Blog

As 8 melhores cidades do Brasil para morar

5/5 - (1 vote)

O Brasil é muito rico em questões culturais e, por causa disso, apresenta diferenças enormes entre os estados — e até cidades do mesmo estado. Dessa forma, identificar uma cidade boa para morar pode ser um desafio, dado que cada uma tem sua particularidade.

Uma forma de fazer isso é utilizar métricas que relacionam o acesso à educação, saúde e qualidade de vida. O IDHM é ótimo para dizer se uma cidade é boa ou não para morar, pois leva tudo isso em conta.

Aqui estão as 8 melhores cidades do Brasil para morar e acordo com essa abordagem. Vale lembrar que, tecnicamente falando, todas as cidades listadas aqui apresentam a mesma qualidade, diferindo apenas em alguns detalhes. Os dados vêm do IDHM de 2010.

Conheça agora as me melhores cidades do Brasil para morar.

1. Florianópolis – Santa Catarina

A cidade de Florianópolis é a escolha certa para quem quer uma cidade completa. De fato, ela conta com uma ótima infraestrutura, educação de extrema qualidade, ótimo acesso à saúde e uma qualidade de vida impecável.

Em média, um morador de Florianópolis vive 77 anos, valor este bem acima da maioria das cidades brasileiras.

Embora essa cidade seja conhecida pelos belos pontos turísticos, vale lembrar que Florianópolis também é um bolo tecnológico. Lá estão empresas de atuação internacional, assim como diversas startups importantes.

Além disso, os moradores de lá têm acesso às melhores praias do Brasil. Ou seja, é um combo completo para quem quer uma vida de alta qualidade.

2. Águas de São Pedro – São Paulo

Águas de São Pedro é uma cidade muito indicada para quem procura um local tranquilo para morar. Embora seja uma cidade bem pequenina, ela oferece toneladas de benefícios para seus moradores.

Contando com menos de 4 mil habitantes, essa cidade detém um título impressionante: é a cidade com a melhor educação do país. Além disso, também possui uma alta longevidade, onde, em média, cada morador vive 78 anos.

Fora isso, Águas de São Pedro possui um atrativo muito interessante: ela é construída em cima de uma estância hidromineral. Por isso conta com excelentes parques termais.

Se o seu sonho é ter sossego, com certeza essa é a cidade certa!

3. Balneário Camboriú – Santa Catarina

Balneário Camboriú, também conhecida como “Dubai brasileira”, tem muito a oferecer a seus moradores.

Um dos maiores benefícios de se morar em Balneário, de longe, é a segurança eficiente da cidade. Ela é reconhecidamente uma das cidades mais seguras do Brasil, e os crimes por lá são raros e esparsos.

Algo que chama bastante atenção na cidade é o investimento pesado em sua infraestrutura. Além disso, não podemos deixar de comentar sobre o luxuoso mercado de imóveis local.

Quando o tema da conversa entra em atrações turísticas, Balneário Camboriú também impressiona pela qualidade de seus passeios. Aliás, ela é conhecida por ter uma vida noturna bastante badalada, com boates para todos os gostos.

4. São Caetano do Sul – São Paulo

Essa cidade apresenta ótimos índices de alfabetização, assim como acesso à saúde, desenvolvimento humanos e segurança. Além disso, ela conta com apenas 150 mil habitantes, o que ajuda bastante na mobilidade urbana.

Outro destaque que deve ser feito é sua colocação em relação ao PIB: ela está na 48ª no ranking nacional — uma posição ótima.

Entre as vantagens em morar lá, temos um mercado bastante diversificado, contando com indústrias, prestação de serviço e varejo, assim como a ótima qualidade de vida encontrada oferecida pela cidade.

Os moradores chegam a viver, em média, mais de 78 anos; a renda da cidade é bastante alta, a qual quase atinge os 0,900 na escala nacional.

5. Vitória – Espírito Santo

A cidade de Vitória é uma das que oferecem a melhor qualidade de vida para seus moradores. De fato, 97,9% das crianças abaixo de 7 anos estão na escola, e incríveis 99% das casas possui energia elétrica, água encanada e coleta de lixo.

Além disso, Vitória conta com ótimas praias e demais opções de lazer. Outro ponto positivo é que tudo fica pertinho — alguns moradores dizem que é possível circular a cidade toda só de bicicleta.

Por fim, a cidade encanta por sua arquitetura, a qual é bastante preservada, assim como a cultura local e as praias.

6. Santos – São Paulo

Conhecida por ser a maior cidade litorânea do estado de São Paulo, Santos abriga o porto mais movimentado da América Latina. Acredite: esse porto é responsável por mais da metade do PIB brasileiro.

A cidade também está no Guiness Book por causa de um jardim de fronte para a praia, com extensão de 5,335 metros e largura de quase 50 metros. Ou seja, uma área total de 218.800 m².

A educação fica um pouco acima da média nacional, e a longevidade no município é de 76 anos.

7. Niterói – Rio de Janeiro

Niterói é uma excelente cidade para quem está procurando por praias, segurança e boa qualidade de vida.

Por causa do ótimo acesso à saúde, Niterói fica entre as melhores cidades para se envelhecer. A longevidade na cidade é de 76 anos, a mesma que Santos.

Embora a violência seja algo presente no dia a dia na cidade do Rio de Janeiro, Niterói é tida como um município bastante seguro. Só em 2018, por exemplo, foram mais de R$ 80 milhões investidos em segurança por lá.

Além disso, o custo de vida é muito abaixo do encontrado na cidade do Rio de Janeiro; você pagará, em média, 30% a menos pelos menos produtos e serviços.

8. Joaçaba – Santa Catarina

Joaçaba impressiona pelas suas indústrias e comércio, as quais a transformam em um polo econômico bastante importante de Santa Catarina.

Além disso, o índice de analfabetismo tem um valor muito impressionante: 0%. Isso reflete a qualidade do acesso à educação da população local.

As 5 melhores cidades de Santa Catarina para morar

Falando em educação, a UNOESC, uma das melhores universidades do Sul do Brasil fica localizada em Joaçaba. Ou seja, seus filhos terão a melhor qualidade de ensino possível, indo desde a pré-escola até o doutorado.

A longevidade na cidade é de 78 anos, e a população local é conhecida por ser bastante gentil e alegre.

E aí, já escolheu a próxima cidade em que vai morar? Todas as cidades desta lista são ótimas opções para sua família!

Gostou da nossa lista das melhores cidades do Brasil para morar?  Siga a gente no Instagram para mais dicas!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?