Blog

Business inspiração: Conheça os melhores filmes para empreendedores

Avalie este post

O negócio é chave para o sucesso, mas será que todas as ideias são rentáveis e visionárias? Quem nunca teve vontade de ser o seu próprio chefe, determinar seus horários e claro ter lucro. Um cenário perfeito, você não acha? Porém para chegar ao topo é preciso muito foco, planejamento e determinação.

E em tempos que necessitamos ficar mais reclusos qual a razão de não tirarmos ideias do papel e investirmos em aprender e empreender, por isso para dar aquele start que faltava montamos uma lista com os melhores filmes para te inspirar com histórias baseadas em fatos reais, ou não, que trazem lições e experiências sobre negócios, liderança, estratégias, motivação e diferenciais competitivos.

Ao longo deste artigo você vai conhecer histórias cinematográficas que inspiram e te fazem repensar sobre carreira e o mundo dos negócios, afinal quem decide brincar precisa descer para o playground e como um dos nossos lemas diários é:  #joguenohard acompanha a gente que será bem sucedido.

Nas telonas

O cinema informa, entretém, dita tendências, não à toa leva o título de sétima arte. E quem nunca se debulhou em lágrimas, se surpreendeu, formou senso crítico ou apenas admirou a história que lhe foi contada e a partir desse momento adquiriu conhecimento que atire a primeira pedra, ou o primeiro controle remoto. É quase que incontestável quem nunca dividiu a experiência de ter assistido a um bom filme.

Muitas são as cinebiografias de personalidades que começaram do nada (considerados pela maioria) ao topo. Aprender com os erros e acertos, transformando obstáculos em oportunidades e exemplos a seguir vai além de gerações. Confira a lista dos top 10 que separamos para você:

Walt antes do Mickey

O fantástico mundo dos sonhos da Walt Disney, tal a qual a conhecemos precisou de muita perseverança de seu criador para tornar-se um império. Afastado do convívio familiar, um saldo devedor altíssimo aos bancos e condições precárias de sobrevivência diária ao ponto de alimentar-se de restos de comida no lixo demonstra que persistir em seu sonho ainda é o melhor caminho. Confiar em suas habilidades embora outros não acreditem é uma das vantagens estratégicas sobre os seus adversários.

 

Caça fantasmas

 

Pensar diferente, sair do comum e conhecer seu público-alvo. Nada melhor do que antever acontecimentos e estar preparado para enfrentar períodos de dificuldades. A conhecida fábula da formiga que trabalha no verão para se alimentar no inverno é a premissa desse longa. Com leveza, discernimento e uma dose de ironia é possível sobreviver remando contra a maré, a mensagem que fica é adaptação com uma boa dose de ousadia.

Os cientistas Peter Venkman, Ray Stantz e Egon Spengler começam sua história com uma perda. A universidade em que trabalham corta seus fundos e recursos. Poderiam ter saído distribuindo currículos, reativando contatos, buscando anúncio de vagas. Porém, decidem encarar a situação como uma oportunidade para fazer algo mais arriscado: empreender.

 

O Lobo de Wall Street

 

O icônico Jordan Belfort, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, rendeu além de boas críticas ao filme dirigido por Martin Scorcese, status de cartilha sobre os fins que justificam os meios e não devem ser seguidos. Inteligente, persuasivo e ambicioso o longa baseado na história do corretor de sucesso de Wall Street, nos anos 80, demonstra que um toque de ambição é necessário, faça o que for preciso para se destacar, mas não ao ponto de colocar tudo a perder.  Moral e honestidade devem andar juntos rumo ao sucesso.

 

Coco, antes de Chanel

 

Gestão em tempo de crise e a renomada marca de luxo. Como a necessidade é a mãe de grandes ideias. Em tempos os quais as mulheres não tinham muita representatividade a perspicácia e criatividade ganharam notoriedade. Após o falecimento da mãe e o abandono do pai que deixou ela e a irmã um orfanato, Gabrielle Chanel se reinventou e percebeu nas adversidades diárias durante a Segunda Guerra Mundial, que poderia ir além.  Ela trabalhava em uma alfaiataria durante o dia e à noite cantava em um cabaré.

Envolveu-se com um senhor de alta classe e produzia peças de roupa para ele, foi quando entendeu que suas criações ganhariam as ruas ao se tornarem alterativa eficaz às tradicionais roupas das mulheres. E por que não mulheres usarem calças?!

 

Fome de Poder

 

Michael Keaton está formidável na pele do vendedor Ray Kroc, e como ele se torna um dos nomes mais conhecidos no ramo de fast food. Nada mais nada menos que a famosa rede de franquias McDonald’s. O filme se passa nos Estados Unidos dos anos 60, e demostra que para ter sucesso é necessário mais que um bom produto é primordial que ele seja viável e que a razão se sobressaia muitas vezes sobre a emoção. Saber onde se quer chegar e o que deseja alcançar com a sua empresa.

À Procura da Felicidade

A resiliência nunca foi tão importante. Mesmo quando tudo parecer perdido ter esperança é o que te move até o sucesso. Aprender a usar as adversidades a seu favor, além de torná-lo mais forte também o fará repensar sobre prioridades.

Will Smith abrilhanta a trajetória do corretor Chris Gardner, que nos brinda com uma história de superação, foco e determinação. A desistência não deve ser cogitada, pois ter olhos no futuro garante realização de objetivos.

A Rede Social

Uma das marcas mais lembradas e lucrativas de todos os tempos o Facebook, criado pelo jovem Mark Zuckerberg inspira empreendedores a usar seus conhecimentos para desenvolver bons negócios. A importância de ter profissionais qualificados ao seu lado e uma equipe de alta performance para desenvolver e colocar em prática as suas criações.

Jobs 

Ser e agir diferente é normal.  As ideias por vezes inusitadas e contraditórias podem se tornar grandes inovações. Não é sobre ser o maior, porém o melhor, o mais lembrado, o mais desejado. Impossível não mencionar o legado deixado por um dos maiores CEO’s de todos os tempos – o gênio por vezes incompreendido Steve Jobs. Em uma era de imediatismo Jobs provou que não é necessário fazer primeiro, entretanto é primordial ser referência no que se faz.

A Grande Aposta

O Oceano Azul e a estratégia competitiva. Quando muitos buscam se destacar no mesmo segmento por vezes ir em direção que parece contrária é uma vantagem pouco explorada. Em meio à crise econômica que explodiu nos Estados Unidos em 2008, um grupo de investidores apostou contra as instituições financeiras e ganhou.

Com muita didática o filme de Adam McKay, que conta com a participação de atores como Christian Bale, Margot Robbie e o chef Anthony Bourdain, aborda o mundo de investimentos em instituições financeiras e a necessidade de ter cautela, ignorar fatos tido como confiáveis, seguir a intuição e na dúvida é melhor não arriscar.

O Homem que Mudou o Jogo

Elementar, meu caro Watson. A célebre frase do detetive Sherlock Holmes nunca esteve tão atual. No mundo dos negócios o raciocínio lógico e estatísticas andam de mãos dadas. Transformar algo pequeno em grandioso não é uma tarefa fácil, todavia Brad Pitt viveu nas telas Billy Beane, o treinador de um pequeno time de baseball: o Oakland Athletics que em 2002, se transformou em um fenômeno na Liga Americana.

Com baixos salários, sem patrocínio e desacreditado o treinador recorreu a matemática, estatísticas e probabilidades para ser um campeão. Deixou de lado “a voz da experiência” e arriscou confiar na lógica. A mensagem a ser repassada é que embora seja uma ótima ideia, o momento pode não ser o ideal, muito menos os números. Conheça os riscos do negócio e avalie a necessidade de postergar um pouco.

E se você chegou até aqui é sinal de que é alguém que não tem medo de planejar, inovar e adquirir novas experiências. Essa foi uma pequena lista entre muitos filmes para empreendedores. Esperamos que a seleção sugerida possa inspirá-lo, então conta pra gente qual é sua ideia ou projeto quem sabe juntos possamos desenvolvê-la. Conheça nossas redes sociais. Nossa equipe está à disposição. 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?