Blog

Itajaí ou Navegantes: Qual a melhor cidade para morar?

4.3/5 - (11 votes)

O litoral catarinense tem muito a oferecer, e até podemos ficar confusos para decidir entre Itajaí ou Navegantes, por exemplo.

Em primeira análise, vale notar que as duas cidades são muito boas. Afinal, são cidades exemplares, e ficam bem próximas uma da outra. 

Outra coincidência é a economia local, bastante forte e com apoio de diversas empresas, inclusive internacionais na região.

Tantas semelhanças assim não são por acaso: as duas cidades eram uma só, e só em 1962 é que se dividiram.

Confira várias características tanto de Itajaí quanto de Navegantes nesse post completo que preparamos para você: 

Itajaí-ou-Navegantes

O que Itajaí tem a oferecer?

Itajaí é bastante desenvolvida, e fica logo acima de Balneário Camboriú, uma das cidades mais modernas no estado de Santa Catarina.

Possui excelentes pousadas, bares, restaurantes e praias. Com estrutura completa para o turismo, a cidade procura melhorar sempre, e suas praias são consideradas as melhores de Santa Catarina.

O município abriga o Porto de Itajaí, o segundo maior do Brasil, capaz de ter um impacto significativo no PIB nacional. Uma cidade moderna, rica, com boa estrutura e altíssima qualidade de vida.

Números de Itajaí

Distante apenas 94 km de Florianópolis (capital catarinense), Itajaí conta com mais de 290 mil habitantes. Além disso, no quesito renda per capita, ela está na primeira colocação no ranking nacional — um feito realmente grande.

O município é repleto de vegetação: de seus quase 290 quilômetros quadrados, menos de 15% é ocupado por área urbana. Os outros 85% são zonas rurais ou áreas de preservação ambiental. 

Ao longo do ano, a temperatura máxima não costuma ultrapassar os 30ºC. Na maior parte do tempo, a temperatura na cidade fica abaixo dos 25ºC, sendo bastante agradável. Já a umidade percentual não desce abaixo dos 80%, e a precipitação acumulada no ano fica na faixa dos 1700 mm. Esses valores são típicos para uma cidade litorânea.

Seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,795, muito alto com relação as demais cidades do país.

Economia local

Essa cidade tem um diferencial muito interessante, pois abriga um dos portos mais movimentados do país. Itajaí é a segunda maior economia de Santa Catarina, ficando atrás apenas de Joinville, e é a 28ª maior economia do Brasil.

A economia de Itajaí tem 4 pilares:

  • Movimentações portuárias;
  • Turismo;
  • Construção civil;
  • Pesca.

Itajaí se destaca pelo seu PIB (Produto Interno Bruto) forte e crescente. Além de ser uma grande geradora de empregos. Qualidade de vida não falta!

Lazer e turismo

Como era de se esperar, o lazer e o turismo são muito fortes em Itajaí. No entanto, o que realmente encanta na cidade são seus pontos históricos.

Além disso, há um esforço por para que os cidadãos tenham mais acesso à cultura, com locais públicos que ensinam música, artes cênicas, pintura, e muitas outras formas de arte.

Quanto às praias, Itajaí abriga algumas das melhores praias de Santa Catarina, tais como Cabeçudas e Praia Brava por exemplo. São boas porque possuem uma infraestrutura completa, com tudo que você precisa.

Para encerrar este tópico possui uma variedade infinita de restaurantes, principalmente na Beira Rio, considerada uma via gastronômica, com diversos estilos de culinária.

Qualidade de vida

A qualidade de vida em Itajaí é algo que realmente impressiona. Aliás, isso pode ser visto pelo alto IDH (0,795).

No entanto, não é só isso que é bom por lá: a gestão pública, algo que normalmente é bastante defasado na maioria das cidades, é tida como exemplar para os demais municípios.

Portanto, o acesso à saúde, educação, pavimentação das vias públicas, iluminação e segurança são de extrema qualidade. Os gestores realmente sabem o que estão fazendo na hora de alocar o dinheiro público!

Além do mais, uma cidade com a mesma economia forte de Itajaí dificilmente seria de outra forma. Em resumo, é uma excelente cidade para se criar os filhos, ter um bom emprego e viver bem.

Prefeitura de Itajaí

Localização no estado

Itajaí possui uma localização bastante privilegiada dentro do estado de Santa Catarina. Fica próxima das melhores cidades como Balneário Camboriú, Navegantes, Florianópolis, Blumenau e muitas outras.

Um dos motivos disso é seu acesso direto à SC-486, SC-412 e BR-101, principais vias do estado. 

Dessa forma, é fácil chegar até os maiores centros econômicos, sendo ótimo para quem trabalha nas cidades vizinhas, ou busca melhores universidades, por exemplo.

Infraestrutura

A cidade sempre está recebendo investimentos em infraestrutura, seja do poder público ou de empresas privadas. Portanto, possui muitos recursos para permitir uma vida confortável para os moradores.

No que diz respeito à educação, seus filhos vão poder estudar do berçário até a pós-graduação, sem sair da cidade. Vale notar que até escolas bilíngues e de método de ensino estrangeiro estão presentes. Em alguns casos terão que ir até Balneário Camboriú ou Florianópolis, no máximo, ambas cidades muito próximas de Itajaí.

Possui vários supermercados de qualidade, um comércio bastante forte, um dos melhores hospitais da região, assim como uma variedade de serviços essenciais para facilitar o dia-a-dia.

Por que morar em Navegantes?

https://info.imobillenegocios.com.br/viver-na-praia

Ao lado de Itajaí fica o município de Navegantes. Aliás, vale notar que existem várias formas, tanto por terra quanto através do Rio Itajaí-Açu que ligam as duas cidades.

Navegantes, assim como sua vizinha, também possui uma economia potente. Porém, ela ainda tem bastante espaço para se desenvolver, e a expectativa é de crescimento exponencial.

+Leia Mais

Como potencializadores econômicos, a cidade conta com um porto muito movimentado, assim como o principal aeroporto da região. No entanto, seu forte está na construção naval e no turismo, os quais injetam bastante dinheiro na cidade.

Está entre as melhores cidades de Santa Catarina para morar, e conta com bairros excelentes e muitas praias. A enorme extensão de areia é um destaque, tornando-a muito rica quanto à quantidade de praias.

Números de Navegantes

Em resumo, podemos dizer que Navegantes é menor que a metade de Itajaí, em todos os sentidos. Possui um pouco mais de 111 quilômetros quadrados de área, e cerca de 88 mil habitantes.

Além disso, foi fundada em 1962, e possui IDH de 0,736 (considerado alto). Assim como acontece com Itajaí, boa parte de seu território não é urbanizado.

Uma das vantagens de sua pequena população é que não há engarrafamento no trânsito nem os problemas comuns de “cidade grande ”. No entanto,  tende a ser menos rica, o que pode impactar na qualidade de vida da população.

Economia local

A economia local, ainda não se desenvolveu de acordo com as potencialidades da cidade. Ou seja, mesmo já sendo uma cidade bastante atraente, ainda tem muito a crescer.

O Porto de Navegantes, assegura que a cidade não fique apenas dependente do turismo. Da mesma forma, há empresas que trabalham com construção e manutenção de navios, tendo uma ótima diversificação.

Todavia, o turismo também é bastante forte. O aeroporto ajuda na imensa movimentação de turistas por lá. A estimativa é de que 1,6 milhões de turistas visitam a cidade por ano.

O PIB de Navegantes foi um dos que mais cresceu nos últimos 10 anos. Boa parte disso advém de seu centro de pesca, o terceiro maior da América Lantina.

Lazer e turismo

Navegantes guarda diversos pontos turísticos, principalmente históricos, alguns até mais antigos que os de Itajaí — dado que foi habitada primeiro. Um ponto turístico interessante, por exemplo, é o Santuário de Navegantes, dedicado à Nossa Senhora.

Além disso, existem as praias conhecidas da cidade, como a Praia do Gravatá, e a Meia-Praia.

Por fim, outro ponto que chama a atenção são os restaurantes e barzinhos. De fato, eles estão por toda a parte na cidade. Com certeza sua família vai adorar comer algo diferente todos os dias!

Qualidade de vida

Levar em conta a qualidade de vida em uma cidade é importante. O indíce Firjan destacou como uma das melhores do estado em 2015, pelo Índice Firjan. Quando comparada a todas as cidades do país, ficou na 63ª colocação.

Vale notar que o Índice Firjan leva em conta a educação, renda mensal média, quantidade de empregos, acesso à saúde e muito mais.

São mais de 97% das crianças entre 6 e 14 anos alfabetizadas. Além disso, mais de 87% dos lares contam com saneamento básico. 

Localização no estado

Assim como acontece com Itajaí, os moradores de Navegantes possuem um acesso importante às principais cidades do estado de Santa Catarina. Em Navegantes ocorre principalmente por causa da SC-470, que (literalmente) adentra no estado.

É uma cidade vizinha de algumas das principais cidades do estado. Além disso, o município possui o bônus de ter o aeroporto.

Infraestrutura

A infraestrutura da cidade é muito boa, contando com ruas pavimentadas, iluminação pública, manutenção recorrente das praias e praças, e assim por diante.

Além disso, a presença de um aeroporto, somado à de um porto naval, com certeza garante mais recursos para serem investidos na infraestrutura local. Vale lembrar que a tendência é somente de melhora para Navegantes.

Itajaí ou Navegantes?

Ambas as cidades tem qualidades suficientes e apresentam inúmeros benefícios, tanto para moradores quanto para visitantes e a escolha fica desafiadora. Itajaí e Navegantes são desenvolvidas, tem qualidade de vida comprovada em números e bons bairros para viver, além das praias e do contato com a natureza.

Tudo depende das suas necessidades pessoais e do gosto da sua família. Vale a pena conhecer as duas cidades para poder fazer a melhor escolha. Em Itajaí a Imobille tem as melhores opções de imóveis para você!

Quer saber mais sobre o litoral norte catarinense e as melhores cidades para viver ou investir? Acompanhe nossas redes sociais, e as oportunidades de imóveis no nosso site!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?