Blog

É bom morar em Itajaí?

5/5 - (1 vote)

O estado de Santa Catarina é conhecido por sua economia exemplar, alto desenvolvimento tecnológico e excelentes pontos turísticos. Entre todas as cidades de SC, Itajaí é uma das que mais se destacam. Continue a leitura e veja porque é bom morara em Itajaí. 

Em resumo, ela é uma cidade turística, ao passo que também detém uma parte importante do PIB estadual — e até nacional. Sua participação no PIB se dá através do Porto de Itajaí, um dos maiores do Brasil.

Portanto, ela une belezas naturais com desenvolvimento tecnológico. Também possui um comércio forte, assim como um leque enorme de serviços dentro de suas delimitações.

O que Itajaí tem a oferecer?

Itajaí é uma cidade singular no Brasil. Podemos dizer, sem medo que errar, que ela é completa em todos os sentidos: contém uma oferta atrativa de empregos, oferece ótimas instituições de ensino, tem uma cultura interessante e está bem localizada dentro de SC.

A cidade também conta com diversos investimentos em sua infraestrutura, tanto privados quanto públicos, o que a coloca à frente de muitos municípios em diversos sentidos.

Veja os pontos principais de Itajaí!

Economia forte

Uma boa parte das cidades turísticas sofre com um problema grave: enquanto é época de temporada, elas prosperam e crescem; no resto do ano, podem ser consideradas cidades “fantasma”.

Portanto, a entrada de dinheiro na cidade depende apenas desse período de alta. Se ele for abaixo do esperado, a cidade sofre bastante o resto do ano. Ou seja, estamos falando de uma economia fraca e dependente de apenas um setor.

Isso não acontece com Itajaí. A cidade possui um dos maiores portos do Brasil, além de alocar diversas empresas, tanto nacionais quanto internacionais. Da mesma forma, ela conta com um mercado imobiliário forte e atuante, assim como da atividade de pesca.

Então, sua economia é forte, e o turismo, embora importante para a cidade, não é o único pilar que sustenta o município.

Ótima qualidade de ensino

Itajaí é uma cidade bastante desenvolvida, e isso reflete em sua qualidade de ensino.

Além de contar com pré-escolas exemplares, o município também abriga instituições de ensino fundamental de extrema qualidade. Já sobre o ensino médio, há escolas que trazem um ensino temático, onde métodos de aprendizado, utilizados em outros países, são aplicados.

No que tange às instituições de ensino superior, a cidade também conta com diversas delas. Há opções privadas e públicas, as quais oferecem uma gama imensa de cursos.

Portanto, podemos dizer que a educação é entregue de maneira integral pela cidade. Seus filhos podem estudar desde o prezinho até o pós-doutorado sem sair de perto de casa.

Opções de restaurantes incríveis

Uma das vantagens de morar em uma cidade turísticas é a quantidade de restaurantes. Além disso, por causa da concorrência local, os estabelecimentos tendem a oferecer o que há de melhor — sem afetar tanto o seu bolso.

Em Itajaí, espere encontrar todos os tipos de restaurantes, como mexicanos, franceses, italianos e assim por diante. Vale lembrar que a cidade também tem uma tradição de pesca; por isso é comum encontrar pratos com frutos do mar.

Diversos pontos turísticos

Além de sua riqueza financeira, ela é muito rica em cultura (próximo tópico), e isso é visível em seus pontos turísticos.

Ela não tem só uma grande quantidade deles:a qualidade e a ambientação dos locais são extraordinários. Em alguns alguns casos, o ponto turístico é mais velho que a própria cidade. Em outros, fazem menção a uma época onde as leis e costumes eram muito diferentes das que temos hoje.

Se você quer entender o que queremos dizer com o parágrafo anterior, dê uma olhadinha no Museu Histórico de Itajaí. Com certeza você vai entender o sentido que tentamos passar.

Uma cultura única

A cultura de Itajaí está presente em muitas partes da cidade — e até na maneira de pensar da população. Ela é uma mistura de tradições européias com costumes indígenas. A palavra “itajaí” é de origem tupi, cujo significado é “Rio dos Taiás”

Uma das tradições que mais tem peso na cultura local é a portuguesa. Um exemplo disso é a Marejada, um evento que conta com diversas atrações, inclusive contação de histórias portuguesas e experiências com descendentes de Portugal.

Outro ponto importante é a tradição cristã. Aliás, existem igrejas que foram erigidas no início do século XIV — e perduram até hoje.

IDHM muito alto

O IDH é um número que serve para generalizar as condições de um país — e o IDHM serve para os municípios. Em resumo, ele tem uma escala específica, indo de 0 a 1, na qual 1 é o valor máximo de uma cidade.

De maneira geral, Santa Catarina fica entre os primeiros estados do Brasil, quando olhamos seu IDH (3ªcolocação, com IDH = 0.774, mensurado em 2013). Itajaí está entre as primeiras cidades de SC, com um IDHM de 0.795 (mensurado em 2010).

Vale notar que esse número leva muitos detalhes em consideração, mas tem como pilares a Educação, Renda e Longevidade. O Brasil obteve um IDH de 0.765 em 2020.

 

+Leia Mais

Excelente localização em SC

Um dos pontos positivos mais importantes de Itajaí é sua localização no estado de Santa Catarina. Ela fica em uma região muito desenvolvida, contando com municípios importantes ao redor, como Florianópolis, Balneário Camboriú e Navegantes.

Dessa forma, seja para fazer negócios ou dar uma educação melhor aos filhos, essa localização privilegiada ajuda muito. 

Somente as três cidades cidades já oferecem um aeroporto internacional, dois portos navais de renome, e uma indústria tecnológica de ponta. 

Fora isso, ainda existem diversas marcas nacionais e internacionais instaladas no litoral catarinense, facilitando fechar novos contratos e realizar investimentos.

Quais são os melhores bairros para morar em Itajaí?

Agora que você tem um panorama geral da cidade, com certeza vai querer conhecer um pouco mais sobre seus bairros e estilos de vida.

Assim como qualquer outra cidade, Itajaí tem seus bairros mais chamativos. De fato, vale lembrar que a construção voltada ao luxo é uma das principais atividades do município.

Levando isso em conta, os melhores bairros de Itajaí são:

  • Centro;
  • Cidade Nova;
  • Cabeçudas;
  • São Vicente;
  • Praia Brava.

Vamos falar um pouco mais de cada um deles!

Centro

O Centro é a parte mais desenvolvida de Itajaí, e seu ponto forte é a enorme oferta de produtos e serviços. Em resumo, há um exemplar de todos os estabelecimentos comerciais necessários para nosso conforto e lazer.

Ele também possui hospitais de qualidade, diversas escolas e muitos restaurantes. No entanto, não há praias nesse bairro, dado que ele toca o Rio Itajaí-Açu — onde o porto de Itajaí está instalado.

Uma boa parte do luxo da cidade está presente no Centro, assim como casas e estabelecimentos mais tradicionais e simples.

Cidade Nova

O bairro Cidade Nova fica na parte sudeste da cidade, e um de seus diferenciais é a facilidade de locomoção entre os municípios vizinhos. Afinal, ele está próximo da BR-101, uma rodovia que cruza um bom pedaço de Santa Catarina — e do litoral brasileiro.

Assim como ocorre no Centro, o bairro Cidade Nova é bastante desenvolvido e apresenta uma grande oferta de produtos e serviços. Porém, ele está mais “longe” das praias do município, tornando difícil ir a pé até elas.

É um bairro completo e que com certeza vai servir muito bem à sua família.

Cabeçudas

Cabeçudas é um dos melhores bairros de Itajaí por causa de suas praias, assim como da proximidade com as demais do município. Portanto, é ideal para quem quer ficar pertinho da areia e do mar.

Ele também abriga o Molhe de Itajaí e o Pico do Atalaia. As praias Cabeçudas e Atalaia estão entre as melhores do litoral catarinense, e ficam nesse bairro, a menos de 1 km de distância entre si.

Embora não tenha tantos pontos comerciais quanto no Centro e na Cidade Nova, ele fica pertinho desses dois bairros.

São Vicente

O bairro São Vicente é um dos maiores de Itajaí, e isso significa muitos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. No entanto, ele fica um pouco longe das praias da cidade, o que pode ser um ponto negativo.

Em contrapartida, temos um bairro onde a mobilidade urbana fala alto: ele é cortado por duas importantes avenidas do município, proporcionando um rápido deslocamento de um local ao outro na cidade.

Ele também é bastante desenvolvido e conta com instituições de ensino de renome e diversos supermercados de qualidade.

Praia Brava

O bairro Praia Brava apresenta uma enorme extensão de areia, e um dos melhores mercados de imóveis de todo o litoral catarinense. Portanto, espere muito luxo e requinte nos imóveis nessa localidade.

Sua extensão conta com três praias: Praia Brava, Praia do Amores e Praia Brava Norte. As três são consideradas excelentes, e são responsáveis por fomentar o turismo na cidade.

Um dos pontos a serem levados em conta é sua falta de estabelecimentos comerciais. Isso acontece pois trata-se de um bairro com foco no turismo. Portanto, há muitos restaurantes e bares, mas poucas escolas e supermercados.

Quais são as melhores praias de Itajaí?

Itajaí apresenta diversas praias e, no que tange à estruturas para turistas, conta com as melhores de todo o litoral catarinense.

Em resumo, a maioria delas é excelente. Há até salva-vidas nas praias mais movimentadas.

Aproveite para conhecer um pouquinho mais sobre as melhores praias de Itajaí!

Praia Brava

A Praia Brava é uma das mais famosas de Santa Catarina. Como o próprio nome denuncia, o mar é bastante agitado por lá, sendo ideal para quem gosta de surfar.

Da mesma forma, ela é conhecida até mesmo fora do Brasil por causa de seus campeonatos náuticos, principalmente de jet-ski.

Essa praia é bastante badalada, e o público principal são jovens e surfistas. Porém, ela recebe uma quantidade incrível de turistas nos meses de verão, e pode ficar lotada com facilidade.

A largura de sua faixa de areia permite praticar vôlei, futebol e frescobol.

Praia de Cabeçudas

Em contraste com a Praia Brava, a Praia de Cabeçudas apresenta um mar de águas calmas e tranquilas. Portanto, é perfeita para aquele banho de mar tradicional — e mundialmente apreciado.

A maioria dos turistas que vai para lá leva a família inteira, incluindo crianças e idosos, porque não há perigos quanto à agitação do mar.

Um dos seus diferenciais são os quiosques à beira-mar. Por causa deles, você não precisa se preocupar nem com o deslocamento para pedir comida.

Há ainda um calçadão excelente para caminhadas de fim de tarde.

Praia dos Amores

O ponto forte da Praia dos Amores é seu maravilhoso pôr do sol. 

No entanto, o mar nessa localidade, por não contar com barreiras, pode ser considerado perigoso — menos perigoso que a Praia Brava; mais perigoso que a Praia de Cabeçudas. Serve para mergulhar, mas não é recomendado para crianças.

Um dos maiores atrativos dessa praia é a caminhada na faixa de areia. Ela fica envolvida pela natureza, e caminhadas contemplativas são deliciosas.

Praia do Atalaia

A Praia de Atalaia apresenta uma das vistas mais bonitas do litoral catarinense. No caso, além da paisagem natural, podemos contemplar os navios indo e vindo do porto. Vale lembrar que essa praia fica próxima ao Centro da cidade.

O mar também é bastante agitado por lá, o que atrai muitos surfistas.

No entanto, ela também é ideal para quem quer apenas relaxar e curtir a praia. Aliás, há muitos bares e quiosques por lá, permitindo que você e sua família passem o dia sem se preocupar com alimentação.

Conclusão

É bom morar em Itajaí? Levando-se em conta tudo o que foi exposto aqui, com certeza Itajaí é uma das melhores cidades para morar — inclusive criar os filhos.

Seu alto IDHM, sua independência econômica e sua grande quantidade de estabelecimentos comerciais a tornam uma excelente opção. Além disso, sua proximidade com outras cidades desenvolvidas é um ponto positivo que precisa ser levado em consideração.

Vale lembrar que ela é uma cidade em plena expansão. Portanto, o melhor momento de comprar uma casa por lá é agora. Quanto mais pessoas descobrirem a cidade, maior será a busca por imóveis e, por consequência, mais caros se tornarão.

Se você gostou das informações deste post, não deixe de compartilhar!

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?