Blog

Como investir em imóveis e aumentar seu patrimônio

5/5 - (1 vote)

Por que o investimento em imóveis é tão vantajoso? Qual o melhor produto a se investir quando falamos de investimento em imóveis?

Pensando nessas dúvidas, preparamos este material no intuito de responder essa e outras questões. Confira!

Encontrar fontes de renda extra é um grande desafio. Existem várias opções atrativas, mas que, quando colocadas em prática, nos mostram o perigo do investimento. No entanto, investir em imóveis sempre foi uma das melhores opções para fazer seu dinheiro render com mais segurança.

Isso porque, os imóveis são ótimos meios para materializar o dinheiro. Ao contrário de títulos públicos e da poupança, por exemplo, seu dinheiro deixa de ser abstrato e passa para o plano material, o que é bem lucrativo, especialmente em épocas de inflação.

Além disso, outro ponto interessante dos imóveis, é seu potencial retorno por aluguel, sem contar a sua própria valorização. E essa renda extra pode ser ainda muito significativa se os imóveis forem escolhidos de forma adequada.

Pensando em tudo isso, preparamos um guia completo para te ajudar a investir em imóveis. Após ler este conteúdo, você terá a base para aplicar seu dinheiro com inteligência e segurança.

Boa leitura!

O que significa investir em imóveis?

Investir em imóveis significa, em resumo, adquirir um apartamento, casa, terreno e/ou outros bens fixos. O objetivo final dessa aquisição pode ser morar, alugar ou esperar a valorização natural do bem.

O termo “investir” denota um movimento planejado em direção a um objetivo final. Nesse sentido, há a necessidade de realizar um ótimo estudo de mercado, assim como conhecer bem a localidade do imóvel. Lembre-se que é seu dinheiro que está em jogo.

Dito isso, o próximo passo é elaborar uma estratégia de investimento. Comprar um terreno no centro da cidade, por exemplo, pode acarretar valorizações enormes. Por outro lado, empreendimentos na planta também são muito lucrativos. Para quem tem pressa, uma casa ou apartamento prontos, são as melhores opções. 

Assim, para cada tipo de objetivo, existem determinadas alternativas que serão mais adequadas para o investimento do seu capital.

Quais são os benefícios de investir em imóveis?

Existem vários benefícios ao se investir em imóveis. Um dos mais interessantes é o conceito de materialização do dinheiro. Porém, a ideia de renda extra também atrai os investidores.

Vamos analisar 5 benefícios consagrados decorrentes do investimento em imóveis.

1. Valorização do bem

A valorização dos imóveis parece, às vezes, algo de “outro mundo”, não é verdade? A sacada de comprar imóveis é justamente usar essa enorme valorização (a médio e longo prazo) a seu favor.

Leia Mais:

Na cidade de Balneário Camboriú, por exemplo, a valorização é surreal. Os imóveis de luxo valorizam absurdamente todos os anos e mantém a cidade no topo do ranking de metro quadrado mais caro do país. Além disso, é uma excelente cidade para morar, com qualidade de vida de ponta.

Balneário é uma cidade em plena expansão e que guarda ótimas oportunidades de investimentos.

2. Aumento de patrimônio

O ato de comprar imóveis colabora para o aumento de patrimônio. No entanto, esse aumento é mais interessante do que o próprio acúmulo de dinheiro, pois você colocou o dinheiro para “trabalhar” para você.

Em uma possível desvalorização da moeda nacional, por exemplo, é muito melhor ter um apartamento do que a mesma quantia do imóvel em dinheiro. Até porque, mesmo que a inflação estoure, o preço do imóvel vai subir junto. No final das contas, você não perde nada do que foi investido em imóveis.

3. Renda passiva

420x230-4.jpg

Que os imóveis não sofrem tanto com a inflação você já sabe, porém, talvez você não conheça o incrível mundo da renda passiva. Já imaginou receber dinheiro, se muito esforço? Isso é uma possibilidade real ao se investir em imóveis.

Um apartamento localizado próximo à praia, por exemplo, pode te render valores altos, a começar pelo valor da diária, em alta temporada. Em termos de valorização, um apartamento a beira mar pode te render muito mais. E em alguns casos, esses rendimentos podem chegar a 20 salários mínimos mensais. Incrível, não é mesmo?

Portanto, se seu objetivo for essa renda extra, escolha cidades com praias como Balneário Camboriú ou Florianópolis, por exemplo. Imóveis nessas cidades costumam valorizar muito.

4. Ótima opção para diversificar

Empreendedores experientes sabem que não é seguro depender apenas de uma única fonte de renda. Dessa forma, mesmo que você tenha uma empresa de sucesso, diversificar seus investimentos significa reduzir riscos.

Um erro comum entre pessoas que almejam o sucesso nos negócios, é justamente o fato de dependerem de um único rendimento. Se planeje para expandir seu patrimônio.

5. Férias incríveis

Por fim, um dos benefícios desse investimento é a oportunidade de desfrutar férias incríveis com a família. Mesmo que isso signifique abrir mão de uma renda extra com o aluguel, o tempo que passamos com quem amamos compensa.

Como muitas vezes é difícil conseguir um local para algumas épocas do ano nas cidades do litoral, esse investimento te dá essa vantagem maravilhosa de poder usufruir de ótimos momentos junto de sua família, num lugar especial.

Compensa mais investir na bolsa de valores ou em imóveis?

Se você tiver o conhecimento técnico necessário, investir em ambos pode ser o mais compensador. Porém, entre um investimento e outro, há distinções que, dependendo do investidor, pode ser um diferencial. Todavia, se você busca por algo muito mais simples e prático, investir em casas e apartamentos é o ideal. 

Ter um imóvel para alugar ou com foco em valorização é muito simples. Você compra o imóvel e em seguida busca por inquilinos — sazonais ou permanentes. Por fim, recolhe o retorno em dinheiro vindo dos aluguéis.

Já a bolsa de valores, é cheia de nomenclaturas estranhas e conceitos contábeis, e mesmo que as empresas soltem informes aos investidores, sempre fica alguma informação não tão clara para o público investidor. Além disso, precisamos de anos de experiência como investidor em ações para entender alguns macetes desse mercado.

Outro ponto interessante do mercado de ações é que é mais flexível quanto ao valor investido, coisa que o mercado imobiliário não é. Uma ação não passa dos R$ 200, enquanto as casas mais baratas giram em torno de R$ 100 mil. Desse modo, não podemos comprar imóveis fracionados como na bolsa de valores.

Então, como posso ganhar mais ao investir em imóveis?

Existem vários métodos para ganhar mais investindo em imóveis. O mais simples deles é escolher uma ótima localização. Apesar de um imóvel bem localizado ter geralmente um preço mais elevado, ele com certeza vai render ótimos frutos, seja por renda extra ou pela valorização natural.

Contudo, se você está focado na valorização do bem, busque descobrir quais investimentos ou obras de melhoria serão feitos próximo ao imóvel desejado. Escolas, shoppings e construções próximas ao objeto do seu investimento, aumentam bastante o preço do imóvel.

Logo, a melhor estratégia para ganhar com investimentos em imóveis é comprá-los ainda na planta. Porque após concluído, esse bem já terá rendido uma quantia interessante. Como visto, essa é uma estratégia infalível para ganhar mais ao investir em imóveis.

Quais são as opções para quem quer investir em imóveis?

Existem várias opções de investimento em imóveis, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Dessa forma, você deve considerar seu objetivo para com o imóvel.

Ele será seu novo lar? Você pretende ganhar pela valorização? Quer uma renda extra passiva? Enfim, cada objetivo requer um tipo específico de imóvel.

Em resumo, temos 3 investimentos possíveis: apartamentos, casas e terrenos. Vamos ver cada um deles com mais detalhes.

1. Apartamento

Por serem menores, as kitchenettes e studios têm preços de aluguel menores, fazendo com que sejam perfeitas para estudantes ou solteiros, por exemplo. São espaços mais compactos que costumam atender as exatas necessidades.

Já os apartamentos padrão possuem separação para cada cômodo e são feitos com a finalidade de servir como casas menores, ou seja, são perfeitos para morar em família. Existem ainda os diferenciados e as coberturas, que costumam ser ainda maiores, dando mais conforto.

Todas as opções são ótimas para ganhar com aluguel, desde que o imóvel esteja na localidade correta. Nessa lógica, um studio ao lado de uma universidade, por exemplo,  jamais vai ficar sem inquilino. No entanto, um apartamento padrão no mesmo local pode ser mais difícil de ser alugado.

2. Casa pronta

Uma casa pronta costuma ter um preço elevado, só que, por outro lado, essa construção também conta com algumas vantagens que os apartamentos não possuem.

Em geral, quem escolhe alugar uma casa para morar costuma ficar por vários anos. Por essa razão é um investimento ideal para renda extra.

Além disso, pode servir para comportar grupos maiores de pessoas, sendo ideal para amigos que viajam juntos. Dessa forma, uma casa próxima ao mar pode render um ótimo dinheiro em alguns períodos do ano.

3. Pontos comerciais

Investir em pontos comerciais significa selecionar terrenos ou casas que têm potencial para se tornar um negócio. Desse jeito, o melhor é comprar terrenos grandes e o mais próximo possível dos centros urbanos.

Uma ideia interessante é realizar a compra em cidades pequenas. As cidades se expandem de forma natural, e quem sabe no futuro uma grande empresa, tenha interesse no seu imóvel.

Além disso, há sempre a possibilidade de adquirir escritórios comerciais. O mais acertado neste caso, é comprar diretamente prédios pequenos ou médios, aos quais sirvam no futuro, como escritórios comerciais, pois o risco de vacância diminui bastante.

4. Imóveis na planta

Investir em imóveis na planta com certeza é um dos melhores para se colocar dinheiro. Enquanto ainda está na planta, as opções de pagamento são facilitadas, podendo ser negociado o valor do imóvel e até personalizá-lo.

Como o tempo de entrega gira em torno de 2 anos, e lembrando da valorização altíssima em Balneário, você terá um imóvel que vale muito mais do que foi pago quando ainda estava no papel. Assim você lucra de qualquer forma, seja na venda ou no aluguel.

5. Áreas rurais

Outra ótima opção é investir em áreas rurais. Você pode adquirir vários hectares de terra por preços atraentes em algumas regiões do Brasil. A partir daí, é possível criar gado, plantar soja, cana e diversas outras opções interessantes.

A desvantagem desse método é que nem sempre o limite da terra está claro. Portanto, podem ocorrer conflitos com vizinhos que possuem terras fronteiriças com as suas, principalmente no que tange aos pedaços de terra que fazem ou não parte de sua propriedade.

Afinal: investir em imóveis é só comprar casas e apartamentos?

O investimento em imóveis, assim como qualquer outra modalidade de investimento, deve ser estudado com cautela. Desta maneira, comprar casas sem critérios inteligentes pode significar perder ganhos potenciais.

Ao longo deste material, foram comentadas algumas estratégias para investir em imóveis. No entanto, ainda não dissemos nada sobre proteção financeira e os cuidados na hora de adquirir um imóvel.

Veja os cuidados e procedimentos de segurança que devem ser adotados no investimento de imóveis:

Estudo de mercado

Antes de comprar um imóvel, devemos realizar um estudo de mercado. Todavia, são vários os detalhes que devem ser levados em conta nesse momento. Não basta apenas comprar o imóvel mais barato que aparecer, pois esse tipo de propriedade, geralmente também não oferece garantia de valorização.

O primeiro fator a ser levado em conta é a cidade em que essa propriedade está situada. Busque um histórico de crescimento local, assim como os investimentos realizados. Em resumo, uma cidade com grandes investimentos em infraestrutura são as melhores.

Em seguida, o comércio local deve ser contabilizado. Procure mensurar a variedade de produtos de consumo, assim como sua abundância. Veja se os mercados locais tendem a se expandir ou se estão estagnados. Uma cidade que possui um ótimo comércio local é a mais adequada.

Por fim, tenha certeza que o local onde o imóvel reside é de qualidade, e que se manterá assim por vários anos. Na verdade, é quase impossível ter essa certeza, mas podemos estimar esse fator. Bairros com escolas e/ou universidades, bem como próximos ao centro, são um ótimo sinal de valorização.

Reserva financeira

Um conceito muito importante no mundo dos investimentos é a chamada reserva financeira. Em resumo, é a quantia necessária para você viver 6 ou 12 meses no mesmo padrão de vida que possui hoje.

Por ser um dinheiro que será usado em emergências, jamais utilize-o para investir em qualquer coisa que seja. Esse erro pode custar bastante caro para você e sua família.

Um detalhe importante é que esse dinheiro deve ficar em um local de fácil acesso. Nesse sentido, poupança e títulos públicos são as melhores opções. Procure por liquidez ao invés de rentabilidade.

Confira documentos

Não compre no calor da emoção: confira todos os documentos do imóvel, assim como as certidões negativas do proprietário. Além disso, você pode consultar o Cartório de Registro de Imóveis e pedir a matrícula da propriedade com certidão de ônus.

Investir em imóveis é algo que deve ser pensado com cautela, afinal, toda ação tem seus riscos, e no mundo dos negócios, esses riscos são mais cruéis, uma vez que doem no bolso do investidor. Mas investir em propriedades não é um bicho de sete cabeças. O essencial é ter um objetivo claro e pesquisar as melhores opções disponíveis para o seu perfil, pois assim, com certeza o seu retorno financeiro é garantido.

Por isso, para fechar um negócio de confiança e com segurança, sugerimos que utilize uma imobiliária ou corretor de imóveis, que poderá lhe oferecer as melhores oportunidades dentro das suas condições, de forma segura.

Assim, esperamos que tenha gostado desse guia de como investir em imóveis. Agora, você está pronto para comprar imóveis com segurança!

Acompanhe mais do nosso conteúdo também nas redes sociais!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?