreendimentos de Balneário Camboriú e região, notícias da cidade, o mercado imobiliário, eventos e dicas de lazer siga-nos nas redes sociais e fique por dentro.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?