Itajaí estreia no programa Bandeira Azul com certificação da marina

Itajaí entrou para a lista de cidades que possuem a certificação ambiental do programa Bandeira Azul após receber a aprovação da Marina de Itajaí para a próxima temporada – 2021/2022. O local é o primeiro do município a receber o selo ecológico. A região da Amfri – municípios que pertencem  à Região da Foz do Rio Itajaí – já possuía o maior número de certificações do programa e teve outros dois novos pontos reconhecidos: as praias da Saudade e da Bacia da Vovó, em Penha.

O Bandeira Azul é a maior premiação de gestão de praias, marinas e embarcações de turismo do mundo. O programa exige o cumprimento de uma série de critérios, entre qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.

Para conquistar a certificação, a Marina atendeu a 34 requisitos ambientais, somados a outras ações que vinham sendo realizadas desde 2016. Dentre as práticas efetuadas está a  captação de água da chuva e geração de energia solar. Em janeiro deste ano, o local já havia sido destaque em  comprometimento ambiental, ao receber o selo ISO 14.001/2015, de prevenção e proteção do meio ambiente. Se tornando a primeira Marina no país a alcançar este reconhecimento.

Como resultado da conquista dessas premiações, o turismo náutico local deve ser ainda mais impulsionado, já que Marina de Itajaí já é um dos destinos mais buscados por navegadores internacionais. 

A marina ainda oferece o óleo diesel Verena, com o menor nível de emissão de poluentes, tem pontos de carregamento de carros elétricos e apoia projetos ambientais internacionais, como a blitz educativa da campanha Mares Limpos, além de organizar o mutirão “Baía Limpa”.

No Brasil, 28 locais foram premiados pelo júri internacional do programa Bandeira Azul, quatro a mais que a última edição. Somando 22 praias e seis marinas. Santa Catarina orgulhosamente possui a maioria das certificações, contabilizando 16 locais premiados, sendo 11 deles na Região Amfri.

Confira quais outras regiões de Santa Catarina receberam o selo:

Balneário Camboriú, Bombinhas e Piçarras tiveram a certificação renovada para o próximo verão. 

A seleção dos locais ocorreu na semana passada. A cerimônia de entrega e hasteamento das bandeiras acontece entre novembro e dezembro. Outras cidades premiadas foram São Francisco do Sul, Governador Celso Ramos, Floripa, e Penha.

As praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, foram aprovadas no Bandeira Azul pelo quarto ano seguido. Na avaliação do júri internacional, não foram feitas sugestões ou solicitações de mudanças nos dois locais. As praias estrearam no programa na temporada 2018/2019, após participar da fase piloto. A cidade também está representada no programa com a Marina Tedesco, que mantém o selo há quatro anos. A manutenção da certificação é realizada através de ações como a análise de água, diagnóstico das praias, reuniões periódicas com a comunidade e projetos de educação ambiental.

Durante este ano a prefeitura de Balneário Camboriú também realizou melhorias na infraestrutura das praias certificadas, como a construção de passarelas e deques, cerca de proteção da restinga e reforma de postos guarda-vidas. Banheiro, chuveiros, novas lixeiras e placas informativas também foram instalados.

+Leia Mais

Bombinhas teve o selo da Bandeira Azul renovado para três praias. Será a segunda temporada na praia da Conceição e a terceira no Mariscal e Quatro Ilhas. Em Balneário Piçarras, a praia central teve a certificação ampliada no trecho norte, passando de 1,7 para 3,2 quilômetros de orla reconhecidos no programa. A cobertura vai até a rua Canto do Sol, no bairro Itacolomi. Com a aprovação, Piçarras tem a maior extensão de praia certificada pelo selo no Brasil.

Nesta nova temporada, Penha garantiu duas novas certificações, Bacia da Vovó e da Saudade, passando a ter agora três praias premiadas. Praia Grande, que foi a primeira a ser certificada pelo programa na cidade, teve o selo renovado. A prefeitura da cidade planeja ampliar o número de certificações ao realizar ações direcionadas para a Praia Vermelha, Paciência e Poá.

Locais certificados por município:

Itajaí 

Penha

  • Praia Grande
  • Praia da Bacia da Vovó
  • Praia da Saudade

Balneário Camboriú

Bombinhas

Balneário Piçarras

  • Praia de Piçarras

 

Acesse os outros posts do nosso blog e conheça melhor o Litoral Norte Catarinense.

Quem sabe você não se inspira e acaba se mudando para a praia.

Um grande abraço, e até mais!

 

Voltar para o Blog