Blog

Balneário Camboriú ou Itajaí qual a melhor cidade

5/5 - (1 vote)

Balneário Camboriú ou Itajaí, qual a melhor cidade? Se você tem essa dúvida, esse conteúdo foi feito para você!

O litoral catarinense é uma região do Brasil bastante rica, tanto em atividade econômica quanto em belezas naturais. O turismo é bastante forte nessa região, assim como a atividade portuária e náutica, além do mercado imobiliário.

BC e Itajaí são cidades vizinhas que oferecem excelente qualidade de vida, e por isso, compartilham muitas semelhanças. No entanto, não são cidades iguais, e certos aspectos fazem muita diferença, principalmente para quem pensa em investir em imóveis.

Fizemos uma análise completa as duas cidades. Comparamos economia, educação, mercado imobiliário, acesso à saúde e muito mais. Continue a  leitura e decida entre Balneário Camboriú ou Itajaí! 

Tudo que você precisa saber sobre Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é conhecida como a “Dubai brasileira” por causa dos gigantes prédios de luxo. É uma das cidades mais verticalizadas do Brasil, e os prédios estão por toda a parte nesse município.

Grandes construtoras atuam em Balneário Camboriú, como a FG Empreendimentos, por exemplo, uma das maiores do Brasil, de acordo com o ranking Intec. São edifícios de alto padrão em construção na cidade atualmente.

As belezas naturais a tornam um excelente lugar para passar as férias, por isso costuma receber muitos visitantes. A variedade de culinária e cultural na cidade também complementa a experiência dos turistas.

Economia de Balneário Camboriú

Por causa de suas praias maravilhosas, há uma enorme movimentação de turistas, principalmente na temporada de verão, entre dezembro e fevereiro. No total, são contabilizados cerca de 4 milhões de visitantes no município por ano.

A cidade é considerada de porte entre pequeno e médio, com cerca de 140 mil habitantes. No estado de Santa Catarina, esse valor é alto, considerando que cidades acima de 100 mil habitantes são mais raras.

O produto interno bruto per capto da cidade, segundo o IBGE, em 2020, foi de R$ 42.613.60, sendo um dos melhores do estado, e a cidade possui o metro quadrado mais caro do país. A economia de Balneário Camboriú gira em torno do turismo e do mercado imobiliário. Há muitos investimentos na cidade, tanto pela prefeitura quanto por empresas privadas.

Mercado imobiliário

Como foi dito na sessão anterior, o mercado imobiliário na cidade é muito forte, e movimenta boa parte da economia local. Há investimentos pesados em edifícios de luxo, principalmente arranha-céus de alto padrão.

Um exemplo de construção é o Yachthouse. Contará com 281 metros de altura, 22 elevadores de última geração e 81 andares. 

+Leia Mais

Aina há dezenas de prédios de luxo já entregues, cujas unidades são disputadas por investidores do mundo todo. Afinal, é possível lucrar, alugando as unidades a valores realmente bons, durante a alta temporada.

Educação

A educação é uma das áreas mais favorecidas de Balneário Camboriú. Aliás, é uma cidade completa em todos os sentidos.

Dentre as melhores escolas de Balneário Camboriú, o COC sobressai, quando em comparação com as demais. Há também ofertas de educação bilíngue, e a Maple Bear Canadian School é uma referência na área.

Já quanto às universidades, a Unisul e a Universidade do Vale do Itajaí estão presentes na cidade, assim como muitas outras instituições.

Em resumo, seus filhos terão a melhor educação acessível no Brasil, desde a infância até a pós-graduação.

Acesso à saúde

O acesso à saúde também é muito bom em Balneário Camboriú. Há vários hospitais, dentre eles o Hospital do Coração, Hospital Unimed, Hospital de Olhos e Hospital Dias. 

Além disso, há as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e também há Maternidades e Clínicas Gerais no município.

Portanto, a cidade possui muito acesso à saúde. Você e sua família com certeza terão o melhor atendimento em qualquer área da medicina que precisarem.

Vida cotidiana

A vida cotidiana em Balneário Camboriú une o melhor de dois mundos: o dia a dia é bastante tranquilo, e tem como destaque a segurança, como ocorre nas cidades pequenas. Também há diversos restaurantes e locais interessantes para conhecer, como acontece nas cidades grandes.

BC foi planejada para o máximo conforto de seus turistas e cidadãos. Após o trabalho, você pode aproveitar todas as praias de BC, o pôr do sol, praticar um esporte a beira mar, e até apreciar uma bela refeição em um dos melhores restaurantes da cidade. Aos finais de semana, pode realizar uma trilha, saltar de parapente ou conhecer a beleza das cidades vizinhas.

Quer vida melhor que essa?

Cultura local

A cultura da cidade é muito rica, e tem sua origem em Portugal, com alguns toques da Alemanha. A religião católica é bastante forte nesse município, e algumas das atrações da cidade estão relacionadas ao aspecto religioso.

Uma maneira de contemplar a cultura local é passear no Mercado Público da Barra. A ideia do projeto é fomentar o turismo, preservar a pesca artesanal e incentivar artistas locais — algo bastante comum no litoral catarinense.

A cidade surgiu em 1848, como parte de Itajaí. Foi desmembrada em 1884, momento este em que se tornou a Cidade de Camboriú. Diversas famílias de origem alemã se mudaram para lá, devido ao solo fértil e ao clima agradável.

Turismo

O turismo é diverso, com atração para todos os gostos. Além das praias para visitar, tem o Parque Unipraias e seus bondinhos, vários pontos culturais importantes, como o Cristo Luz, o aquário e até o barco piratas para passear.

Agora que demos um gostinho de Balneário Camboriú, vamos falar um pouco sobre Itajaí!

Tudo que você precisa saber sobre Itajaí

Ao lado de Balneário Camboriú, está Itajaí, uma cidade que tem como destaques a economia forte, mercado náutico e cultura riquíssima, além do mercado imobiliário crescente, principalmente na região da Praia Brava.

Ao contrário de Balneário Camboriú, Itajaí ainda não está dominada pelos prédios de alto padrão, mas está no caminho para isso. Portanto, há ótimas oportunidades de investimentos no município, principalmente no médio e longo prazo.

+Leia Mais

Possui o segundo maior porto do Brasil, o Porto de Itajaí, responsável por atrair a atenção de empresas nacionais e internacionais.

Também possui praias majestosas, reconhecidas pelas estruturas exemplares, segurança e limpeza. 

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre os encantos de Itajaí!

Economia de Itajaí

A economia de Itajaí é forte e merece destaque. Possui diversas ramificações, no entanto, os pilares são os serviços portuários, setor náutico e pesqueiro, mercado imobiliário e turismo.

Esses setores colaboram para que a cidade seja a 28ª maior economia do Brasil, e a segunda maior de Santa Catarina. Segundo dados atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município foi o quinto do país que mais subiu no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) na última pesquisa.

A Praia Brava, Praia Brava Norte e Praia dos Amores são as favoritas dos turistas. Todas são tidas como excelentes locais para passar o dia, contando com chuveiros, atendimento à beira-mar e demais estruturas.

A cidade possui mais de 290mil habitantes, e também é ótima em empregabilidade. Foi ranqueada recentemente como a 4ª cidade do país que mais gera empregos, sendo 35 vagas por mil habitantes.

Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário é forte em todo o litoral catarinense. No entanto, em algumas cidades, como Balneário Camboriú, pode estar quase saturado, enquanto em outras está em crescimento.

Itajaí está na fase de plena expansão. Os últimos anos, diversas construtoras demonstraram interesse em Itajaí, muitos empreendimentos estão sendo erguidos e ganhando notoriedade

A Praia Brava é uma das regiões mais desejada, e com imóveis para todos os gostos. Então, este é o melhor momento para investir na cidade.

Educação

Sobre a educação, o município oferece excelentes instituições de ensino, que vão desde a educação infantil até a pós-graduação. Assim como em BC, também possui escolas bilíngues, das quais a Valley International School se destaca. No ensino convencional, o Colégio Salesiano é uma excelente opção de escola particular.

Quanto às universidades, Itajaí possui o principal campus da Univali, uma das melhores universidades particulares do Brasil e que oferece cursos excelentes e reconhecidos com ótimas notas no Enade.

Há também outras opções como a Uniavan, Ifes, Uniasselvi, entre outras. Além disso, todo ensino público é muito qualificado na cidade.

Acesso à saúde

Itajaí também não deixa a desejar quando o assunto é acesso à saúde. As opções são variadas e de alta qualidade, tanto públicas quanto particulares.

Algumas instituições de saúde em Itajaí são: Hospital Infantil Pequeno Anjo e Hospital e Maternidade Marieta Konder, referência no estado. Além do Incor Marieta, Pronto Socorro do Coração, Hospital Oftalmos, Unimed e várias outras.

Há ofertas de atendimento especializado em todas as áreas da medicina, assim como UPAS 24 horas e muito mais.

Vida cotidiana

A vida cotidiana é bastante tranquila na cidade. Em resumo, segura, limpa e bastante organizada. 

Você e sua família podem aproveitar para um passeio na Beira Rio, praticar esportes na praia, fazer trilhas pela mata, visitar atrações próximas, como o Beto Carrero World, ou desfrutar de um delicioso jantar em um dos restaurantes da via gastronômica.

Existem museus ótimos na cidade, assim como construções que remontam a tempos antigos, com mais de 100 anos de idade. Opções de lazer não faltam!

Cultura local

Uma das características de Itajaí é são os patrimônios culturais. A prefeitura se esforça para manter a história da cidade viva, com as edificações mais antigas restauradas, e assim como fomentando também o surgimento de novos artistas.

Itajaí se destaca ainda pelo teatro, com quase 20 grupos profissionais e diversos grupos autônomos, como artistas de rua e grupos escolares.

A literatura é bem representada por grandes nomes, como Marcos Konder, Lauro Muller e Bento Nascimento. E a Biblioteca Pública, além de estar em um dos belos prédios históricos, possui obras riquíssimas.

Já na música, a cidade possui o Conservatório de Música Popular, e também apresenta o Festival de Música de Itajaí, bem reconhecido na região.

Turismo

Além de praias deliciosas, que recebem turistas do Brasil inteiro, como a Praia Brava e a Praia do Atalaia, a cidade possui estruturas históricas interessantes, como o Museu Municipal de Itajaí, que além da sua própria arquitetura para apreciar, tem exposições e eventos culturais.

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e a Igreja da Imaculada Conceição, também conhecida como Igrejinha Velha, com seus lindos detalhes, são locais que costumam receber muitos visitantes.

Itajaí também recebe na alta temporada, os navios de cruzeiro, com turistas de todos os lugares, que atracam ou embarcam no píer em pleno Centro da cidade. Em outubro é promove ainda a Marejada, uma festa que exalta a pesca e tradições portuguesas. 

Balneário Camboriú ou Itajaí?

As duas cidades possuem características únicas e que a tornam especiais, cada uma a sua maneira. Mas é inegável que ambas oferecem excelente qualidade de vida e muitos benefícios, tudo depende do que você procura.

Enquanto Balneário Camboriú é um pouco mais urbana e luxuosa, com seus edifícios gigantes e quase todos os comércios e serviços ao seu alcance o tempo inteiro, Itajaí é mais pacata e com bairros mais residenciais e tradicionais, entretanto está em crescimento exponencial.

Agora que você já sabe um pouco mais de cada cidade, pode fazer a sua escolha. Conheça um pouco mais da região norte catarinense acompanhando nosso conteúdo, e as novidades no nosso Instagram!

Gostou de Balneário Camboriú e Itajaí? Temos diversas ofertas de imóveis nessas cidades em nosso site. CONFIRA!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?