Os 5 melhores estados do Brasil para viver bem com a Família?

Para saber qual o melhor estado do Brasil, vários fatores são levados em conta. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos principais fatores na hora de se definir qual o melhor estado.

Os itens que compõem o estudo para definir o IDH são: educação, saúde e renda. Cada um deles demonstra com números de 0,00 a 1,00, qual a qualidade de vida das pessoas em determinada região.

Quanto mais próximo de 1,00 maior a qualidade de vida da população em cada uma das categorias.

Mas para definir o melhor estado do Brasil não basta apenas seguir os números do IDH. Quer saber um pouco mais sobre o que torna um estado o melhor e quais os fatores que determinam essa posição? É só ler até o final o conteúdo que preparamos para você.

Outros fatores que determinam qual o melhor estado do Brasil

Podemos citar vários outros fatores que determinam qual o melhor estado do Brasil. A mobilidade urbana, a segurança e o acesso à cultura são outros fatores que podem ser levados em consideração.

Uma outra forma de determinar o melhor estado é pela análise dos dados contidos no IDGE (Índice dos Desafios da Gestão Estadual). O estudo abrange 10 áreas:

  • Educação;
  • Capital humano;
  • Saúde; 
  • Segurança; 
  • Infraestrutura; 
  • Desenvolvimento Econômico; 
  • Juventude; 
  • Desenvolvimento social; 
  • Condições de vida; 
  • Institucional.

Assim como na análise do IDH, o IDGE também se determina por números entre 0 e 1, sendo 1 a maior nota possível em cada uma das áreas.

O IDGE é o conjunto de todos os dados de desempenho dos estados em um período de uma década. Depois de coletados, é realizada uma projeção do desempenho dos estados para os anos após a análise.

Os melhores estados do Brasil

  • Distrito Federal
  • São Paulo
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul

Com muitos estados, o Brasil é um país muito diversificado, com culturas e tradições distintas. Isso torna o Brasil um país único e incrível que vai agradar a todos os gostos.

Seguindo o IDH, entre os melhores estados do Brasil podemos citar: Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Distrito Federal

O Distrito Federal, onde se localiza a capital do Brasil, Brasília, é um exemplo em todos os parâmetros para uma boa qualidade de vida.

Com um IDH de 0,824 e um IDGE de 0,668 o Distrito Federal é também destaque no Ranking de Competitividade dos Estados.

O Distrito Federal é conhecido também por ser o estado com a melhor segurança pública em todo o país. Com amplo investimento em tecnologia na área de segurança pública, o Distrito Federal tem se tornado mais seguro a cada dia.

São Paulo

O estado de São Paulo é referência no que se diz respeito a negócios. Em São Paulo você pode encontrar tanto as maiores empresas do país como também grandes multinacionais.

Um dos maiores pólos econômicos do país, São Paulo também se destaca na qualidade de vida.

São Paulo é destaque principalmente em segurança e educação, com um IDH de 0,783 e um IDGE de 0,637.

Na área da educação, São Paulo é o estado com menor índice de analfabetismo em todo o país e o com a maior taxa de escolaridade.

Santa Catarina

Santa Catarina é destaque em qualidade de vida, sendo referência em expectativa de vida. A expectativa de vida no estado fica em torno de 79,4 anos, um valor acima da média para o restante do país.

Além disso, Santa Catarina possui duas cidades no ranking de melhores cidades para se viver. A capital do estado, Florianópolis, e a cidade de Balneário Camboriú ficam no terceiro e quarto lugar de melhores cidades para se viver no Brasil.

Estado com menor índice de pobreza em todo o país, Santa Catarina é um estado que tem se tornado destaque. Com um IDH de 0,774 e um IDGE de 0,637, Santa Catarina é um ótimo estado para aqueles que estão em busca de qualidade de vida.

Paraná

O estado do Paraná também pode ser considerado como um dos melhores estados do Brasil. Com sua capital, Curitiba, entre uma das 10 melhores cidades do Brasil, o estado do Paraná é referência nacional em educação.

O Paraná conta com o maior índice de pessoas com ensino médio completo, com todas as áreas da educação sendo um destaque nacional.

Além da educação de qualidade, o Paraná está entre os estados com os melhores índices em saúde e com os menores índices de pobreza.

Todas essas vantagens garantem que o Paraná esteja em uma posição privilegiada entre os melhores estados, com um IDH de 0,749 e um IDGE de 0,585.

Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul está entre os melhores estados do Brasil. Com uma das maiores renda mensal domiciliar per capita em todo o país, é um estado com as menores taxas de pobreza.

Além disso, o Rio Grande do Sul é também o estado com a menor taxa de desemprego, sendo referência em tudo que se diz respeito a uma boa economia.

O Rio Grande do Sul é um dos estados com a menor mortalidade infantil, sendo destaque no cenário nacional.

O Rio Grande do Sul conta com um IDH de 0,746 e um IDGE de 0,593, o que garante a posição do estado entre os melhores do país.

O melhor estado para você

Escolher um estado para viver vai muito mais do que apenas levar em consideração um ranking em que o estado está entre os melhores. Para escolher um lugar adequado você precisa definir o que é melhor para você e para a sua família.

Escolher uma cidade ideal é uma tarefa ainda mais difícil, com muitos fatores a se levar em consideração. A educação, a saúde, a segurança pública e o desenvolvimento econômico são fatores importantes. 

Mas o mais importante mesmo é que você e a sua família possam viver da melhor forma possível. 

Levando isso em consideração, independente de qual estado você escolha, vocês vão viver aproveitando o que a vida tem a oferecer de melhor. 

 

 

Voltar para o Blog