Conheça os 5 melhores bairros de Itajaí

Conheça os 5 melhores bairros de Itajaí…..

Itajaí é uma cidade do litoral catarinense que possui um alto IDH e belezas naturais incríveis. Além disso, fica ao lado da incrível Balneário Camboriú, a dita “Dubai brasileira”.

Vale a pena morar em Itajaí? O Estado de Santa Catarina é conhecido por suas cidades prósperas, excelente desenvolvimento tecnológico e alta oferta de emprego. Da mesma forma, algumas das praias mais bonitas do Brasil ficam por lá, assim como os maiores prédios do país.

A grande maioria das cidades litorâneas são dependentes do turismo. Porém, Itajaí não segue esse padrão: sua economia é forte o ano todo, não apenas no verão. O motivo disso será revelado mais adiante.

Neste post vamos falar sobre as dimensões da cidade, o que ela tem a oferecer, como funciona sua economia e, por fim, quais são os melhores bairros de Itajaí.

Coletamos diversas informações dos melhores bairros de Itajaí, tais como: escolas presentes no local, supermercados, hospitais e assim por diante. 

Quais os melhores bairros de Itajaí?

Itajaí conta com muitos bairros, mas vamos focar somente nos principais. São eles:

  • Bairro Centro;
  • Bairro Fazenda;
  • Bairro Cabeçudas;
  • Bairro Ressacada
  • Bairro Praia Brava.

Vamos lá!

Não deixe de ler até o final!

Centro

O centro de Itajaí conta com vários estabelecimentos interessantes para seus moradores. Além disso, quem mora lá tem acesso direto ao Rio Itajaí-Açu, o qual deságua no mar, sem dúvidas é um dos melhores bairros de Itajaí. 

Nesse bairro, estão instaladas algumas instituições de ensino, tais como:

  • CEI Nossa Senhora das Graças;
  • EEF Francisco de Paula;
  • EEB Professor Pedro Paulo;
  • Supera Itajaí;
  • Colégio Adventista;
  • Colégio Cenecista;
  • Escola de música Arte Sonora;
  • Colégio São José;
  • Escola Elites;
  • Colégio Energia;

O Centro possui algumas instituições de saúde:

  • Hospital Maternal Marieta Konder;
  • Pequeno Anjo Hospital Infantil;
  • Clínica médica MCI;
  • Policlínica Central.

Do comércio em geral, vale destacar os seguintes:

  • Itajaí Shopping;
  • Fort Atacadista;
  • Milium Tem de Tudo;
  • Pernambucanas;
  • Supermercado Angeloni Itajaí;
  • Farmácia Preço Popular;
  • Droga Raia;
  • Mercado Público de Itajaí.

Bairro Fazenda

O bairro Fazenda em Itajaí é um dos melhores locais para se viver no litoral catarinense. Ele possui uma infraestrutura exemplar, onde até mesmo as plantas locais são cuidadas com o máximo de carinho.

Ele fica localizado atrás do bairro Cabeçudas, e faz divisa com o Centro. Aliás, você pode ir ao centro de Itajaí sem nenhuma dificuldade através da Av. Ver. Abrahão João Francisco, O bairro fazenda não poderia ficar de foda da nossa lista de melhores bairros de Itajaí. 

+Leia Mais

Por sua proximidade de Cabeçudas e Praia Brava, os moradores desse bairro podem aproveitar as melhores praias da cidade sem problema algum.

Ele conta com algumas instituições de saúde, como o Felizmed Itajaí e a Clínica Médica Fazenda. Todavia, logo na entrada do Centro estão os Hospitais Maternidade Marieta Konder e Infantil Pequeno Anjo. Há também a Clínica do Coração na divisa dos bairros.

Existem muitas panificadoras por lá, assim como pizzarias e restaurantes diversos. No que diz respeito ao comércio de forma geral, o bairro também é bem servido, contendo muitos supermercados e lojas de departamentos.

Cabeçudas 

O bairro Cabeçudas é ideal para quem quer morar perto da praia. De fato, ele possui duas das principais praias do município: Praia do Atalaia e Praia de Cabeçudas.

As praias são muito movimentadas e contam com instalações para turistas. Das duas, vale destacar a Praia de Cabeçudas e sua exímia infraestrutura.

Como você deve imaginar, se trata de um local especializado em turismo, ou seja, não possui escolas nem faculdades, e até mesmo hospitais são escassos por lá. No entanto, existem muitos barzinhos e restaurantes nesse bairro, e a necessidade de instituições de ensino e hospitais é suprida pelos bairros vizinhos.

Uma estrutura que chama bastante a atenção é o Molhe presente na parte Norte do bairro. A Rua Caminho de Xinxiang vai desde a Praia do Farol e percorre toda a extensão do Molhe. Ou seja, é um local maravilhoso para caminhadas e corridas.

Por fim, dois locais indispensáveis para quem está no bairro Cabeçudas são o Bico de Papagaio e o Pico do Atalaia.

O Bico do Papagaio é uma formação rochosa natural que se assemelha a um papagaio. Ele está localizado ao Norte da Praia do Geremias. Já o Pico do Atalaia fica mais ao fundo do bairro, bem longe do mar. Ele fornece uma visão ampla e magnífica de suas redondezas.

Ressacada

O bairro Ressacada fica logo atrás do bairro Fazenda, e faz divisa com o bairro Cidade Nova e Dom Bosco.

Em suma, é um bairro novo que tem como objetivo ser dedicado a imóveis de alto padrão. Portanto, ainda não há muitos estabelecimentos comerciais por lá, mas sua proximidade com o Centro e o bairro Fazenda suplanta esse problema.

No bairro em si existe o Mercado Ressacada, um Pub e um Bistrô Gastronômico. Há também lojas de produtos importados, autopeças e baterias.

O bairro conta com algumas instituições de ensino interessantes: a Escola Básica Alberto Werner, IFSC Campus Itajaí e a Escola Básica Maria Dutra Gomes (na divisa com Dom Bosco.

Por ser um bairro novo e com muito potencial de valorização, comprar um imóvel em Ressacada pode ser visto como um ótimo investimento financeiro — mesmo que a intenção seja morar lá.

Praia Brava

O bairro Praia Brava fica logo abaixo de Cabeçudas, e faz divisa com Fazenda e Nações (Balneário Camboriú).

Assim como Cabeçudas, é um bairro focado em turismo. Uma de suas características é sua extensa faixa de areia, que vai de fora a fora na parte onde a terra toca o mar nesse bairro.

Por ser de extensão enorme, acomoda várias praias, tais como a Praia dos Amores, Praia Brava e Praia Brava Norte. Um pouco mais ao norte, em uma região isolada das demais, está a Praia da Solidão.

A extensão de areia é coberta por salva-vidas dispostos em postos de guarda.

Existem muitos restaurantes e barzinhos no local, principalmente na Praia Brava e Praia dos Amores.

O melhor bairro de Itajaí é…

A escolha do melhor bairro de Itajaí para morar é pessoal e varia de acordo com as necessidades da família. No entanto, devido à quantidade de estabelecimentos, o Centro é considerado o melhor bairro de Itajaí.

Além disso, vale lembrar que ele faz ligação com todos os outros bairros do município, desde os mais internos até os voltados para o turismo. Portanto, a mobilidade, a partir de lá, é muito grande.

Pensando em morar, não é recomendado escolher Praia Brava ou Cabeçudas, pois, em suma, estão “longe de tudo”. Porém, se seu objetivo for um imóvel para passar as férias, com certeza esses são os bairros mais indicados.

Qual o tamanho de Itajaí?

Itajaí é uma cidade considerada de porte médio-grande para o padrão de Santa Catarina. Vale lembrar que a grande maioria das cidades de SC fica abaixo dos 100 mil habitantes.

De acordo com o último censo (IBGE 2020), Itajaí apresenta mais de 220 mil habitantes. Levando em conta sua área territorial (290 mil km²), são quase 800 habitantes por quilômetro quadrado.

Algo que surpreende bastante é seu IDH. O Índice de Desenvolvimento Humano vai de 0 a 1, onde 1 é o melhor valor possível. No caso de Itajaí, o IDH é de 0,795, sendo considerado muito alto para o Brasil.

De toda sua extensão territorial, apenas 14% é considerada área urbana. O restante é a soma de áreas de preservação com áreas rurais.

A cidade fica ao lado de Balneário Camboriú, fazendo divisa com Brusque, Camboriú, Navegantes e Ilhota.

O que Itajaí tem a oferecer?

Morar em uma cidade cheia de praias encantadoras não é o suficiente? Tudo bem, esse não é o único atrativo da cidade: ela é completa em todos os aspectos!

Itajaí se destaca das demais cidades brasileiras em alguns pontos, sendo eles:

  • Economia forte e estável;
  • Ótima localização no Estado;
  • Alta qualidade dos serviços públicos;
  • Qualidade de vida impecável;
  • Muitas belezas naturais.

Vamos detalhar cada um desses pontos logo adiante.

Economia forte

A maioria das cidades turísticas só ganha vida em épocas de temporada. No entanto, Itajaí tem um diferencial importante: ela conta com o segundo maior porto do Brasil.

Dessa forma, mesmo com um mercado turístico forte, ela não depende somente dele. Isso impede que a baixa quantidade de turistas leve o município à falência.

Um fato que precisa ser falado é o poder de expansão encontrado por lá. Por causa do peso do porto, da atividade de pesca e do turismo, vários outros serviços são alavancados, como é o caso da gastronomia, construção civil e assim por diante.

Assim, há sempre demanda por mão-de-obra por lá, fazendo com que sua economia gire com avidez. Falando em economia, a cidade, por si só, representa 0,33% do PIB nacional.

Ao olhar somente para Santa Catarina, ela fica na segunda colocação no ranking de PIB municipal. Já no Brasil, fica entre os 50 maiores PIBs municipais.

Ótima localização no Estado

Itajaí possui uma localização bastante privilegiada dentro do Estado de Santa Catarina: além de ficar próxima à capital (98 km), faz divisa com cidades importantes de SC.

Da mesma forma, diversos pólos econômicos e industriais estão logo ao lado, como é o caso de Brusque, Balneário Camboriú, Blumenau, etc. 

Aliás, é fácil chegar a cidades de Estados vizinhos, como Curitiba.

Essa facilidade logística ajuda no translado de cargas tanto para embarque quanto para desembarque dos navios atracados no Porto de Itajaí.

Para os moradores, essa facilidade significa aproveitar todas as atrações das cidades próximas, como o Parque Unipraias de BC, o Beto Carrero World e assim por diante.

Alta qualidade nos serviços públicos

A máquina pública é conhecida por sua ineficiência operacional, e isso implica diversos problemas estruturais nas cidades, assim como fomenta problemas sociais.

No entanto, nem todos os ramos da máquina pública são dessa maneira. Em alguns casos, como acontece com as prefeituras, há liberdade para gerir seus próprios recursos, e algumas o fazem de maneira exemplar.

Itajaí é um belo exemplo disso. 

A Fecomércio/SC elaborou um ranking das melhores cidades de Santa Catarina de acordo com o serviço público prestado. Na ocasião, a cidade ficou em segundo lugar nesse ranking, o que prova sua enorme competência.

A métrica mensurada foi a percepção dos eleitores quanto à segurança, preservação ambiental, limpeza da cidade, educação, lazer e cultura, etc. 

Já que tocamos no assunto da educação, a taxa de escolarização local é altíssima. As escolas públicas, por sua vez, são consideradas ótimas quando comparadas às demais encontradas em SC.

Portanto, com certeza é um lugar excelente para se morar.

Excelente qualidade de vida

Morar em Itajaí é sinônimo de qualidade de vida. A cidade foi bem planejada, possui dezenas de locais para prática esportiva, tem uma economia interessante e tem ótima infraestrutura para os moradores.

O que mais impressiona é sua grande quantidade de unidades SUS: em 2009, havia 74 unidades; já em 2017, esse número passou para 137. A cidade conta com hospital infantil, UBS e hospital convencional.

Por causa de seu clima ameno, caminhadas e corridas são excelentes atividades. A população local adora correr na areia. Além disso, há trilhas na floresta, e até pode-se praticar parapente na cidade vizinha, no Morro do Careca.

A educação também é forte por lá. Em 2018, o IBGE registrou 69 locais voltados à educação. Aliás, mais de 97% da população entre 6 e 14 anos é alfabetizada.

Vale destacar a cultura local, que é muito rica e conta com incentivo do governo para resgatar suas raízes. Há a tradicional Marejada, um festival temática de pescado, contando com artes, gastronomia e feiras.

Muitas belezas naturais

Por ser uma cidade litorânea, a cidade conta com praias maravilhosas e interligadas pelo famoso Caminho das Cabeçudas. Quem visitou diz que parece cenário de filme estrangeiro por causa de sua enorme beleza.

As principais praias do município são:

  • Praia de Cabeçudas;
  • Praia do Geremias;
  • Praia da Atalaia;
  • Praia do Molhe;
  • Praia Brava.

Outro ponto positivo é sua proximidade com Balneário Camboriú, permitindo que as belezas naturais de lá também estejam acessíveis. De fato, é possível ir a pé até BC e usufruir de suas maravilhas.

Uma dica é aproveitar o Parque Unipraias em BC, um complexo de entretenimento ideal para toda a família.

Gostou das informações contidas neste post? Aproveite e envie para seus amigos e familiares!

Voltar para o Blog