Blog

Bombinhas ou Balneário Camboriú: Qual o Melhor Destino

bombinhas ou Balneario camboriu
5/5 - (2 votes)

Se você planejou a sua viagem de férias para o litoral norte de Santa Catarina, agora deve estar pensando em onde ficar, se em Bombinhas ou Balneário Camboriú. O mesmo se diz para aqueles que estão fazendo seu investimento no litoral. 

Mas estamos aqui para acalmá-lo. 

A cidade de Bombinhas é somente a 14km de Balneário Camboriú, com fácil acesso pela rodovia, logo, entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, você pode optar pela cidade litorânea conhecida por seus edifícios altíssimos e curtir Bombinhas só para passeios.

Bombinhas ou Balneário Camboriú: Diferenças

Bombinhas

Bombinhas é uma cidade conhecida como a capital do mergulho. Isso porque oferece praias naturais como a da Lagoinha, da Sepultura e a do Ribeiro.

Nas suas águas, muito cristalinas, é comum a prática do snorkel, pois todos que a visitam querem ver a infinidade de peixinhos coloridos nadando.

É possível também ver tartarugas marinhas nadando no mar, principalmente na Praia do Ribeiro, que fica entre Bombas e Bombinhas.

Balneário Camboriú

Praia com os mesmos atrativos que têm uma cidade, com altos edifícios, o lugar é polo de investimentos da construção civil, uma vez que os condomínios não param de crescer.

A cidade também conta com praias belíssimas, como a do Estaleirinho, que tem águas claras e muitas ondas.

Se você quer ver um mar mais agitado, então precisa conhecer a praia dos Amores, ou ainda a praia do Buraco.

Com o mar fundo e uma areia grossa, há a praia de Taquaras, ideal para aqueles que gostam de um contato maior com a natureza. 

O Que Fazer em Bombinhas

A cidade é muito procurada por turistas, recebendo quase 1 milhão e meio de visitantes a cada ano. 

Entre agosto e início de novembro, que são períodos de baixa temporada, a movimentação é menor e os preços mais baixos. 

Além disso, você pode aproveitar melhor as piscinas naturais nessa época.

Na dúvida entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, nos mares de Bombinhas você pode praticar atividades, tais como esportes náuticos em praias maravilhosas, ecoturismo pela região da mata atlântica, e é claro, não pode deixar de fazer um tour pela cidade.

Passeios de barco também são uma boa, assim você aproveita a brisa marítima.

A cidade é muito visitada por mergulhadores, por isso há muitas operadoras oferecendo serviços e equipamentos para a sua prática.

Outro esporte executado nas águas de Bombinhas é o surfe.

Para os surfistas experientes, é possível ir até as praias com ondas maiores, como as praias de Bombas, Atalaia, Mariscal e Quatro Ilhas. 

Mas há espaço para quem quer aprender também. Há diversas praias com instrutores, orientando os principiantes. 

Outra opção é fazer um Safari. Em Bombinhas você pode conhecer praias com um guia. Ele vai junto com o pessoal em um carro apropriado explicando a história e a formação geográfica das regiões visitadas.

Também há o Aquário do mar, com esponjas, corais, siris, estrelas do mar, lagostas e outros animais que impressionam as crianças quando vistos de pertinho. 

Para os Aventureiros

Você ainda não sabe se vai investir em Bombinhas ou Balneário Camboriú, certo? Mas saiba que nas duas cidades há trilhas para quem ama dar aquela caminhada morro acima. 

Em Bombinhas escolhemos três trilhas com que você pode contar. 

Vamos de uma a uma. 

Trilha do Morro do Macaco

Localizada no Parque Municipal do Morro do Macaco, para acessá-la é preciso ir até a praia de Canto Grande. 

Com duração de 40 minutos, há os que a achem leve, há os que a achem média. Alguns a acham pesada. Ou seja, depende do ânimo daquele que estiver fazendo a caminhada.

Para os cansados de plantão, calma! 

Há pontos de descanso pelo trajeto. 

O melhor de tudo mesmo é quando você chega lá em cima e se depara com uma vista espetacular da península. 

A nossa dica é que você se programe para chegar lá com tempo de pegar o pôr do sol, que é esplêndido.

Trilha de Quatro Ilhas

Essa trilha perfaz todo o costão das Quatro Ilhas, sendo um programa de aventureiro que não deve deixar de ser feito em Bombinhas.

O acesso é pela Praia do Mariscal, depois você tem pela frente uma caminhada de 60 minutos, mas com pontos de descanso. Ficar observando a paisagem pela trilha é indescritível! Por isso, vale muito a pena!

Trilha da Sepultura

Na belíssima praia da Sepultura, onde você ainda por cima desfruta da sua piscina natural na praia, você pode fazer a Trilha da Sepultura. O trajeto levará cerca de 20 minutos, com nível fácil. Ou seja, dá para os aventureiros mais receosos irem tranquilos.

Mas por que ir?

No meio da trilha existe uma piscina natural. Ou seja, na praia da Sepultura você tem piscina natural tanto no mar quanto entre as rochas.

+ Leia Mais

O Que Fazer em Balneário Camboriú

Na dúvida entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, agora falaremos da famosa Dubai brasileira.

É, sem sombra de dúvida, a praia mais badalada de Santa Catarina. Para lá vão muitos argentinos, gaúchos, uruguaios, sem contar as celebridades.

Lotada durante o verão! Não se esqueça de que você está em uma cidade turística!

O nosso conselho é sair cedo para desfrutar da praia e se acomodar em um bom espaço na areia

Caso vá visitar atrações, adquira os seus ingressos com antecedência.

Comece pela Avenida Atlântica.

Lá você verá, ou até mesmo já pode começar a participar de atividades que se iniciam e vão desde a Barra Sul até depois da Barra Norte.

Aprecie os arranha-céus que dão o apelido à cidade de Dubai brasileira.

Desfrute da combinação urbana dos prédios altíssimos, da avenida, do luxo, somados à natureza.

E para quem está cheio de dúvidas entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, saiba que cresce cada vez mais a procura por moradias luxuosas em Balneário Camboriú.

Mais Diversão

Outra opção são os bondinhos aéreos do Parque Unipraias. O teleférico vai até acima do morro de onde você tem uma vista espetacular.

Do Parque Unipraias você também acessa a praia das Laranjeiras, onde pode praticar atividades como o ZipRider.

O ZipRider é praticado em pequenas cadeiras presas por cabos, assemelhando-se muito com a tirolesa. 

Do outro lado do Parque Unipraias há passarelas de madeira, constituindo uma caminhada à beira-mar, ligando o Pontal Norte à praia do Buraco.

Também é um local de onde você tem uma vista linda não só da praia, como também da cidade e de seus prédios.

Há ainda arvorismo para ser praticado em Balneário Camboriú, acredita? 

Ou seja, a cidade não se resume só a arranha-céus belíssimos não.

O arvorismo funciona da seguinte maneira:  

Também é localizado no Parque Unipraias. É uma trajetória suspensa com 12 obstáculos, como falsa baiana tirolesa e rapel. 

Vale a pena se aventurar nos 120 metros de percurso.

Também pelo teleférico do Parque Unipraias você ainda pode chegar à praia das Laranjeiras, que já é bem menos urbanizada, com águas mais tranquilas, ideal para crianças brincarem.

Em Balneário Camboriú há o monumento Cristo Luz, localizado em uma montanha com uma vista incrível para a cidade. A imagem do Cristo tem em sua mão esquerda um canhão de luz, o qual é aceso todas as noites.

Agora para os amantes de passeios guiados, imagine embarcar em um navio pirata? É isso mesmo!  

Há réplicas de navios piratas que fazem passeios agendados pela costa saindo da Ponta Sul. Um passeio que rende uma viagem no tempo.

Aos amantes de museus, na Barra Sul você pode contar com um super aquário. É o Oceanic Aquarium, que comporta mais de um milhão de litros de água.

Quer descobrir o mundo aquático de pertinho, então não deixe de visitar essa atração.

Há espaços tanto com águas doces, como com águas salgadas, e são possíveis de serem visualizados mais de 130 animais.

Não deixe de fazer esse passeio, muito menos de levar as crianças até lá. 

Um Pouco da História

Você sabia que Balneário Camboriú era parte do distrito de Itajaí?

A cidade passou a conquistar quando passou a ser distrito de Itajaí, em 1848. Quando Balneário Camboriú recebia o nome de Bairro da Barra em 1884, passou a ser chamada de Camboriú, e desmembrou-se de Itajaí. 

Devido ao clima ameno, muitas famílias alemãs se estabeleceram na região, o que influenciou em sua arquitetura, como se pode ver no Vale Europeu e em festas famosas como a Oktoberfest, em Blumenau.

O importante é que quem parte rumo a Balneário Camboriú, dos adultos às crianças, quer com certeza aproveitar o mar. E há praia para todos os gostos e estilos. 

Entre os arranhas-céus ne região central, o movimento não para tanto durante o dia quanto durante à noite. Sem contar que as ondas dão todo o charme à região.

O acolhimento turístico é nota 1.000, então você nem vai se perder, tampouco ficar sem informações.

Bombinhas ou Balneário Camboriú são pródigas pelo ecoturismo, o que é mais do que necessário, para a preservação de nossa mata atlântica e fauna, não só a marinha, mas as aves também. 

Curiosidades de Balneário Camboriú 

Trenó de Montanha

Chamado de Youyoo, é um trenó com percurso de 710 metros que circula no meio da mata atlântica. São 30 trenós com capacidade para duas pessoas cada um deles, mas caso deseje, pode embarcar sozinho.

O brinquedo pode ser freado durante a descida que pode ser feita até 60km/h.

O percurso é rapidinho, durando cerca de 3 a 5 minutos.

Também são localizados dentro do Parque Unipraias, e conta com outras atrações como grandes tirolesas, para aqueles que gostam de uma aventura maior. 

Big Whell

Entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, somente na segunda cidade você encontrará roda gigante. Saiba disso.

Não, você não está em Londres, na London Eye, mas está na maior roda-gigante estaiada da América Latina, a Big Whell.

É impressionante como Balneário Camboriú consegue agregar em um único município litorâneo uma urbanização requintada, índices de longevidade cada vez maiores, escolas de qualidade e infraestrutura em saúde invejável comparada a outros estados brasileiros. 

Isso sem contar a qualidade de vida junto à natureza, pois entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, fica muito fácil investir na cidade com maior desenvolvimento urbano e ir até as piscinas naturais de Bombinhas somente em passeios e feriados prolongados.

Morar nessa região tem sido, inclusive, a escolha de muitos aposentados e pensionistas que se cansaram da cidade grande e, agora, procuram conforto e melhor qualidade de vida. 

E tem mais: é muito comum os netos irem atrás e constituírem carreira no litoral devido às universidades ao redor de Bombinhas ou Balneário Camboriú.

Praias Agrestes

A Passarela da Barra sobre o Rio Camboriú foi mais um dos projetos turísticos de Balneário Camboriú. Com 25 metros de altura e 190 metros de comprimento é uma construção de concreto unindo a região onde estão os mais ousados condomínios verticais da cidade, indo até o bairro da Bairro da Barra, onde você pode bater um bom papo com um pescador ou ainda, para quem gosta, fazer compras de artesanatos.

Lá você estará na Rodovia Interpraias, levando você às praias agrestes de Balneário Camboriú. O oposto predomina, e é belíssimo: de um lado, os simples barcos dos nativos para a pesca, do outro lado, iates e lanchas de passeio. 

Esse paradoxo também é uma das belezas singulares de Balneário Camboriú que não podem deixar de serem apreciadas

Entre Bombinhas ou Balneário Camboriú, o importante é, antes de mais nada, saber se você quer viajar ou morar apenas na praia, ou deseja ter todos os recursos que uma cidade tem.

O ideal de Balneário Camboriú é que você já pode contar com uma grande infraestrutura urbana, boas ofertas de trabalho com os mais diferentes níveis de cargo, principalmente se você é do ramo da construção civil.

Caso ainda não conheça a região, informe-se mais em nosso blog e venha conhecer o litoral norte de Santa Catarina, um dos melhores lugares para se viver do Brasil.

Um grande abraço e até a próxima! 

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?