Blog

Conheça as melhores cidades do Brasil para morar bem com a família

3.3/5 - (3 votes)

Mudar de cidade é um assunto delicado pois, em geral, temos de deixar amigos, trabalho e, às vezes, até nossa família. Além disso, é importante assegurar que a cidade de destino seja de qualidade. Aliás, é preferível que seja uma das melhores cidades do Brasil, não é verdade?

As melhores cidades estão espalhadas pelo país. Ou seja, nenhum estado detém a maior quantidade delas, embora Santa Catarina e São Paulo contem com muitas. Além disso, devemos lembrar do aspecto subjetivo dessa análise. Afinal, o que é bom para um nem sempre é bom para outro.

Tomamos vários cuidados na hora de elaborar  a lista das melhores cidades do Brasil para morar bem com a família apresentada a seguir. Assim você pode escolher entre as opções sem medo de se frustrar ao chegar no destino.

Antes de mais nada, veja os critérios adotados para selecionar as melhores cidades do Brasil para morar bem com a família. Eles foram rigorosos e levaram em conta muitos fatores.

  1. Florianópolis (SC)
  2. Balneário Camboriú (SC)
  3. São Caetano do Sul (SP)
  4. Niterói (RJ)
  5. Vitória (ES)
  6. Curitiba (PR)
  7. Joinville (SC)

Critérios usados para elaborar a lista de melhores cidades do Brasil para morar com a família

A maioria das listas no estilo “melhores cidades do Brasil” são apenas explicações do ranking de IDHM. Ou seja, elas só levam em conta os números que a cidade apresenta, deixando de lado a experiência de morar, de fato, na cidade. Isso causa muitas distorções na ordem das cidades.

Um dos motivos é o caso de cidades próximas de áreas desenvolvidas. Nesses casos, as cidades vizinhas, por apresentarem menor custo de vida, se tornam apenas um local de moradia. Assim, toda a riqueza da área desenvolvida recai sobre essas cidades, as quais geralmente são pequenas, fazendo com que seus números aumentem bastante.

No entanto, uma análise mais profunda da cidade apresenta um local sem nenhum comércio ou lazer. Portanto, não é uma cidade interessante para se morar, dado que o acesso aos recursos depende das vizinhanças.

Nossa lista apresenta cidades de porte médio/grande, com pelo menos uma fonte de renda própria, comércio desenvolvido e bastante acesso à recursos diversos. Também levamos em conta a segurança, lazer e expectativa de vida. Dessa forma, estamos apresentando as melhores cidades do Brasil de verdade, com todos os detalhes inclusos.

Lista de melhores cidades do Brasil para morar com a família 

Cada cidade de nossa lista apresenta uma característica que a torna especial. Em geral, todas elas são bastante parecidas, mas um ou outro aspecto faz com que a cidade se destaque. Acreditamos que seja conveniente conhecer essas características para realizar uma escolha melhor.

Vamos à lista!

1. Florianópolis (SC)

Florianópolis é uma das melhores cidades do Brasil para morar; em nossa lista, ela está na liderança por um motivo simples: ela possui todos os requisitos que julgamos importantes para você e sua família. Vamos apresentar um resumo da cidade para você:

  •       Qualidade de vida: uma das características que mais surpreendes dessa cidade é sua notável qualidade de vida. A educação é de altíssima qualidade, e o desemprego é um dos menores do país. Além disso, o salário médio de quem possui carteira assinada beira os 3 salários mínimos — um dos maiores do país. A cidade é chamada de “Ilha da Magia” pois conta com moradores alegres e receptivos, além de sua paisagem de cair o queixo.
  •       Lazer de qualidade: Florianópolis conta com mais de 100 praias catalogadas, embora nem todas sejam adequadas para banhistas. No entanto, você pode apreciar ótimas vistas em vários pontos da cidade. O esporte aquático é bastante forte por lá, e você pode praticar essa modalidade o ano todo.
  •       Segurança para toda a família: como era de se esperar, essa cidade está em plena expansão, mas isso não implica em problemas comuns de grandes cidades, como a violência. Na verdade, Florianópolis tem um índice de criminalidade muito baixo, sendo uma cidade tranquila e segura.
  •       Economia forte: citamos que a cidade apresenta muitos empregos, e isso não acontece por acaso: ela conta com uma economia poderosa, a qual cresce todos os anos. Aliás, ela foi destaque em 2016, quando foi eleita a melhor cidade do Brasil para se empreender.
  •       Polo universitário: as melhores universidades de Santa Catarina estão em Florianópolis. Ou seja, seus filhos — ou você mesmo — podem desfrutar de uma ótima educação desde a pré-escola até o pós-doutorado.

2. Balneário Camboriú (SC)

Embora não seja uma cidade focada em tecnologia e indústrias como Florianópolis, Balneário Camboriú tem muito a oferecer. Veja algumas vantagens de escolher essa cidade para morar:

  •       Cidade luxuosa: a característica que mais impressiona nessa cidade é seu luxo. Aliás, ela é chamada de “Dubai brasileira” por causa de seus prédios enormes, praias maravilhosas e vida noturna badalada.
  •       Turismo forte: em algumas épocas do ano, BC fica lotada de turistas, os quais vêm de várias partes do mundo, principalmente da américa latina. Por causa dessa tremenda procura, há uma gigantesca valorização dos imóveis locais, sendo um dos motivos de seu elevado valor do metro quadrado. É uma cidade muito interessante para quem investe no mercado imobiliário.
  •       Segurança elevada: BC, assim como Florianópolis, é uma das cidades mais seguras do Brasil. Além disso, a maioria dos incidentes na cidade são resolvidos com sucesso, dado os altos investimentos em segurança por lá. A população pratica corridas matinais e noturnas com tranquilidade.
  •       Várias opções de lazer: por ser uma cidade turísticas, você terá muitas opções de lazer para aproveitar em BC. Vale fazer um destaque para as boates e baladas da cidade, onde é possível encontrar uma enorme variação de estilos. Além disso, ela conta com praias paradisíacas e paisagens espetaculares.
  •       Comércio forte: por fim, o comércio local é bastante forte, contando com marcas famosas, acesso a vários produtos e culinária requintada.

3. São Caetano do Sul (SP)

São Caetano do Sul é considerada uma das melhores cidades do Brasil principalmente pelo baixo custo de vida e grande oferta de empregos. Por contar com cerca de 150 mil habitantes, não há milhares de candidatos por vaga de emprego, o que facilita bastante conseguir trabalho tanto com carteira assinada quanto como renda extra.

Vamos ver alguns benefícios para quem mora lá:

  •       Custo de vida baixo: embora seja uma cidade de alta qualidade, o custo de vida é bastante baixo, quando comparado às demais cidades de seu porte. Tomando São Paulo para comparação, por exemplo, vemos que o mercado imobiliário é mais em conta, assim como o preço dos itens em geral.
  •       Economia aquecida: por causa de sua economia aquecida e diversificada, é difícil a cidade passar por períodos ruins, como acontece em algumas partes do país. Dessa forma, sempre há trabalho para ser feito, o que garante dinheiro na mão do povo, diminuindo os efeitos das crises econômicas.
  •       Ótimas opções de lazer: São Caetano do Sul apresenta ótimas opções de lazer para seus moradores, como Espaço Verde Chico Mendes, Park Shopping, diversos restaurantes e vários locais de cultura.
  •       Alta qualidade de vida: a cidade apresenta um dos maiores IDH em todo o Brasil. Isso significa que serviços de saúde, educação e segurança são excelentes por lá. Dessa forma, a qualidade de vida é muito boa para quem mora nessa cidade.

4. Niterói (RJ)

Quando ouvimos falar no Rio de Janeiro, a primeira coisa que nos vem à mente é favelas, tráfico de drogas e muito confronto entre a polícia e bandidos. No entanto, isso não é verdade para todo o estado do Rio. Niterói, por exemplo, é uma cidade maravilhosa para se morar. Veja o que ela tem a oferecer:

  •       Ensino superior: quem mora em Niterói possui uma vasta opção de cursos superiores, tanto de licenciatura quanto de bacharelado. Os cursos são oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e diversas outras instituições de ensino.
  •       Menor custo de vida: o custo de vida na cidade é bastante menor do que o da capital. Aliás, pode-se comprar o mesmo imóvel com até 40% de desconto. O mesmo vale para aluguéis e demais itens de uso cotidiano.
  •       Acesso à saúde impecável: o acesso à saúde é muito bom, e isso reflete na longevidade de seus cidadãos, os quais representam a segunda população mais longeva do Brasil. Outro ponto importante é o engajamento social no que diz respeito à terceira idade. Dessa forma, os idosos, além do acesso à saúde, também praticam várias atividades.
  •       Segurança: algo que surpreende em Niterói são os investimentos em segurança na cidade. Só em 2018, por exemplo, foram 80 milhões para manter os bairros seguros. Além disso, a prefeitura trabalha para diminuir ainda mais a violência na cidade, tanto dentro quanto fora das casas.

5. Vitória (ES)

Então você quer morar em uma cidade limpa, charmosa, que seja capital e que tenha um alto IDH? Com certeza estamos falando de Vitória!

Lá você vai encontrar o seguinte:

  •       Praias exóticas: até mesmo quem está acostumado com praias vai ficar impressionado com as praias de Vitória. Lá existem locais com água quente e até dunas de areia — a maioria fica localizada ao norte da cidade. No entanto, há lugares escondidos, ideais para quem quer ficar longe de tudo e de todos, apenas curtindo o momento.
  •       Atrações turísticas: as praias com certeza chamam bastante atenção, mas as baleias garantem uma diversão de peso. Os mamíferos gigantes saem da Antártida e vão até próximo de Vitória para acasalar, o que proporciona um belo espetáculo. Fique atento: esse evento só ocorre entre junho e novembro.
  •       Muitas atividades físicas: a cidade de Vitória apresenta várias atividades físicas para você manter sua saúde. Dentre elas, o trekking é o mais conhecido e admirado. Além disso, há também como velejar e até outras opções de esportes radicais.
  •       Culinária inesquecível: a culinária local é simplesmente incrível. Aliás, existe uma simbiose entre a cultura antiga e o mundo moderno, e isso reflete bastante nos pratos típicos da cidade. Existem roteiros turísticos focados na culinária local; é difícil não engordar pelo menos 1 kg por dia nesses passeios!

Negócios para investir: conheça os 5 segmentos mais lucrativos

6. Curitiba (PR)

Curitiba é a capital do Paraná e também uma das melhores cidades do Brasil para se morar. Embora tenha uma população bastante elevada (1,7 milhões), ela conta com um planejamento impecável, assim como diversas áreas verdes. Vamos aos detalhes:

  •       Planejamento urbano: é normal esperar que, conforme uma cidade cresce, sua infraestrutura fique cada vez mais precária. Mas isso não aconteceu com Curitiba. Aliás, uma prova disso é a iluminação da cidade e a sua pavimentação. Além disso, lá você pode ir de um lado ao outro da cidade e, mesmo pegando mais de um ônibus, pagar apenas uma passagem.
  •       Comércio e prestação de serviços de qualidade: Curitiba tem uma das economias mais desenvolvidas no Paraná, e a razão disso é seu comércio forte e ótima prestação de serviços. Aliás, as indústrias da cidade também chamam bastante atenção, principalmente as metalúrgicas, de comunicação e materiais.
  •       Próxima ao litoral: em menos de 2 horas você já chega ao litoral paranaense. Aliás, a própria Balneário Camboriú (SC) está há menos de 3 horas de viagem de carro. Ou seja, você pode aproveitar as atrações de Curitiba e BC ao mesmo tempo.
  •       Ótimas opções de lazer: você vai encontrar muitas coisas legais para fazer nessa cidade. Bares, baladas e restaurantes de renome existe aos montes por lá. Os shoppings foram alocados de forma estratégica em vários pontos da cidade.

7. Joinville (SC)

Joinville ficou famosa em 2015, quando foi considerada como a segunda melhor cidade do Brasil para se viver. O ranking foi publicado pela revista IstoÉ, e levou em conta 500 indicadores. Embora seja uma cidade de população considerável, não sofre com os problemas de uma cidade superpopulosa, como São Paulo. Ela ainda oferece vários outros benefícios:

  •       Vagas de emprego: em 2017, segundo levantamento realizado pela CAGED, Joinville foi a cidade que mais gerou empregos naquele ano. A razão disso é que tanto as indústrias quanto o comércio local são bastante fortes. Outro ponto importante é que a cidade chama a atenção por causa de sua quantidade de startups, o que vai tornar a cidade um polo de tecnologia em um futuro próximo.

7 lugares para conhecer em Santa Catarina em 2021

  •       Educação diferenciada: quando o assunto é educação, a cidade apresenta a melhor escola pública de toda a região Sul do Brasil. Além disso, ela abriga ótimas instituições de ensino superior, o que garante uma excelente educação desde a base até a formação completa.
  •       Cultura: Joinville apresenta dezenas de atividades culturais, e o mais chamativo é o Teatro de Bolshoi da Rússia — é a única cidade com esse teatro no Brasil. Além disso, há excelentes bibliotecas, casas culturais e exposições de artes.

Essa foi nossa seleção das melhores cidades do Brasil para morar. Embora elas estejam listadas como se houvesse uma hierarquia, todas as cidades apresentadas aqui são ótimas para se viver. E aí, já preparou as malas?

 

Sugestão de investimento Imobille

  • Valor: R$ 815.750,79
  • Metragem: 132m²
  • Entrada: R$ 163.150,16
  • Parcelas: R$ 9.063,90
  • Balões (semestrais): R$ 54.383,39
  • Custo por m²: R$ 6.179,93
  • Entrega: Julho/2024

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre este empreendimento. 

 

  • Valor: R$ 740.000,00
  • Sinal: R$ 96.200,00
  • Parcelas: R$ 2.960,00
  • Balões (6 anuais): R$ 39.466,67
  • Entrega: Maio/2027

Clique aqui e saiba mais detalhes sobre este empreendimento. 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?