Blog

Decoração litorânea: 4 dicas para levar em conta na hora de decorar seu apartamento

Avalie este post

Cerca de 1 em cada 4 brasileiros vivem no litoral. No entanto, muitos outros gostariam de morar na praia, mesmo que não seja possível no momento. Se não dá para ir até a costa, pelo menos dá para usar a decoração litorânea para trazer o clima da praia até você.

Atualmente, cresce a tendência de pessoas que investem na decoração litorânea para os seus apartamentos. A ideia é criar um espaço que remete aos detalhes da vida na costa e aos elementos náuticos.

Se você gosta do estilo e quer colocar a decoração litorânea no seu apartamento, veja algumas dicas abaixo de como fazer isso!

1. Escolha uma boa paleta de cores para a sua decoração litorânea

Grande parte do charme da decoração de litoral está na paleta de cores utilizada. Existem certos tons que são intrínsecos do estilo, mas ainda assim há uma boa margem de manobra para trabalhar.

Os três principais tons de cores desse estilo são:

  • azul;
  • areia;
  • branco.

Uma boa decoração náutica vai sempre trabalhar com variações desses tons. No entanto, há outras cores que podem ser implementadas para criar efeitos visuais bonitos.

Um exemplo clássico é a Living Coral, escolhida como a cor do ano de 2019. Por ter um tom de salmão, é uma cor que combina muito bem com a decoração litorânea. Até mesmo variações mais pastel dela caem bem.

É importante ter em mente que a paleta de cores da decoração deve privilegiar a iluminação. Por isso, use apenas um tom mais forte, com os outros sendo mais claros. Se você for usar o azul náutico, por exemplo, não combine-o com o Living Coral. Assim você não pesa demais na estética.

2. Use janelas amplas para favorecer a iluminação natural no espaço

Como dito, a decoração náutica é mais leve. E a leveza da estética vem da iluminação, especialmente a luz do Sol. 

Além de ser mais econômica do que a luz artificial, a luz natural é também muito mais abundante e esteticamente mais agradável. Isso porque ela é difusa e está em todo lugar.

Para explorar ao máximo o que ela tem a oferecer, instale janelas amplas no seu apartamento. A ideia é deixar o máximo de luz possível entrar.

3. Tenha especial atenção à decoração da cozinha do seu apartamento

Baturité Lounge House
Baturite Lounge House Balneário Camboriú

Normalmente, muitas pessoas focam no quarto e na sala na hora de montar a decoração litorânea em um apartamento. Por isso, é importante lembrar de focar também na cozinha.

+Leia Mais

 

O espaço tem grande importância nesse estilo decorativo, especialmente por que é onde você pode aplicar um pouco mais de cor. Uma cozinha planejada (para aproveitar os espaços), com móveis naquele azul náutico mais escuro fica maravilhosa!

4. Tenha atenção aos materiais e texturas da decoração litorânea

Além das cores e dos objetos decorativos, outro elemento visual de bastante impacto na decoração praieira é a textura e os materiais corretos. Sem eles, sua estética pode não passar a sensação correta de litoral.

O ideal é tentar usar vimes e textura de areia sempre que possível. No entanto, tente não pesar na mão: trabalhe bem o uso de elementos sólidos sem textura com outros mais texturizados. O equilíbrio trará um resultado adequado.

E aí, gostou de aprender como trabalhar com a decoração litorânea? Usando as nossas dicas, você conseguirá deixar o seu apartamento como sempre quis.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?